Desconhecidos assaltam vivenda no Canadá de directora da Huawei

por RTP
David Ryder, Reuters

Não há nada que não aconteça a Sabrina Meng Wanzhou: depois de ser detida pela polícia canadiana, ameaçada de extradição para os Estados Unidos, ameaçada com uma pena que pode ir até 30 anos de prisão, teve agora uma vivenda sua e de de seu marido assaltada por desconhecidos.

Segundo Jason Doucette, porta-voz da polícia de Vancouver, na costa ocidental do Candá, citado pelo diário de Hong Kong South China Morning Post, as autoridades receberam às 5h30 da manhã de domingo uma chamada de emergência informando que estava uma casa a ser assaltada na 28ª Avenida, no bairro selecto de Dunbar.

Segundo o mesmo porta-voz, "os suspeitos fugiram do local, depois de terem sido enfrentados por alguém na casa (...) Ninguém ficou ferido e não foram feitas detenções. Os agentes realizaram perícias no local e tentarão identificar os responsáveis pelo assalto".

Doucette não revelou o número da porta nem a identidade do autor da queixa, mas os vizinhos confirmaram à imprensa que se trata de uma propriedade de Liu Xiaozong, o marido de Meng, que tem também uma outra na mesma cidade de Vancouver.

A directora financeira da Huawei e o marido compraram a casa em 2009 por 4,2 milhões de dólares norte-americanos. Nesse mesmo ano, Meng renunciara à nacionalidade canadiana, que tinha também, mas o marido e dois filhos continuaram a residir em Vancouver. Na mesma cidade, a família tem uma outra vivenda comprada em 2016 pelo valor de 12,2 milhões de dólares norte-americanos.

O valor das duas casas foi proposto para garantir uma fiança pela liberdade da directora da Huawei, mas o tribunal considerou existir perigo de fuga e recusou qualquer fiança.

Vizinhos que prestaram depoimento dizem ter reconhecido Meng na imprensa, no momento da sua detenção, como a pessoa que vivia intermitentemente com a família naquela casa.
pub