EUA declinam convite para conferência de paz sobre Afeganistão em Moscovo

por Lusa
Andrew Biraj - Reuters

Os Estados Unidos rejeitaram participar numa conferência de paz sobre o Afeganistão organizada pela Rússia, que vai decorrer a 14 de abril, em Moscovo, anunciaram fontes do Departamento de Estado norte-americano.

As mesmas fontes, citadas pela agência noticiosa espanhola EFE, não explicaram por que razão os Estados Unidos não vão assistir a uma conferência para a qual foram convidados, a qual deve contar com uma dezena de outros países participantes, como o Paquistão, Irão ou Índia.

De acordo com a a Sputnik, agência de notícias próxima de Moscovo, os rebeldes talibãs não vão participar na conferência.

Em fevereiro, a Rússia convocou uma reunião a seis sobre a paz no Afeganistão, na qual participaram, além de Moscovo e Cabul, a China, Irão, Índia e Paquistão.

A 09 de março, o chefe das tropas norte-americanas no Médio Oriente, o general Joseph Votel, defendeu no Congresso um reforço da presença militar dos Estados Unidos no Afeganistão, numa inversão da estratégia de decréscimo adotada nos últimos anos.

Questionado sobre medidas para ajudar o governo afegão a recuperar vantagem sobre os rebeldes talibãs, o general considerou que "isso implica forças [norte-americanas] suplementares para que a missão de aconselhamento e de assistência seja mais eficaz".

No início de fevereiro, o comandante das forças norte-americanas no Afeganistão, o general John Nicholson, já tinha pedido um reforço das tropas da NATO naquele país, mencionando "o impasse" em que se encontram as forças afegãs face aos talibãs.

Tópicos
pub