Direita grega anuncia moção de censura ao Governo por acordo sobre Macedónia

| Mundo

|

O líder da oposição de direita grega, Kyriakos Mitostakis, anunciou hoje que vai apresentar uma moção de censura ao Governo de Alexis Tsipras para bloquear o acordo entre Antenas e Skopje sobre o nome da Macedónia.

Mitostakis, que falava no parlamento, disse que a moção "contra o governo" vai ser entregue hoje à tarde, depois da votação do último pacote de medidas exigido pelos credores internacionais à Grécia.

A moção da Nova Democracia põe em causa o direito do Governo de fechar um tal acordo sem consultar o parlamento.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e o homólogo macedónio, Zoran Zaev, anunciaram na terça-feira um acordo para renomear a ex-república jugoslava República da Macedónia do Norte, pondo fim a uma disputa de décadas que impediu o pequeno país balcânico de aderir a instituições internacionais como a NATO.

O acordo foi criticado em ambos os países e, na Grécia, foi nomeadamente posto em causa pelo parceiro de coligação de Tsipras, Panos Kamenos.

Tópicos:

Antenas,

A informação mais vista

+ Em Foco

O ministro dos Negócios Estrangeiros considera, em entrevista à Antena 1, que Portugal tem a vantagem de não ter movimentos populistas organizados.

    Segundo um relatório da Amnistia Internacional, o número de mulheres vítimas de violência doméstica em Portugal continua elevado.

      Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

        Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.