Dezenas de drones. Rússia volta a atacar Kiev durante a noite

por Inês Moreira Santos - RTP
Gleb Garanich - Reuters

É a 13ª vez este mês que Kiev é alvo de ataques aéreos. Segundo as forças ucranianas, foram intercetados mais de 20 drones lançados pela Rússia, durante a noite e madrugada desta sexta-feira, tanto na capital como em Dnipro e noutras regiões do leste do país.

“Outro ataque aéreo a Kiev. É o 13.º consecutivo desde o início de maio. E, como sempre, à noite. Desta vez, o ataque foi realizado por bombardeiros Tu-95MS, da região do Cáspio, provavelmente por mísseis de cruzeiro X-101”, escreveu no Telegram o governador regional da cidade de Kiev.

De acordo com as autoridades regionais, não há vítimas, mas os destroços dos mísseis intercetados danificaram o telhado de um centro comercial. A mesma fonte adianta que foram abatidos dez mísseis disparados do Mar Cáspio, 23 drones Shahed de fabrico iraniano e dois drones de reconhecimento lançados pelas forças de Moscovo, nos ataques noturnos à capital Kiev, à cidade de Dnipro e às regiões do leste.

As autoridades ucranianas, citadas pela Reuters, indicaram que a Rússia lançou um total de 17 mísseis e 31 drones nos ataques que começaram por volta das 22h00 de quinta-feira e continuaram até as 5h00 de sexta-feira. Vários drones e mísseis atingiram alvos nas regiões de Kharkiv e Dnipropetrovsk, mas não há registo de vítimas mortais.
"Foi uma noite muito difícil. Foi barulhento - o inimigo lançou um ataque em massa na região com mísseis e drones", disse Serhiy Lysak, governador regional de Dnipropetrovsk, no Telegram. "Dnipro sofreu".

A Rússia tem intensificado os ataques de mísseis e drones sobre a Ucrânia este mês, visando principalmente instalações de logística e infraestrutura antes de uma esperada contraofensiva ucraniana. Segundo Lysak, várias casas, carros e empresas privadas, incluindo uma empresa de transporte e um posto de gasolina, ficaram danificados.

O governador da região de Kharkiv também relatou danos a várias casas particulares e instalações industriais.
Ucrânia terá atacado sul da Rússia

De acordo com autoridades russas e notícias de comunicação social, a Ucrânia também terá atacado duas regiões no sul da Rússia com um míssil e um drone. Segundo fontes citadas pela Reuters, na cidade russa de Krasnodar, uma explosão destruiu uma prédio residencial e de escritórios.

A causa da explosão não é especificada, mas os media russos referem que terá sido um ataque de drone, baseando-se em imagens de um aparelho que sobrevoou a cidade.

"Todos os serviços de emergência estão a trabalhar no local. A causa do incidente está a ser investigada. Os moradores devem ficar calmos"
, escreveu o presidente da câmara de Krasnodar, Yevgeny Naumov, no Telegram.

Na região vizinha de Rostov, o governador local disse que um míssil ucraniano foi derrubado pelas defesas aéreas na quinta-feira perto de Morozovsk, onde há uma base aérea russa.

"Na área de Morozovsk, um sistema de defesa aérea disparou, destruindo um míssil ucraniano", disse o governador Vasily Golubev.

"Os militares estão a fazer o seu trabalho. Fiquem calmos".
pub