Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto
Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Tiago Petinga - Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


00h00 - Portugal em novo estado de emergência

O país está a partir das 00:00 de hoje num novo estado de emergência devido à pandemia de covid-19, passando os 278 municípios do continente a estar divididos em quatro grupos, consoante os níveis de risco de transmissão.

O novo estado de emergência, que vai prolongar-se até às 23:59 de 08 de dezembro, impõe novas medidas consoante o nível de risco por concelho, que poderá ser "moderado," "elevado", "muito elevado" ou "extremamente elevado", bem como restrições para todo o país.

As medidas gerais para todo país passam pela proibição de circular entre concelhos entre as 23:00 de 27 de novembro e as 05:00 de 02 de dezembro e entre as 23:00 de 04 de dezembro e as 23:59 de 08 de dezembro.

Nas vésperas dos feriados não haverá aulas e a função pública terá tolerância de ponto. O Governo apelou também ao setor privado para dispensar trabalhadores nestes dois dias

As máscaras são desde hoje  obrigatórias nos locais de trabalho.

Nos 127 concelhos classificados como de risco "extremamente elevado" e "muito elevado" continuará a vigorar o recolher obrigatório entre as 23:00 e as 05:00 nos dias úteis, bem como entre as 13:00 e as 05:00 no fim de semana de 28 e 29 de novembro, no fim de semana de 05 e 06 de dezembro, e nos feriados de 01 e 08 de dezembro.

Nas vésperas dos feriados, os estabelecimentos comerciais vão estar encerrados a partir das 15:00 nestes 127 concelhos.

Os 47 concelhos com mais de 960 casos por 100 mil habitantes são os classificados com risco "extremamente elevado", enquanto os municípios com risco "muito elevado", entre 480 e 960 casos por 100 mil habitantes, são 80.

Nos 86 concelhos considerados de "risco elevado" (entre 240 e 480 casos por 100 mil habitantes) o recolher obrigatório entre as 23:00 e as 05:00 vigorará nos sete dias da semana.

Nos dias úteis, os estabelecimentos continuam a encerrar às 22:00, à exceção de  restaurantes, equipamentos culturais e instalações desportivas que podem encerrar às 22:30.

Os 65 concelhos com incidência inferior a 240 casos por 100 mil habitantes integram a lista de risco moderado.

23h45 - Mais 302 mortos e 16.207 infetados em 24 horas no Brasil

O Brasil contabilizou 302 mortos e 16.207 casos confirmados de covid-19 nas últimas 24 horas, momento em que a taxa de letalidade da doença se encontrada fixada em 2,8% informou hoje o executivo.

No total, o país sul-americano concentra 169.485 óbitos e 6.087.608 casos de infeção, segundo o último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde brasileiro.

O Brasil, país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, tem agora uma taxa de incidência de 80,7 mortes e 2.896,8 casos por cada 100 mil habitantes.

23h16 - Qantas vai exigir vacina de Covid-19 aos passageiros

A empresa áerea australiana, Qantas, anunciou que os seus passageiros de voos internacionais terão de estar vacinados contra a Covid-19 antes de voar.

"Estamos a estudar a alteração dos nossos termos e condições para dizer, aos viajantes internacionais, que iremosp edir às pessoas para ser antecipadamente vacinadas antes de embarcar no aparelgo", admitiu o diretor executivo da companhia, Alan Joyce, ao Canal 9.

"Se precisaremos disso internamente ou não, teremos de ver o que sucede no mercado com a Covid-19. Mas certamente, para visitantes internacionais que entrem no país, ou para os que saiam, pensamos ser uma necessidade" exigir a vacinação, sublinhou.

22h12 - Transporte público na AML reforçado com 70 autocarros a partir de quarta-feira

O transporte público feito pela CP, Fertagus e Metro Transportes do Sul na Área Metropolitana de Lisboa (AML) vai ser reforçado com 70 autocarros turísticos a partir de quarta-feira, durante as horas de ponta, foi anunciado esta segunda-feira.

Em comunicado, a AML explicou que o reforço de oferta terá um custo de 750 mil euros e que estes transportes irão decorrer diariamente durante 62 dias.

As exceções serão os dias 30 de novembro, 01, 07, 08 e 25 de dezembro, 01 de janeiro e 16 de fevereiro.

"Por motivos de pressão de procura e limitação da lotação no cenário atual de pandemia, justifica-se um reforço da capacidade de transporte, capaz de reduzir os níveis de lotação mais elevados", pode ler-se.

21h45 - Fiocruz prevê fabricar vacina para 130 milhões de brasileiros em 2021

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), reconhecido centro de investigação médica brasileiro, informou esta segunda-feira que a prevê vacinar 65 milhões de pessoas no primeiro semestre de 2021, e outras 65 milhões no segundo, com o imunizante da AstraZeneca/Oxford.

Em entrevista ao canal GloboNews, o vice-presidente de produção e inovação em saúde da Fiocruz, Marco Krieger, afirmou que estão a ser consideradas duas doses da vacina para cada pessoa.

A Fiocruz tem um acordo de transferência de tecnologia com a AstraZeneca, farmacêutica que desenvolve uma vacina em parceria com a Universidade de Oxford, para a produção do imunizante em solo brasileiro.

"Nós estaríamos a prever termos, no primeiro semestre, 100 milhões de doses para oferecermos duas doses para 50 milhões de cidadãos no Brasil, e vamos poder chegar já no primeiro semestre a duas doses e 65 milhões de brasileiros. E no segundo semestre, com a produção 100% nacional da vacina na Fiocruz, chegaremos a outros 65 milhões, então o total de 130 milhões de brasileiros [que poderão ser vacinados]", afirmou Krieger.

"A grande vantagem é que esse protocolo traz um benefício adicional. Vamos poder fornecer a vacina para mais 30% de pessoas do que o inicialmente previsto", acrescentou o vice-presidente.

A potencial vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo laboratório britânico AstraZeneca e pela Universidade de Oxford tem uma eficácia média de 70%, segundo um comunicado hoje divulgado.

21h44 - EUA começam a distribuir 30 mil doses de anticorpos experimentais

A administração norte-americana começará na terça-feira a distribuir 30 mil doses de anticorpos experimentais para combater a covid-19, os mesmo que Donald Trump recebeu em outubro, quando esteve infetado com o novo coronavírus.

No domingo, a Administração de Alimentos e Drogas dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) concordou em permitir o uso do medicamento para pessoas com sintomas leves a moderados de infeção pelo novo coronavírus, mas que têm um elevado risco de desenvolver outras doenças graves, pela idade avançada ou outras condições médicas.

O anticorpo não está autorizado para ser usado em doentes graves, hospitalizados ou que precisem de oxigénio extra.

Os anticorpos ligam-se ao vírus e ajudam o sistema imunológico a eliminá-lo. O medicamento Regeneron é uma combinação de dois anticorpos que pareceram funcionar bem em testes de laboratório.

A autorização urgente da FDA permite o uso limitado de um medicamento enquanto os estudos prosseguem para testar a sua segurança e eficácia. Os primeiros resultados sugerem que está a reduzir a hospitalização relacionada a covid-19 ou as visitas aos centros de saúde.

21h43 - Abrantes reforça com 250 mil euros medidas de apoio às empresas e famílias

O município de Abrantes anunciou esta segunda-feira um novo conjunto de medidas extraordinárias de apoio às empresas e famílias no âmbito da covid-19, orçadas em 250 mil euros, ascendendo assim, no seu conjunto, a um ao milhão de euros.

Deste segundo conjunto de medidas hoje apresentado destacam-se a atribuição de refeições escolares gratuitas para todos os alunos do concelho até ao final do ano letivo, a criação de um fundo de apoio de emergência social, assim como a isenção de taxas municipais e da fatura da água para mitigar os efeitos negativos que a pandemia está a ter no comércio tradicional, restaurantes, cafés e similares daquele concelho do distrito de Santarém.

"Ao longo das últimas semanas temos trabalhado afincadamente na elaboração deste novo conjunto de medidas, possíveis de concretizar, e que possam ajudar de forma direta famílias e empresas do nosso concelho, fazendo face à atual conjuntura pandémica, social e económica", disse Manuel Jorge Valamatos (PS), presidente da Câmara Municipal de Abrantes.

Nas medidas de apoio a famílias destacam-se as refeições escolares gratuitas para todos os alunos das escolas do concelho de Abrantes até final do ano letivo 2020/2021, uma medida de acesso automático e que entra em vigor a partir do dia 2 de dezembro, assim como a criação de um fundo de apoio e emergência social, numa ação desenvolvida em parceria com as juntas de freguesia.

21h42 - Jair Bolsonaro responsabiliza estados e municípios por não usarem testes

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, direcionou para estados e municípios a responsabilidade por mais de 6,8 milhões de testes para o diagnóstico do novo coronavírus não terem sido utilizados até ao momento e estarem prestes a expirar.

"Todo o material foi enviado para estados e municípios. Se algum estado/munícipio não utilizou deve apresentar os seus motivos", disse o chefe de Estado, citado pela imprensa local.

Em causa está uma reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, que noticiou que 6,86 milhões de testes RT-PCR para o diagnóstico da doença, adquiridos pelo Ministério da Saúde brasileiro, perderão a validade entre dezembro deste ano e janeiro de 2021.

Até ao momento, o Sistema Único de Saúde do Brasil ainda só utilizou cinco milhões de testes dessa metodologia, de acordo com o jornal Folha de S.Paulo.

Além dos 6,86 milhões cuja validade termina em janeiro, e que estão armazenados em Guarulhos, no estado de São Paulo, a tutela da Saúde tem ainda 212.900 testes que vencem em fevereiro e 70.800 que expiram em março.

Apesar de Bolsonaro colocar a responsabilidade nos estados e municípios, essas autoridades locais alegam que o Ministério da Saúde entregou o material incompleto, como falta de reagentes ou tubos de laboratório, e que há dificuldades para processá-los.

"É um absurdo dizerem isso (que estados e municípios não quiseram usar). Primeiro, não sabíamos que havia essa quantidade de teste aguardando. Segundo, já havíamos alertado do problema. Não adianta entregar os testes sem o material de recolha. Parte desse material só chegou em agosto, outra em setembro. Não dimensionaram a quantidade de testes que o país consegue fazer", disse o presidente do conselho nacional de secretários estaduais de saúde, Carlos Lula.

21h41 - Madeira regista oito novos casos e mantém total de 166 infeções ativas

A Madeira registou hoje oito casos de covid-19, todos de transmissão local, e oito recuperações, mantendo-se o total de 166 infeções ativas, indicou a Direção Regional da Saúde, referindo que entre os infetados contam-se três crianças.

"Hoje há oito novos casos positivos a reportar, pelo que a região passa a contabilizar 691 casos confirmados de covid-19", refere o boletim epidemiológico, esclarecendo que se trata de situações de transmissão local associadas a contactos de casos positivos anteriormente identificados.

Três dos infetados são crianças com idades entre os 7 e os 9 anos, que frequentam estabelecimentos de ensino no concelho do Funchal, cujos planos de contingência estão ativos.

A Madeira assinalou também oito recuperações, passando a contabilizar um total de 523.

Até à data, foram registados dois óbitos associados à covid-19 na região autónoma.

21h05 - Maioria cumpriu recolhimento obrigatório no fim de semana

Durante o fim de semana, a maioria dos portugueses cumpriu o recolhimento obrigatório. Mais de 80 por cento da população estava em casa depois das 14h00.


21h00 - Empresários dos hotéis do Algarve queixam-se de medidas confusas

No Algarve, os empresários estavam a contar com as pausas dos próximos feriados para compensar a falta de turistas.

Com o agravamento das restrições impostas, dizem que nem sequer os investimentos feitos para cumprir regras contra a Covid-19 vão ser compensados.

Queixam-se de medidas confusas e insistem que os hotéis são lugares seguros.

20h50 - Vacinas começam a ser administradas aos espanhóis no início de 2021

O Governo espanhol espera começar a vacinação em massa contra a Covid-19 já em janeiro. O primeiro stock de vacinas deverá ser aplicado aos espanhóis com mais de 65 anos e aos profissionais de saúde.

No último fim de semana, morreram 511 pessoas em Espanha com Covid-19, mas o receio quanto à nova vacina é cada vez maior.

20h44 - Teletrabalho muda-se para empreendimentos turísticos

Os empreendimentos turísticos podem passar a funcionar temporariamente como espaços de "cowork" e teletrabalho.

A medida serve para fazer face à falta de hóspedes e explorar uma nova forma de negócio para a hotelaria.

20h42 - Porto já tem segundo centro de retaguarda para doentes com Covid-19

O novo centro, agora em Paços de Ferreira, tem capacidade para acolher até 50 pessoas infetadas com o SARS-CoV-2.


20h41 - Hospital de Penafiel à espera de abertura para transferir doentes

A administração do Hospital de Penafiel espera que os hospitais públicos e privados possam aceitar mais transferências de doentes e que sejam mais rápidos.

Este hospital tem o maior número de internamentos por Covid-19 do país e picos nas urgências que dificultam a resposta também às pessoas com outras patologias.

A região de panefiel chegou já aos quatro mil infetados por cada 100 mil habitantes.

20h28 - Governo garante que situação nas prisões está controlada

Existem neste momento 435 casos ativos de Covid-19 nos estabelecimentos prisionais portugueses.

O Presidente da República chamou Francisca Van Dunem e Marta Temido a Belém para avaliar a situação.

20h24 - Portugal sem municípios com mais de três mil casos por 100 mil habitantes

A diretora-geral da Saúde considera que os portugueses têm cumprido as regras de confinamento e distanciamento social. O que tem contribuído para a ligeira redução do número de casos no Norte.


20h22 - Plano português de vacinação deve ser conhecido em dezembro

A TAP já tem tudo preparado para fazer o transporte das vacinas. Mas a diretora-geral da Saúde diz que ainda há muita incerteza e escolhas a fazer.

Pelo contrário, Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha já estão prontos para iniciar de imediato a vacinação da população.

20h12 - Quatro vacinas prontas para o combate à Covid-19

A última vacina a apresentar resultados muito positivos foi desenvolvida pela Universidade de Oxford. Tem a vantagem de necessitar de um método de refrigeração normal é a mais barata.

Uma dose custa pouco mais do que três euros e pode chegar a mais de três mil milhões de pessoas ja no próximo ano.

19h47 - Ministra garante que surtos de Covid-19 nas cadeias estão sob controlo

O aumento de casos de infeção por SARS-CoV-2 nas prisões, a verificar-se desde outubro, está controlado, garantiu esta segunda-feira a ministra da Justiça.

Francisca Van Dunen foi recebida em audiência pelo Presidente da República no Palácio de Belém, juntamente com a ministra da Saúde, Marta Temido.

Os 435 casos ativos estão separados da restante população populacional das cadeias e estão a ser realizados testes, sem estar a ser implementado nenhum plano específico, adiantou Francisca Van Dunen.

A ministra da Justiça sublinhou que o aumento de casos nas prisões reflete o pico registado na sociedade civil, ficando a dever-se às visitas aos reclusos e a funcionários externos às cadeias.

De acordo com Van Dunen, a Direção Geral dos Serviços Prisionais entendeu até agora não ser necessário impor o uso obrigatório de máscara por parte dos detidos nos seus espaços individuais, mas já pediu e aguarda um parecer da DGS sobre a questão.

Os reclusos são obrigados ao uso de máscara quando se deslocam aos serviços médicos ou quando têm aulas, entre outras situações já previstas e implementadas, referiu a ministra da Justiça.

19h33 - Paços de Ferreira diz que "medidas suficientes" do Governo "estão a surtir efeito"

A Câmara de Paços de Ferreira considerou esta segunda-feira "suficientes" as medidas do Governo, que estão a "surtir efeito" com a redução de casos de covid-19, e apela à população para que continue "firme" no cumprimento das regras.

Em resposta enviada à agência Lusa, o município do distrito do Porto refere que as medidas restritivas aplicadas desde 23 de outubro no concelho "são suficientes", sublinhando que as mesmas "estão a ser cumpridas pela população e a surtir os efeitos com a descida do número de novos casos de infetados" com a covid-19.

"Dos dados fornecidos diariamente pelo ACES (Agrupamento de Centros de Saúde) Vale Sousa Norte há uma significativa redução do número de novos casos de infeção em Paços de Ferreira. Porém, ainda é muito cedo para baixarmos a guarda. Temos toda a confiança na população de Paços de Ferreira que se manterá firme no contributo individual e coletivo para que esta trajetória de redução se mantenha", afirma o município.

Paços de Ferreira, a par de Lousada e de Felgueiras foram os primeiros concelhos do país a ficar semiconfinados na segunda vaga da pandemia.

19h08 - França regista 501 mortos nas últimas 24 horas

A França registou 501 mortes nas últimas 24 horas devido à covid-19, mas número de novos casos no país desce para menos de 5.000, segundo dados difundidos esta segunda-feira pelas autoridades francesas.

Com estes novos 501 óbitos em meio hospitalar, o número total de mortos no país desde o início da pandemia é de 49.232.

O número de novos casos positivos de covid-19 em França continua a descer, sendo esta segunda-feira de 4.452, havendo um total de 2.144.660 casos confirmados desde o início da pandemia.

Quanto às hospitalizações, há 31.449 pessoas internadas em França devido ao vírus e 4.438 desses pacientes estão internados nos cuidados intensivos.

18h52 - Reino Unido registou 15.450 casos, valor mais baixo desde 12 de outubro

O Reino Unido registou 15.450 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, o valor mais baixo desde 12 de outubro, e 206 mortes, anunciou esta segunda-feira o Ministério da Saúde britânico.

O sinal de que a segunda vaga da pandemia de covid-19 está a abrandar levou o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, a confirmar hoje o levantamento do confinamento nacional em Inglaterra a 02 de dezembro.

Nos últimos sete dias foram registados 136.814 casos de infeção, uma média diária de 19.544, menos 23% do que nos sete dias anteriores.

No mesmo período foram contabilizadas 3.084 mortes, uma média diária de 441, mais 6% do que nos sete dias anteriores.

O total acumulado desde o início da pandemia de covid-19 no Reino Unido é agora de 1.527.495 contágios confirmados e de 55.230 óbitos registados num período de 28 dias após as vítimas terem recebido um teste positivo.

18h29 - Cabo Verde regista 26 novos casos e 61 recuperados em 24 horas

Cabo Verde registou mais 26 novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para 10.302 positivos acumulados, e 61 recuperados, aumentando para 9.791 doentes com alta, informou esta segunda-feira o Ministério da Saúde.

Em comunicado, aquele ministério cabo-verdiano adiantou que os laboratórios de virologia analisaram 255 amostras nas últimas 24 horas, tendo encontrado mais 26 novos casos, dos quais a maioria na cidade da Praia (14), na ilha de Santiago.

Os restantes casos foram contabilizados em Ribeira Grande de Santiago (1), Santa Catarina (4) e Mosteiros (1), a ilha do Fogo, Paul (3), em Santo Antão, mais dois casos em São Vicente e um no Maio.

Nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde deram alta a mais 61 pessoas, passando o país a registar um total de 9.791 casos considerados recuperados, representando 95% do total.

Com os novos dados, o país aumentou para 10.302 o número de casos positivos acumulados, mantém os 104 óbitos há cinco dias, dois doentes transferidos e reduziu para 404 os casos ativos.

18h09 - Todos os utentes infetados da Misericórdia de Sines já recuperaram

Todos os utentes infetados com covid-19 no surto do Lar Pratts, da Misericórdia de Sines (Setúbal), já recuperaram, estando ainda cinco funcionários em confinamento obrigatório, disse esta segunda-feira à agência Lusa a Autoridade de Saúde Pública local.

Dos 64 residentes com resultados positivos nos testes, desde o dia 25 de outubro, altura em que foi detetado o primeiro caso positivo de covid-19, um total de 57 já recuperou da doença, incluindo dois utentes que se encontravam hospitalizados e que regressaram à instituição.

O surto de covid-19 nesta instituição infetou 64 utentes e 21 profissionais, tendo seis idosos morrido devido à doença (um outro utente doente acabou por morrer devido a outras causas).

"Neste momento não temos utentes positivos, já fizeram os 20 dias, desde o último teste negativo e, por isso, tiveram alta. Quanto aos profissionais, temos ainda cinco trabalhadores que ainda estão em confinamento obrigatório", avançou a delegada de Saúde de Sines, Fernanda Santos.

17h55 - Espanha teve 25.795 casos no fim de semana e 511 mortes

Espanha registou desde sexta-feira 25.795 casos de covid-19, uma tendência para a descida de novos casos, mas que faz subir o número total de infetados para 1.582.616, segundo números divulgados esta segunda-feira pelo Ministério da Saúde espanhol.

O país tem ainda mais 511 mortos devido à doença notificados durante o fim de semana, aumentando o total de óbitos para 43.131.

O nível de incidência acumulada (pessoas contagiadas) em Espanha estabilizou hoje nos 375 casos diagnosticados (menos 35 do que na sexta-feira) por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias, sendo as regiões com os níveis mais elevados a de Castela e Leão (676), País Basco (605) e Astúrias (585).

Deram entrada nos hospitais com a doença nas últimas 24 horas 1.147 pessoas, das quais 205 na Andaluzia, 170 na Catalunha, 165 na Comunidade Valenciana e 130 em Madrid.

Em todo o país há 17.695 pessoas hospitalizadas com a covid-19, o que corresponde a 14,26% das camas, das quais 2.922 pacientes em unidades de cuidados intensivos, o que corresponde a 29,98% das camas desse serviço, números que estão a decrescer há cerca de duas semana.

17h30 - Itália ultrapassa barreira das 50 mil mortes

A Itália, um dos primeiros países europeus a ser atingido pela pandemia do novo coronavírus, ultrapassou a barreira das 50 mil mortes associadas à doença covid-19, ao ter registado 630 óbitos nas últimas 24 horas, foi divulgado esta segunda-feira.

Com a contabilização das novas vítimas mortais, o número total de mortes registadas no país desde o início da crise pandémica, em 21 de fevereiro, sobe para 50.453, segundo o boletim informativo do Ministério da Saúde italiano.

Destas vítimas mortais, 15 mil foram registadas desde o dia 01 de setembro.

O pior número diário de óbitos em Itália foi registado em 27 de março, 969, numa altura em que o país cumpria um confinamento a nível nacional.

Com pouco mais de 60 milhões de habitantes, a Itália é o sexto país no mundo a ultrapassar a barreira das 50 mil mortes, depois dos Estados Unidos, Brasil, Índia, México e Reino Unido, segundo uma contagem realizada pela agência France-Presse (AFP).

17h17 - Surto infeta dez trabalhadores imigrantes em Serpa

Um surto com dez imigrantes, trabalhadores agrícolas, infetados pelo vírus que provoca a doença covid-19 foi detetado na cidade alentejana de Serpa, no distrito de Beja, disse esta segunda-feira à agência Lusa o presidente do município.

Os infetados fazem parte de um grupo de cerca de 30 imigrantes que residem em duas casas situadas na cidade e trabalham juntos em explorações agrícolas no distrito de Beja, explicou o presidente da Câmara de Serpa, Tomé Pires.

Após ter sido confirmada a infeção num dos imigrantes, foram feitos testes de despiste da presença do vírus da covid-19 aos restantes elementos do grupo, tendo mais nove tido resultados positivos e os restantes negativos, disse.

Por indicação da autoridade de saúde, os cerca de 30 imigrantes foram divididos em dois grupos que estão separados e provisoriamente alojados em diferentes equipamentos municipais dedicados à covid-19 na cidade de Serpa, sendo um grupo constituído pelos dez infetados e outro pelos restantes que tiveram resultados negativos nos testes, explicou.

17h14 - Retalho e restauração com perdas superiores a 75% no fim de semana

O retalho e a restauração registaram perdas de 76% no último fim de semana, o segundo com recolher obrigatório e limitações no funcionamento das lojas, segundo o observatório da Associação de Marcas de Retalho e Restauração (AMRR).

"Segundo os dados recolhidos junto das mais de 3.500 lojas dos associados da AMRR, as perdas são acentuadas, acima dos 75% [76%]. Embora as medidas decretadas tenham afetado mais os 191 municípios com recolher obrigatório, as perdas superiores ao habitual foram sentidas em todos", indicou, em comunicado, a associação.

Citado no mesmo documento, o presidente da AMRR afirmou que o retalho "sem Natal entra em colapso", notando que a "redução de horário e a limitação de operação geram maior afluência num menor espaço de tempo".

Conforme apontou Miguel Pina Martins, em causa estão mais de 375 mil empregos dependentes do retalho e restauração.

"Não podemos continuar a aceitar que se assobie para o lado e que se ignore o apoio que estas empresas precisam. O tema das rendas é essencial e continuamos a apelar para que haja uma justa e equitativa repartição de sacrifícios, pedindo aos partidos políticos que não abandonem o setor e que defendam a economia e o emprego", concluiu.

16h58 - Aprovada proposta que prolonga vigência da linha de apoio ao setor social covid-19

Os deputados aprovaram esta segunda-feira parte da proposta do PAN que assegura o prolongamento da vigência da "Linha de Apoio ao Setor Social Covid-19" durante o primeiro trimestre de 2021, mas chumbaram o alargamento da medida.

"Durante o primeiro trimestre de 2021, o Governo assegura o prolongamento da vigência da medida Linha de Apoio ao Setor Social Covid-19", prevê o n.º 1 da proposta hoje aprovado no âmbito das votações na especialidade do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021).

Esta parte do artigo foi aprovada com a junção dos votos favoráveis de todos os partidos da oposição, tendo o PS ficado isolado no voto contra.

Já a parte da proposta que contempla um alargamento dos beneficiários da "Linha de Apoio ao Setor Social Covid-19" foi chumbada, uma vez que ao voto contra do PS se juntou a abstenção do PSD.

16h50 - Unidade Local de Saúde da Guarda com 68 doentes internados

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda tem 68 doentes internados com o novo coronavírus e um total de 40 profissionais de saúde infetados, disse hoje fonte da administração.

A fonte da ULS adiantou à agência Lusa que estão internados oito doentes no Serviço de Medicina Intensiva e 60 doentes na Unidade de Internamento de covid-19 do Hospital Sousa Martins, na Guarda.

"Podemos ir até às 70 camas em internamento covid e até 20 [camas] em Cuidados Intensivos", referiu a ULS.

A abertura de camas para doentes infetados com o novo coronavírus "continuará a ser feita de acordo com o evoluir da situação", acrescentou.

A fonte indicou ainda que a ULS possui "40 profissionais" de saúde infetados com covid-19, "de acordo com as informações fornecidas pela Saúde Ocupacional" daquela instituição, cujo Conselho de Administração é presidido por João Barranca.

16h47 - DGS está a analisar proposta para realização do congresso do PCP

A Direção-Geral da Saúde (DGS) está a analisar a proposta para a realização do congresso do Partido Comunista Português, previsto para o próximo fim-de-semana em Loures, disse esta segunda-feira Graça Freitas.

"A Direção-Geral da Saúde já teve conhecimento da documentação e do que foi pedido através da rede de autoridades de saúde", afirmou a diretora-geral da Saúde na habitual conferência de imprensa de atualização dos números da covid-19 em Portugal.

A documentação chegou à DGS, através da Autoridade de Saúde Regional da Região de Lisboa e Vale do Tejo, "e neste momento a proposta está em análise", disse Graça Freitas.

16h32 - Lar em Minde, Alcanena, com 158 infetados e dois mortos confirmados

Um total de 158 pessoas, 111 utentes e 47 trabalhadores do Centro de Bem Estar Social de Minde, em Alcanena (Santarém), estão infetadas com o novo coronavírus, tendo ocorrido duas mortes na sexta-feira, disse fonte do município.

A presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, disse esta segunda-feira à Lusa que, no fim de semana, terão ocorrido mais três mortes, informação que está ainda em confirmação.

Segundo a autarca, o surto nesta instituição, que tem uma lotação máxima próxima de 130 utentes, surgiu no início de novembro, depois de uma idosa ter sido submetida ao teste ao SARS-CoV-2 quando foi internada no Centro Hospitalar do Médio Tejo.

"Os primeiros resultados conhecidos no fim de semana de 07 e 08 de novembro apontaram para meia dezena de casos, o que deixou a expectativa de que o surto seria confinado", disse.

Contudo, uma semana mais tarde, os testes revelaram que o surto se tinha propagado, com 91 utentes e 34 funcionários a terem testes com resultado positivo, valor que os resultados da nova testagem realizada na passada sexta-feira e conhecidos no domingo revelaram ter crescido para os 111 utentes e 47 trabalhadores, disse.

Apenas 12 utentes continuaram a ter resultado negativo no teste, mantendo-se isolados dos restantes, adiantou.

15h57 – Rastreios em lares com testes rápidos

Em resposta aos jornalistas na conferência de imprensa, Graça Freitas referiu que o Ministério da Saúde aprovou a proposta da Direção-Geral da Saúde para rastrear a população que reside em lares e admite que a disseminação destes testes pode ajudar à adoção de medidas.

Sobre o número de surtos ativos, a diretora-geral da Saúde refere que, ao dia de hoje, estavam ativos 508 surtos no país, 182 em lares e cinco em cuidados continuados. Há ainda 94 surtos ativos em todos os níveis de ensino, desde público a privado, das creches a instituições de ensino superior. Em instituições de saúde há 37 surtos e 397 casos confirmados. De acordo com o Ministério de Justiça, há nesta altura 435 casos confirmados nas prisões portuguesas.

15h53 – Cidadãos têm cumprido medidas e contribuídos para controlo da pandemia, diz DGS

Relativamente aos ajuntamentos relatados antes das 13h00 este fim-de-semana, Graça Freitas começou por afirmar que os cidadãos “têm contribuído para que a epidemia não seja mais descontrolada ou pior”.

“As medidas e os efeitos as medidas dependem, de facto, do nosso estilo de vida”, esclareceu, acrescentando que é necessário equilibrar “o nosso quotidiano normal (…) com um vírus que faz parte da natureza”, controland e minimizando os riscos.

Sobre o Natal, a diretora-geral da Saúde garantiu que já se está a projetar que medidas podem ser aplicadas nessa época, mas que "vamos ter Natal", com mais ou menos medidas.

15h48 – DGS prepara orientação sobre uso de máscara nas prisões

Questionada sobre se a autoridade se saúde já emitiu algum parecer sobre o uso de máscaras nas prisões, a diretora-geral da Saúde admite que a questão está a ser trabalhada.

"Estamos a trabalhar para fazer orientação sobre uso de máscaras em ambiente prisional", refere.

Acrescenta, no entanto, que a regra geral deve ser aplicada em contextos específicos. Ou seja, o uso de máscara deve ser feito em ambiente fechado ou ambiente aberto, quando não for possível manter o distanciamento social. Reconhece, no entanto, que poderá haver "adaptações ao meio específico".

15h45 – Ao fim de dez dias doente sem agravamento de sintomas tem "cura clínica"

Questionada sobre a diferença entre a entre os 10 e os 14 dias, a diretora-geral explicou que o que tem sido contado é a "cura clínica".

"Considera-se que ao fim de dez dias, uma pessoa que teve doença ligeira e não apresente febre ou agravamento de outro sintoma nos últimos três dias, tem aquilo a que se chama cura clínica", esclareceu.

No entanto, pode testar ainda positivo, sem apresentar sintomas, uma vez que o organismo pode ainda ter fragmentos do vírus.

15h44 – Casos de reinfeção "são situações raras" que carecem ainda de "investigação"

Relativamente aos casos de reinfeção, Graça Freitas relembrou que a referência destes casos a nível mundial é muito reduzida e, por isso, "implica que cada situação seja muito criteriosamente infetada".

"São situações raras que carecem de muita investigação e muito estudo", explicou a diretora-geral que garantiu ainda que os dois casos em Portugal estão a ser avaliados.

15h41 – Rastreamento de contactos é tarefa demorada e começa pelos laboratórios, explica DGS

Sobre às ligações epidemiológicas, Graça Freitas começou por explicar que a habitualmente a primeira captação é conseguida através dos laboratórios.

"Essa informação que recebemos dos laboratórios é muito sucinta, muito resumida", explicou ainda. "Mas depois temos outra forma de ter informação, que é juntando esta notificação laboratorial notificação médica, que já acrescenta algumas coisas. E por fim temos os inquéritos epidemiológicos".

"Quanto mais tempo passa em relação à data em que é feita a notificação, nós mais sabemos sobre aquele caso, mas no dia em que emitimos a informação, sabemos apenas o que os laboratórios nos dizem", acrescentou. "Os parâmetros que vem preenchidos logo de início, constituem uma amostra da população geral. E é sobre essa amostra que depois fazemos estudos para conseguir caracterizar, por exemplo, os contextos".

Quanto aos inquéritos epidemiológicos, Graça Freitas referiu que não é uma tarefa fácil porque cada doente "origina 10 a 40 contactos possíveis". Por isso, as equipas de saúde pública estão a ser reforçadas.

15h32 - Plano de vacinação

Em resposta aos jornalistas, Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, esclareceu que nenhuma das vacinas em estudo foi aprovada pela Agência Europeia do Medicamento. Refere que Portugal “está nos mecanismos europeus para a compra de vacinas” e que o Infarmed está a acompanhar todos os desenvolvimentos.

A responsável garante que o plano de vacinação tem vindo a ser elaborado ao longo destes meses, sendo que a questão concreta da logística também está a ser pensada, mas dependerá do local de origem da vacina, da quantidade de vacinas e das próprias características da vacina.

Graça Freitas assegura que as questões do transporte, armazenamento e distribuição estão a ser equacionadas.

Ainda sobre a vacinação, mas em relação aos grupos de risco, a diretora-geral da Saúde admite que essa questão está pendente da aprovação da Agência Europeia do Medicamento. Admite que há ainda “vários graus de incerteza”, nomeadamente sobre a quem se destinarão as vacinas, que eficácia terão e quantas doses vão ser necessárias.

“Temos alguns graus de incerteza: quem vai ser elegível, quantas doses vão ser necessárias, quanto tempo dura a imunidade, e se se aplica à pessoa vacinada ou que também protege outros da infeção”, refere.

Graça Freitas garante que a situação está a ser acompanhada e transmite “tranquilidade” aos portugueses, sublinhando que Portugal tem “instituições robustas” a avaliar a evolução das vacinas em estudo.


15h28 – Contactos familiares assumem relevo "na transmissão do vírus"

Começando por relembrar que o número de contactos sociais que cada pessoa tem pode influenciar a “probabilidade de contágio” e que o conhecimento “do contexto em que as pessoas se infetam” é importante para adequar a intervenção das autoridades de saúde, Graça Freitas frisou que os contactos familiares assumem “um grande relevo na transmissão do vírus”.

Nesse sentido, a diretora-geral quis deixar apelos à população na conferência de imprensa.

“O vírus tem moldado as nossas vidas nos últimos meses”, começou por dizer. “Está na hora de sermos nós a molar a dinâmica do vírus”.

Além disso, a convivência entre vários agregados familiares e amigos aumenta a “probabilidade de contágio”.

“Está nas nossas mãos proteger e protegermo-nos”, salientou.

A quem está em isolamento, Graça Freitas recomendou que se mantenha em isolamento dos restantes familiares, que não receba visitas, que haja bom arejamento na habitação, que use uma casa de banho diferente dos restantes coabitantes e que evite os espaços comuns ou use máscara, entre outras.

15h27 – Já foram realizados mais de 4,3 milhões de testes

A diretora-geral afirmou que, como já tinha sido anunciado, o número de testes tem aumentado, tendo sido realizados até à data cerca de 4,3 milhões de PCR e cerca de 40 mil testes de antigénio.

A proporção de positividade é de 15,9 por cento, esclareceu ainda Graça Freitas.

15h25 – Maior incidência nos grupos etários entre os 20 e os 49 anos

Graça Freitas indicou na conferência de imprensa que "os grupos etários com maior incidência cumulativa são os dos 20 aos dos 49 anos" e que também o grupo etário acima dos 80 anos apresenta uma incidência elevada.

A taxa de letalidade global é de 1,5 por cento e a taxa de letalidade geral acima dos 70 anos é de 9,6 por cento.

15h24 – Alguns concelhos apresentam já um tendência epidémica decrescente

Apresentando a atualização diária da situação epidemiológica de Portugal, Graça Freitas afirmou que a "tendência epidémica crescente" é agora "menos acentuada do que em períodos anteriores". Na conferência de imprensa da Direção-geral da Saúde, a responsável indicou ainda que "a incidência cumulativa em 14 dias é à data de 758 casos por 100 mil habitantes".

No entanto, há "assimetrias de concelhias e assimetrias regionais", continuando a região Norte a "ser a mais afetada", seguida de Lisboa e Vale do Tejo.

Mas, segundo a diretora-geral, há "alguns concelhos com incidências muito elevadas que começam a apresentar uma tendência decrescente".


15h06 - Portugal com mais 4.044 casos de infeção e 74 óbitos, nas últimas 24 horas

Portugal registou mais 4.044 casos de Covid-19 e 74 mortes nas últimas 24 horas. Desde domingo, há mais 62 casos ativos em todo o território nacional.

Há ainda a registar mais 3.908 recuperados e mais 358 contacto em vigilância.

A região Norte voltou a registar o maior número de novos casos confirmados, contabilizando mais 2.258 infeções. Lisboa e Vale do Tejo contabilizou mais 1.052 casos de Covid-19, a região Centro reportou mais 490 casos, o Algarve mais 126 e o Alentejo mais 68. Na região autónoma dos Açores foram também confirmados mais 31 casos e na Madeira mais 19.

Dos 74 óbitos registados, foram confirmados 35 no Norte, 26 em Lisboa e Vale do Tejo, 10 no Centro, dois no Alentejo e um no Algarve.

Segundo o boletim epidemiológico desta segunda-feira, há mais 90 casos de internamento em enfermarias e mais sete em Unidades de Cuidados Intensivos.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou um total de 264.802 casos de Covid-19 e 3.971 mortos devido à infeção pelo Sars-Cov-2.

15h00 - Estratégia espanhola para fazer face à pandemia dá resultados

Nos últimos 14 dias, o país contabilizou uma média de 400 casos de covid-19 por 100.000 habitantes, contra os 530 do inicio do mês.
No Reino Unido, Boris Johnson deverá detalhar, esta tarde, o plano para voltar a instaurar um sistema de três níveis de restrições a partir de 2 de dezembro, dia em que termina o período de confinamento que está em vigor desde o dia 5 deste mês.

14h56 - Fecham também as creches e o pré-escolar nas vésperas de feriados de dezembro

Não são só as escolas secundárias e universidades que vão encerrar nas próximas duas segundas feiras vésperas de feriado. Fecham também as creches e o pré-escolar. A Confederação das Associações de Pais, diz que a medida representa um problema para muitas famílias.


14h51 - PSP e GNR multaram mais de 100 pessoas pelo incumprimento do uso de máscara na rua

Só nos primeiros 20 dias da aplicação da lei foram levantados 136 autos, números que equivalem a uma média de 7 multas por dia. De acordo com dados do Ministério da Administração Interna, a ausência do uso de máscara nos estabelecimentos públicos e nas salas de espetáculos, é a contraordenação mais registada.


14h47 - Ordem dos Médicos quer restrições alargadas a todo período entre feriados de dezembro

A Ordem dos Médicos recomenda ao Governo que junte os dois períodos associados aos feriados de 1 e 8 de dezembro para as restrições de circulação entre concelhos, ou seja, sem que haja interrupções.
O gabinete de crise da Ordem avisa que é fundamental o reforço das equipas de saúde pública nos inquéritos epidemiológicos e a utilização generalizada dos testes rápidos.

Os especialistas dizem que ainda é cedo para avaliar as medidas em vigor há 15 dias e pedem ao governo uma comunicação eficaz das decisões.

14h44 - Subiu para 435 o número de infetados pela Covid-19 nas prisões

São 351 reclusos e 84 trabalhadores. Os surtos ativos registam-se agora em seis estabelecimentos prisionais de Norte a Sul do país.


14h39 - Abre em Paços de Ferreira o segundo centro de retaguarda para doentes Covid

A falta de profissionais de saúde faz com que a abertura ainda não seja em pleno porque há auxiliares que abandonam o serviço nos primeiros dias de trabalho por não aguentarem a pressão. Nesta fase, terá 35 camas a funcionar.


14h34 - Surto com origem num colégio de Évora já infetou 25 pessoas

Um total de 25 pessoas está infetado pelo vírus da covid-19 num novo surto detetado em Évora, com origem num colégio da cidade, que fechou as portas temporariamente, revelou hoje o presidente do município. As pessoas infetadas neste surto são "funcionários e crianças" do colégio e também familiares, num total de 25 casos, precisou o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá.

Este surto "ainda está em investigação" pela Autoridade de Saúde Pública, pelo que "os casos ainda podem subir nos próximos dias", assinalou o autarca.

14h23 - Vacinas. O que quer dizer a eficácia média anunciada pela AstraZeneca?

O investigador Miguel Castanho ajuda-nos a perceber o que foi anunciado relativamente à eficácia da vacina da AstraZeneca/Universidade de Oxford, o que isso significa para os planos de vacinação e quando poderemos ter uma fração da população vacinada em Portugal.


14h15 - EUA, Reino Unido e Alemanha dizem estar prontos para iniciar vacinação

Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha dizem que assim que for autorizada uma vacina estão prontos para iniciar de imediato a vacinação da população.
Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha dizem que assim que for autorizada uma vacina estão prontos para iniciar de imediato a vacinação da população.

14h12 - Guiné-Bissau regista mais um caso positivo na última semana

A Guiné-Bissau registou na última semana mais um caso positivo de infeção pelo novo coronavírus, aumentando o total acumulado para 2.422, segundo os dados divulgados hoje pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

Segundo os dados, na semana entre 16 e 22 de novembro, foram testadas 946 pessoas, 570 das quais viajantes, tendo sido detetado um caso positivo. A Guiné-Bissau regista um total acumulado de 2.422 casos positivos e 43 vítimas mortais desde o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

14h07 - Centro de dia em Caminha regista morte de dois utentes com apoio domiciliário

Dois utentes que recebiam apoio domiciliário prestado pelo centro de dia de Vilarelho, em Caminha, no distrito de Viana do Castelo, morreram no fim de semana e há seis idosos daquele serviço infetados com o SARS-CoV-2, foi hoje revelado.

13h55 - Hospital de Penafiel espera ajuda de públicos e privados

A administração do Hospital de Penafiel espera que hospitais públicos e privados passem a aceitar mais transferências de doentes e sejam mais rápidos a fazê-lo. A unidade tem o maior número de internamentos Covid do país e picos na urgência que dificultam a resposta também aos doentes não Covid.


13h51 - 435 infetados nas prisões

Há 351 reclusos e 84 trabalhadores com Covid-19 nas prisões portuguesas. Os surtos ativos registam-se agora em seis estabelecimentos prisionais de Norte a Sul do país.


13h40 - Sindicato acusa CUF de incumprimento

Sindicato dos Trabalhadores de Call Center (STCC) acusa o Grupo CUF de incumprimento do estado de emergência ao manter cerca de 80 trabalhadores a trabalhar presencialmente. A empresa rejeita a acusação.

"A CUF tem procurado desde o início da pandemia criar todas condições para proteger os seus colaboradores, tendo, nesse sentido, adotado o regime de teletrabalho sempre que possível", refere o grupo em resposta à agência Lusa, na sequência da denúncia do STCC.

13h20 - Costa diz que vacinas devolvem ao mundo esperança na luz ao fundo do túnel

O primeiro-ministro disse a vacina contra a covid-19 devolve ao mundo novas perspetivas de que há uma luz ao fundo do túnel,apesar de reconhecer que o próximo semestre de 2021 será um tempo exigente do ponto vista da distribuição e da planificação da vacina.


13h10 - Pelo menos 1,388 milhões de mortos em todo o mundo

A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 1.388.590 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Press.

Mais de 58.647.610 pessoas foram infetadas pelo novo coronavírus em todo o mundo, segundo o balanço, feito às 11:00 TMG (12:00 em Lisboa) de hoje com base em fontes oficiais.

13h05 - Oliveira do Bairro fecha piscinas após funcionário testar positivo

A Câmara de Oliveira do Bairro encerrou hoje as piscinas municipais, após um funcionário do equipamento ter testado positivo à covid-19, anunciou a autarquia.

A decisão foi tomada "em articulação com as entidades de saúde locais, que estão a acompanhar o caso, estando a ser feita a higienização das instalações das piscinas municipais", referiu este município do distrito de Aveiro.

13h00 - Sobe para 11 o número de mortes na Misericórdia de Portalegre

O número de vítimas mortais no surto de covid-19 em valências da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre (SCMP) subiu para 11, com a morte de mais três utentes no domingo, revelou hoje fonte da instituição.

"No domingo faleceram mais três utentes, três senhoras com mais de 80 anos", disse Ana Bicho, da comissão administrativa da SCMP, em declarações à agência Lusa.

De acordo com a responsável, estão nesta altura infetados 63 utentes [dois dos quais hospitalizados] e 26 funcionários, tendo este surto de covid-19 na Misericórdia alentejana sido divulgado no dia 12 pela própria instituição.

12h50 - Agência Europeia de Medicamentos poderá aprovar vacinas até ao final do ano

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA), que analisa os pedidos de autorização de três requerentes, declarou hoje que poderá aprovar as primeiras vacinas contra a covid-19 até ao final do ano ou início de 2021.

"É difícil neste ponto prever com precisão os prazos para a autorização da vacina, pois ainda não temos todos os dados e os testes que atualmente estão em andamento", disse a EMA num e-mail enviado à agência de notícias AFP.

"Dependendo do andamento da avaliação, a EMA pode de facto conseguir concluir a avaliação dos candidatos mais avançados no final deste ano ou início do próximo", referiu a Agência.

A EMA estabeleceu um procedimento acelerado, que permite examinar os dados de segurança e eficácia da vacina à medida que se tornam disponíveis, mesmo antes de um pedido formal de autorização ser apresentado pelos fabricantes.

12h33 - Estrutura de retaguarda no Alto Minho começa a funcionar na quinta-feira

A Estrutura de Apoio de Retaguarda (EAR) instalada no centro cultural de Viana do Castelo começa a funcionar na quinta-feira, para receber utentes de lares e doentes com covid-19 que já não necessitem de internamento hospitalar, foi hoje divulgado.

12h28 - Pfizer e autoridades portuguesas já trabalham para transporte e acondicionamento da vacina

A Pfizer em Portugal já está a trabalhar com as autoridades portuguesas para o transporte e acondicionamento da futura vacina.
Em resposta a perguntas da Antena 1, o diretor geral da filial portuguesa Paulo Teixeira explica que a empresa está preparada para o transporte da vacina.

Paulo Teixeira adianta ainda que a empresa conta produzir até ao fim do ano 50 milhões de doses da vacina.

A Pfizer entregou já nos Estados Unidos o pedido de autorização especial para a futura vacina.

12h24 - Governo retifica decreto e retira eventos culturais de exceções à circulação

O Governo retificou o decreto que regulamenta o estado de emergência para retirar as deslocações a eventos ou equipamentos culturais da lista de exceções à proibição de circulação nos períodos de recolher obrigatório ao fim de semana e feriados.

O decreto original, publicado no sábado, estabelece a proibição de circulação na via pública aos sábados, domingos e feriados, entre as 13h00 e as 05h00, nos concelhos de risco muito elevado e extremo de propagação da Covid-19. No entanto, o decreto ressalva a possibilidade de “deslocações a mercearias e supermercados e outros estabelecimentos de venda de produtos alimentares e de higiene, para pessoas e animais”, sendo agora clarificado que nesta sequência não se encontra o acesso a eventos e equipamentos culturais, como tinha sido inicialmente publicado.

Adicionalmente, são consideradas exceções deslocações em trabalho, por motivos de saúde, assistência a idosos, entre outras.

12h13 - IPO-Porto testou 84 pessoas no fim de semana e resultados foram todos negativos

O Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO-Porto) informou hoje que, na sequência de um surto de covid-19 no piso oito do internamento de Cirurgia, realizou entre sábado e domingo 84 testes que se revelaram todos negativos.

Na sexta-feira foram detetados um total de oito doentes e três profissionais positivos, tendo o IPO-Porto procedido à realização de testes a todos os doentes internados nas áreas de Cirurgia do Edifício A para "uma maior garantia de segurança".

Fonte do IPO-Porto referiu hoje que todos os doentes que testaram positivo já foram transferidos para o hospital da respetiva área de residência, onde serão acompanhados até reunirem de novo condições para continuar o seu tratamento ou acompanhamento no IPO. Disse também que está em curso a averiguação dos potenciais elos de ligação entre os casos detetados, de forma a identificar a origem deste surto.

12h00 - Unidade Saúde do Alto Minho com 95% de taxa de ocupação

As áreas destinadas ao tratamento de doentes com Covid-19 na Unidade de Saúde do Alto Minho (ULSAM) apresentam hoje uma taxa de ocupação de 95 por cento, disse à agência Lusa o presidente do conselho de administração.

"Hoje, às 10h00, a nossa lotação estava a cerca de 95 por cento. A Unidade Cuidados Intensivos (UCI) tem atualmente 25 camas e tinha disponíveis, a essa hora, quatro camas. Também temos disponibilidade na enfermaria geral [30 camas], mas são números que, de um momento para o outro, se alteram", disse Franklim Ramos.

"A situação de pandemia não nos permite responder de forma estática, pois as situações adequam-se a realidade do momento", reforçou.

A ULSAM é constituída por dois hospitais: o de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima. Integra ainda 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, e serve uma população residente superior a 244 mil pessoas dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, e algumas populações vizinhas do distrito de Braga.

11h48 - Suiça reporta 9751 casos em três dias

As autoridades de saúde suiças registaram mais 9.751 casos de infeção desde sexta-feira, segundo revelam esta segunda-feira.

O número total de casos confirmados na Suíça e no vizinho principado de Liechtenstein aumentou para 300.352 e o número de mortos foi de mais 213, havendo ainda mais 410 novas hospitalizações.

11h40 - Sanado surto na Casa de Repouso de Macedo de Cavaleiros

O surto de infeção pelo novo coronavírus na Casa de Repouso Afonso, um lar privado de Macedo de Cavaleiros, está sanado depois de todos os idosos e funcionários terem testado negativo, informou hoje a direção.

11h32 - USF da Batalha fechada até terça-feira após médico testar positivo

A Unidade de Saúde Familiar (USF) Condestável, a única do concelho da Batalha, vai estar fechada até terça-feira após um médico ter testado positivo à Covid-19, disse hoje o coordenador, adiantando que as consultas vão ser remarcadas. Segundo João Paulo Simões, "o colega [médico] sentiu-se cansado, foi fazer o teste e está positivo".

!Para podermos fazer o rastreio a todos os profissionais e desinfetar o espaço, determinou-se o encerramento por dois dias, com acordo da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral", esclareceu João Paulo Simões, afirmando que, "com a colaboração da Câmara, as instalações vão ser desinfetadas".

O coordenador da unidade salientou que o "encerramento é preventivo".


Um USF Condestável informativo que como suas instalações (pólo 1 - Batalha e pólo 3 - S. Mamede) estão encerradas para ...

Publicado por USF Condestável em & nbsp; Domingo, 22 de novembro de 2020

11h25 - Entrada em Macau de estrangeiros na China limitada a quem já estava no país

As autoridades de Macau precisaram esta segunda-feira que só os estrangeiros que já estão na China continental vão poder, em condições excecionais e mediante pedido aos Serviços de Saúde, entrar no território a partir de 1 de dezembro.

"A medida é para aqueles que já estavam no interior da China e têm necessidade de vir para Macau", precisou o médico Alvis Lo Iek Long, responsável pelos Serviços de Saúde, durante a conferência semanal de acompanhamento da situação da covid-19 no território.

Macau fechou as fronteiras a estrangeiros não residentes desde 18 de março, mas as autoridades anunciaram no sábado que quem tenha permanecido na China continental nos 14 dias anteriores à entrada no território pode pedir a isenção das restrições à entrada na região administrativa especial chinesa, se for casado ou filho de residentes. Essa possibilidade existe também para quem tiver obtido autorização de residência, tiver sido admitido em instituições de ensino superior de Macau ou seja "participante em atividades de negócios, académico ou profissional especializado".

Podem ainda pedir autorização aos Serviços de Saúde para entrar no território os estrangeiros que forem detentores "de autorização de permanência para trabalhador não residente ou de título de autorização de entrada para efeitos de trabalho ou de outros títulos de autorização de permanência para efeitos de acompanhamento de agregado familiar", tanto os "já obtidos" como os que têm "condições para a sua obtenção".

11h16 - Alemanha está confiante em iniciar a vacinação em dezembro

O Governo alemão está confiante de que poderá iniciar em dezembro o seu plano de vacinação, recentemente aprovado, assim que as primeiras vacinas contra a covid-19 forem aprovadas pela União Europeia (UE).

O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, citado hoje pela Rede de Notícias da Alemanha (RND), disse que há "motivos para otimismo" e que ainda este ano poderá ser dado o sinal verde para a vacina no bloco europeu.

"E então podemos começar a vacinação imediatamente", declarou o ministro.

De acordo com a estratégia de vacinação desenhada de comum acordo entre o Governo central e os 16 estados federados, Berlim será responsável pela aquisição - por meio do mecanismo europeu e acordos bilaterais - e pela distribuição das vacinas (tarefa para a qual solicitou a colaboração do exército e do setor privado). Os estados federados, por sua vez, ficarão encarregados de vacinar a população. Especificamente, concordaram em abrir 60 centros de vacinação próprios contra o novo coronavírus, que devem estar operacionais em meados de dezembro.

De acordo com o relatório elaborado pelo Instituto Robert Koch (RKI), importante centro epidemiológico, a Academia de Ciências Leopoldina e o Comité de Ética, os primeiros a serem vacinados devem ser os grupos de risco.

A vacinação, como a chanceler alemã, Angela Merkel, sublinhou em várias ocasiões, será sempre voluntária.

"Ninguém será forçado a ser vacinado. Será uma decisão livre", disse a chanceler.

11h06 - Espanha e Alemanha já têm plano de vacinação da população

Espanha e Alemanha já têm um plano para vacinar a totalidade dos cidadãos. Pedro Sanchéz garante que o plano será formalmente aprovado pelo conselho de ministros na próxima semana. O Primeiro-ministro espanhol garante que até meados do próximo ano uma parte substancial dos espanhóis estarão vacinados.


10h45 - Abatidos cerca de mil visons depois de detetado surto em França

A França registou no domingo, pela primeira vez, a presença de Covid-19 numa quinta de criação de visons, em Eure-et-Loir, anunciaram os Ministérios da Agricultura, Saúde e Transição Ecológica. Esta segunda-feira já foram abitos cerca de mil animais.

"Foi ordenado o abate da totalidade de mil animais ainda presentes na quinta e a eliminação dos produtos desses animais", informam aqueles gabinetes em comunicado.

Das quatro fazendas de visons existentes no país, uma está sem casos e "as análises ainda estão em curso nas outras duas" quintas, cujos resultados são esperados esta semana.

10h36 - Indonésia ultrapassa meio milhão de infetados

A Indonésia atingiu um marco sombrio esta segunda-feira ao ultrapassar mais de meio milhão de casos de Covid-19 e os hospitais da província mais populosa do país começam a aproximar-se dos seus limites.

A Indonésia agora tem 502.110 infeções e 16.002 mortes por Covid-19, os maiores números no Sudeste Asiático. Os especialistas em saúde pública dizem que a falta de testes e rastreamento de contactos, assim como uma taxa de positividade consistentemente alta, indicam que os números reais provavelmente serão significativamente maiores.

10h20 - Rússia contabiliza novo recorde diário com 25.173 infeções

A Rússia contabilizou 25.173 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, um novo máximo de infeções diárias desde o início da pandemia, em março passado, informaram hoje as autoridades de saúde. O número de mortes causadas pela infeção registado no último dia foi de 361, de acordo com o gabinete de crise para a gestão da emergência de saúde na Rússia.

10h15 - Vila Velha de Ródão distribui 'kit' de proteção a pessoas com mais de 65 anos

A população residente em Vila Velha de Ródão com mais de 65 anos está a receber um ‘kit' de proteção individual no âmbito da pandemia da covid-19, anunciou hoje o município local.

"Cada ‘kit' é composto por uma bolsa que contém uma máscara lavável, um filtro para a máscara, um porta-máscaras, uma embalagem de álcool gel e um folheto informativo", explica, em comunicado, este município do distrito de Castelo Branco.

A Câmara de Vila Velha de Ródão, em parceria com o programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social - 4G (CLDS) já iniciou a distribuição dos ‘kits' de proteção individual junto da população residente no concelho com mais de 65 anos, sendo que contam ainda com a associação das juntas de freguesia do concelho a esta iniciativa através do apoio dado na sua distribuição.

"A iniciativa surge na sequência da necessidade identificada pelo município de promover a segurança e a saúde deste grupo etário, dada a sua maior vulnerabilidade à covid-19", lê-se na nota.

10h08 - Photomaton. Pandemia provoca significativo aumento do cibercrime

Pandemia está a provocar um significativo aumento do cibercrime uma vez que o teletrabalho apresenta novos riscos quer para empresas quer para entidades oficiais. Em tempo de desemprego, os especialistas em cibersegurança recebem ofertas de emprego, diariamente. É o tema do Photomaton.


9h54 - África com mais 290 mortos e 12.922 infetados nas últimas 24 horas

África registou 290 mortes devido à covid-19 nas últimas 24 horas, aumentando para 49.702 o total de vítimas mortais pelo novo coronavírus, que já infetou 2.069.923 pessoas no continente, segundo dados oficiais.

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o novo coronavírus infetou nas últimas 24 horas mais 12.922 pessoas nos 55 Estados-membros da organização, e o número de recuperados em igual período foi de 9.986, para um total de 1.747.263.

9h37 - Brasil vive segunda onda de infeções, alerta especialista

O Brasil experimenta uma segunda onda de infeções por covid-19, defende Domingos Alves, especialista em modelagem computacional e porta-voz de um grupo de cientistas da Universidades de São Paulo (USP) que analisa informações sobre a pandemia.

"Os dados estão indicando que estamos dentro de uma segunda onda (...) Estamos numa segunda onda e se não houver medidas [das autoridades] esta onda irá crescer" disse Alves em entrevista à Lusa.

O especialista explicou que o Brasil regista uma tendência sustentada de alta no número das infeções e lembrou que a taxa de reprodução (Rt) da covid-19, usada para calcular quantas pessoas são contaminadas por alguém infetado, tem subido desde outubro.

"Em 06 de outubro quatro estados do Brasil tinham uma taxa de infeção (Rt) maior do que 1. No dia 27 de outubro passaram a ser 15 estados e no dia 16 de novembro eram 21 estados. Destes 21 estados, 16 deles tinham esta taxa de infeção acima de 01 há mais de 14 dias", frisou.

Quando o índice está acima de 1, a previsão é de aumento de casos já que cada infetado contamina pelo menos mais uma pessoa.

9h15 - UNICEF prepara maior operação da história para administrar vacinas

A UNICEF anunciou que está a analisar a logística de transporte de cerca de dois mil milhões de vacinas contra a covid-19 para 92 países e que esta será a maior operação internacional da sua história.

"À medida que o trabalho de desenvolvimento de vacinas para a covid-19 continua, a UNICEF está a acelerar os esforços com as companhias aéreas, companhias de carga, companhias de navegação e outras parcerias logísticas para fornecer vacinas vitais tão rápido e seguro quanto possível", afirmou, em comunicado, diretora da Divisão de Abastecimento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF, na sigla em inglês), Etleva Kadilli.

8h50 - Alemanha regista 10.864 novos casos nas últimas 24 horas

As autoridades sanitárias alemãs contabilizaram 10.864 novos contágios de covid-19 nas últimas 24 horas, menos 4.877 infeções do que no domingo.

Na sexta-feira passada registou-se na Alemanha um número máximo de casos: 23.648.
No domingo e na segunda-feira os valores são geralmente desfasados devido ao fim de semana sendo que neste período nem todos os estados federais comunicam os dados assim como os laboratórios realizam menos testes.

Segundo os dados do Instituto Robert Koch (RKI) atualizados hoje, o número total de casos no país é de 929.133 e de 14.112 mortos.

O RKI estima que 618.800 doentes recuperaram da doença e que atualmente existem 296.200 casos ativos.

8h12 - Reino Unido deve pôr fim a isolamento profilático para quem esteve em contacto com infetado

É uma mudança de estratégia assinalável. No Reino Unido, vai terminar o isolamento profilático para quem tenha estado em contacto com um caso positivo de Covid-19. Até agora, é obrigatório ficar em casa durante 14 dias, de forma preventiva. No entanto, o governo de Londres deve anunciar esta segunda-feira que estas pessoas vão poder continuar a trabalhar, desde que realizem testes diários ao novo coronavírus.

8h00 - Índia com mais 45 mil casos e 511 mortos nas últimas 24 horas

A Índia registou 45.391 casos de covid-19 e 511 mortos nas últimas 24 horas, segundo os dados do Ministério da Saúde indiano, divulgados hoje.

Desde o início da pandemia, a Índia contabilizou mais de 9,1 milhões de casos de covid-19 (9.139.865), mantendo-se como o segundo país com mais infeções, atrás dos Estados Unidos, atualmente com mais de 12,2 milhões.

Com um total de 133.738 mortes desde o início da pandemia, a Índia é o terceiro país do mundo com mais óbitos, a seguir aos Estados Unidos e Brasil, segundo a contagem da Universidade Johns Hopkins.

O país tem atualmente 443.486 casos ativos da doença.

7h42 - Vacina da AstraZeneca/Oxford tem eficácia de 70%

A vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo laboratório britânico AstraZeneca e pela Universidade de Oxford tem uma eficácia média de 70%, segundo um comunicado hoje divulgado.

Estes são resultados provisórios dos ensaios clínicos em grande escala desenvolvidos no Reino Unido e no Brasil, diz a AstraZeneca.

Em relação aos dados já disponíveis, esta vacina tem uma taxa de eficácia menor do que as da Pfizer/BioNTech ou Moderna, que ultrapassam os 90%.

7h30 – PCP reitera intenção de realizar congresso no fim de semana

O PCP promete cumprir todas as regras sanitárias, durante o Congresso do partido, que arranca na próxima sexta-feira.

Os comunistas salientam, em comunicado, que estão determinados a realizar o evento, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures.

O comité central sublinha que serão adotadas todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos cerca de 600 participantes para permitir um momento de reflexão e luta, onde o PCP vai discutir soluções para o país e as respostas para enfrentar a crise causada pela pandemia.

O congresso do PCP, com metade dos delegados, está envolto em polémica por acontecer em pleno estado de emergência devido ao surto epidémico.

PSD e CDS, por exemplo, criticaram os comunistas e o Governo por não impedirem a sua realização.

No sábado, o primeiro-ministro, António Costa, escusou-se a comentar a realização de reuniões de partidos como o congresso do PCP, defendendo que a lei do estado de emergência "é clara e taxativa" ao impedir que sejam proibidas, dissolvidas ou submetidas a autorização.

Marcelo Rebelo de Sousa recebe as ministras da Saúde e da Justiça
Marta Temido e Francisca Van Dunem vão a Belém para falar com o Presidente da República sobre os surtos de Covid-19 que têm sido registados em estabelecimentos prisionais.

O último balanço aponta para 435 casos positivos, a grande maioria deles a afetar reclusos.

Em todas as cadeias mantêm-se suspensas as visitas, com exceção para os advogados. Também foram interrompidas as atividades de formação escolar e profissional.Portugal entra em novo período do estado de emergência à meia-noite

Vai vigorar durante os próximos 15 dias. As principais mudanças nesta fase prendem-se com os feriados.

Assim, nos feriados de Dezembro, vai ser proibido circular entre concelhos.

Nos dias que antecedem os feriados, 30 de novembro e 7 de Dezembro há tolerância de ponto na função pública e não haverá aulas.

Nos feriados 1 e 8 de dezembro há recolher obrigatório a partir das 15h00.

Restaurantes e equipamentos culturais encerram às 22h30 e os restantes estabelecimentos comerciais encerram às 22h00.

O país está agora dividido em quatro níveis de risco.

Em risco extremamente elevado, o pior nível, assinalados a vermelho, estão 47 municípios, que têm mais de 960 casos por 100 mil habitantes.

No patamar de risco muito elevado estão 80 concelhos, aqui assinalados laranja.

São os Concelhos com mais de 480 casos por 100 mil habitantes.

Num terceiro nível com risco elevado, estão 86 concelhos por registarem mais de 240 casos por 100 mil habitantes.

No nível mais baixo de perigo, com risco moderado, 65 concelhos.

Em relação à lista anterior, saem da lista de risco elevado 15 concelhos que diminuíram o número de infetados.
#

O último boletim epidemiológico regista a morte de mais 73 pessoas. São, no total, 3.897 mortes.

Há mais 4.788 novos casos de infeção.

Estão internadas mais 126 pessoas para um total de 3.151.

Nos Cuidados Intensivos estão mais seis pessoas, num total de 491.

Foram dados como recuperados mais 3.540 doentes. Há 83.942 casos ativos no país.
Despesa da Saúde com máximos históricos
A despesa do Serviço Nacional de Saúde atingiu máximos históricos.

A despesa na saúde pública registou um aumento acumulado até outubro de 5,8%. São mais 500 milhões de euros num total de nove mil milhões.

O Ministério das Finanças justifica a subida com a aceleração das despesas com pessoal, com o dobro do investimento no Serviço Nacional de Saúde e também com as despesas de bens e serviços.