Enviados 450 soldados para reforçar segurança em estado mexicano de Sinaloa

por Lusa

O exército mexicano destacou na terça-feira 450 soldados no estado de Sinaloa para reforçar a segurança, depois de um aumento da violência e a recente fuga de cinco condenados por narcotráfico de uma prisão local.

O comandante da terceira região militar, Juan Ernesto Antonio Bernal Reyes, confirmou a chegada dos militares a bordo de três aviões Boeing que aterraram na base aérea militar do estado.

"A nossa missão essencial é apoiar a segurança pública para melhorar os níveis de segurança, prosperidade e desenvolvimento", disse em comunicado.

A 16 de março, fugiram da prisão de Aguaruto, em Culiacán, o filho do narcotraficante Juan José Esparragoza, "El Azul", e quatro presos considerados perigosos.

A fuga, pela qual estão a ser investigadas as autoridades e guardas da prisão, foi atribuída à corrupção e falta de preparação do sistema penitenciário estatal.

Nas últimas semanas registaram-se homicídios de várias pessoas em municípios de Sinaloa.

A 15 de março foram dados como desaparecidos oito jovens que tinham sido detidos por polícias e presumivelmente entregados a membros do crime organizado.

 

 

Tópicos
pub