Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Pedro Nunes - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações



00H01 - Brasil recusa conceder o certificado necessário para o uso da vacina indiana contra a covid-19 Covaxin, após analisar os riscos que a sua aplicação representaria no país sul-americano, informaram fontes oficiais.

23h45 - A Guiné-Bissau registou mais 13 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Segundo dados do Comissariado para a Covid-19, o total acumulado está agora nos 3.647. Desde o início da pandemia já morreram 61 pessoas.

23h26 - Novo recorde no Brasil: 3.780 mortos nas últimas 24 horas

O Brasil alcançou uma nova marca histórica na pandemia ao contabilizar 3.780 mortos devido à covid-19 nas últimas 24 horas, num total de 317.646 óbitos, informou o Ministério da Saúde brasileiro. O recorde anterior havia sido registado na última sexta-feira, dia em que o país sul-americano chegou às 3.650 vítimas mortais num só dia.

Os números de hoje podem ser ainda superiores, uma vez que o Estado de Roraima não atualizou os seus dados devido a problemas técnicos.

O Brasil, que atravessa o seu momento mais crítico da pandemia, foi hoje, tal como tem ocorrido nas últimas semanas, o país que mais mortes somou nas últimas 24 horas em todo o mundo, muito acima dos Estados Unidos.

Essa tendência foi observada em todo o mês de março.

Apesar de o mês ainda não ter chegado ao fim, o Brasil foi o país em que mais se morreu devido à covid-19 no mundo, de acordo com dados da plataforma Our World in Data, vinculada à Universidade de Oxford.

Com a atualização dos dados feita pelo Governo Federal, a média de mortes no país também atingiu um novo máximo de 2.710 nos últimos sete dias.

Em relação ao número de infetados, a nação sul-americana concentrou 84.494 novos casos entre segunda-feira e hoje, elevando o total para 12.658.109 diagnósticos positivos da doença causada pelo novo coronavírus, de acordo com o último boletim epidemiológico difundido pela tutela da Saúde.

22h38 - PR da África do Sul anuncia arranque da segunda fase da vacinação em maio

O Presidente Cyril Ramaphosa anunciou hoje que a meta da África do Sul é vacinar 40 milhões de pessoas na segunda fase do processo de vacinação que decorrerá durante seis meses a partir de maio.

O chefe de Estado sul-africano, que falava ao país pela televisão pública, disse que o país concluirá em três meses a primeira fase da vacinação iniciada em fevereiro que envolveu os profissionais de saúde.

22h23 -Cabo Verde com mais 89 infetados e três mortos em 24 horas

As autoridades sanitárias cabo-verdianas diagnosticaram mais 89 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, e três mortos, elevando para 17.279 o total de casos desde o início da pandemia, divulgou hoje o Ministério da Saúde.

22h05 - Estados Unidos estão a bater recordes de vacinação em massa

São perto de 3 milhões de doses por dia. Mas as autoridades de saúde estão já preocupadas com uma quarta vaga de Covid 19.


21h45 - Pandemia. Vinte e quatro chefes de Estado e de governo defendem criação de tratado internacional

Vários países defenderam um tratado para responder a futuras pandemias. O tratado deverá ser concretizado no âmbito da Organização Mundial de Saúde.


21h30 - Mais dois óbitos, 50 casos e 66 recuperados em Angola

As autoridades sanitárias angolanas anunciaram hoje mais dois óbitos associados à covid e 50 novas infeções pelo novo coronavírus, elevando o total para 536 mortes e 22.182 casos, além de mais 66 doentes recuperados desde segunda-feira.

21h05 - Vacinação. Meta de 100 mil pessoas vacinadas por dia a partir de maio

A unidade portuguesa de vacinação quer a contratação de mais 5200 profissionais de saúde. A unidade chefiada pelo vice-almirante Gouveia e Melo disse que esse é o número necessário para avançar para a 2ª fase da vacinação.


20h50 - Madeira com 24 novos casos e 76 doentes recuperados

Madeira registou hoje 24 novos casos de covid-19, dois dos quais provenientes da Alemanha e os restantes de transmissão local, e 76 pessoas recuperam da doença, informa o boletim da Direção Regional da Saúde (DRS).

Desde 16 de março de 2020, a Madeira registou 8.356 casos de covid-19, tendo 7.859 pessoas já recuperado da infeção provocada pelo novo coronavírus.

"São 426 os casos ativos, dos quais 19 são casos importados e 407 são de transmissão local", é referido no boletim da DRS.

20h35 - Infarmed já aprovou autotestes à covid-19 mas ainda não estão nas farmácias

O Infarmed aprovou um autoteste à covid-19. O teste pode ser feito em casa, mas ainda não pode ser comprado porque ainda não chegou às farmácias e parafarmácias.


20h20 - EUA e 13 países aliados manifestam “preocupações comuns” sobre relatório da OMS

Os Estados Unidos da América (EUA) e 13 países aliados manifestaram hoje “preocupações comuns” a propósito do relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a origem do novo coronavírus, documento divulgado oficialmente esta terça-feira em Genebra (Suíça).

Na declaração assinada por Washington, em conjunto com outros países como Reino Unido, Israel, Canadá, Japão, Austrália, Dinamarca e Noruega, os aliados reafirmaram o seu apoio à agência das Nações Unidas, bem como instaram a China a proporcionar “pleno acesso” aos dados relacionados com esta matéria.

"É essencial expressar as nossas preocupações comuns sobre o facto de o estudo dos peritos internacionais sobre a origem do vírus SARS-CoV-2 ter sido atrasado de forma significativa e de não ter tido um acesso exaustivo aos dados e a amostras originais", referiu o documento conjunto, que conta também com as assinaturas da República Checa, Estónia, Letónia, Lituânia, Eslovénia e Coreia do Sul.

"É crucial que peritos independentes tenham pleno acesso a todos os dados humanos, animais e ambientais relevantes, bem como às investigações e ao pessoal envolvido nas fases iniciais da epidemia, que possivelmente podem contribuir para determinar como esta pandemia começou", acrescentaram os 14 países.

20h11 - AstraZeneca diz que alteração de nome não afeta distribuição da vacina

A AstraZeneca justificou hoje a alteração do nome da sua vacina contra covid-19 para Vaxzevria com razões comerciais, assegurando que “não significa qualquer mudança” na distribuição do fármaco, após críticas de produção insuficiente para a União Europeia (UE).

A vacina da AstraZeneca contra a covid-19 passou a denominar-se Vaxzevria após o aval da Agência Europeia do Medicamento (EMA), anunciou hoje o regulador, divulgando que até quinta-feira passada tinham sido administradas 10 milhões de doses deste fármaco.

19h53 - Alemanha restringe vacina da AstraZeneca a menores de 60 anos

As autoridades sanitárias alemãs decidiram hoje restringir o uso da vacina contra o coronavírus da AstraZeneca em pessoas com menos de 60 anos, entre novas preocupações sobre coágulos sanguíneos incomuns relatados por aqueles que receberam as injeções.

O Ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, e as 16 autoridades federais da Alemanha concordaram por unanimidade em dar a vacina apenas a pessoas com 60 anos ou mais, a menos que pertençam a uma categoria de alto risco para doença grave de covid-19 e tenham concordado com o seu médico em tomar a vacina, apesar do risco de um efeito colateral sério.

A medida segue as recomendações do painel independente de especialistas em vacinas da Alemanha e ocorre depois de o regulador médico do país ter divulgado novos dados em que se demonstra que foram detetados 31 coágulos sanguíneos incomuns, incluindo nove mortes.

19h38 - França ultrapassa 95 mil mortos devido ao vírus

Nas últimas 24 horas morreram em França 381 pessoas devido à covid-19, aumentando o total de óbitos para 95.337 desde o início da pandemia, segundo anunciaram hoje as autoridades sanitárias francesas.

Com o agravamento da epidemia em França, num período que já é considerado como uma terceira vaga do vírus, o Presidente Emmanuel Macron vai anunciar na quarta-feira novas medidas para travar a sua propagação, com o fecho das escolas a ser uma das possibilidades.

19h28 - UE considera relatório da OMS "passo útil" mas diz ser necessário "mais trabalho"

A União Europeia (UE) considerou hoje que o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a origem do novo coronavírus é um "primeiro passo útil", mas adiantou ser necessário "mais trabalho".

"Apesar de lamentar o início tardio da investigação, o atraso no destacamento dos peritos e a disponibilidade limitada das primeiras amostras e dados relacionados, consideramos o trabalho feito até agora e o relatório publicado hoje como um primeiro passo útil", lê-se numa nota do Serviço Europeu de Ação Externa (SEAE) em nome da UE.

A UE reagia assim à publicação do relatório da equipa de especialistas da OMS que investigou a origem da covid-19 e que determinou que a cidade de Wuhan e o mercado de Huanan, na China, não podem ser considerados como o ponto de origem da pandemia.

Apelando a que a OMS “continue as suas investigações”, o SEAE frisa que “mais trabalho deverá ser feito para perceber as origens” da covid-19 e a sua “introdução na população humana”.

“Isso exigirá um acesso maior e mais atempado a todas as localizações relevantes e a todos os dados humanos, animais e ambientais disponíveis, incluindo dados sobre os primeiros casos de covid-19 identificados e casos recolhidos por sistemas de vigilância, assim como uma maior testagem serológica de amostras de sangue”, aponta o SEAE.

19h11 - Município de Coimbra testa trabalhadores dos Transportes Urbanos

A Câmara Municipal de Coimbra vai testar os trabalhadores dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos “com maior exposição ao risco de contágio” por covid-19, foi hoje anunciado.

A autarquia presidida por Manuel Machado refere, em comunicado hoje enviado à agência Lusa, que vai avançar com um plano de testagem aos trabalhadores dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), através de testes rápidos de antigénio à covid-19, realizados pela Cruz Vermelha Portuguesa.

Segundo a nota, o objetivo é “detetar eventuais cadeias de contágio junto dos trabalhadores com maior risco de exposição, isto é, agentes únicos (motoristas), bilheteiros e fiscais”.

19h00 - Merkel reúne-se hoje com governos federais por causa da AstraZeneca

A chanceler alemã, Angela Merkel, vai debater hoje à noite com os governos federais a situação da vacina AstraZeneca, depois de vários estados terem suspendido a vacinação com o fármaco a menores de 60 anos.

Segundo fontes do Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão, na reunião estará também presente o ministro da Saúde, Jens Spahn, bem como as autoridades sanitárias dos 16 estados federais, prevendo-se declarações no final. A reunião foi convocada após as autoridades sanitárias da cidade-Estado de Berlim, bem como as de Munique e Brandeburgo, o Estado que circunda a capital germânica, terem anunciado a suspensão da vacina AstraZeneca para menores de 60 anos.

Segundo o jornal Augsburger Allgemeine, a Comissão Permanente de Vacinação recomendou que a vacina da AstraZeneca seja administrada apenas a partir dos 60 anos. Dilek Kalayci, chefe da Saúde do governo regional de Berlim, justificou a decisão pela existência de novos dados sobre os efeitos colaterais do fármaco.

18h54 - Turquia reimpõe restrições após forte aumento das infeções

A Turquia vai reintroduzir medidas de confinamento no fim de semana na maioria das províncias e impor restrições no decurso do mês sagrado do Ramadão na sequência do súbito aumento das infeções por covid-19.

Os casos do novo coronavírus na Turquia voltaram a aumentar menos de um mês após as autoridades terem dividido as 81 províncias em quatro categorias de códigos coloridos e relaxarem as restrições em diversas províncias, num esforço de "normalização controlada". O número confirmado de infeções diárias triplicou desde então para cerca de 30.000, atingindo os números recordes que ocorreram em dezembro. O país com cerca de 84 milhões de habitantes também regista oficialmente 150 mortes por dia, contra cerca de 65 no início deste mês.

18h45 - Grécia bate recorde e supera 4.000 casos diários pela primeira vez

A Grécia bateu hoje o recorde de infeções num único dia ao somar 4.340 nas últimas 24 horas, assim como de pacientes entubados (741), um sinal da forte pressão que enfrenta a saúde pública grega devidos à doença covid-19.

Cerca de metade dos casos confirmados hoje foram localizados na região de Ática, com capital em Atenas, onde 2.097 contágios foram detetados. Desde que a pandemia começou, em fevereiro do ano passado, a Grécia totaliza 260.077 infeções.

Além disso, 72 pessoas morreram nas últimas 24 horas, o maior número de mortes em 2021 desde sábado, totalizando 8.017 óbitos desde o início da crise sanitária.

18h25 - Projeto experimental indica ausência do vírus nos esgotos da Feira desde 5 de março

A concessionária das redes de água e saneamento de Santa Maria da Feira já não deteta o vírus SARS-CoV-2 nos esgotos do concelho desde 05 de março, o que atribui a menos casos de covid-19, divulgou hoje.

A informação surge depois de a Indaqua ter escolhido aquele concelho do distrito de Aveiro para "um projeto experimental de deteção do vírus SARS-CoV-2" nas águas residuais filtradas pela estação de tratamento de Fiães, procurando assim "contribuir para a compreensão da presença da covid-19" nesse território de quase 140.000 habitantes.

"Entre 16 de fevereiro e 02 de março foram encontrados vestígios de SARS-CoV2. O vírus deixou de ser detetado a partir de 05 de março, acompanhando a diminuição dos casos de covid-19 em Portugal", diz a empresa em comunicado.

Essa análise às águas residuais foi a primeira realizada pela Indaqua em territórios das suas concessões, que, envolvendo vários municípios do país, representam um universo de "mais de 600.000 pessoas".

"Este tipo de iniciativas tem grande importância, já que através das águas residuais é possível detetar potenciais focos de infeção dias antes de estes se manifestarem na população", explica no mesmo comunicado Ricardo Grazina, diretor-geral da Indaqua Santa Maria da Feira.

17h58 – Espanha registou 4.994 novos casos e 106 mortes nas últimas 24 horas

A Espanha registou 4.994 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 3.275.819 o total de infetados até agora no país, num dia em que os contágios voltaram a diminuir, segundo números do Ministério da Saúde.

Os serviços sanitários espanhóis também contabilizaram mais 189 mortes atribuídas à covid-19, passando o total de óbitos para 75.305.

O nível de incidência acumulada (contágios) em Espanha diminuiu hoje em relação a segunda-feira, depois de estar a subir durante uma semana.

O indicador de contágios passou de 149 (segunda-feira) para 147 casos hoje diagnosticados por 100.000 habitantes nos 14 dias anteriores.

As regiões com os níveis mais elevados são as de Madrid (258), País Basco (232), Catalunha (194), Astúrias (160) e Aragão (141).

Nas últimas 24 horas deram entrada nos hospitais em todo o país 1.027 pessoas com a doença (680 na segunda-feira), das quais 249 na Catalunha, 141 em Madrid e 170 na Andaluzia.

17h49 – Itália soma mais 529 mortes e supera três milhões de imunizados

A Itália registou 16.017 contágios de covid-19 e 529 mortes nas últimas 24 horas, tendo superado as três milhões de pessoas vacinadas com as duas doses da vacina (3.068.346), divulgou hoje o Ministério italiano da Saúde.

Desde o início da pandemia, em fevereiro de 2020, Itália já contabilizou 108.879 mortes entre um total de 3.561.012 casos de contágio. O número de mortes diárias foi maior do que no dia anterior (417), enquanto o de novos contágios também subiu em relação a segunda-feira (12.916).

Dos 562.832 casos ativos, 32.947 estão hospitalizados (mais 63 do que na véspera), enquanto 3.716 deles estão internados nas unidades de cuidados intensivos (menos cinco).

A campanha de vacinação em Itália continua a decorrer, tendo-se ultrapassado hoje as três milhões de pessoas imunizadas com as duas doses da vacina. No total, foram administradas 9.759.119 doses de vacinas.

17h37 – Vacina da AstraZeneca passa a denominar-se Vaxzevria após aval do regulador

A vacina da AstraZeneca contra a covid-19 passou a denominar-se Vaxzevria após o aval da Agência Europeia do Medicamento (EMA), anunciou hoje o regulador, divulgando que até quinta-feira passada tinham sido administradas 10 milhões de doses deste fármaco.

A informação sobre a nova designação desta vacina -- envolta em polémica por a farmacêutica ter falhado o acordado com Bruxelas sobre entregas para a União Europeia (UE) e pelo surgimento de coágulos sanguíneos em vacinados -- consta de uma atualização ao produto, hoje publicada pela EMA.

Nessa atualização sobre o fármaco datada de segunda-feira, a EMA divulga que, além da mudança do nome, "foi incluído na informação sobre o produto um aviso sobre eventos de coágulos sanguíneos específicos muito raros, enquanto estão em curso mais investigações sobre uma possível relação causal com a vacina".

"As pessoas vacinadas devem procurar atenção médica imediata se ocorrerem sintomas de coagulação e/ou hemorragia do sangue", reforça o regulador no documento, insistindo que "os benefícios da Vaxzevria na prevenção da covid-19 continuam a superar os riscos".

Nesta atualização, a EMA refere ainda que, desde a aprovação da vacina na UE em 29 de janeiro passado e até à passada quinta-feira, "mais de 10 milhões de doses de Vaxzevria foram administradas na UE e Espaço Económico Europeu", muito abaixo das 120 milhões de doses acordadas entre a farmacêutica e a Comissão Europeia para este primeiro trimestre.

17h22 – São Tomé e Príncipe regista seis positivos e 18 recuperados em 24 horas

São Tomé e Príncipe registou seis novos casos de infeção pelo novo coronavírus, quatro dos quais na Região Autónoma do Príncipe, e contabilizou 18 pessoas nas últimas 24 horas, anunciou hoje a porta-voz do Ministério da Saúde.

De acordo com Isabel dos Santos, com estes novos números, subiram para um total de 2.221 os casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e o total de recuperados é hoje de 2.082, desde o início da pandemia no país, em abril de 2020.

17h18 – Todos os guardas prisionais do continente estão vacinados

Todos os guardas prisionais do continente já foram vacinados contra a covid-19, num total de 8.800 vacinas aplicadas nos serviços prisionais, anunciou hoje a ministra da Justiça.

"O processo de vacinação em curso na área da Justiça, nomeadamente nos serviços prisionais, está a correr muito bem. Neste momento já há cerca 8.800 vacinas aplicadas, o que significa que, ao nível do continente, os guardas prisionais estão todos vacinados, há 4.000 pessoas que fizeram já uma segunda dose”, disse aos jornalistas Francisca Van Dunem.

A ministra foi questionada sobre o processo de vacinação contra a covid-19 na área da justiça na conferência de imprensa de apresentação dos dados gerais do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2020.

Francisca Van Dunem avançou ainda que, no sistema prisional, estão já vacinados “todos os cidadãos inimputáveis e começou agora uma segunda fase para reclusos com problemas de saúde”.

Também presente na conferência de imprensa, o ministro da Administração Interna fez um balanço da vacinação na área da segurança interna.

Eduardo Cabrita disse que foram vacinados contra a covid-19 cerca de 16.000 bombeiros e 20.000 elementos das forças de segurança, 10.000 na GNR e 10.000 na PSP.

17h02 – Reino Unido reforça campanha de vacinação junto de população étnica

O Reino Unido registou 56 mortes e 4.040 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, divulgou hoje o Governo britânico, que está a intensificar esforços para aumentar a aceitação das vacinas junto da população negra e minorias étnicas.

Atores, escritores, artistas, desportistas, músicos e influenciadores das redes sociais como Chiwetel Ejiofor, Malorie Blackman, Thandie Newton, Garth Crooks ou George the Poe subscreveram um apelo público de apoio ao programa de vacinação britânico.

"Escrevi esta carta ao Reino Unido Negro para pedir às pessoas que não fiquem para trás, para que não continuem a ser afetadas de forma desproporcional e confiem nos factos dos nossos médicos, professores e cientistas, não apenas no Reino Unido, mas em todo o mundo, incluindo nas Caraíbas e em África", disse o comediante Lenny Henry, de ascendência jamaicana.

Uma sondagem do instituto de estatísticas britânico Office for National Statistics realizada de 13 de janeiro a 7 de fevereiro indicava que menos de metade (49%) dos adultos negros ou negros britânicos mostrou intenção de serem inoculados e dados do sistema de saúde público mostram que apenas 466.000 receberam a primeira dose da vacina até agora.

16h52 – MAI diz que há uma "significativa redução da circulação" desde sexta-feira

O ministro da Administração Interna disse hoje que se tem registado "uma significativa redução da circulação" automóvel desde sexta-feira e "um cumprimento generalizado" das regras do estado de emergência devido à pandemia.

"Tem-se registado, desde sexta-feira, uma significativa redução de circulação e um cumprimento generalizado pelos cidadãos daquilo que são as regras decorrentes do período de estado de emergência", afirmou Eduardo Cabrita, na conferência de imprensa de apresentação dos dados gerais do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2020.

O ministro foi questionado sobre as medidas restritivas durante este período da Páscoa, nomeadamente a proibição de circulação entre concelhos desde sexta-feira e até ao dia 05 de abril.

O governante reiterou a importância do cumprimento das medidas para que o plano de desconfinamento seja concretizado.

"Temos hoje os resultados mais baixos de contágio de toda a União Europeia, o que prova que as medidas adotadas nos últimos dois meses estão a produzir bons resultados, que se traduzem no aliviar da pressão sobre o Serviço Nacional de Saúde, mas temos de prosseguir e consolidar estes resultados e está na mão de todos que a próxima semana seja marcada pelo cumprimento", disse.

16h31 – Museus, monumentos e palácios nacionais reabrem a partir de 5 de abril

Os museus, monumentos e palácios nacionais tutelados pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) reabrem a partir do dia 5 de abril, com horários adaptados a cada um, devido ao contexto da pandemia, revelou hoje aquele organismo.

"Esta medida manter-se-á em vigor até ao próximo dia 3 de maio, data prevista para a conclusão do plano de desconfinamento", acrescenta a DGPC.

Acresce que, "enquanto vigorar em território nacional a obrigação de recolhimento a partir das 13h00, aos sábados e domingos, os museus, monumentos e palácios apenas funcionarão durante o período da manhã", com entradas gratuitas para todos os visitantes.

16h19 – Novo voo da TAP entre São Paulo e Lisboa a 9 de abril

Um novo voo da TAP autorizado pelo Governo português entre São Paulo (Brasil) e Lisboa será realizado a 9 de abril, destinado aos portugueses ou estrangeiros residentes em Portugal afetados pela suspensão das ligações aéreas devido à covid-19.

De acordo com o Governo português, este voo partirá do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, com destino a Lisboa, segundo “as medidas aplicáveis ao tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal continental, no contexto da situação epidemiológica provocada pelo vírus SARS-CoV-2”.

A mesma fonte referiu que a TAP Air Portugal irá contactar “os passageiros que, sendo portugueses ou cidadãos estrangeiros residentes em Portugal, foram afetados pela suspensão dos voos e manifestaram, junto dos postos consulares portugueses no Brasil, necessidade de regresso imediato a território nacional”.

Para poderem usufruir deste voo os passageiros têm de apresentar um comprovativo da realização de teste laboratorial (RT-PCR) para rastreio da infeção por SARS-CoV-2, que provoca a covid-19, com resultado negativo.

Este teste tem de ser realizado nas 72 horas anteriores ao momento do embarque, com exceção das crianças que não tenham completado 24 meses de idade.

Além disso, têm de cumprir, após a entrada em território português, um período de isolamento profilático de 14 dias, no domicílio ou em local indicado pelas autoridades de saúde portuguesas.

16h00 – Cidade e mercado chineses não podem ser vistos como origem da pandemia

A cidade de Wuhan e o mercado de Huanan, na China, não podem ser considerados como ponto de origem da pandemia, conclui o relatório da equipa de cientistas da Organização Mundial da Saúde que investigou a origem do novo coronavírus.

A investigação realizada por estes especialistas indica que houve casos iniciais que nada tinham a ver com o mercado Huanan, em Wuhan, e que agora se sabe que, em dezembro de 2019, houve uma transmissão considerável do vírus na comunidade que também não pode ser associada àquele lugar.

Estas informações "sugerem que aquele mercado não foi a fonte do surto", afirma o relatório.

Esta é a primeira conclusão da missão internacional de 17 cientistas, que trabalharam com uma equipa composta pelo mesmo número de especialistas chineses, numa visita de 28 dias a Wuhan, metade dos quais foram passados pelo primeiro grupo em quarentena.

O local de onde o coronavírus SARS-CoV-2 se espalhou inicialmente permanece um mistério, porque, apesar de o mercado não estar totalmente descartado, não há provas suficientes de que a crise sanitária causada pela covid-19 tenha começado ali.

"Neste momento, não se podem tirar conclusões firmes sobre o papel do mercado de Huanan na origem do surto ou sobre a forma como a infeção terá chegado ao mercado", sublinha o relatório.

15h39 – Áustria negoceia compra de um milhão de doses da russa Sputnik V

A Áustria anunciou hoje negociações com a Rússia para receber em breve um milhão de doses da vacina Sputnik V contra a covid-19, atualmente a ser avaliada pelo regulador europeu.

“O objetivo das negociações iniciadas a 26 de fevereiro é a compra” de doses que permitirão “vacinar 500.000 pessoas a partir de abril”, indicou à agência France-Presse o gabinete do chanceler Sebastian Kurz.

Foi discutida a entrega de “300.000 doses em abril, de 500.000 em maio e de 200.000 no início de junho”, precisou. Segundo a mesma fonte, “já foi assinado um acordo de sigilo para a partilha de documentos confidenciais”.

“Se a Áustria receber mais um milhão de doses de vacinas, podemos voltar à normalidade mais rápido, salvar numerosas vidas e também empregos”, declarou Kurz, citado num comunicado do governo.

Os ocidentais acusam Moscovo de utilizar a sua vacina como um instrumento de influência geopolítica, acusações rejeitadas pela Rússia.

14h56 – Festivais em risco por exclusão de associações do Garantir Cultura

A Associação Portuguesa de Festivais de Música (Aporfest) alertou hoje que o programa Garantir Cultura, anunciado pelo Governo em janeiro para apoiar o setor em contexto de pandemia, exclui quase metade destes eventos, quando são organizados por associações.

"Anunciado em janeiro, mas com informação a conta-gotas, percebeu-se que o programa Garantir Cultura deixará de fora muitos dos festivais de música organizados por associações. Tendo por base o ano de 2019, verificámos que 47% desta tipologia de eventos produzidos por entidades associativas não estará elegível, segundo as regras enunciadas e contrariando a informação e apresentação do programa pela ministra da Cultura, ao indicar que 'ninguém ficaria de fora' nesta linha de apoio", refere a Aporfest num comunicado hoje divulgado.

O aviso relativo aos apoios do programa Garantir Cultura para entidades artísticas singulares e coletivas sem atividade comercial, num montante de 12 milhões de euros, que foi publicado em 22 de março, entra hoje em vigor.

14h26 - Internamentos em Portugal continuam a descer

Os internamentos no país continuam a diminuir. Segundo o relatório mais recente da DGS, há agora 584 pessoas hospitalizadas, menos 39 do que na véspera, sendo que 129 se encontram em Unidades de Cuidados Intensivos (menos sete do que ontem).

Portugal mantém-se esta terça-feira na zona verde do quadro da matriz de risco, com a taxa de incidência nacional fixada em 70,0 casos de infeção por 100 mil habitantes. O R(t), indicador de transmissibilidade do vírus, continua nos 0,94 a nível nacional.

14h17 - Portugal com 388 novos casos e dois óbitos em 24 horas

Foram registados mais 388 casos de infeção pelo novo coronavírus em Portugal nas últimas 24 horas, elevando para 821104 o total acumulado desde que a pandemia chegou ao país.

Contam-se também mais duas vítimas mortais da Covid-19, para um total de 16845. Desde setembro que o número de mortes não era tão baixo.

O número de recuperados no último dia foi 1654, pelo que existem já 777503 pessoas dadas como recuperadas da doença.

Do total de novos contágios no último dia, 147 ocorreram na região Norte, 46 no Centro, 140 em Lisboa e Vale do Tejo, três no Alentejo, quatro no Algarve, 11 nos Açores e 37 na Madeira.

14h12 - Região de Berlim suspende vacina AstraZeneca após nove mortes na Alemanha

As autoridades alemãs detetaram 31 casos de trombose em pessoas que receberam a vacina contra a covid-19 da AstraZeneca, das quais nove morreram, e o estado alemão de Berlim voltou a suspender o fármaco para maiores de 60 anos.

Inicialmente, dois grupos de hospitais de Berlim suspendeu a vacina. Pouco depois, todo o Estado alemão de Berlim decidiu suspender de novo o seu uso em maiores de 60 anos.

Dilek Kalayci, principal responsável do departamento de saúde da região, explicou que se tratava de uma medida de precaução, antes de uma reunião de todos os 16 Estados da Alemanha onde o tema será discutido.

14h09 – Atuais vacinas contra a Covid-19 podem revelar-se ineficazes dentro de um ano

A previsão é feita por dois terços dos 77 cientistas e especialistas mundiais entrevistados num inquérito agora divulgado. Um terço destes peritos reduz mesmo para nove meses a eficácia da vacina.

14h07 - Pandemia reduziu alojamento turístico disponível em Cabo Verde em 80%

O número de estabelecimentos hoteleiros em funcionamento em Cabo Verde caiu para metade em dezembro, face ao mesmo mês de 2019, com a pandemia de covid-19 a reduzir em 80% a capacidade de alojamento disponível, segundo dados oficiais.

De acordo com o Inventário Anual de Estabelecimento Hoteleiros divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) de Cabo Verde, o arquipélago fechou 2020 com 124 estabelecimentos hoteleiros em atividade, o que contrasta com os 284 que estavam em funcionamento um ano antes (-56,3%), devido à ausência de turistas provocada pelas regras internacionais para conter a transmissão da covid-19.

No histórico divulgado no documento pelo INE, o número mais baixo de unidades em funcionamento em oito anos foi registado em 2013, então com 222 em atividade.

Ainda segundo o INE, Cabo Verde fechou 2020 com 2.614 quartos disponíveis (-80%), 4.094 camas (-80,6%), e uma capacidade de alojamento que caiu 79,7% no espaço de um ano.

14h05 – Controlo da fronteira feito entre GNR e Guardia Civil

O controlo de toda a linha de fronteira entre Portugal e a Espanha está a ser feito de forma coordenada entre a GNR e a Guardia Civil espanhola. Vai ser assim enquanto vigorar a reposição excecional do controlo das fronteiras.

14h04 - BioNTech vai frabricar até 2,5 mil milhões de vacinas este ano

O laboratório alemão BioNTech anunciou hoje que prevê fabricar este ano até 2,5 mil milhões de doses da sua vacina desenvolvida com a norte-americana Pfizer, mais 25% do que o inicialmente anunciado.

A capacidade de produção deverá aumentar devido a uma "otimização do processo de produção", da "expansão da rede de produção", bem como à autorização para retirar seis doses de um frasco, explicou a empresa em comunicado.

Até 23 de março, a empresa entregou, juntamente com a sua parceira, "mais de 200 milhões de doses" no mundo.

14h02 – Centros de Vacinação vão precisar de 5200 profissionais de saúde

13h52 - Câmara de Almada dá apoio de um milhão de euros a restaurantes e comércio local

A Câmara Municipal de Almada vai atribuir um apoio financeiro de um milhão de euros a fundo perdido à restauração e comércio local, que abrange empresas e empresários individuais com uma faturação até 500.000 euros em 2019.

O apoio financeiro, atribuído no âmbito do programa do município DINAMIZAR, "destina-se a empresas e empresários em nome individual com contabilidade organizada que atuem naqueles setores, sejam Pequenas e Médias Empresas (PME) e tenham sede no concelho", refere em comunicado a autarquia citado pela agência Lusa.

13h34 - Mais de 46 mil vacinas administradas na Madeira

Os serviços de Saúde da Madeira administraram mais de 46 mil vacinas contra a Covid-19 na região entre 31 de dezembro de 2020 e domingo. O anúncio foi feito esta terça-feira pelo Governo regional.

Segundo a mesma informação do total de vacinas administradas (46.037), "30.426 correspondem a administração da primeira dose e 15.611 foram segundas doses da vacina". 

Na sexta-feira, começaram também a ser vacinados os utentes com trissomia 21 (59 pessoas) e "ao longo desta semana, foi dada continuidade à vacinação das pessoas com mais de 80 anos", anuncia ainda o Governo regional.

13h13 – DGS garante que pessoas anteriormente infetadas "vão ser vacinadas"

As pessoas que já tiveram covid-19 e recuperaram da doença também vão ser alvo de vacinação, garantiu hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS), explicando que a sua exclusão da primeira fase se deve à escassez de vacinas.

Na sequência da denúncia da Ordem dos Médicos a partir do relatório do Centro Europeu para o Controlo de Doenças (ECDC), que destacou na segunda-feira Portugal e Islândia como os únicos países a não incluírem atualmente na vacinação as pessoas anteriormente infetadas pelo vírus SARS-CoV-2, a autoridade de saúde nacional diz que o tema está "em constante monitorização".

"Em Portugal, as pessoas que recuperaram da infeção por SARS-CoV-2 vão ser vacinadas. Não se trata de não vacinar os recuperados. No entanto, neste momento, encontramo-nos num cenário em que o número de vacinas ainda é limitado. Por isso, num contexto de escassez, devem ser priorizadas as pessoas com maior risco de contrair a infeção por SARS-CoV-2 e que não tenham ainda tido a possibilidade de desenvolver resposta imunológica", refere a DGS.

Salientando o "princípio de maximização do benefício" perante a reduzida disponibilidade de vacinas, o organismo liderado por Graça Freitas reitera que "a vacinação de pessoas recuperadas poderá vir a ocorrer logo que a disponibilização de vacinas aumente". A `task force` responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19 já realçou o aumento das entregas de vacinas previsto para o segundo trimestre.

12h50 – Agências de viagens pedem continuação dos apoios e regras claras para reabertura

O presidente Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), Pedro Costa Ferreira, defendeu hoje a continuação dos apoios às empresas no momento da retoma, que será "crítico", e pediu regras claras para a reabertura.

"O momento da retoma é efetivamente o momento mais crítico do ponto de vista da tesouraria. [...] Temos de continuar com um sistema de apoios, que será apenas coerente e apenas minimamente justo se continuar, e permitirá que os anteriores apoios não caiam em saco roto", disse Pedro Costa Ferreira, que foi ouvido pelos deputados da comissão eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença covid-19 e do processo de recuperação económica e social.

Na opinião do responsável, é necessário regras claras para a reabertura da atividade, bem como a harmonização das restrições às viagens, para que o setor do turismo consiga ser o "motor" da recuperação económica.

"A nossa palavra de ordem é: vacine-se e descomplique-se", acrescentou.

12h37 – ECDC aponta Portugal como exceção na vacinação de pessoas já infetadas

O Centro Europeu para o Controlo de Doenças (ECDC) destacou Portugal e Islândia como os únicos países que estão neste momento a deixar fora da vacinação as pessoas que já tiveram covid-19, denunciou hoje a Ordem dos Médicos.

Num comunicado enviado às redações, o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, apelou à Direção-Geral da Saúde (DGS) para avançar rapidamente com a revisão da norma, considerando que já existe "evidência científica suficiente" para se perceber que "o risco de reinfeção é real e que mesmo em quem teve formas graves da doença é possível acontecer uma nova infeção em prazos" não determináveis.

"É urgente que se reveja a norma para podermos incluir todas as pessoas que já tiveram covid-19 nas fases de vacinação que lhes estariam por natureza destinadas. No caso dos médicos e outros profissionais de saúde, a situação torna-se ainda mais urgente pois, por inerência do seu trabalho, estão expostos ao risco e lidam com doentes frágeis que ficam também desprotegidos", pode ler-se na nota divulgada.

O relatório do ECDC sobre as estratégias de vacinação na Europa, publicado na segunda-feira, indicou que "há algumas provas de que, para os indivíduos que já foram anteriormente infetados pela SARS-CoV-2, para as vacinas atualmente disponíveis que requerem uma programação de duas doses, uma única dose pode fornecer imunidade suficiente".

A agência europeia notou que a maioria dos países (Bélgica, Croácia, Chipre, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Irlanda, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polónia, Roménia e Suécia) recomenda o programa completo de vacinação aos indivíduos anteriormente infetados, enquanto sete países (Áustria, Estónia, França, Itália, Espanha, Eslováquia e Noruega) preconizam apenas uma dose de vacina (em vacinas com duas doses).

12h31 – Mais de 127,5 milhões de infetados em todo o mundo

O novo coronavírus infetou 127.546.270 pessoas em todo o mundo desde que a doença foi identificada em dezembro de 2019 na China, segundo um balanço da agência France Presse.

Daquele total de infetados, 2.792.586 morreram desde o início da pandemia. A grande maioria dos doentes recupera, mas uma parte ainda mal avaliada continua com sintomas durante semanas ou até meses.

Nas últimas 24 horas foram registados 7.501 mortos e 459.625 casos em todo o mundo. Os países com maior número de mortos foram o Brasil (1.660), os Estados Unidos (586) e a Polónia (460).

Os Estados Unidos são o país mais afetado em termos de mortes e casos, com 550.036 mortes em 30.331.798 casos, de acordo com a contagem realizada pela Universidade Johns Hopkins.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil com 313.866 mortos e 12.573.615 infetados, o México com 201.826 óbitos (2.227.842 casos), a Índia com 162.114 mortes (12.095.855 casos) e o Reino Unido com 126.615 óbitos (4.337.696 infetados).

12h20 – Alemanha vai reforçar controlos de fronteiras terrestres

A Alemanha vai reforçar os controlos das suas fronteiras terrestres, em particular com a França, a Dinamarca e a Polónia, para lutar contra a pandemia do novo coronavírus, anunciou hoje o ministro alemão do Interior.

"Não importa de onde vem, Polónia, França ou Dinamarca, todos devem esperar ser controlados", disse Horst Seehofer, durante uma conferência de imprensa, acrescentando que verificações aleatórias vão acontecer em território alemão, após cruzar a fronteira.

Segundo o ministro, os controlos serão reforçados nos próximos oito ou 14 dias, a partir do fim de semana prolongado da Páscoa.

Essas verificações aleatórias ocorrerão em território alemão, dentro de um perímetro de até 30 quilómetros após a passagem de fronteira.

A polícia alemã "não poderá devolver os viajantes" ao país de onde chegaram, mas verificará se possuem um teste negativo com menos de 48 horas e o registo eletrónico junto das autoridades de saúde alemãs. Caso contrário, terão de “pagar uma multa”, explicou.

Todos estes viajantes terão de “observar uma quarentena de 10 dias”, que pode ser abreviada com um teste negativo efetuado no final do quinto dia, como já acontece há várias semanas para as chegadas de avião.

12h03 – Dois hospitais alemães suspendem vacina da AstraZeneca em mulheres com menos de 55 anos após casos de trombose

O instituto alemão Paul Ehrlich diz ter registado 31 casos de trombose em pessoas que receberam a vacina da AstraZeneca contra a Covid-19.

Desses 31 casos, nove resultaram na morte dos pacientes, avançou o diário alemão Der Spiegel. Todos os casos exceto dois aconteceram em mulheres com entre 20 a 63 anos.

Na sequência destes episódios, dois grupos de hospitais públicos da Alemanha decidiram suspender a administração da vacina da AstraZeneca a mulheres com menos de 55 anos.

10h57 – Moçambique vai vacinar 70 mil professores do ensino primário

Moçambique vai vacinar 70 mil professores do ensino primário na segunda fase de vacinação contra o novo coronavírus, anunciou o Ministério da Saúde.

“Na segunda fase, para a primeira ronda, que vai começar em breve, vamos alcançar 70 mil professores primários”, disse Benigna Matsinhe, diretora adjunta de Saúde Pública, durante a atualização de dados sobre a pandemia na segunda-feira.

Segundo Benigna Matsinhe, numa fase subsequente, ainda sem datas e números previstos, serão abrangidos os outros grupos de professores.

De acordo com dados avançados pela diretora, até ao momento foram vacinados no país um total de 3.604 diabéticos, 3.224 idosos, incluindo pessoas reformadas, além de mais de 400 trabalhadores em morgues e coveiros.

10h46 – Timor-Leste regista o segundo maior número diário de casos de sempre

Timor-Leste registou nas últimas 24 horas um total de 50 novos casos de infeções com o novo coronavírus, o segundo maior número diário de sempre, segundo dados oficiais divulgados pelo Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC).

Um comunicado do CIGC explica que os 50 novos casos se registaram todos na capital timorense, Díli, onde foram recolhidos e analisados um total de 939 testes.

10h43 – Charles Michel e Ghebreyesus defendem Tratado sobre Pandemias como "legado"

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, defenderam hoje que um Tratado Internacional sobre Pandemias é um "legado" que os líderes atuais têm o dever de deixar após a experiência da covid-19.

Isto porque, afirmaram, "a próxima pandemia não é uma questão de «se», mas «quando»" e há que aprender com as lições da covid-19, que "expôs fraquezas e divisões", como apontou o presidente do Conselho Europeu.

A conferência de imprensa de hoje foi antecedida pela publicação de um texto de opinião, em órgãos de comunicação social de todo o mundo, a defender a proposta de um tratado internacional sobre pandemias e de "uma arquitetura sanitária internacional mais robusta", subscrito por Charles Michel, Ghebreyesus e 25 outros líderes mundiais, entre os quais o primeiro-ministro António Costa.

"O tempo de agir é agora. O mundo não pode esperar pelo fim desta pandemia para começar a preparar-se para a próxima. Não podemos permitir que as recordações desta pandemia se esvaneçam e voltemos à vida como antes. Não podemos fazer as coisas como fazíamos antes e esperar um resultado diferente", afirmou o diretor-geral da OMS, que pediu uma "ação robusta".

10h36 – África com mais 319 mortos e 7.971 infetados nas últimas 24 horas

África registou mais 319 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, para um total de 112.238 desde o início da pandemia, e 7.971 novos casos de infeção, segundo os dados oficiais mais recentes no continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número total de infetados nos 55 Estados-membros da organização é de 4.195.068 e o de recuperados nas últimas 24 horas é de 61.477, para um total de 3.754.469 desde o início da pandemia.

O número de recuperados foi revisto em forte baixa esta segunda-feira e hoje parece sugerir uma igualmente forte revisão em alta. Comparando os números de casos de recuperação da infeção apresentados pelo África CDC hoje e no último domingo, a evolução é de 4.660 novos casos de recuperação em 48 horas.

A África Austral continua a ser região mais afetada, registando hoje 1.905.511 infetados e 59.910 mortos associados ao contágio com a doença. Nesta região, a África do Sul, o país mais atingido pela covid-19 no continente, regista 1.545.979 casos e 52.710 mortes.

10h29 – Itália impõe quarentena de cinco dias a viajantes da UE

A Itália vai passar a impor uma quarentena obrigatória de cinco dias a todos os viajantes que cheguem ou regressem de viagens a países da União Europeia. A informação foi avançada por fontes do Ministério italiano da Saúde, segundo a agência AFP.

Os viajantes precisarão também de ter um teste negativo à Covid-19 antes de saírem de outros países, e de um novo teste negativo no final dos cinco dias de quarentena em Itália.

Estas medidas estavam já a ser aplicadas pelas autoridades italianas, mas apenas para viajantes que chegassem de países fora da UE.

As fontes não avançaram por quanto tempo estarão em vigor as novas medidas.

10h08 - Sentimento económico com forte subida na zona euro e na UE em março

O sentimento económico aumentou acentuadamente em março na zona euro (7,6 pontos) e na União Europeia (UE 6,9), voltando às médias de longo prazo, segundo dados hoje divulgados pela Comissão Europeia.

De acordo com dados da Direção-geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia, em março, o sentimento económico aumentou 7,6 para 100,1 na zona euro, ligeiramente acima da média de longo prazo, e 6,9 para os 100 na UE, em linha com a média de longo prazo, o que acontece pela primeira desde a pandemia da covid-19, há um ano.

9h47 - Sabugal organiza Feira da Páscoa online

A Associação Empresarial do Sabugal está a pôr em marcha, até 21 de abril, nova edição online do "Mercado da Terra - Feira da Páscoa", tendo por objetivo ajudar os produtores locais a escoarem produtos.

O certame é organizado no âmbito do Projeto CLDS 4G "Sabugal Ativo", em parceria com a Câmara Municipal do Sabugal e a colaboração da OIKOS ONG, através da plataforma Smartfarmer.

9h40 - Honduras temem variante brasileira

O Governo hondurenho prepara-se para restringir temporariamente as chegadas a partir de países da América do Sul, invocando receios de propagação da variante brasileira do SARS-CoV-2.

9h37 - Santa Casa de Lisboa prepara desconfinamento

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa está a ouvir as necessidades dos utentes idosos, tendo em vista preparar o desconfinamento, adiantou o administrador da ação social Sérgio Cintra, ouvido pela Lusa.

A reabertura dos centros de dia está prevista para 5 de abril.

"Estamos a ligar para as pessoas e a perguntar-lhes se têm previsão de regressar, se querem voltar ou não, para preparar a resposta para aquilo que sentem necessidade. Estamos a pedir também que identifiquem quais são as novas necessidades que os serviços e as respostas sociais da misericórdia têm que ter", explicou Sérgio Cintra.

Segundo o mesmo responsável, no contacto aos idosos estão a fazer-se perguntas como: "entendem que o apoio de um psicólogo no centro de dia deve acontecer?"; "existe algum amigo ou amiga, que não sendo utente da misericórdia, precisa de ser sinalizado?" ou "necessitam de apoio terapêutico?".

9h22 - Encontrar a origem do SARS-CoV-2. Missão difícil

David Nabarro, enviado especial do Organização Mundial da Saúde para a Covid-19, reconhece que é "manifestamente difícil" isolar a origem do coronavírus que causou a pandemia. São várias as hipóteses.

"Encontrar a origem de um vírus, quando se tenta explicar de onde vem uma doença, é manifestamente difícil", afirmou Nabarro à BBC Radio 4, para acrescentar que este é um trabalho que leva tempo.

"Não sabemos a origem precisa do VIH, não sabemos a origem precisa do Ébola e vai demorar muito para descobrir a origem precisa da Covid-19", reforçou o perito, na antecâmara da publicação oficial do relatório da OMS sobre a origem da pandemia.

Na segunda-feira, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, dizia que "todas as hipóteses" permaneciam "sobre a mesa".

9h07 - Parlamento debate redução do número de alunos por turma

A Assembleia da República discute na quarta-feira sete diplomas que preveem a redução do número de alunos por turma e mudanças nos exames e provas finais deste ano. Medidas consideradas urgentes pelos partidos proponentes, face à pandemia.

São três projetos de resolução, do PCP, PEV e Chega e um projeto de lei do PCP sobre a avaliação externa, e três projetos de lei sobre o número de alunos por turma, em que os partidos à esquerda pouco divergem.

9h03 - Orquestra Clássica do Centro homenageia vítimas da Covid-19

As vítimas da pandemia de Covid-19 vão ser homenageadas, na Páscoa, pela Orquestra Clássica do Centro com o "Requiem" de Mozart. O concerto na Igreja de Santa Justa, em Coimbra, marca na sexta-feira o início da atividade da formação.

"Fazemo-lo com profundo respeito e em memória de todos os que sofrem ou sofreram e já não cá estão e por quem sofreu com a partida de quem cá não está. É uma situação triste que nos toca a todos, aqui, no país e no mundo. Vamos interpretar esta obra que tantas vezes se toca na época da Páscoa, em homenagem às vítimas", explicou a presidente da direção da Orquestra Clássica do Centro, Emília Martins, em declarações à Lusa.

8h42 - Suécia faz contas às restrições

A Agência de Saúde Pública da Suécia apela ao Governo para que adie o alívio de parte das restrições impostas no âmbito da resposta à Covid-19. O país debate-se agora com a terceira vaga do SARS-CoV-2.

A mesma estrutura havia proposto que o levantamento parcial de medidas de restrição à circulação pública tivesse lugar a partir de 11 de abril.

"A propagação da Covid-19 está a acelerar, com um fardo crescente para os cuidados de saúde como resultado", aponta a agência, em comunicado citado pela Reuters.

A nova data para o levantamento de restrições proposta pela agência sueca é o dia 3 de maio.

8h21 - Programa COVAX afetado por restrições indianas

Coreia do Sul, Indonésia e Filipinas são três dos países que serão atingidos por atrasos nas remessas de vacinas, ao abrigo do programa COVAX. Isto por causa de restrições à exportação de doses por parte da Índia, o maior produtor de vacinas do mundo.

O país suspendeu temporariamente as exportações da vacina da AstraZeneca, numa altura em que as autoridades sanitárias procuram dar resposta ao recrudescimento local das infeções.

8h03 - Líderes mundiais apelam a tratado global

O planeta precisa de um tratado global para lidar com a ameaça das pandemias. É o apelo deixado por 24 líderes mundiais, através de um artigo de opinião conjunto. Macron, Merkel, ou António Costa defendem que, após o surgimento da Covid-19, ficou claro que nenhum país pode estar protegido, sem a união entre todos.
Antena 1

O apelo à cooperação e solidariedade surge numa altura em que a corrida às vacinas tem contribuído para novas tensões e para um isolacionismo cada vez maior.

7h52 - Presidente sírio dado como recuperado

De acordo com a agência estatal síria SANA, o Presidente Bashar al-Assad e a mulher, Asma, recuperaram da Covid-19, tendo ambos testado negativo para o SARS-CoV-2.

7h38 - Polícias "exaustos"

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia adverte para a situação dos polícias que fiscalizam o cumprimento de regras do estado de emergência, afirmando que se sentem "exaustos" e "maltratados".

Em declarações à agência Lusa, o presidente da ASPP/PSP, Paulo Santos, contou que têm chegado à estrutura queixas de polícias na linha da frente da fiscalização, a mostrar a indignação pela forma como estão a ser tratados.

7h35 - Quadro a agravar-se em Timor-Leste

O Presidente da República de Timor-Leste considera que a situação da pandemia no país é hoje mais preocupante do que nunca.

"A gravidade da atual situação é facilmente demonstrada. Só no passado dia 26 de março foram contabilizados 58 novos casos positivos (...) o que significa que somente esse dia foi responsável por quase 14 por cento do número total de casos de SAR-CoV-2 até então no nosso país", assinalou Francisco Guterres Lu-Olo.

"Mantendo-se as causas determinantes que justificaram a declaração do estado de emergência vigente, torna-se absolutamente necessário, tendo em vista a proteção da saúde pública, a renovação do atual estado de emergência por igual período", acrescentou.

Timor-Leste tem 496 casos acumulados, 332 dos quais ativos em vários pontos do país, e cercas sanitárias com confinamento obrigatório em três municípios, incluindo Díli.

7h32 - Alemanha com mais 9549 casos

O número de casos confirmados de infeção pelo SARS-CoV-2 na Alemanha aumentou, desde segunda-feira, em 9549, para um total de 2.791.822 reportados desde o início da pandemia.

Morreram mais 180 pessoas no mesmo período. O total de óbitos associados à Covid-19 é agora de 76.093.

7h21 - 55% dos sobreviventes de AVC ainda não reiniciaram tratamentos

Mais de metade dos doentes que sobreviveram a um AVC inquiridos num estudo indicaram que, por causa da pandemia, ainda não conseguiram retomar os tratamentos de reabilitação. Apenas um terço teve as consultas médicas de seguimento de "forma habitual".

Divulgado na véspera do Dia Nacional do Doente com AVC, o inquérito da Portugal AVC - União de Sobreviventes, Familiares e Amigos, que se realizou entre 4 e 17 de março de 2021 e envolveu 823 doentes, deixa patentes "grandes dificuldades" no acesso a consultas e tratamentos de reabilitação.
Antena 1

Ouvido pela Lusa, o presidente da Portugal AVC, António Conceição, explicou que havia já sido feito um primeiro inquérito em finais de abril de 2020, quando o país estava em confinamento, em que "o panorama era absolutamente desastroso", com 91 por cento dos sobreviventes a não terem acesso a qualquer tipo de reabilitação.

7h12 - Índia reporta quebra de quase 12 mil casos

A Índia somou, nas últimas 24 horas, 271 mortes associadas à Covid-19 e 56.211 casos, quase menos 12 mil do que na véspera, quando foram diagnosticadas 68.020 infeções.

Desde o início da pandemia, a Índia registou mais de 12 milhões de casos de Covid-19 (12.095.855). É o terceiro país do mundo com mais infeções, atrás de Estados Unidos e Brasil.

7h07 - Venezuela

A organização não-governamental Médicos Unidos da Venezuela revelou que 408 médicos e profissionais de saúde morreram desde o início da pandemia de Covid-19 no país, em março de 2020, 15 só este mês.

"Lançamos um SOS aos venezuelanos e à comunidade internacional. Atingimos 408 mortes no setor de saúde com critérios para Covid-19 que, na sua maioria, não constam nas estatísticas oficiais", escreveu a ONG na sua conta na rede social Twitter.

6h49 - Situação agrava-se na Argentina

A Argentina registou ontem 14.014 novos casos de Covid-19. É o pior registo desde final de outubro.

Desde o início da pandemia, as autoridades sanitárias argentinas reportaram 2.322.594 casos e 55.611 mortes, com 163 óbitos a ocorrerem em 24 horas.

Um relatório epidemiológico veio entretanto confirmar a presença no país das variantes do novo coronavírus identificadas no Brasil e na Califórnia, que se juntam à variante detetada no Reino Unido, em dezembro.

6h35 - Ponto de situação

Vão ser necessários 5200 profissionais para a campanha de vacinação em massa contra a Covid-19: cerca de 2500 enfermeiros, 400 médicos e 2300 auxiliares, nomeadamente administrativos.

Isto de acordo com as estimativas, em números redondos, do grupo de trabalho que coordena a campanha de vacinação ontra a pandemia.
Antena 1

As previsões são noticiadas na edição desta terça-feira do jornal Público.

A vacinação em massa vai arrancar no próximo mês. A task force pretende passar a vacinar mais de 100 mil pessoas por dia.
Pessoal escolar
No passado fim de semana, foram vacinados mais de 60 mil professores e não docentes.

No sábado foram administradas cerca de 46.200 doses e no domingo as restantes - cerca de 14.200. Sábado foi mesmo o dia com mais vacinas administradas desde o início do ano.
Os restantes professores serão vacinados no fim de semana de 10 e 11 de abril. Em vários agrupamentos, houve falhas nas listas, mas a task force e as escolas reforçam que foram casos pontuais.
Restrições ao tráfego aéreo
As restrições nas viagens aéras vão manter-se. A partir de 1 de abril, quem chegar de França ou de Itália, por exemplo, passa também a ter de cumprir 14 dias de isolamento.
Quem viajar de aviao terá de apresentar sempre teste um PCR negativo.
O quadro em Portugal
Morreram mais seis pessoas com Covid-19 em Portugal, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. São 16.843 desde o início da pandemia.

Havia ontem registo de mais 309 infeções, para um total de 820.716 desde o início da pandemia.

Estavam hospitalizados 623 doentes com Covid-19, menos dez face á véspera. É o número mais baixo desde 24 de setembro. Nos cuidados intensivos mantinham-se 136 pessoas, menos seis do que no boletim anterior.
O quadro internacional

A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 2.784.276 mortes, resultantes de mais de 127 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

As autoridades de saúde na Alemanha avisaram que os cuidados intensivos estão perto do limite.
Em sentido contrário vai o Reino Unido, o país da Europa onde a vacinação está mais avançada e que caminha agora para o desconfinamento total.