Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto
Reportagem
|

Covid-19. DGS confirma 15 novos casos suspeitos nas últimas 24 horas

por RTP

Chris Helgren - Reuters

A Direção-Geral da Saúde anunciou a existência de 15 novos casos suspeitos de Covid-19 nas últimas 24 horas. As análises revelaram que três destes casos são negativos. Os restantes 12 ainda estão a aguardar pelos resultados. O número de casos, a nível mundial, totalizou 88.257 infetados, 2.966 mortos, em 66 países.

Mais atualizações

Balanço do dia

O número de casos, a nível mundial, totalizou 88.257 infetados, 2.966 mortos, em 66 países, segundo as contas da agência AFP.

Desde as 17h00 de sábado, há a registar 2.338 novas confirmações de pessoas infetadas com o novo coronavírus.

A China (sem os territórios de Macau e de Hong Kong), onde começou o surto em dezembro de 2018, regista 79.824 casos e 2.870 óbitos. Hoje foram anunciadas 573 novas infeções e 35 mortes.

No resto do mundo, foram registados 8.433 casos positivos. Nas últimas 24 horas foram confirmados 1.765 novos infetados e 126 pessoas morreram devido ao Covid-19.

A seguir à China, que é o país mais afetado, está a Coreia do Sul que nos últimos dias viu aumentar o número de infetados. Cerca de 586 novos casos foram registados hoje e o número de mortes foi de 18.

O Irão registou nove óbitos, o que elevou para 54 o número de vítimas mortais no país. Segundo as autoridades iranianas, hoje foram confirmados mais 385 novos casos, o que eleva o número de infetados para 978.

Na Europa, os países mais afetados com o Covid-19 são Itália, França, Espanha e Alemanha.

A Itália, o principal foco do novo coronavírus na Europa, conta agora com 1.694 pessoas infetadas e 34 mortes. Este domingo foram confirmados 566 novos casos positivos.

A França, outro dos focos na Europa, conta com 130 pessoas infetadas e duas mortes.

Na Europa, os países mais afetados com o Covid-19 são Itália, França, Espanha e Alemanha.

Depois da Irlanda, Luxemburgo e Arménia, também a República Checa confirmou os seus primeiros casos de infeção.

A República Dominicana tornou-se o quarto país da América Latina a confirmar casos positivos de coronavírus.

Por cá, as autoridades aguardam o resultado de 12 análises. Nas últimas 24 horas foram registados 15 novos casos suspeitos e três já se sabe que são negativos. Em Portugal foram registados 85 casos suspeitos.


20h30 - Vinte pessoas em quarentena na Póvoa de Varzim

Luis Sepúlveda esteve em Portugal há cerca de uma semana e está agora internado em Oviedo, Espanha, com pneumonia aguda, devido ao novo coronavirus. Este caso levou duas dezenas de pessoas na Póvoa de Varzim a colocarem-se em quarentena domiciliária.

São os funcionários da autarquia local e colaboradores da organização do festival literário Correntes d'Escritas que tiveram contacto próximo com o escritor.

20h15 - Nove dos 80 infetados em Espanha sem "contactos de risco"

As autoridades espanholas investigam se houve ou não casos de transmissão local em Espanha.

Nove dos 80 infetados no país não estiveram em locais ou com pessoas infetadas pelo novo coronavírus, o que leva à suspeita de transmissão local.


As autoridades investigam assim se há um foco em território espanhol, pois há registo de casos sem contacto direto com pessoas infetadas.

Em Madrid, a correspondente da RTP, Daniela Santiago, está a acompanhar a evolução do novo coronavírus em Espanha.

20h10 - Aumenta o número de casos confirmados na Europa

O número de mortes em Itália devido ao novo coronavírus subiu para 34. Por toda a Europa multiplicam-se as proibições à concentração de pessoas nas zonas mais afetadas.

O Museu do Louvre em Paris esteve de portas fechadas durante todo o dia.

Em Espanha e no Reino Unido, os números de casos de infeção continua a aumentar.

Na República Checa foram confirmados os três primeiros casos.

20h05 - Grande Prémio do Qatar de MotoGP cancelado

A corrida de abertura do Mundial de MotoGP, prevista para o Qatar, foi cancelada devido à epidemia de Covid-19, anunciou hoje a organização do Campeonato do Mundo de motociclismo de velocidade, em que participa o português Miguel Oliveira.

A decisão afeta apenas a categoria rainha no Grande Prémio do Qatar, explicou a Dorna, empresa promotora do campeonato, em comunicado, assinado também pela Federação Internacional de Motociclismo e pela associação de equipas.

As provas das categorias inferiores, de Moto2 e Moto3, deverão decorrer como previsto, pois as equipas já estavam naquele país do Médio Oriente, devido aos testes de pré-temporada que ali se realizaram durante o fim de semana.

19h55 - Quinze novos casos suspeitos nas últimas 24 horas

A Direção-Geral da Saúde anunciou a existência de 15 novos casos suspeitos de Covid-19 nas últimas horas. As análises revelaram que três destes casos são negativos. Os restantes 12 ainda estão a aguardar pelos resultados.

Dos 85 casos suspeitos em Portugal, 73 deram resultados negativos.  Os dados constam no boletim epidemiológico diário do Covid-19.

Para a DGS, “tendo em conta a situação epidemiológica mundial, é necessário considerar a hipótese da importação de casos de doença de cidadãos provenientes da China ou de outras áreas com transmissão comunitária ativa”.

O risco de saúde pública em Portugal é considerado moderado a elevado.

A Direção-geral da Saúde acrescenta que o “balanço da situação nacional é feito diariamente”.

19h30 - Controlo de passageiros à chegada aos Estados Unidos

O Presidente norte-americano anunciou controlos nos aeroportos norte-americanos para passageiros que cheguem de “certos países de alto risco”.

“Coronavírus: além de sujeitar os passageiros a controlos antes do embarque de certos países designados de alto risco, ou áreas dentro desses países, também os vamos sujeitar a controlos quando chegarem aos Estados Unidos”, afirmou Donald Trump na sua conta no Twitter.

A medida pode afetar passageiros de algumas partes da Europa e da Coreia do Norte.

18h15 -OMS com registo de 2.980 mortos e mais de 87 mil infetados

A epidemia de Covid-19, que teve origem na China, já infetou 87.161 pessoas em 60 países de cinco continentes, das quais morreram 2.980.

Lista de países que reportaram infeções do novo coronavírus e mortes de acordo com a informação divulgada às 16h00 de hoje pela Organização Mundial de Saúde (OMS):

Vítimas mortais:

China - 2.873

Irão - 43

Itália - 29

Coreia do Sul - 18

Japão - 6

França - 2

Taiwan - 1

Filipinas - 1

Tailândia - 1

Austrália -1

Estados Unidos - 1

Navio de cruzeiros Diamond Princess (Japão) - 6

Infeções:

ÁFRICA:

Argélia - 1

Egito - 1

Nigéria - 1


ÁSIA:

China - 79.968

Coreia do Sul - 3.736

Irão - 593

Japão - 239

Singapura - 106

Emirados Árabes Unidos - 62

Kuwait - 45

Tailândia - 42

Bahrein - 40

Taiwan - 32

Malásia - 24

Vietname - 16

Iraque - 13

Israel - 7

Omã - 6

Paquistão - 4

Índia - 3

Filipinas - 3

Líbano - 2

Afeganistão - 1

Camboja - 1

Nepal - 1

Sri Lanka - 1

Qatar - 1

Arménia - 1


AMÉRICA

Estados Unidos - 62

Canadá - 19

México - 2

Brasil - 2

Equador - 1


EUROPA

Itália - 1.128

França - 100

Alemanha - 57

Espanha - 45

Reino Unido - 35

Suíça - 18

Noruega - 15

Suécia - 13

Áustria - 10

Croácia - 7

Holanda - 7

Grécia -- 7

Dinamarca - 3

Geórgia - 3

Roménia - 3

Azerbeijão - 3

Finlândia - 2

Rússia -- 2

Bélgica -- 1

Macedónia do Norte - 1

Lituânia - 1

Estónia - 1

Bielorrússia - 1

San Marino - 1

Mónaco - 1

Irlanda - 1

Mónaco - 1


OCEÂNIA

Austrália - 27

Nova Zelândia - 1


OUTROS

Navio de cruzeiros Diamond Princess (Japão) - 706

18h00- Mais 566 novos casos em Itália

O número de pessoas infetadas pelo novo coronavírus em Itália disparou nas últimas horas. São agora 1.577. Também o número de vítimas mortais aumentou, com o registo de mais cinco óbitos, elevando o número de mortos para 34.

Segundo as autoridades italianas, 693 pacientes encontram-se hospitalizadas e 83 estão curadas.

17h50 - Primeiro caso confirmado na República Dominicana

As autoridades de saúde da República Dominicana confirmaram hoje o primeiro caso de infeção por Covid-19. Trata-se de um turista italiano que estava de visita ao país.

O homem foi transferido para uma sala de isolamento num hospital perto de Santo Domingo, capital do país, revelou o ministro da Saúde.

Um outro turista, proveniente de França, está em observação no mesmo hospital a aguardar os resultados das análises.

17h35 - Itália prepara pacote de 3,6 milhões de euros contra impacto económico

O Governo italiano está a preparar um pacote de medidas para reduzir o impacto económico do surto de Covid-19 nas empresas, da ordem dos 3,6 mil milhões de euros, revelou o ministro da Economia italiano.

Em entrevista hoje ao jornal La Repubblica, o ministro Roberto Gualtieri, citado pela agência espanhola Efe, adiantou que o pacote de medidas está a ser desenhado pelo executivo e será aprovado nos próximos dias "contendo intervenções a todos os níveis", que estão a ser negociados com organizações de ação social e autoridades locais.

Segundo o jornal, numa primeira fase, terá sido assinado na sexta-feira um decreto-lei em Itália que, entre outras coisas, suspende o pagamento de contas de energia e gás nos onze municípios do norte, isolados por causa da epidemia de Covid-19 provocada por um novo coronavírus, considerados "zona vermelha".

"Temos várias hipóteses em mente [para esta segunda fase]. Desde o crédito tributário para empresas que sofreram uma queda no volume de negócios de mais de 25%, até uma baixa de impostos", precisou Roberto Gualtieri.

Segundo o governo italiano, este pacote de ajudas vão implicar um desvio do défice planeado para este ano, estimado em setembro em 2,2% do PIB, para o qual Roma vai solicitar flexibilidade junto de Bruxelas.

"Trata-se de um aumento de gastos adicionais (...) compatível com a flexibilidade previstas pelas normas do Pacto de Estabilidade, uma vez que estamos na presença de circunstâncias excecionais objetivas", sustentou o governante italiano.

17h15 - Alemanha eleva número de casos para 117

O número de casos na Alemanha passou de 66 para 117 nas últimas horas.

Infeções, principalmente leves ou assintomáticas, fora detetas em nove dos 16 Estados do país.

Com este aumento do número de casos, a Alemanha passa a ser o segundo país europeu com mais casos de Covid-19.

Na sexta-feira as autoridades alemãs já tinham cancelado a realização da Feita Internacional de Turismo de Berlim. A partir daí, várias feiras e congressos foram suspensos no país.

16h25 - Apelo da DGS a quem esteve em “contacto próximo” com Luis Sepúlveda

A Direção-Geral da Saúde recomenda a todas as pessoas que estiveram em “contacto próximo” com o escritor Luis Sepúlveda e a sua mulher que liguem para a linha SNS 24 – 808 24 24 24.

A DGS entende, como "contacto próximo" as seguintes situações:
- Tenham espado em contato de proximidade (<1 metro) ou em ambiente fechado;
- Tenham viajado em conjunto no mesmo carro;
- Lhes tenham prestado cuidados de saúde;
- Lhes sejam coabitantes

“Caso de “contacto próximo” seja confirmada pelos profissionais de linha SOS24, as pessoas em causa não necessitam de se dirigir aos serviços de saúde, permanecendo calmas em casa, e aguardar o contacto da Autoridade de Saúde que estabelecerá as condições de vigilância”, acrescenta o comunicado da DGS.

O autor chileno esteve em Portugal na 21ª edição do festival Correntes d’Escritas, que decorreu entre 19 e 23 de fevereiro.

15h45 - Funcionários da Porto Editora estão bem

A Porto Editora, que em Portugal representa o autor Luis Sepúlveda, informou que os profissionais que tiveram contacto direto com o escritor estão bem.

15h40 - Museu do Louvre de portas fechadas

O Museu do Louvre, em Paris, não abriu hoje portas, na sequência de "conversações" com os trabalhadores sobre a epidemia causada pelo novo coronavírus, revelou a direção da instituição à agência France-Press.

"Houve uma reunião entre os funcionários do museu e a direção sobre a situação sanitária e as medidas de prevenção relacionadas com o coronavírus, por isso houve um adiamento da abertura", declarou um porta-voz do museu mais visitado do mundo.

A informação de encerramento temporário foi transmitida pelo museu também nas redes sociais e na página oficial.

Em França, o Covid-19 provocou dois mortos e há 100 pessoas infetadas.

15h15 - Primeiros casos confirmados na República Checa

As autoridades da República Checa confirmaram os três primeiros casos de pacientes infetados com Covid-19.

Os três pacientes regressaram recentemente de Itália.

14h37 - Grupo de trabalho na Póvoa de Varzim avança com medidas preventivas

Em comunicado, o município da Póvoa de Varzim, que organiza o Correntes d'Escritas confirmou que foi constituído um grupo de acompanhamento, em contacto direto com as entidades responsáveis de saúde local, regional e nacional.

No entanto, toda a comunicação externa sobre este assunto será tratada diretamente pela Direção Geral de Saúde e o grupo de trabalho "seguirá todas as recomendações que, a cada momento, a Direção Geral de Saúde recomendar".

No imediato, o grupo de trabalho avança com medidas preventivas, desde logo com a indicação de que todos os funcionários ou colaboradores que contactaram diretamente "num espaço de um a dois metros" com o autor devem ficar em casa.

Devem ainda "evitar contactos sociais e seguir os procedimentos da Direção Geral de Saúde, nomeadamente registar a temperatura duas vezes por dia".

"Todos os restantes funcionários/colaboradores afetos ao evento mas que não tiveram um contacto mais direto, um a dois metros, com o autor, devem seguir uma auto vigilância do seu estado de saúde", acrescenta a autarquia.

13h52 - Caso suspeito na Madeira deu negativo

Os testes realizados na Madeira ao primeiro caso suspeito de coronavírus tiveram resultado negativo. O caso da jovem estudante regressada de Itália tinha sido validado no sábado pelas autoridades de saúde.

Aguardam-se agora os resultados da análise à mesma doente por parte do Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa.

13h50 - Organização do Correntes d'Escritas cria "grupo de acompanhamento"

O delegado de saúde da Póvoa de Varzim reuniu-se esta manhã de domingo com a autarquia e com a organização do festival literário.

Foi criado um grupo de acompanhamento, em contacto direto com as entidades de saúde local, regional e nacional, que reporta diretamente à DGS e de quem esperam recomendações.

13h34 - DGS em contacto com autoridades espanholas

Numa nota enviada à imprensa ao início da tarde, a Direção-Geral da Saúde informa sobre o caso de Covid-19 nas Astúrias, posteriormente confirmado que se tratava do escritor Luís Sepúlveda, que esteve em Portugal entre 18 e 23 de fevereiro no âmbito do festival Correntes d'Escritas.

"De acordo com a informação disponibilizada pelas Autoridades de Saúde de Espanha, o caso teve início de sintomas a 25 de fevereiro. A mulher do escritor parece também ter sintomatologia compatível, encontrando-se sob investigação. A fonte de infeção está também a ser avaliada", acrescenta a DGS.

As autoridades de saúde em Portugal mantém-se em contacto com Espanha e a Autoridade de Saúde da Região Norte "deu início à investigação epidemiológica, ou seja, identificando os contactos próximos do doente e da mulher".

"A DGS apela à serenidade e a todos os cidadãos que estiveram em contacto próximo com os doentes, e que se enquadram na definição, que liguem para a linha SNS24", sublinha.

12h40 - Malásia com quatro novos casos

A Malásia anunciou quatro novos casos confirmados de pessoas infetadas pelo novo coronavírus, elevando para 29 o número total nesse país.

De acordo com o Ministério da Saúde da Malásia, todas as pessoas infetadas são nacionais desse país, sendo que uma delas viajou recentemente pela China e outra esteve em Milão.

Das 29 pessoas infetadas na Malásia, 22 já recuperaram e tiveram alta hospitalar.

12h21 - Número de mortos no Irão chega aos 54

De acordo com o Ministério iraniano da Saúde, o número de mortos no país devido ao novo coronavírus passou de 43 para 54 entre sábado e domingo. É o pais com maior número de vítimas mortais depois da China.

No Irão, o número de infetados é nesta altura de 978 pessoas. Houve 385 novos casos de infeção nas últimas 24 horas.

11h50 - Declarações de Emmanuelle Maranhão à RTP

A mulher de Adriano Maranhão disse à RTP que o tripulante português internado no Japão foi informado sobre os dois testes que deram negativo.



Os testes foram realizados na quarta-feira e na sexta-feira. Desta forma, o português poderá começar o processo para voltar para Portugal.

Questionada sobre se o português terá alta em breve, Emmanuelle Maranhão refere que ainda não há certezas.

11h45 - Mulher de Luís Sepúlveda também está infetada

Contactada pela RTP, Carmen Yáñez, mulher de Luís Sepúlveda confirma que as primeiras análises que fez indicam que também está infetada com o novo coronavírus.

Tanto o escritor como a mulher aguardam agora os resultados das contra-análises.

10h36 - Testes a tripulante português Adriano Maranhão deram negativo

Os dois testes ao novo coronavírus realizados ao português internado no Japão deram negativo.

A informação é confirmada pela mulher de Adriano Maranhão.

O português é tripulante do navio de cruzeiros Diamond Princess. Está internado num hospital de referência no Japão desde a passada terça-feira.

10h14 - Primeiro caso no Luxemburgo

O Luxemburgo confirmou o primeiro caso de contágio provocado pelo novo coronavírus num homem de 40 anos que passou uns dias em Itália, revelou o Ministério da Saúde do país.

9h53 - Escritor chileno Luis Sepúlveda está infetado

O escritor chileno Luis Sepúlveda está infetado com o novo coronavírus e está internado num hospital das Astúrias, em Espanha.

Sepúlveda visitou Portugal há seis dias, a propósito do festival Correntes d'Escritas, em Póvoa de Varzim.


Numa conferência de imprensa no Hospital Universitário de Oviedo, nas Astúrias, o chefe do Serviço de Vigilância, Ismael Huerta, confirmou no domingo a existência de um caso positivo de Covid-19 na região, mas não revelou a identidade do doente. Pouco depois, o jornal espanhol Voz das Astúrias disse tratar-se de Luis Sepúlveda.

O escritor chileno teve os primeiros sintomas a 25 de fevereiro, dois dias depois de ter saído de Portugal.

Sepúlveda e a mulher estão em isolamento no Hospital das Astúrias. A mulher tem febre, mas os resultados dos exames ainda não são conhecidos.

9h19 - Primeira morte na Austrália

A Austrália anunciou este domingo a primeira morte causada pelo novo coronavírus.

O homem de 78 anos esteve no navio de cruzeiro colocado em quarentena no Japão, embarcação onde também foram infetados dois portugueses, que permanecem hospitalizados.

O homem morreu esta manhã num hospital em Perth, disse um porta-voz do Ministério da Saúde da Austrália.

A mulher, de 79 anos, e também contaminada a bordo do navio, continua hospitalizada em Perth.

Mais de 700 casos de coronavírus foram identificados entre os passageiros e a tripulação do navio.

8h20 - Brasil confirma segundo caso positivo

O Brasil confirmou no sábado o segundo caso positivo de contágio pelo novo coronavírus.

Trata-se de um paciente que apresentou sintomas após regressar de Itália, segundo revelou o Ministério brasileiro da Saúde.

O paciente tem 32 anos e chegou quinta-feira ao país, vindo de Milão na companhia da esposa, que não tem problemas de saúde.

O Ministério da Saúde afirma que, apesar de dois casos positivos registados no país, "não há evidências de circulação de vírus no território nacional".

Na quarta-feira, foi confirmado o primeiro caso positivo de contágio no Brasil: um homem com 61 anos, residente em São Paulo, que viajou sozinho em trabalho entre os dias 9 e 21 de fevereiro para a região da Lombardia, no norte de Itália.

Mais 35 mortes na China

As autoridades chinesas registaram 35 mortes nas últimas 24 horas causadas pela epidemia de Covid-19, elevando o número total de vítimas fatais na China continental para 2.870.

Foram ainda identificados 573 novos casos. O novo coronavírus já infetou 79.824 pessoas na China Continental.

Na Europa, Itália é o país mais atingido pelo surto, com 29 mortos e 1.128 infetados.

Primeiro caso suspeito na Madeira

As autoridades de saúde da Região Autónoma da Madeira validaram no sábado o primeiro caso suspeito de infeção pelo novo coronavírus, indicando que se trata de uma doente proveniente de Milão, Itália.

A doente foi internada e está a aguardar o resultado das análises no Hospital D. Nélio Mendonça no Funchal.

Os primeiros testes laboratoriais vão ser feitos no Funchal e só depois encaminhados para o Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa.

Portugal continua sem registar casos de Covid-19

De acordo com o último boletim informativo da Direção-Geral da Saúde, Portugal não registava até às 18h00 deste sábado nenhum caso do novo coronavírus.

Foram registados até agora 70 casos suspeitos, dos quais 67 tiveram resultado negativo. Aguarda-se o resultado dos três restantes.

De salientar que houve registo de 11 novos casos suspeitos entre sexta-feira e sábado.

O boletim da DGS apenas menciona os casos registados no país. Há dois casos conhecidos de portugueses infetados pelo novo coronavírus que estão hospitalizados no Japão.

Ainda que não haja casos em território nacional, a DGS mantém moderado a elevado o risco para a saúde pública em Portugal.

"Tendo em conta a situação epidemiológica mundial, é necessário considerar a hipótese da importação de casos de doença de cidadãos provenientes da China ou de outras áreas com transmissão comunitária ativa", nomeadamente de Itália, Irão, Singapura, Japão e Coreia do Sul.