Descarrilamento de comboio provoca pelo menos nove mortos na Índia

por RTP
Reuters

Pelo menos nove pessoas morreram e outras 36 ficaram feridas depois de um comboio de passageiros ter descarrilado no estado de Bengala Ocidental, no leste da Índia, na quinta-feira.

O porta-voz da Indian Railways, Rajesh Bajpai, afirmou que quatro das 12 carruagens do comboio descarrilaram no distrito de Jalpaiguri.

Enquanto revistavam as carruagens durante a noite, as equipas de resgate encontraram quatro corpos, aumentando o número de vítimas mortais para nove. Há ainda pelo menos 36 feridos a registar.

As operações de resgate já terminaram e a ferrovia está a ser restaurada de forma a permitir a passagem de outros comboios.

"Parece que não há mais pessoas presas nas carruagens", disse outro porta-voz da ferrovia, Gurmeet Kaur, citado pela CNN.

O comboio tinha partido de Bikaner, uma cidade no estado de Rajastão, e seguia em direção a Gauhati, no estado de Assam, quando o acidente ocorreu no distrito de Jalpaiguri.

Gurmeet Kaur disse que as causas do acidente estão a ser investigadas, mas, segundo avança a CNN, as avaliações iniciais sugerem que havia uma fenda na ferrovia.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, escreveu no Twitter que os seus "pensamentos estão com as famílias enlutadas" e desejou uma rápida recuperação aos feridos. A Indian Railways também já afirmou que será dada uma compensação aos familiares das vítimas e dos feridos.

Acidentes ferroviários são um problema comum na Índia, devido à sua infraestrutura obsoleta e manutenção precária.

Em 2020, cerca de 12.000 pessoas morreram em mais de 13.000 acidentes de comboio em todo o país
, de acordo com um relatório do ano passado do National Crime Records Bureau (NCRB). Um dos incidentes mais mortíferos dos últimos anos ocorreu em novembro de 2016, quando mais de 140 pessoas morreram na consequência de um descarrilamento.
Tópicos
pub