Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Clemens Bilan - EPA

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações



22h18 - ANTRAL quer taxistas vacinados antes da população geral

A Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Transporte Ligeiro (ANTRAL) defendeu junto da ministra da Saúde, Marta Temido, que os taxistas integrem uma campanha nacional de testagem e vacinação antes da população geral.

Em carta dirigida à titular da Saúde, a ANTRAL solicitou que esta "se digne considerar indicar estes profissionais para integrarem uma campanha nacional de submissão a testes à covid-19".

Da mesma forma, solicitaram também "uma consideração especial dos profissionais no plano de vacinação, podendo antecipar-se a mesma antes da vacinação de natureza geral".

Esta pretensão foi defendida com o facto de os dirigentes da ANTRAL se declararem convictos que a afetação dos taxistas "a uma atividade de funcionamento constante, e o contacto permanente com os utentes de todas as idades, e oriundos, também, de países estrangeiros", os coloca em "uma escala de risco considerável".

21h59 - A Madeira registou hoje 72 novos casos de covid-19, todos de transmissão local, 109 recuperações e 300 situações suspeitas, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 1.595.

21h32 - Em estudo eventualidade de repatriamento de portugueses do Brasil

21h15 - Fronteira entre Portugal e Espanha tem dois novos postos de passagem autorizada

21h14 - Catarina Martins exigiu que o Governo corrija o Orçamento do Estado

21h05 - CDS defende vacinação prioritária de todos os bombeiros

21h03 - Jerónimo de Sousa quer mais apoios para pais que estão em casa com os filhos

21h01 - Internamentos covid baixam nas enfermarias, mas não nos cuidados intensivos

20h57 - Encerrou o hospital de campanha de Portimão

20h47 - França. Empresa de lusodescendentes adapta-se aos tempos de crise

20h45 - Covid-19. Vários países europeus restabelecem controlos fronteiriços

20h35 - Crise. Receitas do turismo caem 67% em 2020 face a 2019

20h32 - Lusodescendente integra equipa francesa de reforço ao Garcia de Orta

20h30 - Contatos de baixo risco vão começar a ser também testados à Covid-19

20h25 - Página na Internet permite acompanhar listas de vacinação

20h21 - António Costa vacinado contra a Covid-19

20h20 - Portugal com menos 2 milhões de vacinas até março

20h18 - Bruxelas considera possível entregar primeiras verbas da "bazuca" financeira antes do verão

19h52 - Moçambique registou mais 12 óbitos por covid-19 e 426 novos casos de infeção pelo novo coronavírus.

19h48 - Angola registou mais 15 casos de covid-19, um óbito e 89 pacientes considerados recuperados nas últimas 24 horas.

19h35 - Escolas de acolhimento serviram 37 mil refeições diárias

Cerca de 37 mil refeições diárias foram servidas durante a semana passada nas escolas de acolhimento, que se mantêm abertas durante o novo confinamento, e que receberam cerca de 12.500 alunos.

De acordo com informações divulgadas hoje pelo Ministério da Educação, os mais de 700 estabelecimentos de ensino básicos e secundários de referência serviram, em média, 37 mil refeições diárias na semana passada, ultrapassado as 40 mil na sexta-feira.

Em comunicado, a tutela refere que "o número de refeições servidas nas escolas de acolhimento tem aumentado a cada dia", sendo que na semana em que foram suspensas as atividades letivas todos os dias eram servidas, em média, 21 mil refeições.

19h21 - Governo agradece ajuda médica francesa

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde agradeceu a ajuda do Governo francês com a disponibilização de uma médica e três enfermeiras que vão ajudar na prestação de cuidados intensivos no Hospital Garcia de Orta, em Almada.

"Em nome do Governo português, um agradecimento profundo ao governo francês por esta colaboração e por esta cooperação, que é de facto um sinal bem vivo de uma Europa bem viva e bem solidária", disse António Lacerda Sales.

"Tudo faremos neste contexto para aliviar aquilo que é a pressão ao nível das unidades de cuidados intensivos. E dizer-vos que de facto foi uma área onde muito temos investido, onde, relembro, tínhamos no início de março cerca de 1.142 ventiladores e temos hoje mais de 2.000 ventiladores. Tínhamos em 2012 um rácio de 4,2 camas por 100 mil habitantes; temos hoje um rácio - no final de dezembro - de 9,4 camas por 100 mil habitantes. Mais do que duplicámos", sublinhou.

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde salientou ainda o esforço do Governo português na contratação de médicos intensivistas, 48 em 2020 e mais 47 desde o início deste ano.

A equipa médica francesa que durante 15 dias vai trabalhar no Hospital Garcia de Orta é constituída por três enfermeiras e uma médica do serviço de saúde dos bombeiros franceses.

Toda a equipa, como referiu a enfermeira francesa lusodescendente Sandra Fleury, "tem experiência em situações de e Emergência e Reanimação".

18h59 - Todos os utentes recuperados em lar de Mogadouro

Os atuais 73 utentes do Lar da Misericórdia de Mogadouro foram dados como "curados" da infeção por SARS-CoV-2, após 11 óbitos devido à covid-19, disse o provedor da instituição.

"Lamentamos os 11 óbitos que registamos ao longo da duração do surto de covid-19, que atingiu a nossa instituição. Todos os utentes que não resistiram à infeção provocada pelo novo coronavírus tinham idade avançada e sofriam de múltiplas patologias associada, ou seja, pessoas já si, muito fragilizadas", disse à Lusa João Henriques.

18h52 - Bombeiros começaram a ser vacinados no distrito de Bragança

Os bombeiros do distrito de Bragança começaram a ser vacinados contra a covid-19, com a primeira dose administrada 250 operacionais, de acordo com a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste.

A entidade responsável pelo processo de vacinação na região dá conta, em comunicado, que prossegue, simultaneamente, a vacinação de pessoas com mais de 80 anos e mais de 50 anos com patologias.

Este grupo começou a ser vacinado no concelho de Vimioso e, de acordo com a ULS do Nordeste, o processo vai ser alargado, "durante a semana" aos municípios de Mirandela e de Freixo de Espada à Cinta.

18h51 - Plateia critica apoios insuficientes para a Cultura e que não chegam a todos

A associação Plateia - Profissionais de Artes Cénicas criticou os apoios do Governo para o setor da Cultura, cuja regulamentação foi hoje publicada em Diário da República, defendendo que estes "não são suficientes e contemplam critérios de exclusão injustos".

"Como é do conhecimento geral, quem trabalha no setor cultural tem sofrido de forma devastadora as consequências da pandemia. Os apoios que vão surgindo não têm dado conta da emergência destas vidas, não são suficientes e contemplam critérios de exclusão injustos", refere a Plateia, num comunicado divulgado hoje ao final da tarde.

A regulamentação das medidas de apoio ao setor da Cultura no âmbito da crise provocada pelas restrições decretadas devido à pandemia da covid-19, anunciadas em 14 de janeiro pela ministra Graça Fonseca, foi hoje publicada em Diário da República.

No comunicado hoje divulgado, a Plateia começa por lamentar que "algumas regras de acesso" tenham sido publicadas "mais de um mês depois do anúncio público de algumas medidas de apoio ao setor da cultura e a quem nele trabalha".

A Plateia está "particularmente descontente com o que é apresentado relativamente ao apoio de 1IAS (438 euros) aos trabalhadores da cultura".

O Apoio extraordinário aos artistas, autores, técnicos e outros profissionais da cultura, no valor único de 438,81 euros, referente a um Indexante dos Apoios Sociais (IAS), destina-se a trabalhadores independentes, que tenham um código de atividade económica (CAE) ou IRS no setor da Cultura.

Este apoio, de acordo com a regulamentação, será atribuído "por ordem de apresentação dos pedidos, através de uma única prestação a cada requerente elegível", e o pedido será feito "por via eletrónica, mediante o preenchimento e submissão 'online' do respetivo formulário, através do sítio na Internet www.culturaportugal.gov.pt".

Para a Plateia, "é inaceitável que se excluam deste apoio todas as pessoas que, à data de 01/01/2020, tinham um contrato de trabalho (ainda que de curta duração ou 'part-time')".

18h45 - Sessenta pessoas autuadas por participarem em festas em Santarém e Rio Maior

Sessenta pessoas foram autuadas por participarem em festas no passado sábado, em Santarém e em Rio Maior, desrespeitando o recolhimento imposto devido à pandemia da covid-19, tendo havido ainda três detidos em Benavente, indicaram as forças de segurança.

No caso ocorrido em Santarém, além das coimas por incumprimento do dever de recolhimento às 32 pessoas que participavam numa festa de aniversário, a Polícia de Segurança Pública (PSP) aplicou ainda cinco coimas por falta de uso de máscara.

A PSP foi advertida por transeuntes que circulavam, sábado à noite, nas proximidades do edifício dos CTT, e muito perto da esquadra da polícia, tendo acabado com a festa.

No concelho de Rio Maior (distrito de Santarém), a Guarda Nacional Republicana (GNR) foi alertada para uma festa ilegal com 28 pessoas que decorria numa propriedade na localidade de Marmeleira, que terá sido alugada para o efeito.

"Além de se tratar de um evento não autorizado, os participantes não faziam o uso da máscara, nem garantiam o distanciamento social", afirma um comunicado do Comando Territorial de Santarém da GNR.

As 28 pessoas identificadas têm idades entre 21 e os 33 anos e encontravam-se deslocadas do seu concelho de origem, tendo sido encaminhadas para os seus respetivos domicílios, acrescenta.

18h29 - OMS aprova vacina AstraZeneca

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aprovou a utilização de emergência de duas versões da vacina Oxford-AstraZeneca no combate à covid-19, anunciou o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Falando em conferência de imprensa 'online' a partir de Genebra o responsável disse que tal permite agora que as vacinas sejam lançadas a nível mundial através do Covax, o mecanismo que a OMS criou para uma distribuição equitativa de vacinas para combater o novo coronavírus.

O diretor-geral especificou que uma das vacinas é produzida na Coreia do Sul pela SkBio e a outra na Índia, pelo Serum Institute.

As duas empresas, disse, estão a produzir a mesma vacina, mas como são feitas em locais diferentes foram necessárias duas revisões e aprovações.

Tedros Adhanom Ghebreyesus enfatizou que o processo foi concluído em menos de um mês, desde que a OMS recebeu os dossiers completos dos fabricantes, e explicou que as duas vacinas se juntam a outra que já tinha sido aprovada, da Pfizer-BioNTech.

"Dispomos agora de todas as peças para a rápida distribuição de vacinas. Mas ainda precisamos de aumentar a produção", disse na conferência de imprensa, quando salientou também que, pela quinta semana consecutiva, o número de casos de covid-19 a nível mundial está a diminuir, com a semana passada a registar o número mais baixo de novas infeções desde outubro de 2020.

18h27 - As autoridades sanitárias cabo-verdianas diagnosticaram mais 20 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para 14.761 os casos acumulados desde 19 de março.

18h25 - Governo dos Açores considera "prematuro" autorizar realização de festas no verão

O Governo dos Açores considerou prematuro avaliar se haverá condições para a realização das festas Sanjoaninas, apesar de já estarem a ser preparadas pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.

"Entendemos que um anúncio destes é, nesta fase, prematuro. Não sabemos a evolução que a pandemia vai ter. Tendo em conta o que tem ocorrido, a nossa perspetiva, a nossa recomendação, a nossa orientação, ainda antes da própria restrição regulamentar, é de que tudo depende da evolução da pandemia e, em cada momento, tomamos decisões", disse o secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses.

O governante falava, em declarações aos jornalistas, à margem de uma reunião com o presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Álamo Meneses, em que o assunto não esteve em discussão.

O município anunciou nas redes sociais que as Sanjoaninas, suspensas em 2020 devido à pandemia de covid-19, seriam retomadas, este ano.

Contudo, em declarações aos jornalistas no final do encontro com o secretário regional da Saúde, o presidente da autarquia admitiu que o formato em que decorrerão está dependente da evolução da situação epidemiológica na ilha Terceira.

"Temos a possibilidade de fazermos um conjunto de eventos que vão desde sem participação do público até uma moderada participação do público. Isso apenas será decidido na altura", afirmou.

As festas Sanjonaninas, que celebram o São João, são uma das maiores festas dos Açores, decorrendo habitualmente durante 10 dias, com cortejos, espetáculos musicais, tauromaquia, gastronomia, exposições e desporto, entre outras atividades.

18h23 - Ativos 50 pontos de vacinação nos 23 Agrupamentos de Saúde do Norte

Os 23 Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) do Norte têm ativos 50 pontos de vacinação contra a covid-19, prevendo-se a administração de 19 mil doses até fim de abril, fez saber a Administração Regional de Saúde.

"Todos os agrupamentos, neste momento, já estão a vacinar os dois grupos: os de mais de 80 anos e os de 50 anos com comorbilidades. Nos 23 ACeS, estão ativos 50 pontos de vacinação. Nesta fase serão inoculadas aproximadamente 19 mil doses", disse à Lusa fonte da Administração Regional de Saúde (ARS-N).

Na segunda-feira, dia 8 de fevereiro, estavam abertos a Norte sete centros de vacinação, prevendo-se a administração de 1.500 doses durante a semana, segundo a ARS-N.

Os sete locais de vacinação abertos no início do mês na zona Norte diziam respeito aos ACeS de Braga, Marão e Douro Norte (Vila Real), Porto Oriental, Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Vila Nova de Gaia, Gondomar e Vimioso (Unidade Local de Saúde Nordeste).

Agora, com 50 pontos de vacinação, "estima-se que, com a aplicação da primeira e segunda doses, a vacinação (daquele grupo da população) se estenda até ao final de abril", indicou a ARS-N.

18h07 - Confinamento. "Vizinhos à Janela" premiado em Bruxelas

17h50 - O Reino Unido registou menos de 10 mil novos casos de infeção com covid-19 num único dia pela primeira vez desde outubro do ano passado.

17h47 - A Espanha registou desde sexta-feira 30.251 casos de covid-19, mantendo a tendência descendente de novos contágios e elevando para 3.086.286 o total de infetados até agora no país.

17h45 - Restauração quer "reabertura imediata" da linha Apoiar.pt

A associação nacional de restaurantes PRO.VAR defende a "reabertura imediata" da linha Apoiar.pt, com reforço das dotações, eliminação dos mínimos de acesso e tetos mais elevados para empresas com perdas acima dos 40%.

"Pedimos a reabertura imediata da linha Apoiar.pt, com um reforço significativo das dotações para reforço dos apoios em relação ao ano 2020 e 2021 e em modo simples e universal, do tipo 'SIMPLEX'", vincou, em comunicado, a PRO.VAR - Promover e Inovar a Restauração Nacional.

Por outro lado, associação quer a eliminação dos limites mínimos de acesso, "que só consideravam elegíveis aos apoios, as empresas com perdas homóloga superiores a 25%", passando a ter apoio aos custos fixos de 20% das perdas em relação ao período homólogo.

A associação notou ainda que os apoios a custos fixos deveriam ter outra base de cálculo, nomeadamente, nos 30% das quebras em relação ao período homólogo, bem como tetos máximos mais elevados para empresas com perdas acima dos 40%.

No comunicado, a PRO.VAR citou ainda dados de um estudo do Bando de Portugal (BdP) que revelou que a restauração é o setor mais afetado pela pandemia de covid-19.

A análise em causa apontou ainda que 75% das empresas têm custos fixos superiores aos calculados nos apoios concedidos (20%), que 25% têm custos superiores a 42% e metade têm custos acima de 29%.

"Concluímos por isso, que apenas 25% dos restaurantes tem apoios alinhados com as despesas fixas definidas pelo Estado, correspondentes a 20%, todos os outros, por falta de acesso (não elegível), ou escassez nos apoios, não conseguem fazer face às despesas, encontrando-se atualmente, a maioria, muito endividadas", sublinhou a associação.

O último inquérito da PRO.VAR, realizado entre 28 de janeiro e 06 de fevereiro, com respostas válidas de 621 estabelecimentos do setor, indicou que dois terços das empresas não estão a ter capacidade de pagar salários e 88,5% não conseguem pagar todas as despesas, estando 58,2% em insolvência.

17h21 - Portugal entre países europeus com mais excesso de mortalidade no início do mês

Portugal, juntamente com Holanda e Espanha, era um dos países europeus que, no início de fevereiro, tinha "substancial excesso de mortalidade" relacionado com a pandemia de covid-19, segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC).

Num relatório de avaliação de risco hoje divulgado, o ECDC aponta que, na semana de 1 a 7 de fevereiro, Estados-membros da União Europeia (UE) como Portugal, Holanda e Espanha tinham um "substancial excesso de mortalidade, enquanto noutros países os níveis de mortalidade eram normais".

Tendo por base as estatísticas da rede de colaboração EuroMOMO, que está a monitorizar e a medir a mortalidade na UE relacionada com a covid-19, o ECDC observa no relatório que este aumento do excesso de mortalidade afetou "principalmente pessoas com 45 anos de idade ou mais".

Num capítulo dedicado às tendências na notificação de casos, testes, internamentos e mortalidade, a agência europeia de saúde pública observa ainda assim que o número de novos casos de covid-19 "tem vindo a diminuir há três semanas" na UE/EEE.

A 7 de fevereiro, Portugal não constava do grupo de países com maior aumento da taxa de notificação de casos de 14 dias (que era antes composto por Bulgária, República Checa, Estónia, Grécia, Hungria, Letónia, Luxemburgo, e Eslováquia) nem do grupo de países com taxas de positividade de teste crescentes (constituído por Bulgária, Estónia, e Polónia).

Já o grupo de países com taxas de mortalidade crescentes era, nessa data, só formado por Eslováquia e Espanha.

Apesar das melhorias face à anterior avaliação de risco, o ECDC alerta no relatório que a "pressão sobre os sistemas de saúde permanece elevada", aconselhando à manutenção das restrições na Europa.

17h05 - Agência europeia adverte para efeitos adversos no uso das máscaras FFP2

17h03 - Há mais de um mês que Portugal não apresentava um número diário de mortes tão baixo

17h01 - Santo Tirso inicia vacinação que abrangerá 8.000 utentes

O plano de vacinação contra a covid-19 iniciou-se hoje em Santo Tirso, prevendo o Agrupamento de Centros de Saúde local vacinar 8.000 utentes com 80 ou mais anos de idade e com 50 ou mais anos e patologias associadas.

O Centro de Vacinação Municipal foi instalado na Fábrica de Santo Thyrso, distrito do Porto, onde até ao final de abril decorrerá a vacinação no concelho, revelou a câmara do distrito do Porto.

O centro tem à disposição da população "cinco gabinetes de vacinação, gabinete de enfermagem e gabinete de emergência médica e conta com 10 profissionais de saúde e três colaboradores da câmara municipal em permanência", acrescentou.

A câmara disponibilizou ainda "equipamentos informáticos e material logístico" para o funcionamento do centro que, "funcionará, para já, sem horário fixo de segunda-feira a sexta-feira", lê-se ainda numa nota de imprensa.

16h41 - Simulador de vacinação com dificuldades em utentes sem cartão de cidadão

O simulador 'online' para o processo de consulta das listas de vacinação contra a covid-19 já está a funcionar desde domingo, mas denota "algumas dificuldades" no tratamento dos dados de utentes sem cartão de cidadão.

De acordo com as informações hoje avançadas pelo presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Luís Goes Pinheiro, "o erro mais frequente" registado pelo sistema está relacionado com as pessoas que não têm o cartão de cidadão e possuem apenas o bilhete de identidade, estando essa circunstância associada a problemas de comunicação entre os sistemas de informação.

"Quando as pessoas não têm cartão de cidadão - e sabemos que isso acontece muito neste universo que estamos aqui a tratar, que são as pessoas de mais idade e com bilhete de identidade vitalício -, houve um momento na sua vida em que se inscreveram no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e em que alguém apontou em papel o nome dessa pessoa antes de haver sistemas de informação ou introduziu num sistema de informação a identificação da mesma. E é frequente quando há esta intervenção humana que se cometam lapsos", admitiu.

Perante a ausência de uma "identificação absoluta" na comunicação das informações, Luís Goes Pinheiro sublinhou que a solução que já está a ser adotada dispensa a validação de todos os elementos do nome completo, um dos requisitos para a consulta 'online' no site covid19.min-saude.pt das listas da primeira fase de vacinação, além do número de utente do SNS e da data de nascimento.

"Caso não constem, surgiram uma série de recomendações sobre os comportamentos que devem adotar se considerarem que reúnem condições para constar desta lista", acrescentou o líder dos SPMS, assegurando que "as pessoas com mais de 80 anos e inscritas no SNS podem estar tranquilas, porque fazem garantidamente parte das listas" e aconselhando nova consulta no final da semana, quando as "dificuldades seguramente já estarão ultrapassadas".

Em termos estatísticos, Luís Goes Pinheiro adiantou também que até à conferência de imprensa desta tarde, "23.162 utilizadores tinham utilizado este portal, 2.347 utilizadores aproveitaram para atualizar os seus dados e apenas 39 utilizadores sinalizaram que não tinham número do SNS e deixaram os seus dados para poderem ser trabalhados posteriormente".

16h38 - Portugal com menos cem concelhos em risco extremo de infeção

Portugal tem hoje menos cem concelhos em risco extremo de infeção face à semana anterior, o que representa uma redução de 54,3%, segundo os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Há uma semana, mais de 70% dos 308 concelhos portugueses estavam em risco extremo devido ao número de casos de covid-19, e hoje apenas 38,6% estão nesta tabela.

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) hoje divulgado e que reporta a um período de incidência cumulativa a 14 dias entre 27 de janeiro e 9 de fevereiro, estão neste patamar 119 dos 308 concelhos portugueses.

Há uma semana Portugal estavam em risco extremo 219 dos 308 concelhos.

Na nota explicativa dos dados por concelhos é referido que a incidência cumulativa "corresponde ao quociente entre o número de novos casos confirmados nos 14 dias anteriores ao momento de análise e a população residente estimada".

Quatro concelhos tiveram zero casos de infeção, todos na Região Autónoma dos Açores: Lajes das Flores, Lajes do Pico, Calheta e S. Roque do Pico.

16h36 - Casa do Artista com 29 casos ativos, 15 dos quais residentes

O número de infetados com covid-19 na Casa do Artista, em Lisboa, é de 29, dos quais 15 são residentes na instituição, disse hoje a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

Os números hoje confirmados pela autoridade de saúde representam um decréscimo face aos dados de há uma semana, quando o número de infetados era 38, dos quais 17 eram residentes e 21 profissionais.

De acordo com a ARSLVT, dos 15 residentes infetados com o novo coronavírus, nove estão na Casa do Artista "devidamente separados dos negativos" e seis estão internados.

O total de óbitos acumulados naquele espaço desde o início do surto de covid-19 é de oito, segundo a ARSLVT.

No dia 25 de janeiro, a direção da Associação de Apoio aos Artistas - Apoiarte, que gere a Casa do Artista, havia referido, num comunicado partilhado na rede social Facebook, que era "com enorme tristeza e preocupação" e após "onze meses imunes à pandemia que assolou todo o mundo" que, "infelizmente, testaram positivos alguns dos residentes e funcionários".

Na primeira semana de fevereiro, morreram três residentes da Casa do Artista, que anunciou as mortes na rede social Facebook: a atriz Cecília Guimarães, de 93 anos, a atriz Adelaide João, de 99 anos, e a cantora Maria Andrea Gaspar, nascida em 1929.

A Casa do Artista confirmou à Lusa que Adelaide João morreu de covid-19, mas disse que Cecília Guimarães morreu vítima de pneumonia. Não foi possível confirmar, na altura, a causa da morte de Maria Andrea Gaspar.

No dia 09 deste mês, o viola de fado José Maria Carvalho, que acompanhou a fadista Argentina Santos, morreu aos 91 anos, vítima de covid-19.

Em 31 de janeiro, a instituição tinha lamentado "profundamente" a morte de três "associados e residentes": o ator António Cordeiro e os fadistas José Amaro e Noémia Cristina.

16h34 - Situação epidemiológica na UE ainda é motivo de grande preocupação

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) considera que, apesar da redução da incidência do SARS-CoV-2 na União Europeia (UE), a situação epidemiológica "ainda é motivo de grande preocupação", pedindo intervenções de saúde pública "imediatas".

Num relatório de avaliação de risco hoje divulgado, o ECDC aponta que "vários países da UE e do Espaço Económico Europeu (EEE) observaram um declínio na incidência global da SARS-CoV-2 nas últimas semanas, muito provavelmente devido ao impacto das intervenções não-farmacêuticas (medidas restritivas) mais rigorosas" entretanto adotadas.

Porém, "a situação epidemiológica ainda é motivo de grande preocupação em toda a UE/EEE", alerta a agência europeia, notando que "a maioria dos países ainda está a registar elevadas ou crescentes taxas de notificação nos grupos etários mais velhos e/ou elevadas taxas de mortalidade".

"Embora o processo de vacinação tenha começado em todos os países da UE/EEE, visando grupos prioritários com base no seu risco de vir a desenvolver doenças graves (...), bem como cuidados de saúde e outros trabalhadores da linha da frente, é ainda demasiado cedo para detetar um impacto na mortalidade ou hospitalizações", observa o ECDC.

A "suscitar preocupações" aos peritos da agência europeia de saúde pública estão também as novas e mais contagiosas variantes do SARS-CoV-2 detetadas no Reino Unido, África do Sul e Brasil.

16h30 - Deputada não inscrita Cristina Rodrigues propõe criação de "cheque psicológico"

A deputada não inscrita Cristina Rodrigues (ex-PAN) propôs a criação de um "cheque psicológico" para aumentar o acesso da população e cuidados de saúde nesta área, retomando uma proposta da Ordem dos Psicólogos.

Através de um projeto de resolução (sem força de lei) divulgado hoje, a deputada recomenda ao Governo que, "em colaboração com a Ordem dos Psicólogos Portugueses, crie o Cheque Psicólogo com o objetivo de aumentar o acesso da população aos cuidados de saúde em psicologia e reduzir as desigualdades e barreiras estruturais existentes".

16h27 - Hospital de campanha de Lisboa já recebeu 118 doentes

O hospital de campanha de Lisboa recebeu, desde 23 de janeiro e até domingo, 118 doentes infetados pela covid-19 e regista hoje 18 internados, disse o coordenador António Diniz, assegurando a abertura de um novo pavilhão com 150 camas.

"A ideia não é juntar um novo pavilhão, é substituir o pavilhão onde estamos pelo novo pavilhão, que tem maior capacidade e pode receber inclusive um leque mais alargado de pessoas, com critérios de admissão mais alargados do que aqueles que temos agora", afirmou o coordenador da Estrutura Hospitalar de Contingência de Lisboa, António Diniz.

Instalado no Estádio Universitário de Lisboa, o novo pavilhão do hospital de campanha, com capacidade de 150 camas, "irá provavelmente ser aberto até ao final da próxima semana", apontou António Diniz, explicando que a abertura podia ter sido acelerada caso houvesse pressão que justificasse.

16h23 - Alemanha justifica controlo nas fronteiras face às críticas

O Governo alemão voltou a justificar a decisão de garantir um maior controlo nas fronteiras com a Áustria e República Checa, face às fortes restrições e críticas de países vizinhos e associações empresariais.

Numa conferência de imprensa, o porta-voz do Governo alemão, Steffen Seibert, indicou que a medida é "muito importante" e "extraordinária" para que se possa manter a "evolução positiva" da pandemia na Alemanha.

"O Governo alemão tinha de atuar", defendeu, sublinhando que não se trata de um encerramento das fronteiras, mas sim de "um fecho temporário", decisão tomada como "última medida" para evitar a propagação das variantes do novo coronavírus na Alemanha, tal como está a acontecer em países vizinhos.

A Alemanha controla desde domingo as suas fronteras terrestres com os dois países, limitando a livre circulação no espaço Schengen e afectando a atividade económica e as relações políticas.

A Áustria já criticou a medida, considerando que já tinha ficado claro que, na primavera passada, estas medidas não eram sanitariamente eficazes e que trazem "graves repercussões económicas e sociais".

16h17 - Queixas levam regulador a emitir instruções sobre transferências inter-hospitalares

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) anunciou ter já emitido instruções a vários hospitais na sequência de queixas de utentes relacionados com transferências de doentes entre hospitais sem conhecimento prévio dos familiares.

A ERS divulgou hoje um conjunto de deliberações, concluídas durante o segundo semestre de 2020, resultantes da análise das queixas apresentadas pelos utentes à entidade.

Várias queixas são relacionadas com transferências inter-hospitalares que levaram o regulador a emitir instruções aos hospitais do Espírito Santo Évora, Professor Doutor Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Hospital de Braga e à Unidade Local de Saúde da Guarda.

16h15 - Testes rápidos com procedimentos para garantir rapidez nos resultados

Nova circular estabelece os procedimentos para a realização de testes rápidos de covid-19 para garantir que os resultados são obtidos e comunicados de forma célere e permitir uma rápida implementação das medidas de saúde adequadas.

Esta circular informativa conjunta, emitida hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), pela Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) e pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), define que os testes rápidos de antigénio "devem respeitar a finalidade da Estratégia Nacional de Testes" para despiste do novo coronavírus.

Esta estratégia, atualizada a partir de hoje e tendo como objetivo combater a pandemia de covid-19, indica a realização dos testes de duas em duas semanas nos concelhos com mais de 480 casos por 100 mil habitantes.

A atualização da estratégia da DGS indica que nesses concelhos serão feitos testes rápidos de antigénio em locais que agrupem muitas pessoas, que se mantêm mesmo que não sejam encontrados casos de infeção pelo novo coronavírus, que provoca a doença covid-19.

16h05 - Guiné-Bissau confirma circulação de variante inglesa e da África do Sul

O Alto Comissariado para a Covid-19 na Guiné-Bissau indicou que estão a circular no país as variante inglesa e sul-africana do novo coronavírus.

"As variantes de Inglaterra e em menos proporção da África do Sul estão a circular na Guiné-Bissau. São variantes mais contagiosas e causam doenças mais graves", afirmou Magda Robalo, alta comissária para a covid-19, no balanço semanal sobre a pandemia provocada pelo novo coronavírus.

A confirmação foi feita através do estudo de sequenciação do genoma do vírus SARS-Cov-2, elaborado pelo laboratório do Instituo Piaget.

15h58 - Portugal desce em média diária de casos por milhão de habitantes

Portugal voltou a descer em números de casos de contágio pelo novo coronavírus por milhão de habitantes nos últimos sete dias, encontrando-se no vigésimo lugar na lista dos países em pior situação, segundo o site ourworldindata.

Com uma média diária de 164,5 casos por milhão de habitantes nos últimos sete dias, Portugal está pouco acima do Reino Unido (161,5) numa lista em que o primeiro país de dimensão é a Estónia, com uma média de 502,8 casos.

Na passada segunda-feira, o país surgia em sétimo lugar na lista (descontando os pequenos países com menos de um milhão de habitantes).

No que toca à média diária de novas mortes atribuídas à covid-19 por milhão de habitantes nos últimos sete dias (13,5) Portugal desce do primeiro para o segundo lugar na lista, mas está apenas uma décima abaixo do país no topo, o Peru.

Em número total de casos por milhão de habitantes (77.059), Portugal está em quinto lugar na lista dos países com alguma dimensão, superado por República Checa (101.597), Eslovénia (86.331), Israel (83.689) e Estados Unidos (83.504).

No indicador de mortes globais por milhão de habitantes, Portugal é o sexto país da lista, com 1.502.

No cimo da lista surgem a Bélgica (1.869), a Eslovénia (1.787), Reino Unido (1.729), República Checa (1.694), e Itália (1.547).

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.400.543 mortos no mundo, resultantes de mais de 108,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 15.411 pessoas dos 787.059 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

15h19 - Mais 90 óbitos e 1.303 casos confirmados em Portugal

O boletim desta segunda-feira revela que houve mais 90 mortos e 1.203 novos casos nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia houve registo de 15.411 mortos e 787.059 casos de infeção. Houve ainda registo de mais 3.538 casos de recuperação (668.854 no total).

Houve mais seis casos de internamento (num total de 4832 internados por Covid), dos quais 784 estão internados nos cuidados intensivos (menos seis do que ontem).

Apesar da tendência decrescente dos números, a região de Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a mais afetada, com 48 óbitos e 779 novos casos. Na região Norte houve 18 óbitos e 288 novos casos, enquanto na região Centro há registo de mais 15 óbitos e 98 novos casos.

No Alentejo houve mais 70 casos e três óbitos e no Algarve registaram-se mais 30 novos casos e seis mortes. Nas regiões Autónomas, a Madeira contabilizou mais 38 casos e os Açores não registaram qualquer novo caso.

14h52 - Ministra destaca nível de pressão nos cuidados intensivos

"Enquanto mantivermos este nível de pressão sobre os serviços teremos enormes dificuldades em admitir outros cuidados que exijam cuidados intensivos", sublinhou a ministra.

14h51 - Enfermarias covid

"Há hospitais que já estão a reconverter enfermarias Covid em enfermarias não-Covid", disse a ministra da Saúde, que logo admitiu que será um "caminho lento"

14h46 - Vacinados devem manter precauções

"Mesmo com vacinação o caminho que temos para percorrer é muito longo e as pessoas que foram vacinadas devem manter as medidas de precaução sociais", disse Marta Temido

14h45 - Boletim de hoje mostrará que Portugal "caminha para uma certa estabilidade", diz a ministra da Saúde

14h44 - Ajuda internacional

"A França e o Luxemburgo estão a colaborar com o país com duas equipas de profissionais de Saúde", disse a ministra da Saúde. "Uma que vai ficar no Hospital Garcia de Orta e outra no Hospital de Espírito Santo em Évora", específicou.

14h41 - "O nosso objetivo é manter um nível elevado de realização de testes"

No domingo foram realizados mais de 30.200 testes. No mês de fevereiro a média diária tem sido de 39 mil testes, disse a ministra.

14h39 - Recorde de testes a 22 de janeiro

O número máximo de testes Covid realizado foi a 22 de janeiro, quando foram realizados quase 77 mil testes. "Agora temos um número menor", disse a ministra da Saúde. "Foram por isso pedidas orientações técnicas para alargar os testes. Agora, não só os contactos de alto risco mas todos os contactos de um caso, independentemente do grau de risco, devem ser sujeitos a teste", acrescentou.

14h35 - “Pessoas com mais de 80 anos podem estar tranquilas que fazem garantidamente parte das listas” de vacinação

No domingo, ficou disponível um simulador online que permite aos portugueses com mais de 50 anos e doenças associadas ou com mais de 80 anos perceberem se constam das listas de vacinação contra a Covid-19.
Caso não constem nesta lista, Luís Goes Pinheiro, presidente da Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), explica que “surgirão um conjunto de recomendações de comportamentos que devem adotar se considerarem que reúnem condições para constarem desta lista”.

Goes Pinheiro garante, no entanto, que as “pessoas com mais de 80 anos que estejam inscritas no SNS fazem garantidamente parte das listas”.

O sistema permite ainda corrigir ou atualizar os dados para que o contacto a ser feito pelo SNS seja o mais atualizado possível.

14h33 - Cobertura vacinal de 2,02%

A cobertura vacinal estimada em Portugal é neste momento de 2,02 por cento na população residente, ou seja 5,42 doses de vacinas por 100 pessoas residentes no continente, disse a ministra da Saúde.

14h32 - Mais 27.500 segundas doses distribuídas esta semana

Adicionalmente esta semana serão também dadas cerca de 27.500 segundas doses para "completar ciclos de vacinação".

14h32 - Mais 145 mil doses administradas esta semana

Está prevista para esta semana a administração de cerca de 145 mil doses de vacinas, disse a ministra da Saúde. Adicionalmente esta semana serão também dadas cerca de 27.500 segundas doses para "completar ciclos de vacinação".

14h31 - Ministra da Saúde também já foi vacinada

"Eu própria fui vacina hoje ao final da manhã", disse em conferência de imprensa a ministra da Saúde, Marta Temido

14h30 - 533.070 imunizações até às 13h00 de hoje

Até hoje às 13h00 foram realizadas no país 533 mil e 70 inoculações, disse Marta Temido. Dessas, cerca de 333 mil correspondiam a primeiras doses e cerca de 200 mil a segundas doses

14h29 - 2,5 milhões de doses de vacinas no 1.º trimestre

Para o primeiro trimestre estava prevista a chegada de 4,4 milhões de doses de vacinas. A ministra diz, que à data de hoje, o plano de entregas prevê que no final do 1.º trimestre se possa atingir 2,5 milhões de doses de vacinas.

14h29 - Portugal recebeu hoje mais uma encomenda da Pfizer

Hoje foram recebidas 104.130 doses da Pfizer e está prevista para sexta-feira uma entrega da AstraZeneca num total de 93.600 doses.

14h28 - Reunião com a task force. Ponto de situação

A ministra da Saúde diz que até sexta-feira passada foram recebidas 694.800 doses de vacinas.


14h03 - Novas restrições para quem viaja para o Reino Unido

Quem viajar para o Reino Unido proveniente de 33 países considerados de alto risco vai ter que ficar num hotel. A quarentena obrigatória tem a duração de dez dias e custa quase dois mil euros. Portugal está incluído na lista vermelha.
13h51 - PM já foi vacinado

O primeiro-ministro António Costa tomou hoje a vacina contra a Covid-19. O chefe de Governo recebeu a primeira dose da inoculação às 12h00 desta segunda-feira, no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa.

13h47 - Recuperação de olfato e paladar pode levar meses

A perda de olfato e paladar são dois sintomas comuns da covid-19. Trata-se de uma lesão neurológica e na maioria dos casos os sentidos são recuperados num prazo máximo de três semanas. No entanto, há casos onde a recuperação gradual pode ser mais demorada.


13h24 - Listas de espera para apoio alimentar

A pandemia fez aumentar os pedidos de ajuda alimentar e, de acordo com o jornal Público, a procura já supera a oferta em regiões como Almada, Seixal, Porto ou Vila Nova de Gaia. O Governo garante que ninguém fica de fora e anuncia a criação de um cartão eletrónico recarregável para ser descontado por produtos nos supermercados.

13h10 - 11 óbitos em lar de Estremoz

O número de mortes no surto de covid-19 no Lar Recolhimento de Nossa Senhora dos Mártires, em Estremoz (Évora), subiu de oito para 11, estando três utentes hospitalizados, revelou a instituição à agência Lusa.

13h02 - Alunos de enfermagem em ensino clínico vão ser prioritários na vacinação

Os estudantes de enfermagem em ensino clínico vão ser prioritários na vacinação contra a Covid-19, por estarem expostos aos mesmos riscos dos restantes profissionais de Saúde, anunciou hoje a Ordem dos Enfermeiros.

12h53 - Pandemia já matou pelo menos 2,4 milhões pessoas em todo o mundo

A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 2.400.543 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Presse.

Mais de 108.785.960 pessoas foram infetadas pelo novo coronavírus em todo o mundo, segundo o balanço, feito às 11:00 TMG (12:00 em Lisboa) de hoje com base em fontes oficiais.

Até hoje, pelo menos 66.547.800 pessoas foram consideradas curadas de covid-19, acrescenta a agência francesa, sublinhando que os números oficiais refletem apenas parte do número real de contaminações no mundo.

No domingo, registaram-se 6.386 mortes e 290.730 novas infeções, segundo os números coligidos e divulgados pela agência.

Os países que registaram mais mortes nesse dia foram os Estados Unidos (1.156), Brasil (713) e México (436).

Os Estados Unidos continuam a ser o país mais afetado, tanto em número de mortes como de infeções, com um total de 485.337 mortes e 27.640.521 casos, segundo os dados da universidade Johns Hopkins.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil com 239.245 mortes e 9.834.513 casos, o México com 174.207 mortes (1.992.794 casos), a Índia com 155.732 mortes (10.916.589 casos) e o Reino Unido com 117.166 mortes (4.038.078 casos).

12h44 - Países da UE instados a manter-se atentos a ofertas de vacinas falsas

O Organismo Europeu de Luta Antifraude (OLAF, na sigla em inglês) alertou hoje os Governos da União Europeia (UE) para que "se mantenham atentos às ofertas de vacinas contra a covid-19", por serem "muito frequentemente falsas".

Num comunicado, a diretora-geral do OLAF, Ville Itälä, frisa que tem "ouvido muitos relatórios de impostores a oferecem vacinas a Governos em toda a UE", fazendo-se "falsamente" passar por representantes de "empresas legítimas" e "alegando ter na sua posse, ou ter acesso, a vacinas".

Sublinhando que este tipo de ofertas "pode adquirir várias formas" - da "entrega de exemplares de oferta para garantir o primeiro pagamento, e depois desaparecer com o dinheiro" à "entrega de lotes de vacinas falsas" - Ville Itälä, refere que todas elas têm um elemento em comum: "são falsas".

"São embustes organizados para defraudar as autoridades nacionais que procuram aumentar o ritmo da vacinação para manter os seus cidadãos seguros. Devem ser travadas o mais rapidamente possível", salienta a diretora-geral do OLAF.

12h26 - Dez óbitos em surto em lar de Santiago do Cacém

O número de mortes no surto de covid-19 no Lar da Casa do Povo de Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém (Setúbal), subiu de oito para dez. Cinco idosos estão hospitalizados.

11h53 - Alojamento turístico com perdas acima de 60 por cento em 2020

Os estabelecimentos de alojamento turístico registaram 10,5 milhões de hóspedes e 26 milhões de dormidas, quebras de 61,3 por cento e 63 por cento, respetivamente, revelam hoje dados preliminares do INE.

11h27 - CTT garantem cumprir "escrupulosamente" regras de combate à pandemia

Os CTT garantiram hoje cumprir "escrupulosamente" as orientações da Direção-Geral de Saúde para proteção dos seus trabalhadores contra a pandemia. O comunicado surge depois de denúncias por parte do grupo parlamentar do PCP. No sábado, numa pergunta enviada ao Governo, o PCP denunciava "diversas situações em diversos locais" de tentativa de omissão de casos covid-19 nos CTT.

10h40 - Orbán pede extensão de direitos especiais

O primeiro-ministro da Hungria pediu esta segunda-feira a renovação do mandato de forma a prolongar os direitos especiais do Governo no combate à pandemia.

Em novembro, o Parlamento tinha aprovado a concessão de poderes especiais a Viktor Orbán por 90 dias.

10h36 - Testagem alargada devia ter surgido mais cedo

O virologista Paulo Paixão afirma que a alteração na estratégia de testagem é positiva, mas sublinha que a medida deveria ter sido aplicada há mais tempo.


10h31 - Testagem reforçada

O diretor do Departamento da Qualidade na Saúde da DGS, Válter Fonseca, explica que serão feitos testes rápidos de antigénio em locais que agrupem muitas pessoas.

A capacidade de rastreio em escolas, prisões, fábricas ou no setor da construção civil também vai aumentar. Serão realizados testes, nestes locais, em concelhos com mais casos de infeção a cada 14 dias.

10h28 - Vacina Johnson & Johnson deve ser aprovada em breve

O responsável principal pela vacinação em França, Alain Fischer, disse esta segunda-feira que a vacina da Johnson & Johnson deverá ser aprovada em breve. Em declarações à televisão BFM, admite mesmo que esta vacina seja incluída no plano de vacinação de França a partir de abril.

10h14 - Mais 293 mortos em África

Foram registados mais 293 mortos e mais 9.969 infetados no continente africano nas últimas 24 horas. No total morreram 98.480 pessoas e houve 3.750.266 infetados desde o início da pandemia. Os dados são do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana.

10h03 - África do Sul reabre fronteiras

A África do Sul reabriu esta segunda-feira 20 postos de fronteira terrestres após um encerramento de cerca de dois meses para conter a pandemia de Covid-19.

9h36 - Vacinas falsas na China

As autoridades chinesas continuam a realizar dezenas de detenções relacionadas com a produção e distribuição de vacinas falsas contra a Covid-19. Há mesmo casos em que o conteúdo destas inoculações se trata de água mineral.

9h21 - Vírus já se espalhava no início de dezembro de 2019

Os elementos da Organização Mundial da Saúde (OMS) enviada à China para investigar a origem do novo coronavírus encontraram sinais de que o surto foi muito mais amplo em Wuhan do que o inicialmente revelado e que já em dezembro de 2019 o vírus circulava em força.

Os investigadores pretendem agora ter acesso a milhares de análises ao sangue realizadas à população, algo que a China tem recusado fornecer até agora. O que já está a provocar uma troca acesa de acusações entre Pequim e Washington.

9h07 - Simulador para vacinação já está disponível

O Governo tinha anunciado que a ferramenta estaria disponível no final da última semana. Através deste simulador, é possível que idosos e doentes de risco com mais de 50 anos verifiquem se constam nas listas de vacinação.

8h24 - Cultura pede 2,5% da "bazuca"

Um conjunto de associações ligadas à organização de espetáculos defende, num texto dirigido ao Presidente da República, que o “mínimo” que o país pode fazer é investir na Cultura 2,5 por cento dos fundos da "bazuca" europeia de resposta à crise provocada pela Covid-19.

7h53 - Nova unidade de isolamento em Timor-Leste

As autoridades sanitárias de Timor-Leste têm praticamente concluídos os preparativos para a instalação de mais 100 camas de isolamento.

O novo local de quarentena está a ser preparado na zona de Tasi Tolu, a oeste de Díli, e será utilizado se o atual centro de isolamento em Vera Cruz, no centro da cidade, esgotar a capacidade atual: 50 camas.

"Os preparativos estão a avançar e as instalações estão quase prontas", confirmou fonte da Sala de Situação do Centro Integrado de Gestão de Crise, citada pela agência Lusa.

7h31 - Alemanha acima dos 4400 casos diários

O número de casos confirmados de infeção pelo SARS-CoV-2 na Alemanha aumentou, nas últimas 24 horas, em 4426, para um total de 2.338.987 desde o início da pandemia.

O Instituto Robert Koch reportou mais 116 mortes associadas à Covid-19, para um total acumulado de 65.076.

7h06 - Estudo calcula mortalidade da variante britânica

Um estudo divulgado pelo Governo britânico indica que a nova variante do novo coronavírus, agora predominante no país, pode ser até 70 por cento mais mortal do que as anteriores.

O novo relatório, que se baseia na análise de cerca de 12 estudos, revela que a chamada variante de Kent, nome do condado onde foi inicialmente identificada, é provavelmente 30 a 70 por cento mais mortal do que outras estirpes.

Estes estudos compararam a hospitalização e as taxas de mortalidade entre as pessoas infetadas com a nova variante e com outras.

"Os resultados da análise são preocupantes", afirmou o médico David Strain, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Exeter e responsável clínico da Covid-19 no Royal Devon & Exeter Hospital.

6h50 - Ponto de situação

Portugal alarga a partir desta segunda-feira a testagem à Covid-19.

É uma nova regra que visa a evitar mais contágios e fazer diminuir os números: passam a ser testadas todas as pessoas que tenham estado com alguém infetado, sejam ou não contacto de risco.

Testes a cada 14 dias em escolas, prisões, fábricas ou na construção civil, nos concelhos com mais casos, e rapidez de rastreio de contactos são algumas das normas agora em vigor.
Onze períodos de estado de emergência

Está em vigor o 11.º estado de emergência. Começou à meia-noite e prolonga-se até dia 1 de março.

O decreto presidencial que renovou o estado de emergência inclui uma ressalva: a venda de livros e materiais escolares em super e hipermercados.

As restantes regras mantêm-se. E a principal regra é ficar em casa.
Dois pontos de passagem na fronteira

O Governo vai abrir dois postos de passagem na fronteira com Espanha, em Melgaço e Montalegre. A decisão foi articulada entre os governos dos países vizinhos.

Além da abertura dos dois postos, foram feitos ajustes nos horários de alguns pontos de passagem terrestre e fluvial.O controlo nas fronteiras vai manter-se até 1 de março.


A população de Lindoso, Ponte da Barca, está indignada com encerramento da fronteira com Espanha.

Num ato simbólico, a Câmara Municipal de Ponte da Barca retirou da fronteira todo o material autárquico que reforçava a proibição de passagem. No local, ficaram os blocos de betão da empresa Infraestruturas de Portugal.

Empresários e trabalhadores transfronteiriços não se conformam com a decisão do Ministério da Administração Interna em manter este ponto de fora das 16 passagens fronteiriças por onde é possível passar.
Restrições apertadas na Madeira
A Madeira vai aplicar, até sexta-feira, medidas mais restritivas por causa do Carnaval.

O recolher obrigatório será entre as 18h00 e as 5h00. E o encerramento das atividades comerciais, industriais e de serviços será às 17h00.

Apesar de o Governo Regional ter concedido tolerância de ponto, amanhã e na manhã de quarta-feira, a circulação estará limitada.
O quadro em Portugal
Morreram mais 138 pessoas com Covid-19 em 24 horas, segundo o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, conhecido na tarde de domingo.

Havia ontem registo de mais 1677 casos confirmados de infeção.

Os internamentos desceram pelo sexto dia consecutivo. Estavam internadas menos 24 pessoas, num total de 4826.
Nos cuidados intensivos havia menos nove pessoas, para um total de 795.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 2.394.541 mortes, decorrentes de mais de 108,5 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

As novas estirpes do coronavírus estão a obrigar os países europeus a reforçarem os controlos fronteiriços e a acelerarem o processo de autorização de novas vacinas.
Em Portugal foram administradas mais quase 18 mil vacinas, num total de 523.349. Com a vacinação completa, contam-se agora 194 mil 530 pessoas.

Entre as vacinas que estão no pacote da União Europeia, ainda não está incluída a vacina russa, Sputnik-V, mas já está a ser usada em 23 países.

No domingo, o Reino Unido chegou já aos 15 milhões de britânicos vacinados pelo menos com uma dose.