Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Homem de Gouveia - Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações


23h58 - Angola registou 100 novas infeções, quatro óbitos e 1029 recuperados, nas últimas 24 horas. O país soma agora 43.020 casos positivos, 1022 mortes e 39.389 recuperados.

23h19 - O Brasil registou 1.209 mortes e 32.316 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas.

22h57 - A Guiné-Bissau registou mais dois mortos e 90 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Mais 27 pessoas foram dadas como recuperadas da doença para um total acumulado de 3.995 e há 509 casos ativos no país.

22h13 - Crianças com cancro, diabetes, obesidade entre as prioritárias para vacinação

As crianças com idades entre os 12 e os 15 anos que tenham cancro ativo, diabetes, obesidade, insuficiência renal crónica estão entre as que devem ser vacinadas prioritariamente contra a covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde.

A norma da Campanha de Vacinação Contra a COVID-19 hoje atualizada pela Direção-Geral da Saúde (DGS) determina também como doenças prioritárias para vacinação a transplantação e a imunossupressão.

Segundo a norma, estão ainda incluídas doenças neurológicas, que englobam a paralisia cerebral e distrofias musculares, as perturbações do desenvolvimento, como a Trissomia 21 e perturbações do desenvolvimento intelectual grave e profundo. A doença pulmonar crónica, doença respiratória crónica, como asma grave e fibrose quística também estão entre as prioritárias.

As vacinas podem ser administradas nos menores desde que esteja presente quem tem a guarda do menor ou a pessoa a quem o menor tenha sido confiado. "No caso dos adultos com incapacidade para consentir deve obter-se autorização do representante legal", acrescenta a norma.

21h53 - Portugal recebe mais doses de vacinas contra a Covid-19

Aumentaram as doses de vacinas que chegam a Portugal, depois de duas semanas com menos vacinas disponíveis.


21h35 - Macron avisa que sem passe sanitário a França teria de reconfinar

O Presidente francês Emmanuel Macron avisou hoje que sem passe sanitário a França teria de voltar a reconfinar, alertando para a necessidade de travar a expansão do coronavírus.

Macron tem utilizado as suas redes sociais para responder de forma informal a perguntas dos franceses, defendendo o passe sanitário, numa altura que a situação nos hospitais da Córsega se está a agravar.

"Sem o passe sanitário, teríamos de fechar tudo, ou seja, fazer pagar a toda a gente as consequências do vírus", avisou o Presidente da República francês num vídeo publicado nas redes sociais.

O passe sanitário é uma das medidas que tem causado mais controvérsia em França, com muitos franceses a recusarem vacinar-se para frequentarem locais como bares, restaurantes ou cinemas.

21h18 - Vacinação de adolescentes dos 12 aos 15 anos gera dúvidas

A Direção-Geral da Saúde decidiu que os adolescentes saudáveis só poderão ser vacinados com uma prescrição médica. Os médicos de família avisaram que não têm capacidade de resposta e muitos pais mostram-se confusos.


20h50 - Nova Iorque e grandes empresas dos EUA endurecem medidas no combate à pandemia

Nova Iorque tornou-se hoje na primeira grande cidade dos EUA a anunciar a exigência de prova de vacinação covid-19 em restaurantes, espetáculos e ginásios, uma medida justificada para combater a variante delta e os resistentes à vacina.

A medida vem juntar-se a uma crescente lista de governos estaduais e locais e de grandes empresas que adotaram duras medidas contra o surgimento da variante delta e que também pretendem contrariar os resistentes à vacinação.

A gigante agroalimentar Tyson Foods anunciou que vai exigir aos seus cerca de 120.000 empregados que se vacinem nos próximos três meses, tornando-se numa das maiores empresas de trabalhadores da linha da frente a adotar esta medida.

Em paralelo, cerca de 150.000 trabalhadores, sindicalizados nos três grandes fabricantes de veículos, têm de voltar a usar máscara nas instalações fabris a partir de quarta-feira.

“O objetivo consiste em convencer todos que chegou o momento. Se queremos deter a variante delta, chegou o momento. E isso significa vacinação a partir de agora”, justificou Bill de Blasio, presidente da câmara municipal de Nova Iorque, ao anunciar as novas medias agressivas que vão entrar em vigor em meados de agosto.

No estado de Nova Iorque também vão passar a ser aceites certificados de vacinação como prova da inoculação.

20h25 - Vacinas sem marcação para maiores de 18 da ilha de São Miguel na quarta-feira

O Centro de Vacinação de Ponta Delgada, Açores, entra na quarta-feira em modo “Casa Aberta” para vacinar contra a covid-19 todos os residentes de São Miguel com idade igual ou superior a 18 anos, mesmo sem marcação.

A informação foi hoje divulgada em comunicado pela Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel (USISM) e fonte oficial ouvida pela Lusa esclareceu que a intenção é atingir 2.000 inoculações diárias: 1.000 utentes com marcação e outros tantos sem agendamento.

A iniciativa “Casa Aberta”, destinada a todos os residentes na ilha açoriana com “idade igual ou superior a 18 anos”, que ainda não tenham sido vacinados contra a covid-19, começa na quarta-feira, decorre entre as 10:00 e as 18:00 e pode prolongar-se por seis dias ou menos, dependendo da adesão, indicou a mesma fonte da USISM.

20h16 - Madeira já administrou mais de 305 mil vacinas

A Madeira já administrou 305.773 vacinas contra a covid-19 desde dezembro de 2020, informou hoje a Direção Regional de Saúde, indicando que 176.403 correspondem à primeira dose e 141.848 à segunda.

“Isto significa que 56% da população residente tem já a vacinação completa e 69% vacinação iniciada”, refere a autoridade de saúde em comunicado, esclarecendo que as pessoas inoculadas integram os grupos prioritários definidos no Plano Regional de Vacinação contra o SARS-CoV-2, de acordo com a alocação das vacinas à região.

A Direção Regional de Saúde indica que, no decurso desta semana, será dada continuidade ao processo em todo o território insular, com destaque para duas iniciativas ‘open day’ dedicada à vacinação dos jovens com idades entre os 12 e os 17 anos no Centro de Vacinação do Funchal, na quarta e na sexta-feira.

20h02 - Madeira regista 32 novos casos e um total de 227 infeções ativas

A Madeira registou hoje 32 novos casos de covid-19 e 38 recuperações, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 227, com seis doentes hospitalizados.

19h40 - 57% dos portugueses têm a vacinação completa

Segundo o relatório de vacinação contra a Covid-19 da Direção-Geral da Saúde (DGS), 7.059.701 portugueses receberam pelo menos uma dose da vacina, o que corresponde a 69 por cento da população, e 5.851.054 têm já o esquema vacinal completo, ou seja, 57 por cento da população.

De acordo com os dados da DGS, 99 por cento da população dos 65 aos 79 anos ou com mais de 88 anos já recebeu pelo menos uma dose da vacina, enquanto 96 por cento tem já a vacinação completa.

Na faixa dos 50 aos 64 anos, 94 por cento da população já recebeu pelo menos uma dose e 86 por cento já completou o esquema vacinal. Dos 25 aos 49 anos, 76 por cento das pessoas já receberam pelo menos uma dose e 50 por cento têm a vacinação completa.

Na faixa dos 18 aos 24 anos, 12 por cento da população já completou a vacinação e 20 por cento recebeu pelo menos uma dose.

Até ao momento, Portugal já recebeu mais de 13,6 milhões de doses de vacinas e distribuiu mais de 12,5 milhões.

19h30 - Governo de Macau realiza testes a toda a população em três dias

As autoridades de saúde de Macau anunciaram hoje que vão realizar testes à covid-19 para toda a população, a partir de quarta-feira e durante três dias.

As autoridades disseram que 41 locais, 27 em Macau e 14 no Cotai (faixa de casinos entre as ilhas da Taipa e de Coloane), vão estar disponíveis para realização dos testes de ácido nucleico, de acordo com um comunicado do Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus.

"Em resposta aos quatro novos casos confirmados esta terça-feira em Macau, o Centro (...) ativa o plano de realização de testes de ácido nucleico para toda a população, a partir das 09:00 de quarta-feira [02:00 em Lisboa]. A testagem maciça funciona por 24 horas e a sua conclusão será prevista dentro de três dias", indicou.

Os quatro casos da variante Delta do novo coronavírus levaram o Governo de Macau a declarar o "estado de emergência imediata" no território "em risco de sofrer um surto" comunitário.

As autoridades disseram que já procederam "ao isolamento dos contactos próximos" e que estão a fazer a lista das pessoas que possam ter estado em contacto com os infetados.

19h15 - Espanha contabiliza 20.327 novos casos e 130 mortes

A Espanha registou 20.327 novos casos de covid-19 e 130 mortes nas últimas 24 horas e 130 mortes no mesmo período, mais do dobro das contabilizadas na terça-feira passada, segundo dados do Ministério da Saúde.

Com estes dados, o total de infeções subiu para 5.523.310 desde o início da pandemia, enquanto o número de óbitos aumentou para 81.773, dos quais 280 foram relatados nos últimos sete dias.

A ocupação das Unidades de Cuidados Intensivos por doentes de covid-19 subiu quatro décimas para 20,4%, com 1.867 pacientes (mais 11 do que na segunda-feira), embora o número de hospitalizações ter descido, estando agora 10.317 pessoas internadas, menos 261 do que na véspera.

A incidência acumulada em 14 dias por cada 100.000 habitantes também continua a descer em relação aos dias anteriores, estando agora nos 653,8 casos.

18h58 - Vacinação 'Casa Aberta' disponível desde hoje para maiores de 30 anos

A modalidade de vacinação `Casa Aberta` está desde hoje disponível para os maiores de 30 anos e deixa de estar limitada à vacina da Janssen em cerca de 80 centros de vacinação contra a covid-19 a partir de quarta-feira.

De acordo com um comunicado hoje enviado pela `task force`, "a modalidade `Casa Aberta` fica a partir de hoje, dia 03 de agosto, disponível para a vacinação de primeiras doses para utentes que não estejam agendados e que não tenham sido infetados com covid-19 nos últimos seis meses, com idade igual ou superior a 30 anos".

Esta modalidade de vacinação estava desde 19 de julho condicionada à utilização exclusiva da vacina da Janssen, uma vacina não recomendada para mulheres abaixo dos 50 anos.

A lista de cerca de 80 centros de vacinação onde essa condicionante deixa de existir a partir de quarta-feira é consultável no endereço https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/08/Casa-aberta_vacina-janssen.pdf.

"Estima-se que nos restantes centros de vacinação a modalidade `Casa Aberta` deixe de estar condicionada apenas à vacina da Janssen durante a próxima semana", adianta ainda a nota da `task force`.

17h59 - MP acusa Ventura de desobediência por jantar de campanha em estado de emergência

O Ministério Público acusou o ex-candidato presidencial André Ventura do crime de desobediência civil simples por ter organizado um jantar-comício, no âmbito da campanha eleitoral em Braga, durante o estado de emergência, em janeiro.

O líder do Chega ficou sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência, de acordo com o inquérito da Procuradoria da República da Comarca de Braga, datado de 28 de julho, a que a Lusa teve acesso.

As acusações do Ministério Público recaem sobre o deputado único do Chega e candidato a Presidente da República nas eleições de janeiro de 2021, André Ventura, bem como Rui Sousa, mandatário nacional da candidatura às presidenciais, Filipe Melo, presidente da distrital de Braga do partido que "exerceu, de facto as funções de mandatário do candidato" no distrito e ainda os donos e gerentes do restaurante em causa, Secundino Azevedo e Teresa Azevedo.

Os factos remontam à noite de 17 de janeiro, num evento da campanha eleitoral para as presidenciais, no restaurante Solar do Paço, lugar de Tebosa, arredores de Braga.

Estabelece o inquérito que os arguidos "agiram de comum acordo, dando curso a um plano que previamente traçaram entre si" e que todos sabiam que, "ao agirem desta forma, violavam a proibição de encerramento dos restaurantes em vigor, resultado que pretenderam".

"Estavam também cientes que tal proibição fazia parte do regime legal de execução do estado de emergência decretado e renovado pelo Presidente da República e das razões em que o mesmo se fundava. Decidiram levar a cabo tal conduta, mesmo sabendo ser a mesma proibida pela lei penal", lê-se ainda no inquérito.

17h55 - A Itália registou 4.845 novos casos de covid-19 e 27 mortes nas últimas 24 horas, o segundo pior número de falecidos no último mês.

17h23 - Moçambique registou mais 21 óbitos associados à covid-19 e 1.429 casos de infeção nas últimas 24 horas. O país eleva o total acumulado de mortes por covid-19 para 1.500 e o de casos para 126.391, dos quais 76% recuperados da doença.

17h18 - Variante Delta com prevalência superior a 95% em todas as regiões do país

A variante Delta do coronavírus que provoca a covid-19 tem uma prevalência acima dos 95% em todas as regiões do país, sendo de 100% no Norte, no Algarve e na Madeira, segundo o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge.

O Núcleo de Bioinformática do Departamento de Doenças Infecciosas do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) já analisou 13.256 sequências do genoma do novo coronavírus, obtidas de amostras colhidas em mais de 100 laboratórios, hospitais e instituições, representando 297 concelhos de Portugal.

"Entre as novas sequências analisadas, a variante Delta (B.1.617.2) é a variante mais prevalente em Portugal com uma frequência relativa de 98,3% na semana 29 (19 a 25 de julho), estando acima de 95% em todas as regiões", refere o "Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal" hoje publicado no 'site' do INSA.

De acordo com os dados, a frequência relativa da variante Delta neste período foi de 100% no Norte, Algarve e Região Autónoma da Madeira, de 97,6% nas regiões Centro e Alentejo, de 97,2% em Lisboa e Vale do Tejo e de 95% na Região Autónoma dos Açores.

Os investigadores do INSA adiantam que, do total de sequências da variante Delta analisadas até à data, 62 apresentam a mutação adicional K417N na proteína Spike (sublinhagem AY.1).

"Esta sublinhagem tem mantido uma frequência relativa abaixo de 1% desde a semana 24 (14 a 20 de junho), tendo sido detetados seis casos durante o período das semanas 28 (12 a 18 de julho) e 29 (19 a 25 de julho)", referem.

O relatório de diversidade genética do SARS-CoV-2 indica também que a frequência relativa das variantes Beta (B.1.351) e Gamma (P.1), associadas inicialmente à África do Sul e ao Brasil (Manaus), respetivamente, mantém-se baixa e sem tendência crescente.

Ambas apresentaram uma frequência de 0,4% na semana 29, de acordo com os dados apurados até à data, sublinham, adiantando que não se detetaram novos casos da variante Lambda (C.37), a qual apresenta circulação vincada nas regiões do Peru e do Chile.

Entre outras variantes de interesse em circulação em Portugal, o INSA destaca as variantes B.1.621, detetada inicialmente na Colômbia, e Eta (B.1.525), detetada inicialmente na Nigéria, as quais apresentam mutações na proteína Spike, que são partilhadas com algumas das variantes de preocupação.

Estas variantes apresentam uma baixa frequência em Portugal, tendo sido detetadas abaixo de 0,8% (B.1.621) ou 0,3% (Eta B.1.525) desde a semana 25 (21 a 27 de junho), refere o documento.

16h42 - Reino Unido reporta mais 138 mortes

As autoridades sanitárias britânicas reportaram 138 mortes associadas à Covid-19, o número diário mais elevado desde 17 de março. Há ainda registo de 21.692 novos casos confirmados de infeção.

Na segunda-feira, estavam internadas 6099 pessoas no Reino Unido, das quais 895 em unidades de cuidados intensivos.

Desde o dia 28 de julho, morreram 542 pessoas, num aumento de 12,9 por cento face aos sete dias anteriores. No mesmo período, testaram positivo 182.730 pessoas, um decréscimo de 20,5 por cento.

16h18 - Variante Delta continua a dominar em Portugal

De acordo com o último relatório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, a variante Delta (B.1.617.2) continua a ser a mais prevalente em Portugal, "com uma frequência relativa de 98,3 por cento" na semana de 19 a 25 de julho.

Esta variante está acima dos 95 por cento em todas as regiões.

"A frequência relativa das variantes Beta (B.1.351) e Gamma (P.1) mantém-se baixa e sem tendência crescente. Ambas apresentaram uma frequência de 0,4 por cento na semana ISO 29, de acordo com os dados apurados até à data", mostra o mesmo relatório.

"Não se detectaram novos casos da variante Lambda (C.37), a qual apresenta circulação vincada nas regiões do Peru e do Chile".

"Entre outras variantes de interesse em circulação em Portugal, destacam-se as variantes B.1.621 (detectada inicialmente na Colômbia) e Eta (B.1.525)", indica ainda o documento do INSA, para acrescentar que "estas variantes apresentam uma baixa frequência em Portugal".

15h49 - Rede Aga Khan doa material para combater pandemia no norte de Moçambique


A Fundação Aga Khan disponibilizou hoje material médico-cirúrgico e laboratorial para o combate à covid-19 na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, avaliado em cerca de três milhões de meticais (40 mil euros), financiados pelo Governo do Canadá.

O material doado pela fundação é constituído, entre outros, por máscaras, colchões, luvas, material de higiene e recolha de amostras, segundo Rahim Bangy, diretor regional da Aga Khan, que falava durante a cerimónia de entrega do donativo.

“Nós acreditamos que esta entrega vai reforçar o sistema de saúde aqui na província de Cabo Delgado. Num momento em que atravessamos a terceira vaga da pandemia da covid-19, esta entrega é essencial. É importante que todos nós continuemos a trabalhar juntos”, referiu Rahim Bangy.

15h22 - Municípios podem pedir reembolso de despesas com a pandemia até ao fim de agosto

O prazo para os municípios submeterem candidaturas para serem compensados, através de verbas comunitárias, pelas despesas realizadas no âmbito do combate à pandemia de covid-19 foi prorrogado até ao final de agosto, anunciou hoje o Governo.

O pedido de ressarcimento destas despesas realizadas pelos municípios para combater a pandemia de covid-19 deveria ter ocorrido até ao final de julho, mas foi prorrogado até 31 de agosto, segundo uma resposta conjunta do Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública e do Ministério do Planeamento, enviada à agência Lusa.

Os municípios podem concorrer a um apoio do Fundo de Solidariedade da União Europeia (FSUE) - Emergência de Saúde Pública para serem compensados pelas despesas que realizaram no combate à covid-19, até ao montante máximo de 150 mil euros por autarquia.

O FSUE disponibilizou um total de 55 milhões de euros para Portugal.

15h00 - Irão regista novo máximo com 39.019 casos nas últimas 24 horas

O Irão contabilizou um número máximo de novos casos de covid-19 registados nas últimas 24 horas, com mais 39.019 infetados, de acordo com o balanço oficial do país onde a situação sanitária continua a agravar-se.

Os novos casos do coronavírus SARS CoV-2, que provocam a doença da covid-19, fazem aumentar o total de infetados no Irão para 3.979.727 pessoas desde o princípio da crise sanitária.

14h48 - Covid-19. Wuhan testa 11 milhões de habitantes

Mais de um ano depois sem casos de transmissão local, Wuhan volta a ter infeções por Covid-19. A China está a braços com um surto, que já se espalhou por mais de 10 províncias. A maioria dos casos detetados são da variante altamente contagiosa Delta.


14h30 - Maioria das restrições na Escócia termina a 9 de agosto

A BBC avança, esta terça-feira, que quase todas as restrições de combate à Covid-19 na Escócia devem terminar a partir de 9 de agosto.

O distanciamento social deixará de ser obrigatório na maioria dos espaços públicos, o que significa que os 'pubs' e restaurantes terão novamente mais capacidade para receber clientes, assim com será possível existir multidões em eventos desportivos e concertos.

Outra das medidas anunciadas é o fim da obrigatoriedade de isolamento dos contactos próximos a pessoas que testem positivo, desde que já estejam totalmente vacinados.

No entanto, o uso de máscara facial em alguns espaços públicos continua a ser obrigatório.

14h25 - Setenta e uma multas aplicadas nas praias

A Autoridade Marítima Nacional aplicou 71 multas a banhistas e empresas com atividades nas praias do litoral. 22 pessoas foram multadas por não usarem máscara. 23 eventos foram terminados e os promotores foram alvos de multas no valor de mil euros.


14h02 - Mais 19 mortos e 2.076 casos de Covid-19 em Portugal

Esta terça-feira, Portugal registou mais 19 vítimas mortais devido à Covid-19. Foram também reportados mais 2.076 infeções nas últimas 24 horas, menos 2.311 casos ativos, 4.368 novos recuperados e menos 1.804 contactos em vigilância.

Em Lisboa e Vale do Tejo contabilizaram-se mais 799 infeções desde ontem e na região Norte mais 720. Na região Centro houve um ligeiro aumento, tendo sido identificados mais 274 casos de covid-19. No Alentejo há mais 121 e no Algarve mais 120.

Já na Madeira reportaram-se mais 23 infeções e nos Açores mais 19.

Contrariamente a segunda-feira, os internamentos desceram: há 945 doentes internados em enfermaria (menos 23 do que ontem) e 204 em Unidades de Cuidados Intensivos (mais um do que ontem).

Desde o início da pandemia, Portugal já contabilizou um total de 974.203 casos e 17.397 óbitos devido à infeção provocada pelo SARS-CoV-2.

13h56 - DGS diminui intervalo entre doses da vacina da Pfizer/BioNtech

O intervalo recomendando entre as duas doses da vacina Comirnaty, da farmacêutica Pfizer/BioNtech, contra a Covid-19 passa a ser de 21 a 28 dias, segundo uma norma da Direção-Geral da Saúde hoje publicada.

A norma hoje divulgada atualiza a norma 021/2020, de 23 de dezembro de 2020, com o assunto “Campanha de Vacinação contra a Covid-19 - Vacina Comirnaty” no que respeita ao tempo de espera entre as duas doses da vacina, que a 01 de março tinha sido alargado de 21 para 28 dias.

13h50 - Autoridades de Macau pedem que se evite "corrida às compras" após estado de prevenção

As autoridades de Macau, onde foi hoje declarado o estado de prevenção imediata, após a deteção de quatro casos de covid-19, garantiram que o fornecimento de produtos alimentares "é suficiente" e apelaram a evitar a "corrida às compras".

As medidas decretadas para combater a transmissão do coronavírus no território, "em risco de sofrer um surto" comunitário, segundo o Governo, "não afetam o abastecimento normal, contínuo e estável dos produtos alimentares frescos, refrigerados e congelados", assegurou a Direção dos Serviços de Economia e Desenvolvimento Tecnológico, em comunicado.

"O abastecimento dos produtos alimentares de Macau é suficiente e estável", pode ler-se na nota, que precisa que, até ao mês de julho, o 'stock' de arroz era de 1,3 milhões de quilogramas, "uma quantidade suficiente para o consumo [durante] cerca de um mês" em Macau. Por isso, não há "motivo para corridas às compras", garantiu a Direção dos Serviços de Economia.

O Governo de Macau apelou aos residentes "que não façam compras desnecessárias e que atendam às informações de prevenção de epidemia divulgadas diariamente pelo Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus, não devendo acreditar em informações falsas", concluiu.

13h39 - Vozes a favor da vacinação universal a partir dos 12 anos

A Presidente da Sociedade de Cardiologia Pediátrica e o Bastonário da Ordem dos Médicos apelam na RTP à vacinação universal sem prescrição médica a partir dos 12 anos. Miguel Guimarães e Maria João Batista defendem que a realidade e os estudos mostram que o risco de vacinar é menor que o beneficio.


13h28 - Ordem diz: Portugal oferece aos enfermeiros bolachas de água e sal e outros países caviar

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros afirmou hoje, numa alusão aos vencimentos e contratos dos enfermeiros, que Portugal está a oferecer “bolachas de água e sal” enquanto outros países oferecem “caviar”, o que leva muitos profissionais a emigrarem.

“Em 2020, tivemos 1.230 enfermeiros a emigrar”, totalizando 20 mil enfermeiros portugueses emigrados no estrangeiro”, disse Ana Rita Cavaco aos jornalistas, após ter recebido a primeira dose da vacina Pfizer/BioNtech contra a covid-19 no pavilhão 3 da Cidade Universitária, em Lisboa, que está a funcionar como “casa aberta”.

A bastonária manifestou o desejo de que os 3.000 enfermeiros que estão a sair para o mercado de trabalho possam ajudar os profissionais que estão no combate à covid-19, sobretudo, na vacinação. Para isso, apelou ao Governo para os contratar e não os deixar emigrar novamente.

Contudo, admitiu ser difícil competir com as ofertas que os países, sobretudo europeus que estão também com falta de enfermeiros, estão a fazer aos enfermeiros Portugueses

“Portugal está a oferecer, para fazer uma comparação, bolachas de água e sal aos enfermeiros e os países estrangeiros estão a oferecer caviar”, comentou Ana Rita Cavaco, explicando que em termos de salários pagam “três e quatro vezes” mais.

Segundo a bastonária, estes países têm técnicas de contratação “muito agressivas, com ordenados elevados, mas não só: pagam-lhes formação, dão-lhes contratos estáveis, pagam-lhes casa”.

“Às vezes não é só a questão do dinheiro, as pessoas querem estar no seu país, querem estar junto da sua família, mas pagam-lhe a formação, têm perspetivas de evolução de carreira e têm um vínculo duradouro”, sustentou.

Em Portugal, observou, os enfermeiros ainda pagam a especialidade “do seu bolso” porque o Governo ainda não negociou com a Ordem dos Enfermeiros o internato para fazerem a especialidade.

13h18 - 60% da população da UE já está vacinada

A União Europeia (UE) atingiu hoje a meta de 60% da população adulta totalmente vacinada contra a covid-19, anunciou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sendo que o ECDC indica que são 58%.

"Sessenta por cento de todos os adultos na UE estão já totalmente vacinados", escreveu Von der Leyen na sua conta da rede social Twitter.

A líder do executivo comunitário apela ainda a que as pessoas adiram à vacinação, reiterando que esta protege contra todas as variantes do vírus SARS-CoV-2.

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC, na sigla inglesa) indica, no seu site da Internet, que há 58% de adultos com vacinação completa na UE e 70,7% já receberam uma dose da vacina contra a covid-19.

13h07 - África com mais 565 mortes e 25.645 novas infeções nas últimas 24 horas

África registou nas últimas 24 horas mais 565 mortes associadas à covid-19 e 25.645 novas infeções, totalizando agora 171.752 óbitos e 6.780.837 casos, segundo os dados oficiais mais recentes da pandemia na região. De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de doentes recuperados atingiu os 5.936.040, dos quais 23.705 nas últimas 24 horas.

12h41 - Açores com 17 novos casos e 90 recuperações nas últimas 24 horas

Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 17 novos casos positivos de covid-19, dos quais 11 em São Miguel, quatro na Terceira, um em São Jorge e um no Pico, indicou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

No boletim diário, aquela entidade contabiliza 90 recuperações nas últimas 24 horas, indicando que estão hoje em vigilância ativa 1.313 pessoas.

O arquipélago conta atualmente com 518 casos positivos ativos: 370 em São Miguel, 111 na Terceira, 12 em São Jorge, 11 em Santa Maria, sete no Pico, quatro no Faial, dois nas Flores e um na Graciosa.

Hoje, estão internados 14 doentes, sete no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada (com um em Unidade de Cuidados Intensivos - UCI), seis no Hospital de Santo Espírito, em Angra do Heroísmo (com um em UCI) e um no Hospital da Horta.

12h40 - Balanço mundial totaliza 4.234.618 mortos desde o início da pandemia

A pandemia de covid-19 fez pelo menos 4.234.618 mortos em todo o mundo desde que a OMS detetou a doença na China em finais de dezembro de 2019, segundo o balanço da AFP com base em dados oficiais.

Mais de 198.815.960 casos de infeção foram diagnosticados globalmente desde o início da pandemia. Saiba mais aqui.

12h30 - Comissão Europeia está a pagar mais caro por dose de novas vacinas

A Comissão Europeia confirmou que está a pagar mais pelas novas doses de vacinas que está a encomendar também porque esta a exigir medidas mais duras que têm que ser cumpridas.

Diz no entanto a Comissão que é um preço inferior ao que os EUA pagaram na últma encomenda realizada em julho.

12h08 - Ordem dos Enfermeiros defende mais informação científica sobre vacinação de jovens

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, defendeu hoje que deve existir "mais evidência (informação) científica" para vacinar jovens entre os 12 e os 15 anos contra a covid-19, advertindo que "a pressa é inimiga do bem".

A Ordem dos Enfermeiros (OE), a pedido da Direção-Geral da Saúde (DGS), emitiu um parecer técnico sobre a vacinação na faixa etária dos 12 aos 15 anos e o parecer da DGS mantém o sentido do parecer técnico da OE, disse Ana Rita Cavaco aos jornalistas, depois de ter sido inoculada com a primeira dose da vacina Pfizer/BioNtech contra a covid-19 no pavilhão 3 da Cidade Universitária, em Lisboa, que está a funcionar como "casa aberta".

"Nós entendemos que deve existir mais evidência (informação) científica para as pessoas terem mais segurança nesta faixa etária, porque nesta faixa etária temos muito poucos estudos ainda realizados e não vale a pena estarmos a saltar etapas", defendeu a bastonária.

Ana Rita Cavaco sublinhou que se trata de crianças, o que "gera mais ansiedade nos pais, gera mais ansiedade na sociedade".

11h48 - Pediatra Maria João Batista defende vacinação a partir dos 12 anos

11h27 - Bruxelas desembolsa 2,2 mil ME de pré-financiamento a Portugal


A Comissão Europeia desembolsou hoje 2,2 mil milhões de euros a Portugal referente ao pré-financiamento de 13% do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num montante global de 16,6 mil milhões de euros, aprovado no mês passado.

Portugal, que foi o primeiro Estado-membro a entregar formalmente em Bruxelas o seu plano nacional para aceder aos fundos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência -- elemento central do pacote "NextGenerationEU" acordado na UE para superar a crise da covid-19 -- e o primeiro a vê-lo aprovado, é assim também dos primeiros países a receber verbas, juntamente com Bélgica e Luxemburgo, que receberam também hoje desembolsos de 770 milhões e de 12,1 milhões de euros, respetivamente.

Sublinhando que "este pagamento contribuirá para lançar a aplicação das medidas essenciais em matéria de investimento e de reforma delineadas no plano de recuperação e resiliência de Portugal", o executivo comunitário indica que autorizará novos desembolsos "em função do ritmo de execução dos investimentos e reformas descritos nesse plano". Leia aqui

10h56 - Paquistão está a administrar um milhão de vacinas por dia depois de ter avisado que as pessoas não vacinadas iriam enfrentar multas

10h28 - Covid-19. 99,4% das mortes registadas em Portugal foram de doentes sem vacinação completa

Mais de 99% das mortes por Covid-19, entre Janeiro e Julho, foram registadas em pessoas que não tinham a vacinação completa. De acordo com os dados da Direção-geral da Saúde, apenas 107 pessoas que já tinham completado o processo de vacinação precisaram de ser hospitalizadas.


10h17 - OMS alerta para o perigo de misturar doses de vacinas uma vez que ainda não há estudos suficientes sobre a eficácia ou perigos dessa medida

09h58 - Mais de 20 eventos ilegais nas praias foram objeto de coima

Nos últimos meses, as autoridades aplicaram dezenas de multas por incumprimento das normas em vigor nas praias para evitar o risco de contágio da Covid-19.

A maior parte das multas vai para a falta da máscara. Em três meses, mais de 20 pessoas foram multadas em 50 euros por não usarem proteção nos acessos das praias.

Bem mais caras são as coimas por causa de eventos ilegais, que começam nos mil euros, foram aplicadas 23.

Várias pessoas foram também penalizadas por não respeitarem a distância física em relação aos outros banhistas.

Ouvida pela Antena1, a porta-voz da Autoridade Marítima, comandante Nádia Rijo, faz um balanço positivo do comportamento adoptado pelos portugueses.


09h48 - Desemprego em Espanha cai 5,47% em julho, maior queda de sempre

O número médio de inscritos na Segurança Social espanhola estabeleceu um novo máximo histórico de 19.591.728 em julho, um mês em que o desemprego registado caiu 5,47%, a maior queda em toda a série, foi hoje anunciado.

Segundo dados publicados hoje pelos ministérios do Trabalho e da Segurança Social espanhóis, o desemprego registado no Serviço Público de Emprego do Estado (SEPE) diminuiu em 197.841 pessoas em julho em relação a junho, menos 5,47%, que constitui a maior queda em toda a série histórica e coloca o número de desempregados em 3.416.498 pessoas.

09h37 - Casos no município timorense de Ermera continuam a aumentar

O município timorense de Ermera, a sul da capital, continua a registar a maior fatia das novas infeções do SARS-CoV-2 em Timor-Leste, com a região a ter atualmente mais de 54% de todos os casos ativos no país.

Segundo o boletim diário divulgado pelo Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC), nas últimas 24 horas registaram 65 novas infeções em Ermera, com 26 em Díli, 13 em Covalima, oito em Viqueque e seis noutros municípios do país.

No mesmo período registaram-se 49 recuperações pelo que o total de ativos no país subiu para 1.084, dos quais 588 no município de Ermera.

Lautem, na ponta leste do país, é atualmente o único município sem casos ativos.

09h06 - Rússia com mais 22.010 casos e 788 vítimas mortais

08h55 - Tóquio com mais 3.709 casos

08h46 - Número de turistas em Espanha aumentou 2.2 milhões em junho, 10 vezes mais do que no mesmo período do ano passado

08h29 - Vacinação 16 e 17 anos. Agendamento já disponível para vagas a 14 e 15 de agosto, informa Task Force

A Task Force da vacinação informa que no "âmbito do cumprimento do Plano de Vacinação contra a Covid19 e tendo em conta o bom ritmo de vacinação, informa-se que o auto agendamento para os utentes dos 16 aos 17 anos de idade está disponível a partir de hoje, 3 de agosto, com vagas disponíveis para 14 e 15 de agosto".

Dia ainda o comunicado que "a modalidade de auto agendamento permite agendar a primeira dose da vacina contra a Covid19, podendo o utente escolher o local o dia da inoculação da vacina".

As segundas doses não são auto agendadas e são sempre no local da primeira dose.

O portal do auto agendamento encontra-se disponível aqui:  https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento/

08h02 - Macau só tem 2% de vacinados entre idosos com mais de 80 anos

Macau só tem 2% de vacinados contra a covid-19 entre os idosos com mais de 80 anos, informaram hoje as autoridades, que consideram a atual taxa de vacinação de "pouco satisfatória".

08h00 - China vai testar todos os 12 milhões de residentes de Wuhan depois de ter sido encontrada a variante Delta

7h40 - Associação de Neuromusculares preocupada com impasse na vacinação dos jovens

A Associação Portuguesa de Neuromusculares pediu hoje à Direção-Geral da Saúde (DGS) que responda "com rapidez" sobre quais são as doenças prioritárias para vacinar as crianças entre os 12 e os 15 anos.

A Direção-Geral de Saúde (DGS) recomendou a vacinação prioritária contra a covid-19 de crianças entre os 12 e os 15 anos com comorbilidades associadas, que possam conduzir a uma doença grave ou à morte, esclarecendo mais tarde que também os menores sem doenças precisam de prescrição médica para serem vacinados.

"Preocupa-nos a rapidez de resposta, sobretudo, às questões, tais como quais são as comorbilidades associadas que determinam a vacinação dos jovens entre os 12 e os 15 anos? Será que vão ser dadas indicações concretas e claras aos médicos que vão ter a tarefa de recomendar a vacina, em caso de necessidade? Para quando podemos esperar o início da vacinação nesta camada da população?", questiona o presidente da associação, Joaquim Brites.

7h20 - Autoridades aplicam dezenas de multas por incumprimento das normas em vigor nas praias

Desde a falta de máscara, à realização de festas ilegais, ou a falta de respeito pela distância física em relação aos outros banhistas, são vários os motivos que têm levado à intervenção da polícia nas praias.


7h15 - EUA com 70% da população adulta com pelo menos uma dose da vacina

Os Estados Unidos atingiram 70% da população adulta com pelo menos uma dose da vacina contra a covida-19, um número insuficiente devido à explosão de novas infeções.

A Casa Branca defendeu esta terça-feira que "chegou o momento" de alargar as obrigações de vacinação, algo que o governo federal já fez com os seus funcionários e está também a considerar a possibilidade de aplicar às Forças Armadas.

Na conferência de imprensa da equipa de resposta contra a pandemia, o coordenador da equipa, Jeff Zients, salientou a necessidade de alargar os requisitos para a vacinação, como algumas empresas como a Google e o Walmart estão a fazer.

Biden não excluiu a imposição de um mandato de vacinação a nível nacional no futuro.
Disponível autoagendamento de vacinação para maiores de 16 anos
O autoagendamento da vacina contra a covid-19 para pessoas com 16 ou mais anos ficou hoje de madrugada disponível no 'site' na Internet da Direção-Geral da Saúde. Há uma semana tinha sido possível começar o agendamento de maiores de 18 anos.

Esta modalidade permite que as pessoas selecionem o local e a data em que pretendem ser vacinadas, recebendo depois uma mensagem SMS com a confirmação do dia, da hora e do centro de vacinação.



O portal para autoagendamento entrou em funcionamento em 23 de abril para pessoas com 65 ou mais anos e, desde então, tem ficado disponível para marcações das faixas etárias dos 50, 40 e 30 e, mais recentemente, dos 20 anos.

Em julho, a ministra da Saúde disse que jovens com idade inferior a 18 anos deveriam começar a ser vacinados contra a covid-19 na última semana de agosto, se o Governo conseguisse manter o plano de vacinação previsto.
Portugal recebe quase um milhão de vacinas numa semana
Chegaram a Portugal 370 mil doses da vacina Pfizer, 82 mil das quais foram recebidas nas regiões autónomas (41 mil na Madeira e 41 mil nos Açores). Portugal Continental recebeu 285 mil doses.

Este domingo já haviam chegado cerca de 70 mil doses da vacina Janssen oriundas de Itália.

Portugal espera ainda receber 260 mil doses da Janssen na quinta-feira e 162 mil doses da Moderna e 40 mil da AstraZeneca no dia segunte, sexta-feira.
Portugal está a sair da zona vermelha de risco da Covid-19
O índice de transmissibilidade voltou esta segunda-feira a descer. No Continente, o R é agora de 0,94, quando no domingo era de 0,98.

A descer está também a taxa de incidência no continente, embora permaneça ainda muito elevada. Está agora nos 403,1, quando na véspera era de 439.

Verifica-se a mesma tendência decrescente no número de novos casos: em 24 horas registaram-se 1190, o número mais baixo das últimas cinco semanas numa segunda-feira.

Morreram nove pessoas no mesmo período.

Reino Unido levanta isolamento a viajantes
A Alemanha vai propor um reforço das vacinas contra a Covid-19 para os maiores de 60 anos. As medidas foram lançadas perante um agravamento do número de novos casos de contágio à escala mundial, atribuído à variante Delta, oriunda da Índia.

Já o Reino Unido levantou a obrigatoriedade de isolamento de viajantes de quase todos os países europeus, incluindo Portugal, desde que façam prova de vacinação plena.