Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Christian Hartmann - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional. Portugal registou mais 390 casos de infeção e três mortos nas últimas 24 horas.

Mais atualizações


23h53 - Brasil totaliza 123.780 mortos e aproxima-se dos quatro milhões de casos

O Brasil totaliza 123.780 mortos devido à covid-19 e aproxima-se dos quatro milhões de casos diagnosticados da doença (3.997.865), informou hoje o Ministério da Saúde do país.

Desse total, 1.184 óbitos e 46.934 infetados foram contabilizados nas últimas 24 horas, momento em que a taxa de letalidade da covid-19 se encontra fixada em 3,1% no país sul-americano.

De acordo com as autoridades de saúde, a eventual relação de 2.658 mortes com o novo coronavírus ainda se encontra sob investigação.

No Brasil, cerca de 80% (3.210.405) dos infetados já recuperaram da doença e 663.680 estão sob acompanhamento médico.

São Paulo continua a ser o foco da pandemia no país, totalizando 826.331 pessoas diagnosticadas e 30.673 vítimas mortais.

Seguem-se os estados da Bahia, que concentra oficialmente 262.299 infetados e 5.502 óbitos, e Rio de Janeiro, que totaliza 228.332 casos e 16.315 mortos.

A taxa de transmissão do novo coronavírus no Brasil caiu de um para 0,94, o menor índice desde abril, reforçando a tendência de estabilização da pandemia no país, segundo um relatório semanal do Imperial College London, referência no acompanhamento de epidemias.

23h08 - EUA quer estados preparados para ampla distribuição da vacina em novembro

As autoridades de saúde dos Estados Unidos pediram que os estados estejam preparados para a distribuição massiva de uma vacina contra a covid-19 até ao início de novembro e antes das eleições presidenciais, divulgou a agência de notícias AFP.

Os Centros de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos "exigem urgentemente" que os estados façam o que for necessário para que os centros de distribuição de uma futura vacina possam estar "totalmente operacionais em 01 de novembro de 2020", refere uma carta escrita pelo diretor do organismo, Robert Redfield, enviada aos governadores dos estados e consultada pela AFP.

O documento enviado pelo responsável do CDC menciona, em particular, o levantamento de restrições administrativas, ou a emissão de autorizações e licenças.

Este é um novo indício de que a corrida à vacina está a todo o vapor no país mais afetado pela pandemia no mundo.

As autoridades de saúde "estão a preparar-se rapidamente para a implementação de uma distribuição em grande escala de vacinas contra a covid-19 no outono de 2020", refere a carta de Robert Redfield.

O presidente norte-americano, Donald Trump, candidato à reeleição em 3 de novembro, disse na semana passada que os Estados Unidos teriam uma vacina "este ano".

21h58 - Cerca de 22 mil empresas recorrem aos apoios que sucederam ao "lay-off" simplificado

Cerca de 22 mil empresas recorreram aos apoios que em agosto sucederam ao 'lay-off' simplificado, disse esta tarde a ministra do Trabalho, salientando que a maioria optou pelos instrumentos que implicam a manutenção dos postos de trabalho por mais tempo.

"Temos até, ao momento, 22 mil pedidos de empresas relativamente a estes instrumentos que foram aprovados para o pós 'lay-off' que abrangem cerca de 240 mil pessoas", referiu a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, no final da reunião da Concertação Social.

Em declarações aos jornalistas, a ministra sublinhou que cerca de 82% das empresas que recorreram aos novos apoios "estão a optar" pelos instrumentos "que implicam a manutenção dos postos de trabalho durante mais tempo".


21h45 - Covid-19. Silva Graça sobre a recente subida do número de casos em Portugal

Sobre a recente subida no número de novos casos, o infecciologista Silva Graça considera que o período de férias leva ao aligeirar dos cuidados.


21h20 - Portugal meio ano depois dos primeiros casos Covid-19

Passaram 6 meses desde que foram detetados os primeiros dois casos de Covid-19 em Portugal. Meio ano depois os portugueses tentam adaptar-se a uma nova realidade.


21h18 - Vacina Covid-19. EUA não vão participar em iniciativa para distribuição equitativa

Os Estados Unidos não vão participar na plataforma da Organização Mundial da Saúde que garante o acesso de todos os países a uma vacina para a Covid-19.

Os institutos americanos para a saúde desmentiram Donald Trump e dizem que não existe prova de que o plasma convalescente funcione.


21h15 - Espanha regista 8.500 novos casos de Covid-19

A presidente da Comunidade de Madrid admitiu que praticamente todos os alunos da região sejam infetados com o novo coronavírus, depois do regresso às aulas.


21h08 - Arrancaram no Brasil testes com vacinas chinesa e britânica

Os testes envolvem milhares de voluntários e esperam-se resultados a partir de outubro.


21h03 - Santuário de Fátima vai dispensar até 50 trabalhadores

O Santuário de Fátima iniciou um processo de reestruturação interna com o objetivo de reduzir os custos fixos.

A pandemia de Covid-19 provocou uma queda acentuada nas receitas e visitas de peregrinos, obrigando o Santuário a encontrar uma solução para fazer frente à crise. Até maio o Santuário empregava mais de 300 trabalhadores.


20h44 - Alemanha estende às Canárias recomendação de não viajar para Espanha

A Alemanha inclui hoje as Ilhas Canárias na lista de zona de risco de covid-19, o que alarga a todo o território espanhol a recomendação oficial alemã para que sejam evitadas viagens.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão publicou uma atualização do perfil de Espanha, apontando que o aumento de casos de infeção pelo novo coronavírus em todo o país, que nos últimos sete dias supera os 50 novos casos por cada 100.000 habitantes, como fator determinante para esta decisão.

Toda a Espanha, à exceção das Canárias, estava atualmente incluída na lista de territórios que o Governo alemão considera de risco, lista definida a 14 de agosto, apenas dois meses depois da decisão de reabrir o espaço europeu de livre circulação Schengen.

A decisão sobre Espanha foi tomada de forma progressiva, começando por ser desaconselhadas viagens para a Catalunha, Aragão e Navarra, medida que foi depois estendida a Madrid e ao País Basco.

A Alemanha é o segundo mercado emissor de turistas para Espanha.

20h42 - António Costa recomenda o uso de máscaras portuguesas

O primeiro-ministro recomendou o uso de máscaras portuguesas, por três tipos de razões: ambientais, sanitárias e económicas.


20h24 - Aulas recomeçaram em algumas escolas privadas

Vários pais criticaram a Direção-Geral da Saúde por não ter revelado mais cedo algumas recomendações para o início do ano letivo. Na escola alemã, o primeiro dia de aulas serviu para rever a matéria já muitas vezes dada sobre a prevenção da covid e aprender uma grande lista de novas regras.


20h23 - Regresso às aulas. CDS acusa Governo de silêncio "irresponsável e sinistro"

O líder do CDS acusou o Governo de ter um silêncio "irresponsável e sinistro" sobre o regresso ás aulas. Francisco Rodrigues dos Santos criticou o Executivo por não dar respostas a doze dias do arranque do próximo ano letivo nas escolas públicas.


20h19 - Índice de transmissibilidade em Portugal com tendência crescente

O índice de transmissibilidade, designado RT, é agora superior a 1. A ministra da Saúde disse que muitas das novas infeções estão relacionadas com surtos "relativamente bem identificados".


20h17 - Número de infetados em Arouca subiu para 149

Neste surto recente, para além das famílias da comunidade, há duas cadeias de transmissão: o lar de Santa Cruz de Alvarenga e os bombeiros voluntários de Arouca.


20h15 - Surto de Covid-19 na Maternidade Alfredo da Costa

A Maternidade Alfredo da Costa tem cinco profissionais de saúde infetados com covid-19. São dois enfermeiros e três assistentes operacionais. As autoridades de saúde estão a investigar este surto.


20h08 - Lar na Póvoa de Santarém regista 55 casos

São 55 casos num lar na Póvoa de Santarém. O surto de Covid-19 foi detetado há uma semana. Só nos últimos dois dias registaram-se mais 24 casos.


20h05 - Madeira regista quatro novos casos e seis recuperados

A região registou hoje quatro casos de covid-19 e sinalizou seis recuperados, passando a região a contabilizar um total de 166 casos confirmados, 42 dos quais estão ativos, informou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

"São agora 42 os casos ativos, dos quais 30 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 12 são casos de transmissão local", refere a entidade em comunicado.

Os quatro novos casos positivos referem-se a três viajantes e um de transmissão local, associado à cadeia identificada recentemente no Porto Santo, com origem num caso confirmado na região de Lisboa e Vale do Tejo.

O IASAÚDE esclarece que a investigação epidemiológica permitiu identificar um total de 23 contactos naquela ilha, dos quais quatro casos foram confirmados.

Todos os contactos deste cadeia de transmissão permanecem em isolamento.

Do total de 42 casos ativos, 20 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada e 22 em alojamento próprio.

Nas últimas 24 horas, o IASAÚDE sinalizou também quatro situações suspeitas que se encontram em estudo.

20h03 - Angola regista 48 novos casos e três mortes

Angola registou 48 novas infeções pelo novo coronavírus e três óbitos, totalizando 2.777 casos positivos e 112 mortes, informaram hoje as autoridades sanitárias do país.

O secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, no balanço epidemiológico nas últimas 24 horas, disse que morreram dois homens, de 61 e 64 anos, e uma mulher, de 65 anos, todos de Luanda.

Segundo Franco Mufinda, do total de casos das últimas 24 horas, 27 do sexo masculino e 21 do sexo feminino, dois foram reportados na província do Zaire, igual número em Cabinda e os restantes em Luanda, com idades entre 2 e 67 anos.

Também foi anunciada a recuperação de 31 pessoas, perfazendo o total de 1.115 doentes dado como recuperados, 1.550 ativos, dos quais cinco são críticos, sob ventilação mecânica invasiva, 14 graves, 36 moderados, 48 leves e 1.447 assintomáticos.

19h50 - Banco de Inglaterra diz que "medo" pode custar 1,5% do PIB

O governador do Banco de Inglaterra (BoE), Andrew Bailey, estimou hoje, numa audição parlamentar, que, a longo prazo, o "efeito medo" face à pandemia de covid-19 poderá custar 1,5% do produto interno bruto (PIB) do país.

No entanto, David Ramsden do comité central de política monetária deste banco central ressalvou que a estimativa em causa pode ser agravada se a confiança não for, rapidamente, retomada.

Já Alex Brazier do comité de política financeira do BoE lembrou que não é possível o regresso aos escritórios mantendo "as distâncias de segurança", sobretudo, no centro de Londres "onde a densidade costuma ser muito elevada".

Neste sentido, não é espectável "um regresso repentino às lojas", afirmou, citado pela Agência France Presse (AFP).

Em agosto, o Banco de Inglaterra disse que esperava uma recessão de 9,5% este ano, seguida por uma recuperação de 9% em 2021.

19h45 - Cabo Verde com mais um óbito e 78 novas infeções

O país registou hoje mais um óbito por covid-19, elevando para 41 o número de mortes associadas à doença, e mais 78 novas infeções, passando a ter um acumulado de 4.048 casos desde março, segundo dados oficiais.

Em comunicado, o Ministério da Saúde e da Segurança Social informou que o óbito foi de um doente natural do concelho do Tarrafal, na ilha de Santiago. Em conferência de imprensa para fazer o ponto de situação da pandemia no país, o diretor nacional de Saúde, Artur Correia, avançou que se trata de uma idosa de 84 anos, mas que estava internada no Hospital Regional Santa Rita Vieira, em Santa Catarina de Santiago, com outras complicações de saúde.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, o país registou mais 78 novos casos positivos de covid-19, de um total de 376 amostras processadas na terça-feira, mas referentes aos dias 25 a 30 de agosto.

Dos novos casos, 39 foram diagnosticados na ilha de Santiago, distribuídos pelos concelhos da Praia (26), Tarrafal (10), Ribeira Grande (2) e Santa Catarina (1).

Os outros casos positivos foram registados nas ilhas do Fogo (33), todos no concelho do Mosteiros, São Vicente (1), Sal (2) e Ribeira Grande de Santo Antão (3).

Nas últimas 24 horas, o país contabilizou ainda 37 doentes recuperados (27 na Praia, dois na Ribeira Grande de Santiago, um em Santa Catarina, um em São Miguel, três em São Lourenço, três em Mosteiros), segundo o Ministério da Saúde.

Com estes novos dados, o país ultrapassou a barreira dos 4.000 mil casos acumulados desde 19 de março (4.048), dos quais 3.460 casos recuperados, dois transferidos e tem neste momento 545 casos ativos, dos quais 116 em isolamento institucional e 429 em isolamento domiciliar.

19h05 - EUA recusam fazer parte do esforço global para desenvolver vacina

Os Estados Unidos não vão participar na plataforma da Organização Mundial da Saúde que garante o acesso de todos os países a uma vacina para a covid-19.

O anúncio surge após os institutos norte-americanos para a saúde terem afirmado que não existem provas de que o plasma convalescente funcione, depois de Donald Trump ter afirmado que era um grande avanço científico.


18h59 - Número de infetados diminuiu em quatro lares da região de Lisboa

Quatro lares da Área Metropolitana de Lisboa (AML), com dezenas de casos de covid-19 desde o passado mês de agosto, apresentam uma ligeira melhoria, com menor número de infetados e internamentos e sem vítimas mortais nas últimas 24 horas.

De acordo com os dados disponibilizados hoje pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), verifica-se uma ligeira diminuição no número de pessoas com covid-19 e no número de internados devido à pandemia no MHAS Centro Geriátrico (Setúbal), Lar de São José, da Santa Casa da Misericórdia (Barreiro), Lar de Nossa Senhora da Luz (Torres Vedras) e Casa de Saúde e Repouso da Amoreira (Odivelas).

No MHAS Centro Geriátrico de Setúbal, um complexo residencial de luxo que já perdeu seis utentes, que morreram devido à covid-19, a ARSLVT reportou hoje um total de 71 casos ativos, 49 residentes e 22 funcionários, menos cinco do que os 76 casos anunciados na quarta-feira da semana passada.

Este lar de Setúbal registou, no entanto, um aumento do número de residentes internados, que é agora de 13 pessoas, mais quatro do que na semana passada.

No Lar de São José, da Santa Casa da Misericórdia, no Barreiro, houve uma diminuição significativa do número de casos ativos de covid-19, que passou de 32 na semana passada para apenas 19 casos no dia de hoje, mas continua a ter três residentes internados, tal como há oito dias.

Evolução positiva também no Lar de Nossa Senhora da Luz, em Torres Vedras, que no espaço de uma semana passou de 71 casos ativos para apenas 50 - 33 residentes e 17 funcionários -, tal como se verificou com o número de internamentos, que baixou de 20 para 12, todos residentes.

O número de pessoas infetadas também diminuiu na Casa de Saúde e Repouso da Amoreira, em Odivelas, que na semana passada tinha 77 casos ativos e quatro pessoas internadas, e hoje tem um total de 69 casos ativos - 43 residentes e 26 funcionários.

18h57 - Porto quer atribuir 54 mil euros a quem cedeu alojamento a profissionais de saúde

A Câmara do Porto quer atribuir um apoio, a título excecional, de cerca de 54 mil euros, às entidades que cederam alojamento a profissionais de saúde na linha da frente do combate à covid-19.

Na proposta a que a Lusa teve hoje acesso e que vai ser discutida na reunião do executivo municipal de segunda-feira, a maioria esclarece este apoio excecional cessará com o pagamento do período compreendido entre 17 de maio e 30 de junho, data em que foi declarado o fim do Estado de Calamidade.

Na listagem anexada à proposta constam um total de 20 entidades e alojamentos, que disponibilizaram um total de 292 quartos/apartamentos, durante 2.418 noites para um total de 148 profissionais de saúde.

18h22 - Espanha regista 42 mortos e 8.581 novos casos

Espanha contabilizou hoje 8.581 novos casos de covid-19 dos quais 3.663 diagnosticados nas últimas 24 horas, o que eleva para 479.554 o número de infetados desde o início da pandemia, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde.

O país tem mais 42 mortes com a doença notificadas nas últimas 24 horas, aumentando o total de óbitos para 29.194.

Madrid continua a ser a comunidade autónoma com o maior número de novas infeções, 2.401 nos números contabilizados hoje, mais de um quarto do total nacional, das quais 1.362 diagnosticadas nas últimas 24 horas.

Deram entrada nos hospitais com a doença desde terça-feira 1.007 pessoas, dos quais 285 em Madrid, 126 na Andaluzia e 125 na Catalunha.

Estas três regiões espanholas acumulam metade dos quase 7.000 pacientes hospitalizados em todo o país.

18h19 - PM pede aos portugueses que usem máscaras nacionais

O primeiro-ministro pediu aos portugueses para que usem máscaras reutilizáveis fabricadas em Portugal, permitindo-se desta forma proteger simultaneamente a saúde de cada um, o ambiente e os empregos nas empresas nacionais.

António Costa falava aos jornalistas em São Bento, após ter recebido em audiência representantes de associações dos setores têxtil e vestuário, que lhe ofereceram uma caixa com exemplares de alguns dos cerca de 2.500 modelos de máscaras comunitárias já certificadas e que foram produzidas por empresas portuguesas.

"É indispensável o uso da máscara. E o uso da máscara reutilizável produzida pela indústria portuguesa consegue o três em um. Sendo reutilizável é amiga do ambiente, protege-nos contra a pandemia, mas protege também os empregos daqueles que trabalham nas empresas da indústria têxtil", justificou.

António Costa acentuou que a aquisição de máscaras nacionais "protege o ambiente, protege a saúde e o emprego".

"Utilizemos estas máscaras. Há para todos os gostos e feitios. Umas mais coloridas, outras mais sóbrias, umas com mais design, outras com menos design, mas todas nos protegem contra a covid-19, todas protegem a nossa economia e o ambiente", acrescentou.

Tendo ao seu lado o presidente da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, Mário Jorge Machado, o primeiro-ministro, na sua breve intervenção, começou por agradecer "o enorme esforço de readaptação à nova realidade" deste setor produtivo nacional ao longo dos meses de pandemia da covid-19.

17h56 - OMS recomenda corticosteroides no tratamento de casos graves e críticos

A Organização Mundial da Saúde recomendou hoje a utilização de corticosteroides sistémicos no tratamento da covid-19, mas apenas para casos graves e críticos.

O novo guia para médicos sobre o uso de corticosteroides em doentes com covid-19, que foi hoje publicado, sublinha que estes fármacos não devem ser utilizados para tratar pacientes que não estejam em estado grave.

Segundo o documento, a utilização nos pacientes graves e críticos é recomendada independentemente de os doentes estarem hospitalizados.

Por outro lado, a decisão de não recomendar o uso de corticosteroides em doentes que não estejam em estado grave é justificada pela existência de evidência científica, ainda que com baixos níveis de certeza, que aponta para um potencial aumento da mortalidade entre estes doentes.

Os corticosteroides estão incluídos na lista de medicamentos essenciais da OMS, disponíveis em todo o mundo a um baixo custo.

O guia foi desenvolvido em colaboração com a fundação não-governamental MAGIC, que prestou apoio metodológico no desenvolvimento e divulgação do guia para o tratamento farmacológico da covid-19.

O documento começou a ser preparado no final de junho, quando foi publicado um relatório preliminar do ensaio RECOVERY sobre o impacto dos corticosteroides.

17h43 - Ministra da Saúde anuncia 950 médicos para o SNS

A ministra da Saúde anunciou esta tarde que foram publicados os concursos para a contratação de 950 novos médicos para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

"Estão hoje publicados em Diário da República os concursos para mais 911 médicos da área hospitalar e 39 médicos da área de saúde pública. Um total 950 postos de trabalho para profissionais médicos no SNS", disse Marta Temido, na conferência de imprensa de atualização da situação da pandemia de covid-19 em Portugal.


17h41 - Parlamento Europeu quer fim da "confusão" na resposta à pandemia

O presidente do Parlamento Europeu exortou os Estados-membros a seguirem regras comuns na resposta à pandemia da covid-19, apontando que "há demasiada confusão", que cidadãos e empresas querem ver dissipada.

Numa declaração divulgada em Bruxelas, David Sassoli diz que a União Europeia tem de "evitar o caos" e diz-se "surpreendido" por os 27 ainda não terem solicitado ao executivo comunitário que desempenhe efetivamente "um papel ativo de coordenação ao definir regras comuns".

"Os cidadãos e as empresas esperam uma resposta comum, regras claras sobre como atuar, e transparência sobre como são definidas as regiões de risco. A situação é grave. Apenas a coordenação pela Comissão Europeia pode garantir que as disposições sejam uniformizadas e que as intervenções evitem a discriminação e respondam à necessidade de todos os cidadãos da UE de terem um quadro bem definido", defende o presidente da assembleia.

Para Sassoli, de modo a prevenir o "caos", é "urgente que os governos nacionais, que são responsáveis pela política de saúde, peçam à Comissão Europeia para desempenhar um papel ativo de coordenação ao definir regras comuns", o que, argumenta, já deveria ter acontecido, "como os cidadãos esperam".

"Ainda estamos no meio de uma emergência e só regras claras a nível da UE podem permitir uma resposta eficaz à maior propagação da covid-19", conclui o presidente do Parlamento.

17h39 - Dezoito utentes de lar em Santarém que testaram negativo vão ser transferidos

Os 18 utentes do lar na Póvoa de Santarém onde foi detetado um surto de covid-19 que não testaram positivo vão ser transferidos ao final da tarde para um lar em Fátima, revelou o presidente da Câmara de Santarém.

Em declarações à agência Lusa, Ricardo Gonçalves (PSD) explicou que a Casa de Repouso Fonte Serrã conta atualmente com 55 casos positivos, dos quais 42 são utentes e 13 funcionários, após um agravamento da situação.

"Onze utentes estão no Hospital Distrital de Santarém (HDS), nove utentes estão no Centro Hospitalar do Médio Tejo (em Abrantes) e há 22 utentes positivos que ainda estão no lar", indicou, adiantando que "hoje, ao final da tarde, vão ser retirados os 18 utentes que não testaram positivo".

De acordo com o autarca, as decisões foram tomadas pelas entidades de saúde (saúde pública, saúde hospitalar e saúde familiar), tendo sido discutidas na comissão distrital da Proteção Civil.

"Irão ficar 22 utentes (infetados) na Fonte Serra, sendo certo que a dificuldade que existia para os diretores e para os proprietários do lar - relembro que é um lar privado - tinha a ver com o facto de terem muitos funcionários que estavam infetados", salientou.

17h35 - PSD quer moratórias bancárias por mais um ano

O PSD defende que o Governo deve iniciar negociações com a Autoridade Bancária Europeia (EBA, na sigla em inglês) com vista à prorrogação das moratórias bancárias de março para setembro de 2021, segundo um documento hoje divulgado.

De acordo com as propostas do PSD para o sistema financeiro português, divulgadas hoje pelo Conselho Estratégico Nacional (CEN) do partido e assinadas pelo economista Joaquim Miranda Sarmento, presidente do organismo, o Governo deve negociar com a EBA o aumento do prazo das moratórias, que atualmente têm como data de fim o dia 31 de março de 2021.

"O Governo deverá iniciar imediatamente negociações com o regulador Europeu (EBA) para ser permitido prolongar o regime das moratórias até setembro de 2021 (apenas para capital em dívida e não juros e comissões), para as famílias e particulares e para os sectores económicos mais afetados pela crise económica (identificados já pela Comissão Europeia, nomeadamente o turismo, têxtil, calçado, automóvel, entre outros)", pode ler-se no documento hoje divulgado pelo PSD.

O partido liderado por Rui Rio sugere ainda a adoção de "medidas que reforcem as capitalização das empresas" - que afirma já ter apresentado em abril e junho - considerando ainda "incompreensível que o Governo continue a ignorar a capitalização das empresas e os mecanismos ao dispor no BEI - Banco Europeu de Investimentos".

17h27 - Reino Unido com mais 1.508 infeções e 10 mortes

O Reino Unido registou 10 mortes e 1.508 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, um aumento relativamente à véspera, informou hoje o ministério da Saúde britânico. Na terça-feira tinham sido registadas três mortes e 1.295 novos casos.

O total acumulado desde o início da pandemia de covid-19 é agora de 41.514 mortes e 338.676 casos de contágio. De acordo com a informação disponível, 797 pacientes encontram-se hospitalizados, dos quais 82 em camas com ventilador.

O país tem vindo a registar uma subida na curva epidémica, com um aumento sustentado de casos, pelo que as autoridades mantiveram restrições e impuseram novas medidas em certas localidades.

Em Glasgow, East Renfrewshire e West Dunbartonshire, está proibido desde terça-feira o convívio de diferentes agregados familiares dentro de casa, afetando cerca de 800 mil pessoas.

Entretanto, o governo inverteu a decisão de levantar restrições em Bolton e Trafford, no norte de Inglaterra, devido a um aumento do número de casos naquelas áreas e determinou que os residentes não podem encontrar pessoas fora dos seus agregados dentro de casa ou em jardins.

Bolton tem uma das taxas de infeção mais altas da Inglaterra, com 66,6 novos casos por 100.000 habitantes.

17h25 - CDS-PP exige respostas ao Governo sobre ano letivo

O presidente do CDS-PP acusou esta quarta-feira o Governo de manter um silêncio irresponsável e sinistro sobre as normas de segurança para o novo ano letivo e exigiu respostas com urgência a um conjunto de perguntas.

16h55 - Râguebi propõe à DGS usar variante 'Tag' para retomar formação

A Federação de râguebi (FPR) vai propor à Direção-Geral da Saúde (DGS) que todas as competições de formação da modalidade passem a disputar-se na variante 'Tag', de forma a prevenir o contágio da covid-19, anunciou o organismo.

O 'Tag Rugby' é uma variante de contacto mínimo, sem disputa de alinhamentos ou 'mêlées', onde os jogadores transportam à cintura duas fitas penduradas, seguradas por velcro, que ao serem arrancadas por um adversário se considera que o jogador foi placado.

A iniciativa tem em vista desbloquear o impedimento que recai sobre treinos e competições dos escalões jovens de râguebi, que ficaram de fora das orientações para a retoma das modalidades coletivas divulgadas na semana passada pela DGS.

Nesse sentido, o presidente da FPR, Amado da Silva, garantiu à agência Lusa que "foi já solicitada", mais uma vez, "uma reunião com a Direção-Geral da Saúde".

A variante 'Tag' já é utilizada nos convívios de sub-8, sub-10 e sub-12, sendo vista como uma alternativa para permitir algum tipo de competição aos escalões superiores, de sub-14 (pré-competição), sub-16 e sub-18 (competição) "na esperança de poder vir a retomar as regras habituais nas fases finais", mas sempre "dependendo da evolução da pandemia".

"Temos de reunir com a DGS para entenderem que na variante de 'Tag' não há contacto e não faz qualquer sentido estar incluída no grupo de modalidades de alto risco de contágio. Temos de esperar pela autorização do governo, mas acreditamos que não vamos passar meses a fio sem que haja desporto jovem".

16h53 - Râguebi adapta-se à pandemia

Os clubes da Divisão de Honra de râguebi, principal escalão competitivo português, aprovaram a criação de uma Fase Regional no campeonato para evitar longas deslocações e contaminação de covid-19 entre cidades, anunciou a Federação (FPR).

Em declarações à agência Lusa, o presidente da FPR explicou que a Fase Regional vai substituir a prevista Fase de Apuramento, com quatro grupos de três equipas (em vez de três grupos de quatro clubes), considerando também a sua localização geográfica e não apenas a classificação da época passada.

Desta forma, os grupos passam a ser formados por Belenenses, Cascais e Benfica (Grupo A), Técnico, Cascais e Montemor (Grupo B), Direito, Agronomia e São Miguel (Grupo C), e Académica, CDUP e CRAV (Grupo D).

"Apuram-se para o Grupo do Título os primeiros classificados de cada grupo e os quatro segundos jogam uma eliminatória única para definir as seis melhores equipas. Todas as outras seis jogarão o Grupo da Descida", esclareceu Carlos Amado da Silva.

Desta forma, "mantêm-se as datas" previstas para o início da competição sénior, que deverá arrancar no fim de semana de 26 e 27 de setembro e será disputada, "pelo menos inicialmente", com "restrições de público nos estádios".

16h50 - DGS deu parecer favorável a público na Fórmula 1

Com o Grande Prémio de Portugal a realizar-se em Portimão, de 23 a 25 de outubro, foi "dado o parecer favorável" para a presença de público no evento, como há muito foi confirmado.

"À Fórmula 1 demos o parecer favorável. Até houve já um evento que serviu de piloto à Fórmula 1, as Superbikes, em 07 de agosto. Foi teste para ver como era o comportamento do público nas bancadas", recordou Graça Freitas.

A diretora-geral da Saúde sublinhou que este tipo de situações são "negociadas e dizem respeito a aspetos técnicos, regras de segurança e à vontade dos organizadores".

16h49 - Regresso do público às bancadas de futebol depende do contexto

A diretora-geral da Saúde garante que "não existe nenhum tabu, nem preconceito contra o futebol", mas salienta que é preciso identificar o atual contexto, face à pandemia de covid-19, para os estádios voltarem a ter público.

Na conferência de imprensa de hoje para atualização de informação sobre a pandemia de covid-19 em Portugal, Graça Freitas fez questão de explicar também o porquê de setembro ser um mês de um "grande desafio".

"Não há aqui nenhum tabu, nem nenhum preconceito contra o futebol, é obvio. Temos é que ver o contexto em que estamos. Temos de ver como acontece a retoma das aulas e ver o início do outono e do inverno. Público nos jogos de futebol é considerado uma atividade desejada, mas temos de ter estas cautelas. É importante que se diga este faseamento das questões", justificou.

Graça Freitas reforçou que "a retoma das atividades deve ser feita de forma faseada", sendo que no período entre 14 e 17 de setembro "vai haver uma movimentação de milhares e milhares de pessoas e uma alteração da epidemiologia da doença própria do inverno".

A I Liga terá início no fim de semana de 19 e 20 de setembro, uma semana depois do arranque da II Liga, sendo que ambas as competições profissionais terminam no dia 19 de maio de 2021.

16h43 - Moçambique com mais dois óbitos e total de 4.117 infetados

O país registou mais dois óbitos por covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para 25, num dia em que se registaram mais 78 novas infeções e o acumulado de casos subiu para 4.117, informou o Ministério da Saúde.

Do total de casos, 3.851 são de transmissão local e 266 são importados.

"Os casos hoje reportados encontram-se em isolamento domiciliar e decorre o processo de mapeamento dos seus contactos", refere o comunicado.

O Ministério da Saúde anunciou ainda que mais 45 pessoas foram dadas como recuperadas, elevando o total para 2.328 (56%), enquanto outras 20 pessoas estão internadas.

A cidade de Maputo, capital do país, regista o maior número de infeções ativas (1.015), seguida da província de Cabo Delgado (188) e Nampula (187). As restantes regiões contam menos de 180 casos ativos.

16h25 - Governo de Cabo Verde leva uso de máscaras na via pública ao Parlamento

O Governo cabo-verdiano vai agendar um debate com urgência no parlamento sobre o uso obrigatório de máscaras na via pública, de proteção à transmissão da covid-19, após ter sido estabelecido como um "dever cívico".

16h07 - Mais de 857 mil mortos e 25,8 milhões de infetados

A pandemia de covid-19 causou pelo menos 857.824 mortos e 25.807.000 infetados, segundo o mais recente balanço feito pela agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais. De acordo com este balanço, pelo menos 16.842.600 doentes ficaram curados.

A AFP ressalva que o número de casos de covid-19 diagnosticados reflete uma parte do número real de contágios, uma vez que certos países apenas rastreiam as situações graves e outros, como os mais pobres, têm capacidades de despistagem limitadas.

Comparativamente a terça-feira, registam-se hoje mais 6.262 mortos e mais 262.790 infeções confirmadas. Os países com mais novos óbitos são o Brasil (1.215), os Estados Unidos (1.090) e a Índia (1.045).

Segundo dados contabilizados pela universidade norte-americana Johns Hopkins, os Estados Unidos são o país mais afetado, tanto em número de mortos como de casos de infeção confirmados (184.689 mortos em 6.076.281 infetados).

Na lista dos países mais atingidos pela pandemia seguem-se o Brasil (122.596 mortos em 3.950.931 infetados), a Índia (66.333 mortos em 3.769.523 infetados), o México (65.241 mortos em 606.036 infetados) e o Reino Unido (41.504 mortos em 337.168 infetados).

Considerando a população, o Peru é o país com mais mortos, 88 por 100 mil habitantes, seguindo-se Bélgica (85), Espanha (62), Reino Unido (61) e Chile (59).

Por regiões e continentes, a América Latina e as Caraíbas surgem no topo, ao totalizarem, às 12:00 de hoje, 280.367 mortos em 7.437.660 casos de infeção confirmados.

Depois, surgem Europa (216.403 mortos, 4.025.582 casos), Estados Unidos e Canadá (193.854 mortos, 6.205.463 casos), Ásia (99.555 mortos, 5.332.109 casos), Médio Oriente (36.873 mortos, 1.515.498 casos), África (30.065 mortos, 1.261.375 casos) e a Oceânia (707 mortos, 29.320 casos de infeção confirmados).

A China, onde começou a pandemia, confirma oficialmente (sem incluir os territórios de Hong Kong e Macau) 85.066 infeções, das quais oito novas entre terça e quarta-feira, 4.634 mortos (sem alterações face ao balanço anterior) e 80.234 doentes curados.

15h29 - Cabo Verde prorroga estado de calamidade em Santiago e Sal e declara no Fogo

O Governo cabo-verdiano prorrogou hoje a situação de calamidade nas ilhas de Santiago e Sal, e declarou-a na ilha do Fogo até 31 de outubro, como forma de reforçar as medidas de contenção da propagação do novo coronavírus.

O anúncio foi feito pelo ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, que anunciou ainda um conjunto de medidas restritivas ao funcionamento das atividades que propiciam o ajuntamento de pessoas, embora menos intensas, permitindo, por exemplo, a reabertura da atividade balnear na ilha de Santiago mais de cinco meses depois.

As novas medidas vão entrar em vigor na quinta-feira, após publicação no Boletim Oficial.

15h12 - Fechar escolas deve ser última medida a adotar, diz Centro europeu de doenças

A diretora do Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) defendeu hoje que o encerramento das escolas na Europa devido à Covid-19 deve ser "a última medida a adotar", devido ao impacto na educação das crianças.

"As escolas são uma parte essencial da sociedade e vida das crianças [...] e, por isso, concluímos que fechar as escolas deve ser a última medida a adotar, se necessário", para conter a pandemia, afirmou Andrea Ammon.

A responsável destacou que, "no caso de países que reabriram as escolas mais cedo", após o confinamento geral na Europa, "não se registaram aumentos nos contágios" nestes estabelecimentos de ensino.

Acresce que "as crianças raramente são afetadas pelo vírus e isso manteve-se durante todos estes meses" de Covid-19 na Europa, acrescentou Andrea Ammon, ilustrando que "menos de 5% das pessoas infetadas têm menos de 18 anos".

Para evitar focos de infeção, Andrea Ammon frisou que "as escolas não podem abrir como dantes", devendo agora "seguir medidas como o distanciamento físico, a higiene das mãos, o fim de aglomerados e a introdução de horários rotativos".

15h07 - Alemanha com 1.256 novos casos e 11 mortes num dia considera novas medidas

As autoridades alemãs identificaram, nas últimas 24 horas, 1.256 novos casos de Covid-19 e 11 vítimas mortais, e consideram a hipótese de agir com novas medidas a nível local e regional caso os números piorem.

Em declarações feitas hoje aos jornalistas, Jens Spahn, ministro da Saúde da Alemanha, garantiu que “não haverá novas medidas generalizadas” para conter a pandemia de Covid-19, como as tomadas anteriormente e aplicadas a todo o país, mas sim ao nível local e regional.

Spahn realçou que as regras adotadas em março, como o encerramento de lojas, ou escolas e jardins-de-infância, foram “necessárias” na altura, ainda que “difíceis” de estipular. O ministro da Saúde argumentou ser atualmente “mais fácil tomar de decisões” porque “a informação é maior”.

A Alemanha contabiliza, desde o início da pandemia, um total de 244.855 casos, 219.100 já foram considerados curados, e 9.313 vítimas mortais.

15h05 - Diagnosticados dois novos casos nos Açores

Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, dois novos casos de Covid-19, um na ilha de São Miguel e outro na ilha Graciosa, detetados na sequência das 1.382 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região.

A informação é hoje avançada no relatório diário da Autoridade de Saúde Regional, que indica que o caso diagnosticado na ilha de São Miguel se refere a um homem, com 49 anos, que desembarcou na região em 25 de agosto "proveniente do continente europeu, tendo obtido teste de despiste ao vírus SARS-CoV-2 negativo à chegada e teste de despiste após o sexto dia positivo para a Covid-19".

Quanto ao caso positivo diagnosticado na ilha Graciosa, a autoridade açoriana adianta que se trata de um homem, com 31 anos, "a quem havia já sido diagnosticada a doença Covid-19 durante a sua estada em território continental, tendo sido dado como recuperado pelas autoridades de saúde correspondentes, sendo atualmente considerado como portador de remanescências do vírus e, portanto, não contagioso".

14h55 – Público nos estádios na próxima época depende do contexto após o início das aulas e do outono

Graça Freitas afirmou que a retoma das atividades e competições desportivas “correu muito bem”, com um “árduo trabalho” entre a DGS, os clubes e as federações desportivas.

“Foi um comportamento exemplar, que permitiu passar esta fase de retoma, fazer as competições e não ter surtos associados”, explicou. “Indentificou-se precocemente casos, procedeu-se de acordo com o protocolo e, de facto, a retoma da atividade do futebol na época passada correu muito bem”.

Quanto à nova época, a diretora-geral lembra que a partir de 14 de setembro vai começar a haver mais “movimentação populacional” e uma alteração da epidemiologia da doença “própria do inverno”.

“Não há nenhum preconceito contra o futebol”, frisou Graça Freitas. “Temos é de ver o cotexto em que estamos e, portanto, temos de ver como corre a retoma das aulas (…) e como é o início do outono e do inverno” para poder avaliar a possibilidade de haver público nos estádios de futebol.

14h50 – Vão ser contratados 950 médicos para o SNS

Questionada sobre as queixas de alguns hospitais do país, nomeadamente em Beja, Évora ou Santarém, sobre a falta de pessoal, a ministra da Saúde avançou que serão realizadas 950 novas contratações para o Serviço Nacional de Saúde

Esta quarta-feira foi publicado em Diário da República concurso para “mais 911 médicos da área hospitalar” e 39 da área da Saúde Pública, pormenorizou Marta Temido.

A ministra garantiu que têm sido acompanhadas as dificuldades de algumas instituições, em particular em especialidades como a de pediatria, devido à falta de profissionais.

14h44 – Há 23 lares com surtos ativos em todo o país

Relativamente aos surtos de Covid-19 em lares, Graça Freitas referiu que, neste momento, há 23 lares em todo o país com surtos ativos. Na região Norte há quatro lares com surtos e em Lisboa e Vale do Tejo há 19, incluindo o de Reguengos de Monsaraz, esclareceu a diretora-geral.

14h42 – Cinco casos na Maternidade Alfredo da costa

A ministra da Saúde adiantou em conferência de imprensa que se registaram cinco casos de Covid-19 na Maternidade Alfredo da costa, em Lisboa.

Trata-se de dois enfermeiros e três assistentes operacionais “com uma ligação conhecida”.

O “surto ainda está em investigação” e já estão a ser tomadas todas as medidas de precaução necessárias na maternidade, pelo que não se espera que surjam mais casos.

14h35 – DGS está a preparar referencial “de preparação” para casos de Covid-19 nas escolas

Sobre a retoma da atividade escolar e o início do novo ano letivo, Graça Freitas afirmou que a Direção-Geral da Saúde está “perfeitamente” alinhada “com a Organização Mundial de Saúde” e por isso as autoridades responsáveis concluíram que “as aulas deviam começar e deviam ser o mínimo possível afetadas”.

“A atividade letiva é muito importante para o desenvolvimento das crianças”, reforçou a diretora-geral da saúde.

Ainda durante o mês de junho, a DGS e as direções-gerais do Ministério da Educação “trabalharam numa série de orientações que foram divulgadas às escolas no dia 3 de julho”. Estas estão disponíveis no site da DGS, esclarece Graça Freitas, e “permitiram que as escolas se fossem preparando”.

No entanto, Graça Freitas relembra que “não há risco zero e que nos temos de preparar”.

“É esse referencial de preparação que estamos a fazer neste momento e que se destina a três situações diferentes: se há um caso suspeito na escola; se há um caso positivo na escola; ou se há um surto na escola”, continuou a diretora-geral.

Graça Freitas garante que está a ser ultimado um referencial que permite “atuar com uma cadeia de comunicação simples perante um caso suspeito, um caso confirmado ou um surto”.

14h33 – Surto em lar do Porto fez 16 óbitos

A ministra da Saúde falou sobre o surto no lar Residência Montepio, no Porto, que foi conhecido pelas autoridades de saúde a 27 de julho.

Segundo a responsável do Governo, o surto fez 29 infetados entre mais de 100 utentes do lar. Desse número, 26 foram hospitalizados. Houve até ao momento 16 óbitos e está atualmente em curso um novo rastreio.

14h28 – Regras mais específicas para as escolas estão a ser preparadas

Questionada sobre as regras que estão a ser definidas para as escolas, e cuja demora tem sido criticada, a ministra da Saúde explicou que “há um conjunto de processos que estão praticamente ultimados”.

“Mas nós também estamos a procurar acompanhar aquilo que é a preparação e a evidência que vem de outros países”, justificou, acrescentando que em breve serão definidas regras mais específicas.

O princípio geral das regras para as escolas será aquele divulgado pela Organização Mundial da Saúde: que “as necessidades escolares e educativas deverão ser o mínimo afetadas e interrompidas neste contexto difícil em que vamos trabalhar”, declarou Marta Temido.

14h15 – Portugal com 177 surtos ativos

Na habitual conferência de imprensa das autoridades de saúde, esta quarta-feira, Marta Temido avançou que existem 177 surtos ativos no país: 86 no Norte, nove no Centro, 61 em Lisboa e Vale do Tejo, nove Alentejo e 12 no Algarve.

De acordo com a ministra da Saúde, 72 por cento dos infetados desde o início da pandemia recuperaram da doença.

A taxa de incidência a sete dias é, neste momento, de 22,9 novos casos por 100 mil habitantes, o que revela uma “tendência crescente”, explicou Temido.

O RT também revelou, entre 24 a 28 de agosto, uma “tendência ligeiramente crescente” situando-se em 1,16.

A ministra destacou que esta quarta-feira se assinalam os seis meses desde os primeiros dois casos registados no país e fez um breve balanço sobre a crise pandémica, frisando que o Serviço Nacional de Saúde e a rede de serviços com os quais colabora “garantiram a resposta às necessidades assistenciais a todos os residentes em Portugal”.

“Hoje estamos melhor preparados para enfrentar um eventual recrudescimento da pandemia”, considerou Marta Temido. “Temos mais recursos, organização, experiência e conhecimento”, sendo que “valeu a pena investir em meios materiais e em meios humanos”.

14h04 - Europa perto do número de contágios que tinha no pico da pandemia

A diretora do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) alertou hoje que a Europa está perto de atingir o número de casos de Covid-19 que registava no pico da pandemia, em março, dado os aumentos.

"O vírus não andou a dormir durante o verão, não tirou férias, e o que verificamos esta semana é que a taxa de notificação [de casos de Covid-19] na União Europeia e no Reino Unido está agora nos 46 por 100 mil habitantes", observou Andrea Ammon.

Falando numa audição, por videoconferência, na comissão de Saúde Pública do Parlamento Europeu, em Bruxelas, a responsável observou que esta taxa "já esteve abaixo dos 15" por 100 mil habitantes, pelo que "existe um aumento" do número de infeções na Europa.

"Estamos a assistir a este aumento há já cinco semanas e, embora tenha sido um aumento mais lento do que o verificado em março, estamos quase a chegar aos números de março", avisou Andrea Ammon.

Andrea Ammon realçou, também, que no início de agosto "eram os mais jovens que estavam a ser mais afetados", o que se demonstrava pelo baixo número de hospitalizações na Europa.

Porém, essa situação mudou: "Agora vemos que a população mais velha está a ser mais afetada, o que é demonstrativo de um aumento nos contágios".

13h47 – Portugal com 390 novos casos e três mortes nas últimas 24 horas

Foram registados mais 390 casos de infeção por Covid-19 em Portugal das últimas 24 horas, elevando o total do país para 58633 desde o início da pandemia.

Há ainda a registar mais três óbitos, todos em Lisboa e Vale do Tejo, para um total nacional de 1827.

Mais 129 pessoas foram dadas como recuperadas, sendo agora 42233 no total.

Dos novos casos de infeção, 184 foram registados na região Norte, 23 no Centro, 168 em Lisboa e Vale do Tejo, dois no Alentejo, 11 no Algarve, um nos Açores e outro na Madeira.

13h36 - CDS-PP acusa Governo de "silêncio irresponsável" e exige respostas sobre ano letivo

O presidente do CDS-PP acusou hoje o Governo de manter um "silêncio irresponsável e sinistro" sobre as normas de segurança para o novo ano letivo e exigiu respostas com urgência a um conjunto de perguntas.

Em conferência de imprensa, Francisco Rodrigues dos Santos perguntou, por exemplo, "quais são os procedimentos e as regras para proteger os alunos, professores e funcionários que são pertencentes aos grupos de risco" face à pandemia de Covid-19 e se "o Governo já sabe quem são e quantos são".

"Nenhuma família sabe, neste momento, quais são as regras para o início do ano letivo e os sentimentos reinantes são a insegurança, o receio e a incerteza", declarou o presidente do CDS-PP, reiterando a ideia de que o executivo chefiado por António Costa "está em serviços mínimos" e parece "continuar de férias".

Outra questão colocada foi "qual é o protocolo de segurança em caso de contágio numa escola". Francisco Rodrigues dos Santos referiu que "ainda nenhum português sabe como proceder, quais são os mecanismos a adotar e qual é que é o papel e o envolvimento das autoridades de saúde nesse mesmo processo".

13h17 - Sindicato anuncia pré-aviso de greve para os primeiros dias de aulas

O Sindicato de Todos os Professores (STOP) anunciou hoje um pré-aviso de greve de docentes e funcionários para os primeiros dias de aulas caso não estejam garantidas condições de segurança que minimizem riscos de contágio de Covid-19.

Em declarações à Lusa, o coordenador nacional do STOP, André Pestana, revelou que entregou pré-avisos de greve para os dias 14 a 17 de setembro, de forma a “garantir a segurança de alunos, professores e funcionários que vão regressar às escolas e que são mais de um milhão”.

As aulas começam entre os dias 14 e 17 de setembro, em plena pandemia de Covid-19, tendo sido emitidas várias orientações por parte do Ministério da Educação (ME) e da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre o funcionamento dos estabelecimentos de ensino, desde regras de segurança e higiene, até ao distanciamento e etiqueta respiratória.

12h15 - Associações humanitárias de bombeiros isentas de IVA no material de combate à pandemia

As associações humanitárias de bombeiros passam a estar isentas do IVA na aquisição de material para combate à pandemia, segundo um despacho publicado hoje, abrangendo ainda esta isenção todas as entidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados.

"Atendendo às funções desempenhadas e inerentes à sua natureza jurídica, ficam agora expressamente incluídas as associações humanitárias de bombeiros" na lista de entidades que beneficiam da isenção do IVA na compra de equipamento necessário para o combate à Covid-19, lê-se no despacho n.º 8422/2020, publicado hoje em Diário da República.

O diploma vem alargar esta isenção fiscal - recentemente prolongada até 31 de outubro - "a entidades que, não detendo licenciamento das respostas sociais ou acordo de cooperação para o desenvolvimento de respostas sociais, assumem a prossecução de fins caritativos ou filantrópicos, mediante a demonstração da utilização dos bens em causa para os fins previstos na lei".

O despacho - que entra em vigor na quinta-feira, com efeitos desde 30 de janeiro passado - esclarece ainda que estão abrangidas pela isenção "todas as entidades integrantes da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados".

Em causa estão dispositivos médicos como respiradores e ventiladores e outros itens hospitalares e médicos como monitores, bombas, tubos, capacetes, máscaras, sistemas de sucção, humidificadores, laringoscópios ou estações de monitorização.

12h12 - Trinta e dois militares da GNR na Madeira com teste negativo após contacto com caso ativo

Trinta e dois militares da Guarda Nacional Republicana na Madeira foram testados na terça-feira para despiste da Covid-19, depois de um elemento ter acusado positivo, e tiveram resultados negativos, disse hoje o comando territorial do arquipélago.

"Um militar do Comando Territorial de Madeira acusou positivo à Covid-19, num teste realizado no passado sábado, dia 29 de agosto, tendo ficado desde logo em isolamento", pode ler-se na nota divulgada.

Na sequência deste caso, "foram testados 32 militares daquela unidade, pelo Instituto de Administração da Saúde (IASAUDE)", nomeadamente os elementos que mantiveram contacto com o militar infetado, ainda que não tenham apresentado qualquer sintoma".

"Todos os militares tiveram o resultado do teste negativo", assegura o Comando Territorial da Madeira.

12h00 - Primeiro caso confirmado em campo de refugiados de Moria, na Grécia

A Grécia anunciou hoje o primeiro caso de contaminação por Covid-19 no campo de refugiados de Moria, o principal do país, na ilha de Lesbos, onde permanecem mais de 13 mil pessoas em condições precárias.

"Um cidadão da Somália foi `testado como positivo`", disse à France-Presse uma fonte do ministério grego das Migrações.

O doente tinha estado em Atenas e regressou recentemente à ilha de Lesbos, de acordo com a mesma fonte.

Em julho, um refugiado, originário do Iémen e com 35 anos, foi detetado como contaminado com Covid-19 no campo da ilha de Chios.

A Grécia anunciou hoje o prolongamento - até ao dia 15 de setembro - do período de confinamento imposto aos refugiados que se encontram nos campos.

No país encontram-se mais de 24 mil requerentes de asilo, que permanecem em instalações insalubres e lotadas.

De acordo com as autoridades, os refugiados que chegam à Grécia são sujeitos a uma "quarentena" em "estruturas separadas" para que seja evitada a propagação de SARS-CoV-2.

11h55 - China condena a dois anos de prisão homem que infringiu quarentena

A China condenou um homem diagnosticado com Covid-19 a dois anos de prisão por ter escapado à quarentena, após ter regressado de Wuhan, a cidade onde o novo coronavírus foi detetado pela primeira vez.

O Tribunal do distrito de Jingyang, na província de Sichuan, sudoeste da China, considerou o homem, de sobrenome Guo, culpado de "obstruir os esforços de prevenção e controlo de doenças infecciosas", condenando-o a dois anos de prisão, revelou a própria instância jurídica, em comunicado.

Guo voltou à sua terra natal depois de ter estado a trabalhar em Wuhan, até ao dia 22 de janeiro, na véspera de a cidade ter sido colocada sob quarentena, com entradas e saídas interditas.

Segundo o tribunal, o homem foi instruído a ficar confinado em casa, como parte das medidas de prevenção em vigor na altura, mas infringiu o regulamento e, na noite seguinte, visitou uma sala de jogos.

No dia 26, "Guo desenvolveu febre e tosse e foi diagnosticado com a covid-19", assim como outras pessoas que passaram a noite com ele.

Duas aldeias tiveram de ficar em quarentena devido a Guo, segundo o tribunal, que o responsabilizou pela propagação do vírus: "Pediram-lhe para ficar em casa e não ficou. Fez com que centenas de pessoas ficassem isoladas".

Em fevereiro deste ano, o ministério Público da China informou que ia impor "punições mais severas" aos pacientes da Covid-19 e outros portadores do patógeno "que intencionalmente espalharam o vírus, ao recusaram-se a ficar em quarentena, fugirem ou usarem transportes públicos".

11h46 - TAP retoma voos para a Guiné-Bissau ao sábado

A Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) retoma no sábado os voos comerciais para a Guiné-Bissau, interrompidos desde março devido à pandemia do novo coronavírus, disse hoje fonte da empresa.

"A TAP retoma os voos aos sábados durante o mês de setembro", afirmou a mesma fonte.

Inicialmente, a companhia só vai realizar um voo por semana.

No sítio na Internet da TAP já é possível comprar bilhetes de ida e volta Lisboa - Bissau - Lisboa.

Para viajar para Bissau, os passageiros são obrigados a apresentar um teste negativo para Covid-19.

Os voos comerciais para a Guiné-Bissau foram suspensos na sequência do fecho da fronteira no país em março devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

10h55 - Lar em Póvoa de Santarém com 52 pessoas infetadas

O Centro de Repouso e Lazer Fonte Serrã, na Póvoa de Santarém, tem 52 pessoas infetadas, entre elas 41 utentes e 11 funcionários.
A informação foi adiantada esta manhã à Antena 1 pela Proteção Civil de Santarém.

As autoridades de Saúde e da Segurança Social, juntamente com a Proteção Civil, estão a planear transferir todos os utentes da instituição, isto depois da direção ter pedido o encerramento imediato do lar.

O coordenador da Proteção Civil Municipal de Santarém, José Guilherme, adianta que os utentes que não estão infetados, serão os primeiros a serem retirados da instituição, quanto aos restantes o planeamento ainda está a ser feito.


10h33 - Seis meses de pandemia em Portugal. O que mudou na economia?

Já são seis meses de adaptação e aprendizagem a viver em pandemia. A covid-19 chegou oficialmente a Portugal há seis meses e instalou-se nas rotinas diárias dos portugueses.

O surto trouxe consequências sociais, económicas com as quais o país tem de lidar, a par do vírus.


10h30 - África passa os 30 mil mortos e um milhão de recuperados

África passou hoje a barreira dos 30 mil mortos devido à covid-19 e o número de recuperados é já superior a um milhão, de acordo com os números mais recentes da pandemia no continente.

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas registaram-se nos 55 Estados-membros da organização 242 mortes e o número de recuperados (15.353) foi mais do que o dobro dos novos casos (6.995).

No total, o continente soma 30.075 mortes e 1.001.156 doentes recuperados e um acumulado de 1.259.547 casos de infeção.

O maior número de casos e mortos continua a registar-se na África Austral, com 674.466 infeções e 15.273 mortos. Só a África do Sul, o país mais afetado do continente, contabiliza 628.259 casos e 14.263 vítimas mortais.

10h15 - Madrid acumula um terço dos casos positivos da última semana em Espanha

Madrid, onde se concentram 14 por cento da população de Espanha, acumulou na última semana quase um terço de todos os casos positivos de Covid-19 nesse país: das mais de 49 mil novas infeções detetadas nos passados sete dias, cerca de 15 mil encontram-se na capital espanhola. A capital destaca-se ainda nas hospitalizações. O executivo de Pedro Sanchéz já manifestou preocupação, mas garantiu que as medidas necessárias estão a ser tomadas.

Para além de liderar o número de novas infeções na última semana, Madrid possui o maior número de hospitalizações: cerca de 30 por cento (6807) das pessoas internadas devido à Covid-19 em Espanha estão nessa região, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

9h40 - Santuário de Fátima prevê despedir até 50 trabalhadores

O Santuário de Fátima tem em curso um plano de reestruturação que prevê o despedimento de até 50 trabalhadores devido à queda abrupta nas receitas causadas pela epidemia de covid-19, disse a porta-voz do espaço.

Em declarações à Lusa, Carmo Rodeia adiantou que o Santuário de Fátima iniciou um plano de restruturação interna que visa a redução de postos fixos devido à queda abrupta do número de peregrinos, sobretudo estrangeiros, devido à covid-19.

"Informou-se os trabalhadores da situação e deu-se a possibilidade de refletirem sobre a sua situação contratual de forma voluntária. Por isso é prematuro estarmos a falar em números concretos para a redução de postos, mas no final do processo estamos em crer que não chegará à meia centena", disse, adiantando que o Santuário tem atualmente 308 colaboradores.

Carmo Candeia explicou que a pandemia causou inúmeros constrangimentos na vida das pessoas e uma crise económica em todos os setores e o turismo não foi exceção, especialmente o turismo religioso.

9h00 - Espanha com mais 30 mil desempregados em agosto

O número de desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego em Espanha aumentou em 29.780 pessoas em agosto, atingindo um total de 3.802.814, revelou hoje o Ministério da Segurança Social espanhol.

Este incremento no número de pessoas sem trabalho é o menor num mês de agosto desde 2016, mas há mais 737.000 desempregados do que há um ano.

Por outro lado, o número de pessoas inscritas na Segurança Social no último dia de agosto foi de 18.792.376, o que significa um aumento de 6.822 durante esse mês.

Trata-se do quarto aumento consecutivo do emprego após a crise provocada pela covid-19.

8h35 - Tailândia cumpre 100 dias sem casos locais

A Tailândia cumpre hoje 100 dias sem registar contágios locais de covid-19, depois de instaurar medidas estritas para combater a pandemia, incluindo o encerramento das fronteiras.

As autoridades tailandesas anunciaram hoje mais oito casos do novo coronavírus, todos importados, de países como os Estados Unidos, Austrália e Japão, elevando o total acumulado desde janeiro para 3.425 infeções, além de 58 mortes. Estes números fazem da Tailândia um dos países menos afetados no mundo pela pandemia.

A Tailândia foi o primeiro país a detetar, em janeiro, uma infeção de covid-19 fora da China.

8h29 - Índia ultrapassa México em número de mortos e é terceiro no mundo

A Índia registou 1.045 mortes provocadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total desde o início da pandemia para 66.333 óbitos e ultrapassando o México, com 65.241, segundo o balanço mais recente.

O país, que já era o terceiro do mundo com o maior número de infeções, atrás dos Estados Unidos e Brasil, passou agora a ser também o terceiro com o maior número de mortos, depois daqueles dois países.

A Índia voltou a ultrapassar os 78 mil casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de infeções para 3,7 milhões desde o início da pandemia, de acordo com dados do Ministério da Saúde indiano.

Nas últimas 24 horas, o país registou 78.357 novos casos, ligeiramente abaixo do balanço do dia anterior, segundo o Ministério da Saúde.
A Índia é atualmente o país com a mais rápida propagação da doença no mundo, tendo batido em 30 de agosto o recorde mundial de novas infeções num só dia, com 78.761 contágios, e ultrapassando as 78 mil novas infeções diárias há vários dias.

8h20 - Governo norte-americano não vai participar em esforço global conjunto para vacina

A Administração Trump anunciou que fica de fora da iniciativa global para desenvolver, produzir e distribuir equitativamente uma vacina contra a covid-19, um esforço conduzido pela Organização Mundial de Saúde.

No mês passado, a OMS revelou que 170 países iriam participar.

Chamado a confirmar esta informação publicada pelo Washington Post, um porta-voz da Casa Branca justificou a opção com o facto de ser a OMS a liderar o processo, um organismo do qual os EUA saíram por criticarem o que fez de combate à pandemia, entre críticas de sujeição e encobrimento do papel da China no início da pandemia.

Judd Deere disse que “os EUA vão continuar os esforços com os parceiros internacionais para assegurar que vencemos o vírus, mas não vamos estar constrangidos por organizações multilaterais influenciadas pela corrupta Organização Mundial de Saúde e China”.

Vários especialistas dizem que a recusa de participar nesta Covax significa que está a apostar na eficácia da sua própria vacina e a encorajar os outros países a fazer o mesmo, o que pode levar, potencialmente, a preços mais elevados por dose.

7h55 - Passaram seis meses sobre o dia em que a pandemia chegou a Portugal

2 de março foi o dia em que se confirmaram os primeiros dois casos da doença no país.

Os hábitos de vida dos portugueses ficaram de pernas para o ar, as máscaras entraram na indumentária. O álcool gel povoou as habitações, as casas de comércio e os espaços públicos. Parece um filme que começou há meio ano. Uma reportagem de Rosa Azevedo.


7h46 - Governo brasileiro descarta vacinação obrigatória

O Governo brasileiro salientou na terça-feira que a vacina contra o novo coronavírus não será obrigatória no segundo país do mundo com mais mortes e casos de covid-19, uma ideia que já foi defendida pelo Presidente Jair Bolsonaro.

O Executivo, através do Secretariado de Comunicação, disse que "investirá na produção da vacina" contra o coronavírus, mas especificou que "impor obrigações não está definitivamente nos planos".

Através de uma mensagem nas redes sociais, a Secretaria de Comunicação (Secom) destacou uma declaração feita na véspera por Bolsonaro, que disse que "ninguém pode forçar ninguém a tomar a vacina".

O Governo brasileiro investiu vários milhões de dólares nos últimos meses para garantir a compra de 100 milhões de doses da vacina de Oxford contra o novo coronavírus e a sua eventual produção no Brasil.

7h30 - Austrália com queda de 7% no PIB, a maior da sua história

A Austrália registou hoje uma queda de 7% no produto interno bruto (PIB) no segundo trimestre, o pior declínio da sua história, e entrou na primeira recessão em quase três décadas.

"A pandemia global e as políticas de contenção relacionadas levaram a uma queda de 7% do PIB no trimestre de junho", afirmou o chefe do Gabinete de Contas Nacionais da Austrália.

"Esta é, por uma larga margem, a maior queda trimestral do PIB desde o início dos registos em 1959", acrescentou.
Governo e parceiros sociais reúnem-se para discutir pandemia

Em Lisboa, o Governo e os parceiros sociais reúnem-se para discutir o futuro do trabalho e questões relacionadas com a pandemia de covid-19.

A reunião da Comissão Permanente de Concertação Social (CPCS) foi convocada pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e vai realizar-se no Palácio da Ajuda, com a presença de apenas dois elementos de cada uma das confederações sindicais e patronais, por motivo de segurança sanitária.

De acordo com a convocatória, a que agência Lusa teve acesso, o encontro tem como ordem de trabalhos o ponto de situação no âmbito da pandemia da covid-19, o Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho, a programação da atividade da CPCS, além de outros assuntos.
DGS recomenda três metros de distância entre alunos nas aulas de educação física
No próximo ano letivo, os professores de Educação Física devem privilegiar atividades em que o distanciamento seja possível, mas os alunos não precisam de usar máscara durante a aula.

Todo o material utilizado em aulas como bolas, por exemplo, deve ser higienizado antes e depois de cada utilização. Devem, por isso, ser privilegiadas as práticas individuais em vez dos desportos coletivos.

As orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS) foram enviadas esta terça-feira às escolas.
Deco levanta dúvidas sobre app Stayaway Covid
António Costa apresentou o sistema que permite identificar, através de telemóvel, o contacto com pessoas infetadas e argumentou que instalar a aplicação é um "dever cívico".

Desde sexta-feira, mais de 120 mil pessoas instalaram a StayAway Covid e o INESCTEC, que a criou, reforça a ideia de segurança. A app não precisa de dados pessoais para funcionar.

Ouvida pela Antena 1, Rita Rodrigues da Deco teme o uso não declarado e abusivo de dados. No entanto, a DECO identifica como positivo o facto da aplicação Stayaway Covid não permitir identificar o utilizador.

A DECO aponta ainda riscos associados a esta tecnologia como falhas no reconhecimento de telemóveis e a identificação de falsos contactos com infetados, o que poderá criar ansiedade desnecessária.

O último boletim revelado em Portugal aponta para mais duas mortes e um abrandamento das infeções. Há mais 231 casos. É o número mais baixo de novos casos dos últimos sete dias. Há mais 143 pessoas recuperadas.