Donald Trump quer "sanções mais fortes" contra a Coreia do Norte

por Graça Andrade Ramos - RTP
Kevin Lamarque - Reuters

Na presença dos embaixadores da ONU, num encontro na casa Branca, o Presidente dos EUA disse que o Conselho de Segurança da ONU deve estar pronto a impor sanções "mais fortes" à Coreia do Norte, devido aos seus programas nuclear e balístico.

"O statu quo na Coreia do Norte é inaceitável e o Conselho de Segurança deve estar pronto a impor novas sanções mais fortes", declarou Donald Trump, acrescentando: "é uma real ameaça ao mundo".

"A Coreia do Norte é um verdadeiro problema mundial e e um problema que devemos resolver", afirmou o Presidente dos EUA.

O assunto foi igualmente debatido num telefonema entre Trump e a chanceler alemã Angela Merkel, revelou a Casa Branca.

Ambos abordaram o "desafio urgente em termos de segurança" que representa a Coreia do Norte, ressalvou o comunicado.

Quinta-feira passada o Conselho de segurança aprovou uma resolução contra a Coreia do Norte, sublinhando a possibilidade de novas sanções ao condenar o mais recente teste de míssil norte-coreano.

A menção explícita de sanções - e não de "medidas complementares" como referiam textos precedentes - é um sinal de maior severidade da comunidade internacional em relação ao regime liderado por Kim Jong Un.

Os 100 senadores norte-americanos foram igualmente convocados para uma reunião sobre a Coreia do Norte, na Casa Branca quarta-feira, de caracter excecional e informal, na presença das chefias militares, dos serviços de informação e de diplomatas, anunciou entretanto o Pentágono.

A Coreia do Norte ameaçou domingo afundar um porta-aviões norte-americano, numa reação aos exercícios conjuntos dos Estados Unidos e Japão no Mar das Filipinas e dizendo que está pronta para uma guerra nuclear se for atacada pelos EUA.
pub