Estados Unidos aprovam colonatos israelitas mas União Europeia discorda

por Antena 1

A União Europeia diz não estar de acordo com os Estados Unidos sobre os colonatos israelitas. A responsável pela diplomacia europeia afirma em comunicado que a União Europeia reafirma a condenação de colonização israelita e considera a posição da administração norte-americana contrária ao Direito internacional.

Federica Mogherini acrescenta que a colonização israelita compromete a solução dois Estados e a perspetiva de uma paz duradoura conforme está estabelecido na resolução 2334 do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

É esta a reação da União Europeia depois de os Estados Unidos terem dito que deixam de considerar ilegais os colonatos israelitas em território palestiniano. A decisão foi comunicada por Mike Pompeo, o chefe da diplomacia norte-americana.

A France Press acrescenta que esta decisão pode ser interpretada como um apoio ao ainda primeiro-ministro israelita. Benjamin Netanyahu propôs a anexação de uma parte dos colonatos na Cisjordânia ocupada.

A Autoridade Palestiniana já reagiu a esta decisão. Um comunicado do porta-voz da presidência palestiniana lembra que os Estados Unidos não têm autoridade para anular as disposições do Direito Internacional e também não têm o direito de legalizar colonatos israelitas.

O gabinete do primeiro-ministro israelita também reagiu e informou que a decisão da Administração norte-americana corrige um erro histórico.

Benjamin Netanyahu diz que a decisão reflete uma verdade histórica - a de que o povo judeu não é colonizador na Judeia e Samaria. Os judeus são assim designados precisamente porque são o povo da Judeia.

A ocupação de territórios palestinianos é considerada ilegal pelas Nações Unidas e por uma grande parte da comunidade internacional.
pub