Diretor cessante da CIA aconselha Trump a ter cuidado com as palavras

por Lusa

Washington, 16 jan (Lusa) -- O diretor cessante da CIA, John Brennan, criticou no domingo o Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, aconselhando-o a ter cuidado com o que diz e sugerindo que este não compreende os desafios colocados pela Rússia.

As palavras de Brennan -- que rapidamente geraram resposta de Trump no Twitter -- foram o último `tiro` numa `batalha` entre o líder republicano e os serviços de informação, que concluíram que Moscovo interferiu nas eleições de novembro.

Trump, que toma posse como Presidente na sexta-feira, tem elogiado Vladimir Putin, dizendo que se o Presidente russo "gosta" dele, tal representa uma mais-valia para reparar as relações com Moscovo.

O comité dos serviços de inteligência do Senado lançou uma investigação à alegada interferência de Moscovo na política norte-americana -- que pode forçar dirigentes das administrações de Obama e Trump a testemunhar.

"Não acho que ele compreende totalmente as capacidades russas, as intenções da Rússia e as suas ações", disse Brennan sobre Trump na televisão Fox News, no domingo.

"Acho que Trump tem de ser muito disciplinado em relação ao que diz publicamente. Vai ser, daqui a poucos dias, a pessoa mais poderosa do mundo, ocupando o lugar de topo do Governo dos Estados Unidos, e acho que tem de reconhecer que as suas palavras têm impacto", afirmou,

O diretor da CIA acrescentou ainda que Trump terá "a oportunidade de fazer algo pela segurança nacional, ao invés de falar e escrever no Twitter".

"A espontaneidade não é algo que proteja os interesses da segurança nacional", rematou.

Tópicos
pub