Donald Trump a horas de anunciar nova candidatura à Casa Branca

por Inês Moreira Santos - RTP
Gaelen Morse - Reuters

Sem dar muitos detalhes, Donald Trump já tinha prometido fazer um "grande anúncio" na noite desta terça-feira. E é sem suspense que se aguarda que o ex-presidente dos Estados Unidos comunique, num discurso transmitido na sua mansão em Mar-a-Lago, que se vai candidatar à eleição presidencial de 2024. Todavia, com os resultados do Partido Republicano aquém do esperado nas eleições intercalares, alguns dos antigos apoiantes consideram que está na hora "de seguir em frente" e nomear outro candidato do partido para a corrida à Casa Branca.

Espera-se que Trump anuncie a nova candidatura esta terça-feira, por volta das 21h00 (hora local), num discurso no salão de festas do seu resort em Mar-a-Lago, e apresente os objetivos políticos que serão o centro da campanha eleitoral. O motivo da comunicação já tinha sido confirmado, na semana passada, por um conselheiro republicano.

"Trump vai anunciar na terça-feira que é candidato às eleições presidenciais. E será um anúncio muito profissional", declarou o seu conselheiro de longa data Jason Miller.

De acordo com os assessores do republicano, o discurso estava a ser finalizado por uma equipa política para que fosse transmitido com “seriedade” e convencesse mais eleitores para um segundo mandato na Administração norte-americana. Contudo, os assessores políticos admitem a tendência de Trump para se desviar do alinhamento e dizer o que quer, muitas vezes focando-se em assuntos como as alegadas “fraudes eleitorais” das últimas eleições.

Após os resultados das eleições intercalares da última semana e ainda com a investigação do ataque ao Capitólio em curso, o Partido Republicano não está na melhor fase política e Donald Trump está ciente disto, vendo-se obrigado a assumir parte da culpa pela vitória democrata. Para alguns conselheiros republicanos, a melhor opção era adiar o “grande anúncio, mas Trump recusou com receio de parecer politicamente vulnerável pelos resultados das Intercalares.
Republicanos afastam-se de recandidatura de Trump
Esta é a terceira candidatura de Donald Trump à Casa Branca. Mas mesmo que a sua influência no Partido Republicano se mantenha o multimilionário norte-americano saiu enfraquecido das intercalares de terça-feira, nas quais muitos dos candidatos que apoiou saíram derrotados. Além disso, o governador da Florida, Ron DeSantis, foi reeleito e consolidou o lugar como potencial concorrente de Trump para a indicação republicana à Presidência dos EUA.

O que é certo é que o apoio a esta nova candidatura parece estar a ser reduzido. Nas últimas semanas, antigos e atuais membros republicanos do Congresso norte-americano não se têm comprometido com a possibilidade de apoiar Trump nas próximas eleições.

"Há muitas atitudes negativas em relação a Trump", disse o deputado Troy Nehls ao Houston Morning News.

E no programa Dom Giordano, uma estação de rádio conservadora da Pensilvânia, o ex-senador Rick Santorum comparou Trump a Moisés na Bíblia, mas admitiu que era “hora de seguir em frente”.

“Ele mudou, transformou o Partido Republicano, mas isso não significa necessariamente que ele seja a pessoa certa para realmente liderar o partido rumo a uma era de governança e prosperidade”, disse Santorum.

“Pode apenas ficar feliz por ser como Moisés e é hora de virar a página”, acrescentou Santorum, que endossou Trump em 2016.

E o ex-deputado da Carolina do Norte, Mark Walker, criticou Trump por apoiar Mehmet Oz, numa entrevista a uma rádio local, afirmando que estava a apostar “no cavalo errado”.

“Se estamos a pensar a longo prazo, Ron DeSantis pode ser a pessoa certa”, acrescentou.

Com outros potenciais candidatos na mira dos republicanos, a indicação de Trump pelo partido para as eleições de 2024 ainda não é certa. E considerando este novo panorama republicano, o ex-presidente parece mais ansioso por anunciar a sua candidatura, esta terça-feira.

Tópicos
pub