Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Mário Cruz - Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações



23h35 - Bolsonaro irrita-se com jornalistas que lhe perguntam sobre 500.000 mortos

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, irritou-se hoje com um grupo de jornalistas e insultou-os após ser questionado sobre as mais de 500.000 mortes que a covid-19 fez no país e o uso de máscaras.

"Lamento todas as mortes", disse claramente irritado Bolsonaro, que até agora não havia comentado sobre a fatídica marca de meio milhão de mortes, registada no último sábado no Brasil devido a uma pandemia cuja gravidade o chefe de Estado nega desde o início.

Questionado também sobre o hábito de não usar a máscara em público, que nesse momento se encontrava a usar, Bolsonaro retirou o material de proteção do rosto e perguntou a uma repórter da rede Globo: "Está feliz agora?"

23h25 - Ministério da Saúde do México confirma nova subida para 231.244 mortes no país devido à Covid-19

O México registou mais 75 vítimas mortais e 1.268 novos casos confirmados de infeção nas últimas 24h00

22h48 - O Brasil está entre os países da América Latina e das Caraíbas que receberão 14 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 doadas pelos Estados Unidos da América, através do mecanismo Covax, informaram hoje fontes oficiais.

A informação foi hoje confirmada pela Casa Branca, que indicou que essas doses fazem parte dos 80 milhões de vacinas que o Presidente norte-americano, Joe Biden, prometeu distribuir a outros países antes do final de junho.

"Hoje, a administração Biden-Harris está a anunciar a lista de distribuição de 55 milhões dos 80 milhões de doses do próprio suprimento de vacinas norte-americano que o Presidente Biden se comprometeu a distribuir até o final de junho para acabar com a pandemia globalmente", indicou a Casa Branca em comunicado.

Dos 80 milhões de doses, "os EUA compartilharão 75% através da Covax (mecanismo promovido pela Organização Mundial Organização de Saúde (OMS)) e 25% serão direcionados para ajudar a lidar com surtos em todo o mundo", acrescentou.

Nesse sentido, desses 55 milhões de doses, 41 milhões serão distribuídos através da Covax e, desses, cerca de 14 milhões irão para a América Latina e Caraíbas, para países como Brasil, Argentina, Colômbia, Peru, Equador, Paraguai, Bolívia, Uruguai, Guatemala, El Salvador, Honduras, Haiti e outros países da Comunidade das Caraíbas (Caricom), República Dominicana, Panamá e Costa Rica.

Aproximadamente 16 milhões serão destinados para a Ásia para os seguintes países: Índia, Nepal, Bangladesh, Paquistão, Sri Lanka, Afeganistão, Maldivas, Butão, Filipinas, Vietname, Indonésia, Tailândia, Malásia, Laos, Papua Nova Guiné, Taiwan, Camboja e Ilhas do Pacífico.

Outros 10 milhões serão destinados para África, para serem compartilhados com os países que "serão selecionados em coordenação com a União Africana".

Os Estados Unidos reservaram mais 14 milhões de doses - 25% do total de 55 milhões pendentes de distribuição - para países que são prioridades regionais ou que precisam delas, explicou a Casa Branca.

22h26 - Itália vai pôr fim ao uso obrigatório de máscara no exterior no dia 28 de junho.

21h18 - A taxa de incidência acumulada de covid-19 em Cabo Verde voltou a cair nos últimos 14 dias, para 159 casos por 100.000 habitantes, contra os 224 do período anterior, anunciou hoje o diretor nacional de Saúde.

"Conforme temos estado a verificar nas últimas semanas, tem havido uma tendência para melhoria da situação epidemiológica no país e podemos verificar isto na taxa de positividade, que apesar de ainda ser superior a 5% - o ideal era ser inferior -, continuamos a verificar uma redução", disse Jorge Noel Barreto, que falava no balanço semanal da situação epidemiológica em Cabo Verde.

No período crítico da pandemia no arquipélago, Cabo Verde registou uma taxa de incidência acumulada de covid-19 a 14 dias (um indicador utilizado internacionalmente) de 727 casos por cada 100.000 habitantes, de 26 de abril a 09 de maio, mas que desde então está em queda.

O responsável adiantou que nos últimos 14 dias, período de 07 a 20 de junho, Cabo Verde analisou 11.773 amostras, que comprovaram 898 casos novos de covid-19, correspondendo a uma taxa de positividade de 7,6%.

No período anterior, de 24 de maio a 06 de junho, foram analisadas 14.952 amostras, que identificaram 1.754 novos casos de covid-19, correspondendo a uma taxa de positividade de 12%.

20h25 - Cabo Verde registou mais 37 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para 32.039 o acumulado de casos desde março de 2020.

20h24 - Ajuda a África. Muitas palavras de ordem, mas depois ninguém faz nada

O filantropo britânico-sudanês Mo Ibrahim defende que "há muitas palavras de ordem" para ajudar África, mas "depois ninguém faz nada", exemplificando com a falta de vacinas contra a covid-19 e de financiamento para a recuperação económica.

"Há muitas palavras de ordem, mas depois ninguém faz nada", lamentou o fundador e presidente da Fundação Mo Ibrahim, reconhecendo que "é certo que os líderes primeiro têm de cuidar dos seus, mas os mais vulneráveis em África têm de ser ajudados porque entre a Europa e África, quando um espirra, o outro constipa-se".

Mo Ibrahim falava durante a conferência sobre o papel dos parlamentos no aprofundamento da relação entre a União Europeia (UE) e África, organizada pela presidência portuguesa do Conselho da UE, que decorreu a partir de Lisboa em formato presencial e virtual.

Na intervenção, o filantropo disse que "África está a passar pela terceira vaga" e que espera que o continente "não passe pela experiência da Índia", país que conheceu um crescimento exponencial dos casos de covid-19 nos últimos meses.

"É preciso fazer figas e cruzar os dedos para que a terceira vaga não nos arrase", defendeu.

Para o empresário, é "inaceitável" que um continente com 1,2 mil milhões de pessoas não consiga fabricar as suas próprias vacinas e tenha de esperar pela ajuda de outros países.

"A longo prazo, a solução é África fabricar as suas próprias vacinas, não podemos ficar à espera da amabilidade de estranhos, isso simplesmente não resulta, já que 98% das vacinas e medicamentos usados em África são importados, e não é possível importar 98% destes bens estratégicos", argumentou.

Além dos efeitos sanitários, Mo Ibrahim chamou também a atenção para os efeitos económicos que a pandemia teve no continente, desde logo impondo uma recessão em 2020, a primeira nas últimas décadas.

"A União Europeia tem margem para dar 750 mil milhões de euros para apoiar a recuperação no continente, e isso são excelentes notícias, mas em África muitos países não têm sequer a oportunidade de aceder aos mercados financeiros", vincou o empresário, defendendo que é preciso que a parte dos Direitos Especiais de Saque (DES) do Fundo Monetário Internacional (FMI) reservada a África seja aumentada.

"Estive na reunião de Paris sobre o financiamento das economias africanas, em maio, e fiz umas contas nas costas de um envelope", gracejou Mo Ibrahim, concluindo que é preciso muito mais verbas do que aquelas que são reservadas aos países africanos.

O empresário questionou "quanto dos 650 mil milhões de dólares (cerca de 550 mil milhões de euros) são reservados para África" e responderam-lhe "que era apenas 6%, cerca de 30 mil milhões de dólares (25,1 mil milhões de euros)".

"Depois perguntei dos restantes 620 mil milhões de dólares (520 mil milhões de euros), quantos milhões iam para a Europa, e responderam-me que era 220 mil milhões de dólares (184 mil milhões de euros)", explicou.

"Portanto, isto dá 2.200 dólares (1.840 euros) para cada homem e mulher na Europa, enquanto em África o valor das ajudas é de 226 dólares (189 euros) por cabeça, ou seja, quem recebe 226 dólares são os mesmos que não conseguem ter acesso a empréstimos, e por isso a questão é por que razão os países mais ricos não emprestam os DES?", questionou Ibrahim.

"Não lhes custa nada, não sai do bolso de ninguém, é só para permitir que os países africanos tenham acesso a empréstimos baratos e se financiarem, eles precisam do vosso apoio, não vos custa nada", salientou o empresário perante a audiência composta por parlamentares dos vários países da UE e da União Africana.

Para o futuro, "é preciso criar 200 milhões de empregos todos os anos para os jovens que chegam ao mercado de trabalho, e para isso é preciso trabalhar em parceria", advogou.

"Porque se não resolvermos este problema, que é uma bomba relógio, os miúdos ficam sem emprego e esperança, e acabam em gangues criminosos ou no terrorismo ou em barcos no Mediterrâneo, e não queremos isso", frisou.

É preciso, concluiu, "um modelo de crescimento diferente, viver de esperar ajuda não resulta".

"Não podemos ficar dependentes de exportar matérias-primas, porque isso não cria emprego, o novo modelo tem de ser mais resiliente, diversificado, apostando na economia digital, que é o futuro", rematou.

20h22 - A equipa de saúde das Forças Armadas concluiu no domingo o apoio ao processo de vacinação contra a covid-19 nas ilhas açorianas sem hospital, tendo inoculado mais de 6.700 pessoas desde 6 de junho.

A equipa militar não chegou a reforçar a vacinação em São Miguel porque a "capacidade instalada" naquela ilha é "suficiente", adiantou à Lusa o secretário da Saúde do Governo dos Açores.

Em nota de imprensa, o Estado-Maior General das Forças Armadas refere que a equipa composta por dois médicos, seis enfermeiros e um farmacêutico estiveram de 6 a 20 junho a apoiar o processo regional de vacinação nas ilhas açorianas sem hospital.

"Durante este período, os militares vacinaram mais de 6.700 pessoas, nos centros de vacinação das ilhas de Santa Maria, Flores, Graciosa, São Jorge e Pico, em colaboração com as entidades de saúde locais", lê-se no comunicado.

20h21 - Prisões sem mortes por coronavírus após adoção de medidas extraordinárias

O Ministério da Justiça considerou hoje que, mercê das medidas extraordinárias para conter a pandemia nas cadeias, Portugal conseguiu, até agora, "distinguir-se positivamente da maior parte das democracias europeias" por não ter mortes por covid-19 nas prisões.

Em comunicado, o Ministério da Justiça (MJ) adianta contudo que "o Governo proporá a cessação da vigência destas medidas "quando houver garantia que a situação pandémica não põe em causa a vida dos detidos à guarda do Estado".

Uma das medidas adotadas passou por um regime extraordinário de licença de saída administrativa de reclusos condenados por 45 dias renováveis, em condições rígidas, controladas pelas autoridades, que não permitem, por exemplo, saídas da habitação e consumo de álcool. Nestes casos a licença termina, mesmo sem o cometimento de qualquer crime.

"Assim aconteceu a 120 pessoas das 906 a quem a licença foi aplicada (13%)", contabilizou o Ministério da Justiça.

A outra medida extraordinária para conter a pandemia foi a aplicação, após avaliação individualizada pelo tribunal, de um perdão de penas de prisão abaixo dos dois anos, o qual não abrangeu crimes graves como homicídio, violência doméstica, maus tratos, crimes contra a liberdade sexual e autodeterminação sexual, roubo qualificado, associação criminosa, corrupção, branqueamento de capitais, incêndio, entre outros, independentemente da pena.

Contas feitas pelo MJ, esta medida foi aplicada a 1.945 pessoas das quais 235 (12%) voltaram a ser detidas.

As medidas europeias de contenção da pandemia - recorda o MJ - incluíram uma estabilização ou decréscimo da população prisional aplicada na maior parte dos países.

20h20 - O continente africano registou mais 61 mortos nas últimas 24 horas devido à pandemia de covid-19, de acordo com os dados oficiais hoje divulgados pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC).

O número total de mortes no continente desde o início da pandemia subiu de 136.949 para 137.010.

Nas últimas 24 horas registaram-se 3.177 novos casos, elevando o total para 5.167.847, enquanto os recuperados da doença foram 232, estando um total de 4.594.005 contabilizados.

20h15 - Aumentaram vacinações e testes à covid em Lisboa
20h10 - Confinamento. Marcelo aguarda avaliação do Governo
20h07 - Lares voltam a registar mortes por covid
20h05 - Campanha de vacinação acelera em Lisboa
19h15 - Espanha já tem mais de 30% da sua população totalmente vacinada

Cerca de 14,4 milhões de pessoas (30,4% da população total) está completamente vacinada contra a pandemia de covid-19, segundo os números divulgados hoje pelo Ministério da Saúde espanhol. De acordo com os dados oficias, 23,2 milhões têm pelo menos uma das doses (48,9%), em cerca de 47,3 milhões de habitantes que tem o país.

Por outro lado, a Espanha registou 7.209 novos casos de covid-19 nos últimos três dias, elevando para 3.764.651 o total de infetados até agora. Os serviços sanitários também notificaram mais 37 mortes atribuídas à pandemia durante o fim de semana, passando o total de óbitos para 80.689.

O número de novos casos desceu do fim de semana anterior para este, passando de 8.167 para 7.209, enquanto o número de mortes aumentou de 16 para 37. A incidência acumulada (contágios) continua a sua trajetória descendente, passando de 96 (sexta-feira) para 92 casos diagnosticados por cada 100.000 habitantes.

19h07 - Variante Delta circula em 92 países, vacinas continuam eficazes

A variante Delta do novo coronavírus SARS-CoV-2, mais transmissível, circula em 92 países, indicou a Organização Mundial da Saúde (OMS), salvaguardando que as vacinas continuam eficazes contra esta estirpe, ao prevenirem doença grave e morte.

Segundo a líder técnica de resposta à covid-19 na OMS, Maria Van Kerkhove, a variante Delta, pela primeira vez identificada na Índia, "está a disseminar-se rapidamente" e "tem maior transmissibilidade do que a variante Alpha", inicialmente diagnosticada no Reino Unido.

Maria Van Kerkhove, que falava na habitual videoconferência de imprensa da OMS sobre a evolução da pandemia da covid-19, assegurou que as vacinas "funcionam contra a variante Delta", porque, tal como sucede com outras variantes do vírus, previnem a covid-19 grave e a morte se o ciclo de vacinação estiver completo.

A epidemiologista defendeu o "ajuste de medidas" sanitárias de "forma controlada e cuidadosa", a par da vacinação das pessoas mais vulneráveis, para travar a disseminação das variantes, em particular a Delta.

"As medidas de saúde pública funcionam com a variante Delta, mas necessitam de ser seguidas por um tempo mais prolongado, para termos os mesmos níveis de controlo que temos para as outras variantes", sustentou.

19h05 - Gaia diz "não" a pedidos para festejos de São João

A Câmara de Vila Nova de Gaia negou os pedidos para a realização de festas de São João porque "com esta cadência" o concelho "corre o risco de voltar atrás no confinamento", disse hoje o presidente.

"O Município deu indeferimento a todos os pedidos de festas no São João no espaço público. Apelo às famílias e coletividades que se estão a organizar festas para que cumpram as regras. Voltem para casa cedo e façam as coisas o mais reservadas possível. O processo de vacinação está a correr extraordinariamente bem, mas já estamos a chegar aos 80 casos por 100 mil habitantes, quando tínhamos há uma semana e meia 48", disse Eduardo Vítor Rodrigues no final da reunião camarária que decorreu esta tarde.

O presidente da autarquia revelou aos jornalistas que pelo menos 20 coletividades, associações de moradores e clubes pediram para realizar festas, mas "todas foram proibidas" devido aos riscos de infeção e transmissão associados à pandemia da covid-19.

O autarca comparou os dados do final de maio e os da última semana e, feitas as contas, a conclusão foi de que Gaia registou cerca de 240 novos casos nos últimos 14 dias.

"Com esta cadência, corremos o risco de voltar atrás no confinamento. É preciso um esforço no São João porque está em causa o início do verão e a saúde das próprias pessoas. Se tivermos evolução daqui a 15 dias igual à que tivemos para trás (recuamos). O São João é decisivo", disse Eduardo Vítor Rodrigues.

O presidente da Câmara de Gaia frisou que "há pessoas internadas (nos hospitais) que já tinham duas vacinas", referência feita em jeito de apelo a quem está vacinado e estará a descurar cuidados. Eduardo Vítor Rodrigues também garantiu que terá na quarta e quinta-feira, véspera e dia feriado de São João, "toda a Polícia Municipal na rua" e revelou que solicitou "mais policiamento da PSP e da GNR".

18h59 - Madeira pondera prorrogar obrigatoriedade de PCR para viajantes devido à situação no continente

O Governo da Madeira está a considerar prorrogar a obrigatoriedade da realização de testes PCR de despiste da covid-19 para os viajantes que entrem na região, devido à evolução da situação na Área Metropolitana de Lisboa.

"Se a situação se mantiver, nós (Governo Regional) depois vamos anunciar a prorrogação durante mais algum tempo da exigência dos PCR à entrada da região", anunciou o presidente do executivo madeirense, Miguel Albuquerque.

O chefe do executivo regional de coligação PSD/CDS-PP falava sobre o desagravamento das medidas anunciado em 14 de junho, nomeadamente, passar a ser obrigatório, a partir de 01 de julho, apenas a apresentação de teste rápido antigénio negativo à covid-19 para entrar na Madeira, realizado até 48 horas antes da viagem, em substituição do PCR,.

"A única expectativa que temos é a situação dos testes à entrada da região", sublinhou Miguel Albuquerque, salientando que tudo vai depender da "evolução sobretudo no território continental e zona metropolitana de Lisboa".

Segundo o líder madeirense, "se a atual situação se mantiver, a região vai prorrogar os testes PCR", porque a Madeira "não pode correr riscos", visto que "um dos mercados emissores para o verão na Madeira é o continental".

O responsável insular insistiu ainda que as autoridades de saúde do arquipélago "vão analisar esta situação, sobretudo a origem de risco" dos passageiros.

Questionado sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras, Miguel Albuquerque disse que "vai manter-se".

"Não quero correr riscos nenhuns. Nós agora temos uma variante altamente contagiosa (Delta) que as pessoas ainda não perceberam muito bem o que é, sobretudo, os cientistas", argumentou.

O governante da Madeira salientou que o objetivo na região é "aliviar as medidas de forma gradual e responsável".

18h55 - Estados Unidos vão doar vacinas a Cabo Verde

Cabo Verde é um dos sete países africanos escolhidos diretamente pelos Estados Unidos da América (EUA) para receberem parte do donativo de 55 milhões de vacinas contra a covid-19, conforme anúncio feito hoje pelo Governo cabo-verdiano e pela Casa Branca.

"Acabei de receber a notícia da Administração americana que Cabo Verde foi incluída na lista dos países, um dos sete países africanos que vão receber os donativos de vacinas dos EUA. As vacinas que vamos receber dos EUA vão ajudar-nos a alcançar o nosso objetivo de vacinar 70% da população até final do ano", anunciou o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

"Aproveito para agradecer o Governo americano, em especial o Presidente Joe Biden, e todos os outros envolvidos neste processo, incluindo a nossa diáspora nos EUA", referiu.

A Casa Branca anunciou hoje que os EUA vão doar mais 55 milhões de doses de vacinas das suas reservas -- depois de um lote inicial de 25 milhões de doses em expedição para vários países de renda baixa -, das quais 41 milhões partilhadas com o mecanismo Covax, criado pela Organização Mundial de Saúde, que prevê entregas também ao Brasil.

Da quantidade a entregar para distribuição através da Covax, cerca de 10 milhões de doses serão distribuídas a países em África, que os EUA vão selecionar em conjunto com a União Africana.

As restantes 14 milhões de doses desta doação (25% do total), que segundo a Casa Branca devem servir para vacinar pessoal médico ou grupos prioritários identificados nos planos de vacinação de cada país, serão atribuídos a países já definidos pelos EUA, com base nas "prioridades regionais".

Sem quantificar as doses a atribuir nesta lista de cerca de 30 países, sete são em África, entre os quais Cabo Verde, o único lusófono, além do Egito, Tunísia, Nigéria, Gana, África do Sul e Quénia.

A Administração norte-americana explica que estas doações são um contributo dos EUA para garantir a segurança sanitária e o combate à pandemia de covid-19 a nível global.

18h27 - O Palmeiras, treinado por Abel Ferreira, suspendeu Patrick de Paula por o futebolista ter participado numa festa clandestina apesar das restrições vigentes no Brasil devido à pandemia de covid-19.

"Lamentavelmente, o Palmeiras enfrenta um novo caso de incumprimento do protocolo sanitário por parte de um dos seus desportistas. Desta vez o episódio implicou Patrick de Paula", declarou o clube campeão da Taça Libertadores nas redes sociais.

18h24 - Angola registou mais nove óbitos, 70 novas infeções pelo novo coronavírus e 106 recuperações da doença, nas últimas 24 horas.

18h08 - Países mais pobres sem suficientes doses COVAX para continuar vacinação

A Organização Mundial da Saúde deixa um alerta: mais de metade dos países mais pobres que recebem doses através do programa COVAX de partilha de vacinas não têm doses suficientes para continuar os seus programas.

"Diria que dos 80 países AMC, pelo menos mais de metade não terão vacinas suficientes para sustentar os seus programas neste momento", disse o conselheiro da OMS Bruce Aylward.

As carências, causadas em parte por atrasos na produção e perturbações no fornecimento indiano, surgem à medida que os casos e mortes aumentam em toda a África no que é visto como uma terceira vaga de infeções.

18h05 -Ministra da Saúde aponta às 130 mil vacinas por dia em julho

A vacinação contra a covid-19 vai acelerar o ritmo nas próximas semanas e deve atingir a fasquia das 130 mil inoculações por dia em julho, revelou hoje a ministra da Saúde.

"O nosso objetivo é garantir que no mês de julho consigamos atingir mais de 130 mil vacinas administradas por dia. A 'task force' tem estado a trabalhar intensamente no sentido de maximizar todas as oportunidades de vacinação, em termos de disponibilidade de vacinas, de aproveitamento dos agendamentos e dos recursos afetos a este processo", disse Marta Temido à margem da tomada de posse da nova direção da Associação Nacional de Farmácias (ANF).

17h59 - Moçambique registou mais 70 casos do novo coronavírus, sem mortes e com 192 recuperados, nas últimas 24 horas.

17h38 - Lagarde elogia "eficiência e rapidez" dos planos de recuperação

A presidente do Banco Central Europeu (BCE) elogiou a "eficiência e rapidez" na criação e avaliação dos Planos de Recuperação e Resiliência (PRR), para aceder às verbas pós-crise, mas alertou que "é o início de longa viagem".

"Queria antes de mais reconhecer realmente a eficiência e a rapidez com que os PRR foram elaborados, avaliados estão a ser processados", afirmou Christine Lagarde, falando por videoconferência aos eurodeputados da comissão de Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu.

Respondendo a uma questão do eurodeputado socialista português Pedro Silva Pereira sobre a iniciativa, relativa às verbas do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, a presidente do BCE reforçou que "este processo em particular tem sido rápido", numa altura em que a Comissão Europeia já aprovou sete PRR, mas alertou para que "este é obviamente o início de uma longa viagem".

"Acreditamos que a Próxima Geração da UE (fundo de recuperação) tem potencial para apoiar uma recuperação duradoura e transformadora, especialmente para os países mais duramente atingidos pela pandemia", pelo que "temos de encorajar a sua implementação", instou Christine Lagarde.

Para a responsável, é "crucial evitar políticas orçamentais pró-cíclicas e apoiar a modernização da Europa".

A presidente do banco central mencionou que existe, assim, um "duplo desafio", que é "cumprir os objetivos dos PRR" e ainda "ajudar com a forte reestruturação e a melhoria da produtividade daquelas economias".

17h25 - O número de trabalhadores em `lay-off` tradicional, ou seja, o previsto no Código do Trabalho, caiu para metade em maio face a abril, para um total de 7.927, segundo indicam as estatísticas da segurança social, hoje divulgadas.

As 7.927 prestações de `lay-off` de concessão normal contabilizadas em maio comparam com as 15.529 destas situações registadas em abril, sendo 4.906 relativas a redução do horário de trabalho e 3.021 de suspensão de contratos de trabalho.

Segundo a Síntese de informação estatística da Segurança Social elaborada pelo Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança social, as 3.021 prestações que em maio resultaram de suspensão temporária do contrato de trabalho correspondem a menos 1.904 do que as observadas no mês anterior.

Já as 4.906 situações de `lay-off` previsto no Código do Trabalho associadas a redução do horário de trabalho correspondem a menos 5.689 beneficiários do que o total registado em abril.

Estas prestações foram processadas para 309 entidades empregadoras (menos 24 do que no mês anterior), assinala ainda a mesma informação do GEP.

Em maio de 2020 havia 2.547 trabalhadores em `lay-off` (1.841 dos quais com suspensão temporária) e 184 empregadores nesta situação. Recorde-se, no entanto, que nessa altura estava ainda a vigorar plenamente o `lay-off` simplificado, medida criada pelo Governo para mitigar o impacto da pandemia na quebra de atividade das empresas.

17h09 - "Ganhar tempo" com vacinação para conter variante Delta

A ministra da Saúde admite que a variante Delta do coronavírus SARS-Cov-2 se tornará dominante em Portugal e diz que a estratégia é acelerar a vacinação contra a covid-19.

"O que estamos a assistir é a uma predominância da variante (Delta, inicialmente detetada na Índia) na região de Lisboa e estamos a tentar que entre nas outras regiões do país numa fase em que as pessoas estão já mais protegidas pela vacinação. O objetivo neste momento é ganhar tempo para mais pessoas estarem vacinadas", afirmou Marta Temido em declarações à margem da tomada de posse da nova direção da Associação Nacional de Farmácias (ANF), agora presidida por Ema Paulino.

"Estamos a fazer um caminho e precisamos de ganhar tempo para que novas variantes possam ser mais controladas", disse Marta Temido, reconhecendo o contexto de "contraciclo" de Portugal em relação ao resto da Europa ao nível da incidência de novos casos de covid-19 e do risco de transmissibilidade (Rt), justificando-o com o tempo já decorrido desde o início do desconfinamento, em março, e a "prevalência bastante elevada" da variante Delta do SARS-CoV-2.

Marta Temido reforçou que "não basta a vacina estar administrada", ao lembrar a necessidade de toma das duas doses nas vacinas com esse esquema vacinal e ainda o prazo de sete dias após a segunda toma para que a proteção seja efetiva. Nesse sentido, realçou a importância da manutenção das medidas de proteção.

16h59 - Governo apoiou animação turística e eventos com 320 milhões

O Governo apoiou com 200 milhões de euros as empresas de animação turística e com 120 milhões de euros as da organização de eventos face à crise provocada pela pandemia de covid-19, disse hoje em Peniche a secretária de Estado do Turismo.

Dos 200 milhões de euros para a animação turística, 100 milhões foram a fundo perdido, afirmou Rita Marques, no congresso da Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos. Dos 120 milhões para o setor da organização de eventos, 80 milhões de euros são a fundo perdido, acrescentou.

"A nossa agenda já não é tanto a da sobrevivência, mas a da vivência", sublinhou.

A governante adiantou que, em abril, a oferta de emprego no setor do alojamento e da restauração disparou para mais de 100%, enquanto a taxa de desemprego nesta área foi de 6,6% no início de 2020 e de 7,2% já este ano.

16h38 - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, diz estar a avaliar a possibilidade de isentar de quarentena pessoas totalmente vacinadas contra a covid-19 que cheguem do estrangeiro, mas evita falar sobre a expansão da "lista verde".

Questionado por jornalistas durante uma visita a um laboratório científico em Hertfordshire, no norte de Londres, Johnson disse que é "muito importante" olhar-se "para as oportunidades de todos" (...) nos próximos meses terem duas vacinas.

No entanto, vincou que a prioridade será proteger o país da entrada de novas variantes do coronavíus.

"Este vai ser, aconteça o que acontecer, um ano difícil para viajar. Haverá problemas, haverá atrasos, porque a prioridade tem de ser manter o país seguro e impedir que o vírus volte", explicou.

16h31 - Itália teve esta segunda-feira mais 21 mortes e 495 novos casos de covid-19.

16h15 - Permitidos até 10 mil espectadores nas bancadas dos Jogos Olímpicos de Tóquio

As autoridades japonesas decidiram permitir que até 10 mil espectadores possam assistir aos eventos dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 nas bancadas, mesmo reservando o direito de reverter a decisão, anuncia agora a organização da prova, mantendo as autoridades nipónicas o direito de realizar as competições à porta fechada em caso de novo surto de covid-19.

Os locais de competição poderão ter até 10.000 espectadores admitidos ou até 50% da sua lotação máxima.

A decisão, tomada 'à revelia' dos avisos de vários especialistas que defendiam bancadas vazias, foi tomada após uma reunião que juntou o Governo japonês, o Comité Organizador, o governo da cidade de Tóquio e responsáveis do Comité Olímpico Internacional (COI) e do Comité Paralímpico Internacional (CPI).

Só público do Japão poderá assistir às provas em pavilhões e estádios, uma vez que já tinha sido tomada a decisão de não deixar entrar qualquer adepto no país durante o evento, que arranca em 23 de julho.

16h07 - Reino Unido regista esta segunda-feira mais cinco mortos e 10.633 novos casos de covid-19.

16h04 - Surto com 15 infetados em lar de Mafra apesar de vacinação

Quinze utentes do lar Solar de S. Gião estão infetados pela covid-19, apesar de já terem sido vacinados, confirmou a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), adiantando que 12 têm "sintomas ligeiros" e três estão internados.

A ARSLVT esclareceu que todos os utentes e funcionários do lar foram vacinados contra a covid-19. Uma outra utente hospitalizada veio a falecer.

16h01 - Zona Euro. Lagarde fala em "perspetivas animadoras" graças a vacinação

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, destacou as "perspetivas animadoras" relativas à economia da zona euro, devido aos avanços na campanha de vacinação contra a covid-19 e ao aumento da confiança dos consumidores.

"As perspetivas para a economia são de facto animadoras, à medida que a situação pandémica melhora, as campanhas de vacinação progridem e a confiança começa a aumentar", declarou Christine Lagarde, falando aos eurodeputados da comissão de Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu.

Nesta intervenção por videoconferência, a responsável pelo BCE disse esperar que a atividade económica na zona euro "acelere a partir deste trimestre, suportada por estímulos orçamentais e monetários e por uma vigorosa recuperação da atividade dos serviços em particular, que tem sido mais duramente atingida pela pandemia e pelas medidas de contenção associadas".

15h42 - Sindicato contra fecho do jogo nos casinos quando se mantêm espetáculos

O Sindicato dos Empregados de Banca dos Casinos (SEBC) considera "absurda" e "estranha" a decisão governamental de encerrar o jogo nos casinos de Lisboa, Estoril e Vilamoura, deixando abertos os respetivos restaurantes e salas de espetáculo.

Fonte oficial da estrutura sindical que foi criada em 2020 e que representa cerca de 100 pagadores de banca de todo o país quer, por isso, que o Estado compense financeiramente os trabalhadores que estão impedidos de trabalhar enquanto outros colegas da mesma entidade patronal continuam no ativo.

O SEBC concorda que sejam precisas medidas para conter a propagação da covid-19 na área metropolitana de Lisboa e no concelho de Loulé, no Algarve, mas considera "demasiado estranho que a contenção da pandemia nessas zonas apenas contemple uma classe de trabalhadores no que aos casinos diz respeito".

A crítica do sindicato deve-se ao facto de o Governo apenas ter proibido o trabalho dos profissionais ligados ao jogo e "continuar a permitir o funcionamento de outras áreas dos casinos, nomeadamente a restauração e as zonas de espetáculos".

"Uma vez que esses setores apenas existem dentro dos casinos de forma a dar assistência ao jogo, encontrando-se esse encerrado, não encontramos qualquer justificação para o seu funcionamento de forma independente. Além de que isto provoca uma situação absurda, pois parece indicar que dentro do mesmo espaço físico existem zonas mais seguras do que outras", diz o SEBC.

A estrutura sindical compara a situação real dos casinos a uma hipotética medida que afetaria mais população: "É como autorizar, por exemplo, o funcionamento de um 'shopping', mas declarar que umas lojas podem abrir, enquanto outras têm que se manter encerradas, sendo que o espaço é o mesmo".

15h18 - Guiné-Bissau vai administrar vacina chinesa Sinopharm

O Alto Comissariado para a Covid-19 da Guiné-Bissau deverá começar a administrar a vacina chinesa Sinopharm no país no âmbito do combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus: "Há um trabalho técnico que está a ser feito e dentro de pouco tempo vamos prosseguir a vacinação já incluindo a vacina chinesa Sinopharm", afirmou Plácido Cardoso, secretário do organismo.

A semana passada, a comunidade chinesa residente em Bissau começou a ser vacinada com doses da vacina Sinopharm, que chegaram ao país doadas pelo Senegal, mas que ainda não tinham sido utilizadas devido à falta de homologação pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

"Estamos à espera da confirmação das autoridades chinesas para o fornecimento. Solicitamos um apoio às autoridades chinesas há uma semana, essa nossa solicitação está a ser analisada e brevemente vamos ter mais vacinas da Sinopharm", disse o médico guineense.

Além da vacina chinesa, a Guiné-Bissau está a aguardar a chegada de mais vacinas no quadro da iniciativa Covax, assim como do apoio que Portugal decidiu dar aos Países Africanos de Língua Portuguesa.

"Pensamos que a qualquer momento possamos ter mais vacinas disponíveis no país para prosseguir a vacinação", salientou.

A Guiné-Bissau iniciou a semana passada a administração da segunda dose da vacina às pessoas que receberam a primeira dose em abril.

14h48 - Portugal cada vez mais próximo do vermelho

A incidência está a nível nacional nos 119,3 casos de infeção por 100 mil habitantes e no continente 120,1.

O R(t) está agora a nível nacional em 1,18 e no continente em 1,19.

14h44 - Portugal com mais 756 casos e 3 mortos

Lisboa e Vale do Tejo continua com o maior número de novos casos, mais de metade do total. Foram mais 484.

Há a registar também mais 38 pessoas internadas - 443 no total - sendo que o número de pessoas em cuidados intensivos não se alterou em relação ao relatório anterior - 97 no total.

14h33 - Covid-19:Tráfego aéreo de passageiros cai 86% em abril face a 2019 - INE

Os aeroportos nacionais receberam 739 mil passageiros em abril, menos 86% do que em igual mês de 2019, mas acima do registado em abril de 2020, quando a pandemia parou o tráfego nos aeroportos, revelou hoje o INE.

As estatísticas rápidas do transporte aéreo, de abril, divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), registam o movimento de 739,4 mil passageiros (embarques, desembarques e trânsitos diretos) e de 14 mil toneladas de carga e correio, diminuindo 86% e 18,2%, respetivamente, face ao mesmo mês de 2019, antes da pandemia.

Para os passageiros desembarcados e embarcados em voos internacionais entre janeiro e abril de 2021, França foi o principal país de origem e de destino dos voos, seguido da Suíça e da Alemanha, segundo os dados.

Também em abril, aterraram nos aeroportos nacionais 6,5 mil aeronaves em voos comerciais, uma diminuição de 66,9% face a abril de 2019.

14h24 - Ideia da imunidade do grupo com 70% de vacinados "está ultrapassada"

O investigador Miguel Castanho afirmou esta segunda-feira que a ideia da imunidade do grupo com 70 por cento da população vacinada contra a Covid-19 está "completamente desatualizada" porque a vacina não protege contra a infeção e a transmissão do vírus.

"Essa ideia está ultrapassada porque as vacinas não são 100 por cento eficazes, por um lado, mas sobretudo porque as vacinas não protegem contra a infeção e contra a capacidade de transmissão e, portanto, qualquer pessoa mesmo vacinada em algum grau contribui para a transmissão do vírus", adiantou à agência Lusa o investigador do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

O professor catedrático de bioquímica explicou que o conceito de imunidade de grupo, neste momento, nem se aplica muito, porque isso acontece quando uma série de pessoas não pode ser infetada e não transmite o vírus a outras pessoas.

Portanto, defendeu, "é melhor pensarmos melhor que temos de completar o plano de vacinação e deixarmos de fazer contas parciais", disse Miguel Castanho.

Para o investigador, também se deve evitar "grandes dicotomias entre mais novos e mais velhos", porque, vincou, "qualquer um pode adoecer, pode transmitir o vírus" e contribuir para "um agravar da situação".

13h53 - Variante Delta é mais resistente e mais transmissível

13h34 - Número de internamentos está a crescer

13h29 - Lisboa reforça testagem e vacinação contra a Covid-19

13h28 - Quem tiver entre 20 e 29 anos vai começar a ser vacinado a partir de meados de julho

13h19 - Segunda morte com covid-19 de utente de lar de idosos que tinha a vacinação completa

Um utente e outros catorze que já tinham tomado as duas doses da vacina, desenvolveram a doença. Quatro estão mesmo internados. O lar acolhia 21 idosos.


13h18 - Faro. Surto de covid-19 atinge lar de idosos

O caso de Mafra sucede a outro que ontem foi notícia na RTP. Em Faro, um surto atingiu um lar de idosos. Dos 15 utentes infectados, todos tinham recebido vacina. Uma mulher de 92 anos acabou por morrer


12h36 - Índia vacinou 5 milhões de pessoas só nesta segunda-feira

12h20 - Variante Delta detetada no centro de Moçambique

A variante Delta do novo coronavírus, com origem na Índia, foi detetada em Moçambique, na província de Tete, zona centro, anunciou hoje o ministro da Saúde de Moçambique, Armindo Tiago.

"A situação na província de Tete é deveras preocupante e é nesta província também onde já detetámos o primeiro caso da variante Delta, que é mais transmissível, de acordo com as experiências dos outros países", disse Armindo Tiago.

11h32 - Covid-19. Surto em lar de Mafra com a maioria dos utentes infetados

Há um surto de covid-19 num lar em Mafra. Quase todos os utentes estão positivos, mas ignora-se o número certo. Há já uma semana que a instituição se encontra em total isolamento.


11h30 - GNR registou 210 situações de incumprimento à proibição de entrar/sair da AML

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou entre as 15:00 de sexta-feira e as 06:00 de hoje 210 situações de incumprimento à proibição de entrar e sair na Área Metropolitana de Lisboa (AML).

O capitão João Gaspar adiantou que, durante a operação, foram detetadas 210 situações de incumprimento sem justificação para entrar ou sair da AML.

"A população estava consciente das regras. Apesar do incumprimento, os cidadãos foram colaborantes e voltaram para trás quando pedido", disse.

O capitão João Gaspar destacou que a operação de fiscalização decorreu de forma tranquila e com a colaboração da população.

A circulação de e para a AML, que estava proibida desde as 15:00 de sexta-feira na sequência da subida dos casos de covid-19 neste território, foi retomada às 06:00 de hoje.


11h29 - Covid-19: Moçambique começa hoje administração da segunda dose

Moçambique começa hoje a administração da segunda dose da vacina contra a covid-19, que vai inocular 240.913 pessoas, o mesmo número que recebeu a primeira toma, anunciou hoje em comunicado o Ministério da Saúde.

11h08 - Lisboa retira limitações aos testes gratuitos nas farmácias alfacinhas

11h07 - Centros de vacinação na autarquia de Lisboa estendem o horário

10h54 - França. Clubes noturnos vão poder abrir a partir de 9 de julho

10h53 - Kremlin diz que situação na Rússia está a piorar e não a melhorar

10h43 - Turismo sustentável

O verão chegou - numa altura em que o turismo vive a maior crise de sempre, gerada pela pandemia. Este ainda não vai ser o ano da retoma, mas o Parlamento Europeu defende a criação de uma estratégia para um turismo sustentável.
A correspondente da Antena 1 em Bruxelas, Andrea Neves, ouviu Cláudia Monteiro de Aguiar, a eurodeputada portuguesa autora do relatório com este plano de ação.

10h32 - Estado garante estar preparado para concretizar a "bazuca europeia"

09h41 - Organização dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 decidiu limitar a 10 mil pessoas por local na assistência, ou 50 por cento da capacidade total

09h20 - Israel vai recomendar a vacinação a crianças entre os 12 e os 15 anos depois de um aumento de casos no país relacionado com a variante Delta

09h18 - Rússia com mais 17.378 casos e 440 vítimas mortais

09h12 - Covid-19. Variante Delta com prevalência superior a 60% em Lisboa e Vale do Tejo

09h11- Reino Unido. Serviços de saúde querem quanto antes plano para reforço de vacinação no outono. Leia aqui

09h08 - India começou esta segunda-feira um processo de vacinação para todos os adultos

08h39 - Retomado voo entre Portugal e a China após duas semanas de suspensão

A ligação aérea entre Portugal e a China foi retomada, este fim de semana, após ter estado suspensa por duas semanas, por terem sido detetados sete casos de covid-19, em maio, num voo oriundo de Lisboa.

Fonte da companhia aérea Beijing Capital Airlines confirmou à agência Lusa que o voo foi retomado, após ter cumprido o período de suspensão, imposto pela Administração de Aviação Civil da China.

08h05 - Sociedade de Gestão de Saúde pede abertura generalizada de inscrição para vacina

A Sociedade Portuguesa de Gestão de Saúde (SPGS) apelou hoje à abertura imediata da possibilidade generalizada de inscrição para a vacina contra a covid-19, lembrando que os mais novos são os que têm maiores possibilidades de contágio.

7h32 - "Dê troco a quem precisa"

Tem hoje início, em farmácias de todo o país, a campanha "Dê troco a quem precisa", que se destina a ajudar famílias que ficaram mais vulneráveis por causa da pandemia.

Esta iniciativa insere-se no programa Emergência, que já auxiliou 1472 pessoas.

A campanha desenvolvida pela Associação Dignitude, lançada em março de 2020 e que visa permitir o acesso, de forma digna aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir, termina a 29 de junho.

7h23 - Variante Delta na origem da escalada de casos

Miguel Castanho, virologista e investigador do Instituto de Medicina Molecular, acredita que a escalada de novos casos em Portugal está relacionada com a variante Delta, que teve origem na Índia.

"Estamos no mesmo caminho que fez o Reino Unido", alertou o especialista em entrevista ao Telejornal, na noite de domingo.

"Nós sabíamos que havia um grande potencial nesta variante Delta, porque tem mutações novas, para ter um comportamento diferente", afirmou, acrescentando que deveriam ter sido tomadas medidas mais cedo.


7h09 - Ponto de situação

A partir desta segunda-feira, quem tem mais de 35 anos já pode agendar a vacinação contra a Covid-19. Com o autoagendamento, é possível escolher a data e o ponto de vacinação.

As marcações ficam dependentes da disponibilidade dos Centros onde são administradas as vacinas, que varia consoante o ponto do país onde é feito o agendamento.
20 a 29 anos

As pessoas com idades entre os 20 e os 29 anos vão começar a ser vacinadas a partir de meados de julho.

Fonte do nucleo de gestão da vacinação adiantou à agência Lusa que a disponibilização de vacinas a essa faixa etária no próximo mês já estava prevista. Faz parte do objetivo de ter 70 por cento da população vacinada com pelo menos uma dose no início de agosto.

Apesar de não avançar com uma data exata, essa fonte assume que, em julho, começa a vacinação para quem tem entre 20 e 29 anos.
Lisboa reforça vacinação
Esta segunda feira todos os centros de vacinação da cidade passam a funcionar durante mais uma hora. Vão estar abertos dez horas por dia.

Vai ainda ser reaberto um centro de vacinação na cidade universitária.

O objetivo é conseguir administrar mais de 15 mil doses por semana.
Restrições
Terminou às 6h00 o periodo de restrições na circulação decretado para este fim de semana na Área Metropolitana de Lisboa.

Era proibido entrar ou sair, mas a RTP fez vários percursos e não encontrou qualquer fiscalização em autocarros ou comboios.
Surto em lar de Faro

Morreu uma idosa num lar em Faro que recebeu apenas uma dose da vacina porque já tinha estado infetada em fevereiro.

A utente do lar Torre de Natal morreu na sequência de um surto na instituição. No lar estão infetados 15 utentes e seis funcionários.
Vários funcionários recusaram-se a ser vacinados.

O provedor da Santa Casa da Miseriocórdia de Faro, Candeias Neto, explicou que a idosa que morreu tinha outros problemas de saúde.
O quadro em Portugal
Há já dois meses que não havia tantas pessoas internadas com Covid-19 no país. Nas enfermarias, estavam ontem mais 16 pessoas, para um total de 405 - é o número mais elevado desde 20 de abril. Nos cuidados intensivos encontravam-se 97, menos duas face a sábado.

O último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, divulgado ao início da tarde de domingo, reportou mais três mortes associadas à Covid-19 e 941 novos casos.
A região de Lisboa e Vale do Tejo continua no topo, com 68 por cento das infeções.

Portugal tem agora 28.297 casos ativos.
O quadro internacional
A pandemia provocou pelo menos 3.862.364 mortes, resultantes de mais de 178,1 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

No Brasil, 24 horas depois de o país ter ultrapassado meio milhão de mortos por causa da pandemia, foi dia de homenagem.
No areal da praia de Copacabana, 500 rosas recordaram os que morreram vítimas da Covid-19.