Desabamento de mina artesanal provoca quatro mortos no centro de Moçambique

| Mundo

Quatro garimpeiros morreram soterrados numa mina artesanal de ouro, após desabamento, numa zona de intensa atividade mineira no povoado de Nhamacuio, em Manica, centro de Moçambique, disse hoje à Lusa fonte oficial.

Três jovens e um adulto foram surpreendidos na sexta-feira por um desabamento de terra num túnel através do qual extraíam ouro em "condições extremamente perigosas", devido à humidade dos solos, provocada pelas chuvas fortes, disse Rosa Bias, administradora do distrito de Sussundenga.

"Eles estavam a fazer o seu trabalho de garimpo e, de repente, aqueles solos desabaram enquanto eles estavam lá em baixo", explicou, acrescentando que uma equipa de resgate recuperou os quatro corpos, que estavam no interior da mina.

O grupo fazia parte de uma associação mineira que tinha interrompido as suas atividades nos últimos dias na sequência de chuvas fortes.

Contudo, as vítimas ignoraram os avisos da associação que, como medida de segurança, já tinha confiscado o material de trabalho de todos os garimpeiros associados.

"Eles compraram novo material e introduziram-se na mina para extrair ouro", precisou Rosa Bias.

O governo de Manica continua a ter entre mãos o desafio de controlar a proliferação de mineração ilegal.

A região do incidente fica junto à área transfronteiriça de Chimanimani, com atividade intensa de garimpeiros moçambicanos e zimbabueanos.

É uma zona onde, anualmente, morrem dezenas de garimpeiros devido a vagas de frio e chuva.

Tópicos:

Nhamacuio,

A informação mais vista

+ Em Foco

Em entrevista à Antena 1, o presidente do PS elogia a chamada "geringonça", mas coloca reservas quanto à hipótese de ter BE e PCP num futuro executivo socialista.

    As famílias já pediram o repatriamento, mas o MNE diz que ainda não tem uma solução.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.