Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto
Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Manuel Almeida - Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a pandemia à escala internacional. O número de mortes por Covid-19 em Portugal subiu, esta segunda-feira, para 535. São mais 31 mortos do que no domingo, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). O número total de infetados situa-se agora nos 16.934, mais 349 do que no domingo. Um aumento de 2,1 por cento.

Mais atualizações




23H45 - Mais 105 mortos e 1 261 casos no Brasil

O Brasil contabilizou 105 mortes e 1.261 novos casos de infeção pela covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 1.328 óbitos e 23.430 infetados desde o início da pandemia, informou o executivo.

Face ao dia anterior, quando ocorreram 99 mortes, deu-se um aumento diário de 9%. Quanto aos infetados, a subida foi hoje de 6% relativamente a domingo, quando se registaram 1.442 novos infetados.

A taxa de letalidade do novo coronavírus no país subiu hoje para 5,7%.

23h30 - Navio de cruzeiro ao largo dos Açores com suspeita de infetados a bordo

A Autoridade de Saúde dos Açores confirmou ter recebido um pedido de acostagem, de um navio de cruzeiros com suspeitos de infeção pelo novo coronavírus a bordo, informando estar a acompanhar a situação em articulação com as autoridades nacionais.

"É uma situação que estamos a acompanhar neste momento", afirmou Tiago Lopes, responsável da Autoridade de Saúde Regional dos Açores, no ponto de situação diário sobre a evolução do surto de covid-19 na região, feito em Angra do Heroísmo.

Em causa está o navio de cruzeiros "Marella Explorer II", que terá vários tripulantes com suspeita de infeção pelo novo coronavírus, e que já terá pedido para acostar nos Açores e em Lisboa.

Segundo Tiago Lopes, foi feita a retirada de um passageiro desse navio, "por outra situação clínica", não devido à covid-19, e "que foi solicitada ao abrigo das relações internacionais. Esse paciente já está a ser acompanhado", revelou.

Este navio já terá solicitado a atracagem "em alguns dos portos no continente americano e tudo indica que irá seguir a sua viagem até chegar ao continente europeu e depois poder ter outro tipo de assistência, atendendo ao número de passageiros que tem a bordo", acrescentou.

23h15 - Turquia vai libertar detidos para aliviar pressão sobre prisões

O Parlamento da Turquia aprovou uma lei que autoriza a libertação de dezenas de milhares de detidos, para tentar aliviar um universo prisional ameaçado pela pandemia de covid-19.

"O projeto-lei tornou-se lei depois de ter sido adotado" anunciou a Assembleia na sua conta oficial na rede Twitter.

22h27 - Covid-19 é 10 vezes mais mortal que a gripe de 2009, diz OMS
 

21h56 - Nacionalização da TAP

O ministro das Finanças, Mário Centeno, admitiu hoje a nacionalização da transportadora aérea TAP como uma possibilidade de viabilizar a companhia, recusando descartar opções de recuperação da economia na sequência da pandemia de covid-19.


21h55 - Hospital de Ponta Delgada vai testar todos os utentes à Covid-19 na admissão e na alta

21h41 - Instituição de Melgaço deu a cruz de Cristo a beijar a várias pessoas
 

21h39 - Bruxelas quer proteger União Europeia de investimentos chineses


21h22 - Impacto do vírus na economia portuguesa

O ministro das Finanças afirmou hoje que as estimativas do Governo apontam para uma queda de 6,5% do PIB anual por cada 30 dias úteis em que a economia esteja paralisada devido à covid-19.

"As estimativas que existem e apresentaremos brevemente números nesse sentido estão enquadradas em factos que vão desde 6,5% do PIB anual por cada 30 dias úteis em que a economia esteja, como ela está hoje em Portugal", disse Mário Centeno na TVI.

E acrescentou que o impacto vai detiorando-se ao longo do tempo. "Não basta multiplicar por frações de 30 dias, porque o processo vai-se deteriorando", precisou, assinalando a necessidade de ter de ser dada uma "resposta urgente e rápida à economia" assim como se está "agora a dar à saúde".

21h02 - Foi renovado até 15 de maio o controlo de fronteiras com Espanha

20h45 - Madeira novamente sem casos positivos

O Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE) da Madeira revelou hoje a inexistência de casos positivos de infeções por covid-19, mantendo-se os 51 registados no domingo, dos quais 49 ativos já que dois estão recuperados.

20h39 - Perigo de contágio nas cadeias. Libertados 761 reclusos
20h38 - Covid-19. Houve 126 detenções. Repatriados 4 mil portugueses
 20h12 - Europa têm que ajudar África

A França e a Europa têm que ajudar África e "anular massivamente" a sua dívida, disse o presidente francês.

20h00 - Alerta para despedimentos

A Interjovem, da CGTP, denunciou hoje as "centenas de despedimentos" de que estão a ser alvo os trabalhadores mais jovens, cuja situação precária os torna especialmente vulneráveis no atual contexto de surto pandémico.

19h35 - Presidente da República promulgou 3 diplomas do Governo relacionados com o combate à Covid-19

Presidente da República promulgou o diploma que "aprova um conjunto de medidas no âmbito da educação destinadas a estabelecer um regime excecional e temporário, relativo à realização e avaliação das aprendizagens, ao calendário escolar e de provas e exames dos ensinos básico e secundário, às matrículas, à inscrição para os exames finais nacionais e ao pessoal docente e não docente, de modo a assegurar a continuidade do ano letivo de 2019/2020, contendo todo o regime aplicável às matrículas e à inscrição para os exames finais nacionais"

Aprovou ainda o diploma que "estabelece um regime excecional e transitório relativo ao fabrico, importação, colocação e disponibilização no mercado nacional de dispositivos médicos (DM) e de equipamentos de proteção individual (EPI), para efeitos de prevenção do contágio do novo Coronavírus (SARS-CoV-2), produzindo efeitos desde 13 março, permitindo a agilização dos mecanismos de controlo na importação, colocação e disponibilização de dispositivos médicos"

E um terceiro que "procede à alteração ao Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março, que estabelece medidas excecionais e temporárias relativas à pandemia da doença Covid-19 e à alteração ao Decreto-Lei n.º 10-G/2020, de 26 de março, que estabelece uma medida excecional e temporária de proteção dos postos de trabalho, no âmbito da pandemia Covid-19, incluindo medidas de contenção e limitação de mercado, como a fixação de preços máximos ou monitorização centralizada de stocks, bem como medidas de limitação no âmbito do apoio excecional à família para trabalhadores independentes".

19h28 - BE quer ver Governo a "chumbar" distribuição de dividendos na Galp

19h17 - Macron prolonga medidas de confinamento até 11 de maio

Presidente francês diz que 11 de maio vai marcar o início de uma nova fase, com a abertura progressiva de creches e escolas.

18h53 - França com quase 15 mil vítimas mortais

Os dados hoje revelados indicam que morreram em França 14.967 pessoas, mas 574 do que ontem, devido à Covid-19. Das mortes registas hoje 343 foram no hospital e 239 nos lares.

A registar também mais 2673 infetados do que ontem, para um todl de 136.149 pessoas.

Trata-se de um crescimento inferior ao do registado ontem.

Voltou também a haver mais saídas dos cuidados intensivos do que entradas.

18h35 - EUA com mais de 21 mil vítimas mortais

Os números oficiais avançados pelo Centro para Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) indicam que morreram nos EUA de Covid-19 21.942 pessoas.

Há ainda 554.849 casos confirmados.

18h34 - Situação na Madeira está "controlada"

O presidente do Governo da Madeira afirmou hoje que a situação da convid-19 está "controlada" na região, mas o vírus não está "erradicado", pelo que mantém as medidas de confinamento obrigatório e adia a retoma da atividade económica.

"Na Região Autónoma da Madeira, acreditamos que até agora temos a situação controlada, mas não podemos facilitar", declarou Miguel Albuquerque, na videoconferência após a reunião do Conselho do Governo.

18h10 - Covid-19. PCP sobe tom das criticas ao estado de emergência por "limitar direitos"
18h01 - Covid-19. Governo Regional da Madeira vai distribuir duas máscaras por domicílio
 17h21 - Itália. Vítimas mortais aumentam mas casos de infeção diminuem

Aumentou em 566 o número de vítimas mortais, mais do que as 431 registadas ontem. No total, já morreram no país 20.465 pessoas.

Mas o número de novas infeções diminui em relação ao dia anterior. Hoje 3.153 quando ontem tinham sido 4.092. O número de novos casos é o mais baixo desde 7 de abril.

Há 159.516 pessoas com Covid-19

Ou sinal positivo é o número de pessoas nos cuidados intensivos. Voltou a baixar pelo décimo dia seguido. São agora 3.260 pessoas.

Desde o início da epidemia no país 35.435 pessoas recuperaram.

16h53 - Nova Iorque ultrapassa as 10 mil vítimas mortais

Pelo menos 10.056 pessoas morrerm no Estado de Nova Iorque, afirmou hoje o Governador Andrew Cuomo. 

São mais 671 mortes do que as registadas nos domingo. Afirmou ainda Cuomo que a curva de hospitalizações para o novo coronavírus está entrar numa linha plana.

16h45 - A OMS avançou esta segunda-feira que a Covid-19 é 10 vezes mais mortal do que o H1N1. Disse ainda hoje a OMS que uma vacina é necessária para interromper totalmente a transmissão da Covid-19.

16h38 - Levantamento das restrições? O que fazer?

A Organização Mundial da Saúde informou esta tarde que vai publicar amanhã informação sobre a estratégia que deve ser seguida pelos países que começam a levantar as restrições. Serão seis critérios que devem ser seguidos.

O Diretor-geral da OMS afirmou ainda hoje que o que é certo é que a Covid-19 infeta muitas pessoas rapidamente mas os contágios desaceleram de forma muito mais lenta.

A decisão de levantar as restrições deve ser tomada tendo em conta, acima de tudo, a proteção de vidas humanas e guiada pelo que sabemos sobre o vírus.
16h24 - Recomendações da DGS sobre o uso de máscaras

No documento agora revelado, lê-se que, "aplicando-se o Princípio da Precaução em Saúde Pública, é de considerar o uso de máscaras por todas as pessoas que permaneçam em espaços interiores fechados com múltiplas pessoas, como medida de proteção adicional ao distanciamento social, à higiene das mãos e à etiqueta respiratória.

Lembra a DGS que "a utilização de máscaras pela população implica o conhecimento e domínio das técnicas de colocação, uso e remoção, e que a sua utilização não pode, de forma alguma, conduzir à negligência de medidas fundamentais como o distanciamento social e a higiene das mãos".

De acordo com a DGS, a "utilização de máscaras pela população é um ato de altruísmo, já que quem a utiliza não fica mais protegido, contribuindo, isso sim, para a proteção das outras pessoas, quando utilizada como medida de proteção adicional. É também importante atender à posição da OMS e ECDC que continuam a alertar para a necessidade do uso da máscara pela população não diminuir a sustentabilidade de acesso a máscaras pelos doentes e profissionais de saúde, que constituem os grupos prioritários para o uso de máscaras cirúrgicas".
 Em linha com as recomendações da OMS9 e ECDC28, a DGS informa que:

1. De acordo com o Princípio da Precaução em Saúde Pública, e face à ausência de efeitos adversos associados ao uso de máscara, deve ser considerada a utilização de máscaras por qualquer pessoa em espaços interiores fechados com múltiplas pessoas (supermercados, farmácias, lojas ou estabelecimentos comerciais, transportes públicos, etc).

2. O uso de máscaras na comunidade constitui uma medida adicional de proteção, pelo que não dispensa a adesão às regras de distanciamento social, de etiqueta respiratória, de higiene das mãos e a utilização de barreiras físicas, tendo que ser garantida a sua utilização adequada.

3. Segundo o ECDC, não existe evidência científica direta que permita emitir uma recomendação a favor ou contra a utilização de máscaras não cirúrgicas ou comunitárias, pela população. Assim, por forma a garantir a priorização adequada da utilização de máscaras cirúrgicas, as máscaras não cirúrgicas (comunitárias ou de uso social) podem ser consideradas para uso comunitário nas situações aqui identificadas.

4. A DGS e o INFARMED, em conjunto com a ASAE, o IPQ e o CITEVE e diversos peritos estão a concluir a definição das especificações técnicas das máscaras não cirúrgicas, comunitárias ou de uso solidário, e os seus mecanismos de certificação.

15h58  - Irão com acesso a dinheiro

O Governo iraniano afirmou dispor no imediato de 1,4 mil milhões de euros congelados num banco do Luxemburgo e que conseguiu desbloquear para combater a pandemia da covid-19.

15h34 - Amazon vai contratar mais 75 mil pessoas

A Amazon disse esta segunda-feira que pretende contratar mais 75 mil pessoas, desde pessoal para os armazéns até funcionário para as entregas, para dar conta do enorme volume que tem tido desde o início da epidemia no país.

14h51 - Mais de 11 mil pessoas já morreram no Reino Unido

11.329 pessoas morreram nos hospitais britânicos vítimas de Covid-19. São mais 717 do que as vítimas mortais registadas no dia anterior.

Aumentou também o número de casos. Mais 4.342 para um total de 88.621.

14h46 - Presidente russo Putin admitiu hoje que a situação relacionada com o novo coronavírus está pior


14h36 - Uma centena de infetados nos Açores

Os Açores alcançaram esta segunda-feira os 100 infetados com Covid-19. Mais seis pessoas tiveram testes positivos nas últimas 24 horas, todas de São Miguel, segundo a Autoridade de Saúde Regional.

Os novos casos diagnosticados na ilha de São Miguel reportam-se a três mulheres, entre os 28 e os 59 anos, e três homens, entre os 28 e os 66 anos. "Apresentam situação clínica estável e estão a ser acompanhados pelas delegações de saúde concelhias, estando em curso os procedimentos definidos para caso confirmado e de vigilância de contactos próximos".

Foram realizadas 183 análises à Covid-19 nas últimas 24 horas nos dois laboratórios de referência dos Açores, em São Miguel e na Terceira.

14h30 - Prossegue a libertação de reclusos

Vão ser libertados esta segunda-feira mais reclusos. A lei entrou em vigor no sábado e já saíram 485 detidos dos estabelecimentos prisionais de todo o país.
Só do estabelecimento prisional de Custóias já foram libertados 85 homens.

14h23 - As horas finais da Operação Páscoa em Casa

A PSP e a GNR estão desde quinta-feira a fiscalizar o confinamento concelhio obrigatório.
Na manhã desta segunda-feira foram muitas as operações de controlo dos automobilistas.

14h17 - Ventilador produzido em Portugal na última fase de testes

Está já na última fase de testes o ventilador produzido no CEEIA - Centro de Engenharia para o Desenvolvimento de Produto, em Matosinhos.
Tem o nome de "Atena" e foi produzido em três semanas.

14h13 - Franceses à espera do discurso de Macron

A correspondente da RTP em Paris, Rosário Salgueiro, descreveu no Jornal da Tarde o ambiente que se vive na capital francesa, horas antes de o Presidente da República se dirigir ao país.


14h00 - Médicos de transplantação do Curry Cabral alertam que há 15 casos urgentes

Os médicos do Centro Hepato-bilio-pancreático do Hospital Curry Cabral lamentam a falta de definição no hospital e alertam que há 15 doentes a precisarem de "tratamento urgente" disse hoje à Lusa fonte do corpo clínico.

"O Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHULC) não diz se quer o circuito alternativo devido à pandemia de covid-19. Há muitos doentes do foro do Centro Hepato-bilio-pancreático no Hospital de São José. São 15 doentes que não vêm para o Curry Cabral, não são tratados e nem são bem orientados. Não se percebe porquê", disse à Lusa fonte do corpo clínico lamentando que se mantém a falta de respostas definitivas desde a semana passada.

Posição diferente tem o Centro Hospitalar de Lisboa Central, referindo que "não há doentes das especialidades daquele serviço no Hospital de São José, nem está prevista qualquer deslocação de doentes do Hospital Curry Cabral para o Hospital de São José".

O Centro Hospitalar, contactado pela Lusa, afirma que "estão agendadas cirurgias para todos os dias desta semana no bloco do Curry Cabral e ainda ontem se realizou um transplante".

"O bastonário da Ordem dos Médicos disse que ia atuar para saber como os doentes estavam a ser orientados mas estamos nesta situação", acrescentou a mesma fonte do corpo clínico do Curry Cabral.

13h54 - Grandes museus europeus com perdas entre 75 e 80% das receitas

Os principais museus europeus situados em áreas turísticas têm registado perdas de receitas entre 75 e 80%, totalizando centenas de milhares de euros, segundo um inquérito sobre o impacto da covid-19.

Grandes museus como o Rijksmuseum, o Stedelijk (Países Baixos) ou o Kunsthistorisches Museum Vienna (Áustria) estão a perder entre 100.000 e 600.000 euros por semana, segundo um estudo da Rede Europeia de Organizações de Museus (NEMO, na sigla em inglês).

De acordo com o inquérito, que contou com respostas de 650 museus de 41 países até 3 de abril, os museus das regiões mais turísticas têm uma perda de rendimento de 75 a 80% das receitas devido à interrupção completa do turismo e à potencial continuação de restrições no período de verão.

13h45 - Mosteiro ortodoxo na Ucrânia fechado para quarentena após casos de contágio

O Mosteiro das Cavernas, o mais antigo da Ucrânia e um dos santuários mais importantes do rito ortodoxo oriental, foi encerrado hoje para quarentena depois de 63 casos de covid-19 terem sido detetados no domingo.

"Por decisão da comissão de emergência da capital, o Mosteiro das Cavernas (Mosteiro de Kiev-Petchersk), está encerrado para quarentena. Peço às forças policiais que monitorizem o cumprimento dessa medida", disse o autarca de Kiev, Vitali Klitchkó, numa entrevista à imprensa por meio digital.

O autarca explicou que no mosteiro, com quase um milénio de existência, mais de 90 casos de covid-a9 foram registados, dos quais 63 foram detetados neste domingo.

"A Câmara Municipal enviará equipamentos móveis de raio-X e uma brigada de médicos para recolher amostras. Temos de ter uma imagem real da situação", disse Klitchkó.

Em 1990, o Mosteiro das Cavernas, juntamente com a Catedral de Santa Sofia, foi declarado Património da Humanidade.

13h35 - Escolas secundárias em Pequim reabrem no final de abril

As escolas secundárias em Pequim vão reabrir em 27 de abril, informaram hoje as autoridades locais, após mais de três meses fechadas devido ao surto do novo coronavírus.

Com exceção da província de Hubei, de onde a doença é originária, a capital chinesa era a única divisão administrativa do país que não tinha ainda anunciado a retomada de aulas presenciais em nenhum dos diferentes níveis de ensino.

Em 27 de abril, os alunos do ensino secundário voltam à escola, enquanto os alunos do ensino básico terão que esperar até ao dia 11 de maio.

A Comissão Municipal de Educação de Pequim justificou a decisão com a necessidade de permitir que os alunos se preparem para o exame de acesso ao ensino superior, que serão realizados entre os dias 7 e 10 de julho.

Para os restantes níveis de ensino, incluindo jardins de infância, universidades ou o ensino profissional, não foi ainda definida uma data.

13h30 - Queima das Fitas de Évora adiada para outubro

A edição deste ano da Queima das Fitas de Évora, que estava prevista para o final de maio, foi adiada para outubro, se já existirem condições de segurança, devido à pandemia da covid-19, foi hoje divulgado.

Organizada pela Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE), a festa dos estudantes da cidade alentejana realiza-se habitualmente, no final de maio, no campo de futebol do Colégio do Espírito Santo, o principal edifício da academia.

Em comunicado, a AAUE informou que o evento foi "adiado para outubro", considerando "a evolução da covid-19", mas sem especificar uma data concreta.

A queima só irá realizar-se nessa altura "caso se verifiquem todas as condições de segurança", lê-se na nota.

13h18 - ACT terá mais informação para identificar despedimentos ilegais

O Governo considera que a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) vai ficar com meios reforçados para identificar despedimentos coletivos ilegais, uma vez que a DGERT lhe vai enviar informação sobre despedimentos coletivos que lhe são comunicados.

Em comunicado hoje divulgado, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social informou que, nos termos do Código do Trabalho, a Direção-Geral do Emprego e Relações do Trabalho (DGERT) vai passar a enviar à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e ao Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) os despedimentos coletivos que lhe são comunicados.

Segundo o ministério, este é um "mecanismo de reforço dos poderes" da ACT, uma vez que "poderá identificar rapidamente todos os despedimentos coletivos com indícios de não estarem de acordo com a lei e que sejam sinalizados por denúncia de trabalhadores, sindicatos ou outros meios".

No início de abril, o Governo anunciou que os inspetores da ACT terão poderes para suspender despedimentos quando haja indícios de ilegalidades, evitando abusos cometidos por entidades patronais na vigência do estado de emergência para combater a Covid-19.

13h17 - Caracterização social será feita mais tarde

A DGS recorda que esse tipo de informação não está a ser recolhida no âmbito desta análise epidemiológica, que só analisa tendências, por exemplo, quanto à região do país ou idade. Apenas está a ser coligido a informação sobre a profissão dos doentes.

No entanto, Graça Freitas revela que mais tarde serão feitas análises mais aprofundadas, como o retrato socioeconómico de quem foi infetado, até para contribuir para o conhecimento científico mundial sobre esta doença.

13h14 – “Estamos no planalto”, diz DGS

“Ainda não foi atingido o máximo do nosso potencial”, diz Graça Freitas, referindo-se à ocupação hospitalar.

A diretora-geral da Saúde assume que “estamos num planalto” e ainda não foi preciso expandir a capacidade instalada, “que tem sido suficiente”.

“Vamos tentar voltar à normalidade, mas sempre monitorizando o que é voltar à normalidade”, argumentou, falando de um balanço que tem de ser feito.

13h11 – Resposta a casos não urgentes de doentes sem Covid-19 tem de começar nos próximos dias

A ministra da Saúde, Marta Temido, responde a um apelo de responsáveis de instituições como lares, para que os idosos doentes mão regressassem a esses locais.

A ministra argumenta que o princípio é de que não deve ficar em ambiente hospitalar quem não necessite de estar em ambiente hospitalar, pelos riscos de infeções ligados aos hospitais e porque os hospitais têm de ser preservados para casos de doença aguda de pessoas infetadas.

Por outro lado, a ministra advoga que se tem de equacionar “nos próximos dias” o retomar dos cudados a casos não urgentes de doentes sem infeção por Covid.

“Estamos a analisar como podemos fazer este regresso à normalidade”, adiantando que é preciso três tipos de resposta: os casos prioritários que possam ter ficado para trás, identificar as equipas cirúrgicas que serão afetas a esta recuperação de cirurgias e uma flexibilidade de utilização dos hospitais, evitando sempre que haja congestionamento nos hospitais com casos não urgentes.

13h09 – Letalidade tem “pequenas variações regionais”

A diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, diz que essas variações se devem a três circunstâncias: a distribuição demográfica; densidade populacional e concentração de população vulnerável em instituições, como lares.

Graça Freitas diz que a região centro é aquela que neste momento regista maior taxa de letalidade, devido à grande densidade de lares e população institucionalizada.

13h00 – Uso de máscaras orientado com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças

Questionada sobre o uso de máscaras comunitárias e se haverá um número suficiente para toda a gente, Marta Temido explicou que todas as recomendações estão em consonância com as diretivas do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças Europeu do dia 8 de abril.

As máscaras são para ser usadas por grupos de risco, para aqueles que são mais vulneráveis e trabalham em funções essenciais na sociedade portuguesa.

“Temos de dar passos pequenos mas seguros” para seguir, disse a ministra da Saúde, resultados encorajadores, principalmente na forma como se gere a pandemia, lamentando os óbitos que ocorreram.

12h50 – Novas recomendações sobre máscaras

Marta Temido falou sobre as novas normas sobre a utilização de máscaras. Destacando três tipos de dispositivos, dois deles para funcionários da saúde, tal como são os respiradores, FFP, e as máscaras cirúrgicas, a ministra da Saúde pronunciou-se sobre as máscaras não cirúrgicas.

De acordo com Marta Temido foi ouvido o Centro de Prevenção e Controlo de Doenças Europeu e que o uso de máscaras não cirúrgicas, destinadas à população em geral, de acordo com o princípio básico da precaução na saúde pública pode ser usado em espaços fechados, tal como supermercados, farmácias, estabelecimentos comerciais e transportes públicos.

No entanto, Marta Temido relembra que esta é uma medida adicional àquelas que são conhecidas.

12h48 – Mais testes em abril

A ministra da Saúde revelou que desde 1 de março foram feitos mais de 179 mil testes em Portugal para diagnóstico de Covid-19 e entre os dias 1 e 12 de abril foram realizados 55 por centos dos testes, sendo o dia 9 de abril (11.900) aquele em que se realizou mais testes.

12h45 – Particularidades de casos confirmados

No que toca aos casos confirmados, Marta Temido revelou que 88,2 por cento estão a recuperar no domicílio e sete por cento encontram-se internadas, sendo que 1,1 por cento estão nos cuidados intensivos. Cerca de 40 pessoas saíram desses cuidados e foram colocadas em cuidados gerais.

73 mil utentes estão a utilizar a aplicação Trace Covid e 36 mil estão em vigilância clínica. A linha SNS 24 tem funcionado com normalidade. Foram realizadas mais de dez mil chamadas no dia de Páscoa, com um tempo de espera de 30 segundos.

12h40 – Boletim epidemiológico em Portugal atualizado

A ministra da Saúde anunciou que em Portugal estão confirmados 16934 casos, mais 349 casos que no dia anterior.

Um crescimento de 2,1 por cento nos casos confirmados, sendo que existem perto de 119 mil casos não confirmados, a contar a partir de 1 de janeiro de 2020.

São 3264 os casos que carecem que de confirmação laboratorial e os casos suspeitos cifram-se nos 139 184. Os casos recuperados não sofreram alterações, mantendo-se nos 277 e existem agora 535 óbitos em Portugal por Covid-19.

São mais 31 que ontem, sendo que 21 foram em pessoas com mais de 80 anos. A taxa de letalidade em Portugal é de 3,2 por cento e acima dos 70 anos é de 11,2 por cento.

12h30 - Portugal com 535 óbitos e 16.934 infetados

O número de mortes por Covid-19 em Portugal subiu, esta segunda-feira, para 535 nas últimas 24 horas. São mais 31 mortos do que no domingo, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

O número total de infetados situa-se agora nos 16.934, mais 349 do que no domingo. Um aumento de 2,1 por cento.

Há 3.264 casos a aguardar resultados laboratoriais.

Desde o início da pandemia de Covid-19, 277 pessoas já recuperam da doença.

Estão internadas 1.187 pessoas, das quais 188 em Unidades de Cuidados Intensivos.

Em contactos de vigilância pelas autoridades de saúde estão 26.989 pessoas.

O norte continua a ser a região mais afetada do país, com 9.984 casos e 303 óbitos, seguido por Lisboa e Vale do Tejo, com 3.896 casos e 96 mortes e o centro, que regista 2.477 casos e 123 mortes. Há ainda registo de 284 casos e nove mortes no Algarve, e 140 casos no Alentejo.

Nas regiões autónomas, os Açores registam 94 casos e quatro óbitos, e na Madeira há 59 infetados.

A tosse (55 por cento) continua a ser o sintoma mais referido, segue-se a febre (41 por cento), as dores musculares (29 por cento), cefaleias (26 por cento), fraqueza generalizada (23 por cento) e dificuldades respiratórias (16 por cento).

12h15 - GNR descontaminou mais de mil ambulâncias e 30 instalações

Mais de mil ambulância e 30 instalações, como lar de idosos e estabelecimentos hospitalares, foram descontaminados pelo núcleo de matérias perigosas da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR desde o início da pandemia de Covid-19.

Em comunicado hoje divulgado, a Guarda Nacional Republicana especifica que o núcleo de matérias perigosas da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR é uma estrutura que integra cerca de 60 militares “altamente especializados” em matérias perigosas e agentes NRBQ (nucleares, radiológicos, biológicos e químicos).

Segundo a GNR, este núcleo de matérias perigosas procedeu à descontaminação de mais de 1000 ambulâncias e de 30 instalações desde o início da pandemia Covid-19.

12h10 - Cidade chinesa na fronteira com a Rússia impõe quarentena de 28 dias

A cidade chinesa de Harbin, capital da província de Heilongjiang, que faz fronteira com a Rússia, vai impor a partir de hoje um período de quarentena de 28 dias para quem chega do exterior.

Os portadores de passaporte chinês que cheguem à cidade - cidadãos estrangeiros estão proibidos de entrar na China desde 28 de março - devem realizar dois testes de ácido nucleico e cumprir com o período de quarentena definido.

A imprensa local detalhou que a primeira metade da quarentena se vai realizar num centro designado e os segundos catorze dias no respetivo local de residência.

As áreas residenciais que abrigarem pacientes infetados pelo novo coronavírus e casos assintomáticos vão estar sujeitos a "vigilância rigorosa".

As autoridades vão ainda pagar até 2.000 yuan (260 euros) a quem denunciar pessoas que cheguem à cidade e não se registem ou violem as medidas de quarentena.

Segundo dados oficiais divulgados hoje pelas autoridades de saúde locais, a província de Heilongjiang registou sete casos de contágio local no domingo e 49 "importados" da Rússia.

12h00 - Bélgica com 303 novas mortes, um novo recorde

As autoridades de saúde da Bélgica registaram, nas últimas 24 horas, mais 303 óbitos, o que eleva para 3.903 o número de vítimas mortais no país.

Segundo as autoridades, foram ainda confirmados mais 942 casos, estão internadas mais 310 pessoas, enquanto 239 já tiveram alta.

Desde o início do surto a Bélgica registou 30.589 cados de Covid-19.

11h45 - Médicos no Reino Unido vão classificar doentes para admissão nas UCI

Os médicos no Reino Unido vão começar a classificar doentes, quem tiver mais de oito pontos não deverá ser admitido nos Cuidados Intensivos.

Idade, fragilidade e doenças associadas - são algumas das variáveis que os médicos do NHS (Serviço Nacional de Saúde) vão ter de começar a contabilizar para decidir se os pacientes com Covid-19 podem ou não ser internados nas Unidade de Cuidados Intensivos. Numa tentativa de evitar o colapso dos hospitais.

Todos os pacientes com Covid-19 que tenham mais de oito pontos no total da avaliação, não deverão ser internados em unidades como aquela onde o primeiro-ministro Boris Johnson esteve durante parte da semana que passou, nem ligados a ventiladores, avança o jornal Financial Times.

No entanto, o jornal ressalva que não obstante a aritmética, a palavra final terá sempre de ser dada pelos médicos.

“O sistema de classificação é apenas um guia, tomamos a decisão tendo em conta uma série de informação sobre o estado do paciente no momento — como oxigenação, função renal, ritmo cardíaco, pressão arterial — e tudo isso conta no final”, disse ao jornal um médico do NHS, neste momento na linha da frente do combate à doença.

11h30 - Moscovo lança novas autorizações para circulação na cidade

As autoridades de Moscovo lançaram hoje um novo sistema de permissão de circulação para reforçar o controlo durante o confinamento na capital da Rússia, epicentro da pandemia de covid-19 no país.

A autorização pode ser obtida através da página oficial da autarquia na Internet e diz respeito às deslocações em automóvel ou em transportes públicos para trabalho, consultas médicas e deslocações a casas de campo.

Os habitantes de Moscovo podem deslocar-se livremente a pé para se abastecerem no supermercado ou saírem com animais da companhia.

Mesmo assim, a autarquia avisa que, se for necessário, vai passar a emitir autorizações sobre deslocações nos quarteirões de residência de cada cidadão.

Os funcionários municipais, militares, juízes, advogados, notários e jornalistas estão isentos de autorização especial.

11h25 - África com mais de 14 mil casos e 788 mortes

O número de mortes provocadas pela Covid-19 em África subiu hoje para 788 com mais de 14 mil casos registados em 52 países, de acordo com a mais recente atualização dos dados da pandemia naquele continente.

Segundo o boletim do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (CDC África), nas últimas 24 horas, o número de mortes registadas subiu de 744 para 788, enquanto as infeções aumentaram de 13.686 para 14.528.

O CDC África registou também 2.570 doentes recuperados após a infeção.

O norte de África mantém-se como a região mais afetada pela doença com 6.379 casos, 603 mortes e 1.138 doentes recuperados.

Na África Austral, são 2.325 os casos registados da doença, que já provocou 35 mortes, tendo 452 doentes recuperado da infeção.

Na África Ocidental, há registo de 3.361 infeções, 84 mortes e 664 doentes recuperados.

A pandemia afeta 52 dos 55 países e territórios de África, com quatro países – África do Sul, Argélia, Egito e Marrocos - a concentrarem mais de metade das infeções e mortes associadas ao novo coronavírus.

A África do Sul tem o maior número de casos (2.173), com 25 mortos, mas o maior número de vítimas mortais regista-se na Argélia (293), em 1.914 infetados.

O Egito tem 2.065 infetados e 159 mortos, enquanto Marrocos totaliza 1.651 casos e 118 vítimas mortais.

Apenas Lesoto, ilhas Comores e o Saara Ocidental não têm casos reportados da doença.

11h20 - Malásia com quase cinco mil casos

As autoridades de saúde da Malásia revelaram a existência de mais 134 casos de Covid-19, o que eleva o número para 4.817.

O número de vítimas mortais é agora de 77.

11h00- Indonésia com 316 novos infetados

A Indonésia anunciou 316 novos casos de Covid-19, elevando o número total de infeções no país para 4.557, segundo dados do Ministério da Saúde.

Há também 26 novos óbitos, elevando o número total de mortes para 399.

10h42 - Espanha com 557 novos mortos, uma diminuição face a domingo

O número de mortos em Espanha registou um ligeiro recuou nesta segunda-feira. As autoridades registaram 517 vítimas mortais nas últimas 24 horas, menos 102 que no domingo.

A Espanha regista 17.489 mortes, 169.496 pessoas infetadas.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, 64.727 pessoas foram consideradas como curadas em Espanha, uma percentagem de 38 por cento em relação aos casos positivos confirmados.

A região com mais casos positivos da covid-19 é a de Madrid, com 47.146 infetados e 6.423 mortos, seguida pela da Catalunha (34.726 e 3.538), a de Castela-Mancha (14.054 e 1.626), a de Castela e Leão (12.628 e 1.263) e a do País Basco (11.018 e 831).

Espanha é o país com mais mortos com a pandemia por cada milhão de habitantes (368 óbitos), seguida pela Itália (329), Bélgica (311) e França (221), numa lista em que os Estados Unidos têm 67 e Portugal 49.

10h40 - SIM defende uso generalizado de máscaras em espaços públicos

O Sindicato Independente dos Médicos volta a criticar a Direção-geral da Saúde por não recomendar o uso de máscaras nos espaços públicos.

Para o SIM o uso da máscara cirúrgica serve para proteger os que nos rodeiam, embora considere que essa medida não dispensa o distanciamento social, nem a lavagem frequente das mãos.

Jorge Roque da Cunha compreende a urgência de tentar retornar um pouco à normalidade e que a economia precisa ser recuperada, mas os números que se apresentam mostram que não é possível ainda que tal possa acontecer.

Há que ter prudência e muito cuidado para que se possa voltar a ter ações para a retoma da economia.

Acredita que com o número de testes feitos, irá aumentar em muito as pessoas infetadas, já que só muito recentemente se generalizou os testes.

Jorge Roque da Cunha considera que se se der um sinal prematuro à sociedade portuguesa, será uma mensagem errada, pois "ainda estamos longe" de pensar que o estado de emergência deverá ser levantado.

10h30 - Número de curados na Alemanha supera novos casos diagnosticados

O número de infetados com covid-19 curados nas últimas 24 horas (4.000) supera o registo de novas infeções na Alemanha (2.537), anunciou o Instituto Robert Koch (RKI), que regista um total de 123.015 casos.

A entidade responsável pela prevenção e controlo de doenças adianta que, dos 123.015 casos, 64.300 são considerados curados, isto é, mais de metade do total das infeções já foram superadas.

O RKI aponta ainda que houve um crescimento de 126 vítimas mortais em relação ao dia anterior, totalizando 2.799.

10h26 - Irão com mais de 73 mil infetados

O número total de infetados no Irão é de 73.303, anunciou o Ministério da Saúde. Em relação a domingo são mais 1.617.

Já o número de óbitos está nos 4.585. Mais 111 do que no domingo.

Mais de 45 mil pessoas já recuperaram da doença e 3.877 estão internados nos cuidados intensivos.

10h20- Argentina contabiliza os contagiados nas Ilhas Malvinas como próprios

O Governo argentino começou a contabilizar os infetados por coronavírus nas Ilhas Malvinas dentro das suas estatísticas, como habitantes contagiados em território argentino ilegalmente ocupado pelo Reino Unido, segundo o Ministério da Saúde.

No mais recente boletim diário sobre contagiados por coronavírus, o Ministério da Saúde argentino esclarece que, dos 2.142 casos confirmados no país, 91 estão na província argentina da Terra do Fogo que inclui também a Antártida e as Ilhas do Atlântico Sul.

"Foram incluídos cinco casos existentes nas Ilhas Malvinas, segundo a informação da imprensa. Devido à ocupação ilegal por parte do Reino Unido, Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, não é possível contar com informação própria sobre o impacto da Covid-19 nessa parte do território argentino", esclareceu o boletim diário do Ministério da Saúde argentino.

A última informação disponível por parte da administração britânica nas Malvinas (Falklands) indica que há cinco pessoas infetadas no arquipélago, todos homens e militares.

10h10- Japão não planeia alargar estado de emergência a outras regiões

O Governo japonês não está a ponderar, para já, alargar o estado de emergência a outras zonas do país, para além de Tóquio e outras seis províncias.

“Até ao momento não fomos informados de nenhuma evidência que surgira o alargamento do estado de emergência a Hokkaido ou a outras regiões”, afirmou o porta-voz do executivo.

9h45 - Portugueses criam plataforma de triagem gratuita para países lusófonos

Uma associação de voluntários e uma empresa tecnológica portuguesa juntaram-se para desenvolver uma plataforma de triagem da Covid-19, sob supervisão da Organização Mundial de Saúde (OMS), para testar gratuitamente a população dos países lusófonos.

A plataforma já está a funcionar em Angola e disponível para outros países africanos de língua portuguesa.

9h35 - Filipinas com quase cinco mil casos

O Ministério da Saúde das Filipinas anunciou que, nas últimas 24 horas foram confirmados mais 284 infetados, o que eleva para 4.932 os casos confirmados.

Há ainda o registo de que 45 pessoas recuperaram, o que eleva o número para 242.

O total de óbitos é agora de 315.

9h31 - Roménia ultrapassa os seis mil infetados

As autoridades de saúde da Roménia revelaram mais 310 novos infetados de Covid-19, o que eleva o número para 6.300 casos.

Também o número de vítimas mortais aumentou para 314, com 19 mortos nas últimas horas.

9h15 - “Segunda vaga” pode ser catastrófica para o país

Em carta remetida ao Presidente da República, ao presidente da Assembleia da República e ao primeiro-ministro, 159 personalidades, de domínios que vão da economia à saúde, apelam à definição de uma “estratégia gradual” de retoma da actividade. Todavia, temperada com medidas de contenção, desde logo a utilização generalizada de máscaras.

Os signatários argumentam, para tal, que a economia não pode permanecer parada indefinidamente.

Na carta pode ler-se a ressalva de que uma segunda vaga de infeções pelo novo coronavírus em Portugal poderia ser “catastrófica para o país”.

Além do uso de máscaras, os signatários propõem a identificação e notificação por SMS de pessoas em risco.

9h00 - Rússia com mais de 2.500 casos nas últimas 24 horas, um número recorde

As autoridades de Moscovo anunciaram que foram confirmados, nas últimas 24 horas, 2.558 novos casos de Covid-19, um aumento diário recorde. Há agora, 18.328 infetados.

Em relação ao número de vítimas mortais, nas últimas 24 horas morreram 18 pessoas, o que eleva para 148 o número de óbitos.

Moscovo concentra a maioria dos novos casos, com 1.355 novas infeções em 24 horas.

8h45- Dois novos casos em Timor-Leste, quatro no total

As autoridades de saúde timorenses anunciaram hoje dois novos casos da Covid-19, o que eleva para quatro o número total de infetados no país.

Os três doentes estão em isolamento, em Díli, anunciou a diretora-geral da Prestação de Serviços de Saúde timorense, Odete Viegas.

Um quarto doente já recuperou.

Odete Viegas acrescentou que dos 168 casos suspeitos no país, 111 deram resultado negativo e 53 estão ainda à espera de conhecer o resultado dos testes.

8h30 - China regista 108 novos casos, número mais alto desde março

A China registou 108 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, incluindo dez de contágio local, o número mais alto desde 28 de março, informou hoje a Comissão de Saúde do país.

Até às 00h00 de segunda-feira (17h00 de domingo, em Lisboa), morreram duas pessoas devido à Covid-19, ambas na cidade de Wuhan, centro da epidemia, disse.

Os dez casos de contágio local ocorreram nas províncias de Guangdong, adjacente a Macau, no sul do país, e de Heilongjiang, na fronteira com a Rússia, e um novo centro de infeção na China devido ao fluxo de viajantes entre os dois países vizinhos.

Segundo a Comissão de Saúde chinesa, 88 pacientes receberam alta após terem superado a doença, nas últimas 24 horas, mas devido às 108 novas infeções registadas, o número total de infetados no país asiático aumentou para 1.156, no segundo dia consecutivo de inversão de tendência de descida.

8h00 - Coreia do Sul regista 25 novos casos e mais três mortos

A Coreia do Sul registou 25 novos casos da Covid-19 e mais três mortos, elevando o número total de infetados para 10.537 e de vítimas mortais para 217, foi hoje anunciado.

O centro de controlo e prevenção de doenças sul-coreano indicou que pelo menos 929 casos estão relacionados com pessoas que chegaram recentemente do estrangeiros. A maioria destes casos foi detetada nas últimas três semanas.

O número de casos na Coreia do Sul abrandou desde o início de março, altura em que eram registadas 500 novas infeções diárias, mas os responsáveis alertaram para a possibilidade de um contágio "silencioso e alargado", apontando para transmissões em bares e outras instalações de lazer, o que poderá indicar comportamentos menos rigorosos de distanciamento social.

7h52 - Novos números na Alemanha

O número de infeções confirmadas pelo novocoronavírus em solo alemão aumentou em 2537 para 123.016, mostram os dados do Instituto Robert Koch para doenças infecciosas.

É o terceiro dia de quebra, após uma sucessão de quatro dias de aumento dos números.

O número de casos mortais na Alemanha é de 2799.

7h45 - Mais de 1500 mortos em 24 horas nos EUA

Os Estados Unidos registaram mais 1514 mortos nas últimas 24 horas, elevando para 22.020 o número total de vítimas da Covid-19 naquele país, segundo um relatório da Universidade Johns Hopkins.

Domingo foi o segundo dia consecutivo de descida do número de vítimas mortais da doença causada pelo novo coronavírus em território norte-americano, depois de a mesma universidade ter registado, na contagem que divulga diariamente, 1920 mortes no sábado e 2108 na sexta-feira.

Os Estados Unidos são neste momento o país mais atingido pela pandemia da Covid-19, com mais de 555 mil casos confirmados.

7h00 - Ponto de situação


Segundo o mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde, conhecido no domingo, morreram mais 34 pessoas com Covid-19 em Portugal. Há registo de 504 casos mortais de infeção.Do total de vítimas mortais do novo coronavírus, nove foram registados na rede nacional de cuidados continuados integrados.

A taxa de letalidade subiu e pela primeira vez atingiu os três por cento.

Das 34 vítimas mortais mais recentes, 25 tinham mais de 80 anos. Na faixa etária acima dos 70 anos, a taxa de letalidade da doença é de 10,9 por cento.
O total de pessoas infetadas é de 16.585.No domingo, durante a conferência de imprensa sobre a progressão da pandemia em território português, a ministra da Saúde, Marta Temido, adiantou esta a ser ultimada uma norma para o uso generalizado de máscaras. E há um novo apelo para que tal aconteça por parte do SIndicato Independente dos Médicos.
Um inquérito da Universidade Católica para a RTP e o jornal Público revelou que 87 por cento dos inquiridos acreditam que o vírus SARS-CoV-2 é muito perigoso para todos.
Detenções por desobediência
Em Portugal foram já detidas 117 pessoas por desobediência - número alcançado até às 17h00 de domingo.

Vinte e oito não respeitaram a obrigação de confinamento e são casos de pessoas contaminadas com coronavírus ou com suspeita de terem a doença.

Quatro foram detidas por terem saído do concelho onde residem sem motivo, outras 11 por terem estabelecimentos abertos, seis por resistência e 13 por violação da cerca sanitária de Ovar.

São apenas alguns exemplos.
Reclusos libertados
Foram entretanto libertados 485 reclusos em todo o país. O número foi confirmado à RTP por fonte da Direção-Geral dos Serviços Prisionais.

Os mandados de libertação começaram ontem a chegar às cadeias. Quem já foi libertado estava a cumprir penas até dois anos ou nos últimos dois anos de prisão.

O processo prossegue esta segunda-feira.
Quadro internacional
O primeiro-ministro britânico já deixou o hospital de Londres que o tratou. Boris Johnson esteve uma semana internado com Covid-19 e, no final, agradeceu ao serviço público de saúde do Reino Unido, em particular a um enfermeiro português que o acompanhou durante 48 horas nos cuidados intensivos.
O Presidente da República já agradeceu ao enfermeiro Luís Pitarma.

Em mensagem publicada no portal da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa refere o especial reconhecimento apresentado por Boris Johnson ao enfermeiro do Porto.

O Chefe de Estado agradeceu também o empenho de todos os profissionais de saúde portugueses que, em Portugal e em todo o mundo, estão a prestar ajuda no combate à pandemia.

O Presidente deixou ainda uma palavra de estímulo aos profissionais de outras nacionalidades que, reforçando o Serviço Nacional de Saúde, prestam serviço em Portugal.

Em Itália, a mortalidade voltou a cair. Em 24 horas morreram cerca de 430 pessoas. É o número mais baixo desde há três semanas

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, prolongou o isolamento até 3 de maio. Haverá reabertura de algumas lojas. Mas as escolas vão continuar encerradas.

Na Lombardia, o isolamento vai manter-se até inicio de maio. É a região italiana mais afetada pela pandemia e as autoridades temem que seja cedo para levantar as restrições.

A Itália regista um total de cerca de 20 mil mortos.

Os Estados Unidos, por outro lado, tornaram-se o país com maior número de mortos por causa da pandemia, ao ultrapassarem a Itália no domingo.
O contágio em Espanha voltou a abrandar. Pela primeira vez, a taxa de contágio situou-se abaixo dos três por cento.
A pandemia da Covid-19 já provocou mais de 112 mil mortos e infetou mais de 1,8 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Após surgir em Wuhan, na China, em dezembro, o novo coronavírus espalhou-se por todo o mundo.