É estratégico reforçar relações com Brasil- embaixador britânico

por Lusa

São Paulo, Brasil, 24 jun (Lusa) - O embaixador britânico no Brasil, Alexander Ellis, disse hoje, após um encontro com o ministro das Finanças, Henrique Meirelles, que é estratégico reforçar as relações bilaterais com o Brasil e que o seu país continuará aberto a acolher imigrantes brasileiros qualificados.

Alexander Ellis valorizou as relações entre o Reino Unido e o Brasil, dizendo que são antigas e continuarão a crescer.

"Se olharmos para nossa relação [entre o Reino Unido e o Brasil], ela é muito antiga. Tão antiga como o Brasil. Meu trisavô chegou ao Rio de Janeiro em 1870. A relação humana, comercial, de investimento tem crescido muito. Tudo isso vai avançar, não retroceder", afirmou o diplomata britânico, citado pela Agência Brasil.

O ministro da Fazenda e o diplomata discutiram a situação política nos dois países e também abordaram a participação do Reino Unido em investimentos em infraestruturas e projetos verdes no Brasil.

"Queremos reforçar, em novos moldes, as relações estratégicas entre meu país, que é a quinta maior economia do mundo, e o Brasil, que tem uma economia mais ou menos do mesmo tamanho", disse.

Em relação aos imigrantes brasileiros que vivem no Reino Unido, Alexander Ellis reiterou que nada mudará de imediato e lembrou que há muitos brasileiros estudantes, pesquisadores e trabalhadores que vivem no país europeu.

"Esperamos continuar a receber muitos talentos que o Brasil tem", concluiu.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair a União Europeia (UE), depois de o `Brexit` ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira, cuja taxa de participação foi de 72,2%.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou na sexta-feira a sua demissão com efeitos em outubro.

Numa primeira reação, os presidentes das instituições europeias (Comissão, Conselho, Parlamento Europeu e da presidência rotativa da UE) defenderam um `divórcio` o mais rapidamente possível, "por muito doloroso que seja o processo".

pub