Do esgoto para um copo de cerveja: como Lisboa recicla a água

por RTP

Fotografia: Águas do Tejo Atlântico

Um dos objetivos para a sustentabilidade na União Europeia é o uso da água reciclada. As águas residuais podem ser transformadas em inúmeros produtos, reduzindo o desperdício. Em Lisboa, este processo deu origem à primeira cerveja portuguesa feita com água reciclada.

O que desce pela sanita pode acabar como cerveja num copo. O processo começa numa Fábrica de Água, termo que rebatizou as antigas ETAR (Estações de Tratamento de Águas Residuais), em virtude dos vários produtos que conseguem agora fabricar.  

Para se tornar potável, a água desinfetada é tratada em laboratório e segue para uma cervejaria artesanal. A cerveja não é para venda ao público mas sim para "virar" mentalidades. 

Quase um quinto do território europeu é afetado pela falta de água, principalmente no Mediterrâneo. Mas dos 40 mil milhões de metros cúbidos que dão entrada nas estações europeias todos os anos apenas 2,5% são reciclados.

Uma proposta da italiana Simona Bonafé, deputada socialista ao Parlamento Europeu, estabelece regras de higiene que tornam mais seguro o uso da água reciclada na agricultura. 

A Fábrica de Água de Alcântara recebe as águas residuais de grande parte do concelho de Lisboa. Além de as tratar para devolver ao meio ambiente, pode produzir fertilizantes com os sólidos recolhidos ou energia com o gás libertado durante o processo. A água limpa é também usada para rega municipal ou para a lavagem de viaturas. 

Lisboa, que será Capital Verde Europeia em 2020, prevê uma redução de 75% do uso de água potável em serviços municipais, substituíndo-a por água reciclada.
pub