Coronavírus. Primeira vítima mortal confirmada em Itália

por RTP
Até ao momento, o novo coronavírus já infetou quase 77 mil pessoas a nível global Remo Casilli - Reuters

A Itália confirmou esta sexta-feira a primeira morte por coronavírus, na cidade de Pádua. Trata-se de um homem de 78 anos.

O homem, natural de Veneza, estava hospitalizado há dez dias no hospital de Schiavonia devido a outros problemas de saúde, tendo acabado por morrer.

As autoridades italianas de saúde tinham hoje anunciado 15 novos casos do Covid-19 a norte da região de Lombardia em apenas um dia.

Após ter sido confirmada esta morte, as autoridades locais reuniram-se de emergência e decidiram adotar medidas de emergência.

"A Itália está preparada. Elaborámos um plano porque ficou claro que isto poderia acontecer. Agora é uma questão de implementar o plano preparado", disse o ministro italiano da Saúde, Roberto Speranza.

Entre as medidas está a recomendação à população para que permaneça em casa o máximo possível e a proibição de todas as atividades públicas, como festas de carnaval, missas na igreja e eventos desportivos durante uma semana.

Até ao momento, o novo coronavírus já infetou quase 77 mil pessoas e matou mais de duas mil a nível global.

A primeira morte na Europa pelo novo coronavírus ocorreu em 15 de fevereiro, em França, tratando-se de um turista chinês, originário da província de Hubei, a mais afetada na China, onde teve origem o surto.
Tópicos
pub