EUA preparados para usar a força contra Coreia do Norte “se necessário”

por RTP
Mike Segar - Reuters

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU não afastou a hipótese de uma intervenção militar na Coreia do Norte para travar o programa nuclear do país. Durante a reunião de urgência do Conselho de Segurança, Nikki Haley assumiu que se estava a esgotar a possibilidade de uma solução diplomática.

A responsável adiantou que, nos próximos dias, vai ser apresentada uma resolução à altura da escalada de violência por parte da Coreia do Norte. A Rússia já fez saber que é contra a imposição de novas sanções à Coreia do Norte.

Nikki Haley foi, no entanto, incisiva. “Uma das nossas capacidades está na nossa considerável força militar. Iremos usá-la se for necessário, mas preferimos não ir nessa direção”, disse Haley. A embaixadora voltou a pedir à China, o maior aliado da Coreia do Norte, que coloque pressão sobre Pyongyang.

A embaixadora considera que as mais recentes ações da Coreia do Norte estão “a fechar rapidamente a hipótese de uma solução diplomática”, assegurando que os Estados Unidos estão preparados para defender o país e os seus aliados.

A reunião das Nações Unidas surge na sequência de testes balísticos realizados pela Coreia do Norte. O último teste realizado, já esta semana, envolveu um míssil balístico que Pyongyang afirma ter a capacidade de atingir o Alasca.

A embaixadora norte-americana revelou que os Estados Unidos vão propor novas sanções a aplicar pelas Nações Unidas à Coreia do Norte, mas não especificou os detalhes da proposta.

A Rússia argumentou na quarta-feira que o uso de força military não deveria ser considerado contra a Coreia do Norte e pediu uma interrupção da implementação de um sistema de defesa de mísseis dos EUA na Coreia do Sul. O representante russo nas Nações Unidas considerou que as tentativas de “estrangular” Pyongyang economicamente são “inaceitáveis e que as sanções não iriam resolver o problema.

A China voltou a pedir contenção, solicitando que se "evitem atos provocatórios e uma retórica beligerante".
Seul realiza mais manobras com mísseis
O exército sul-coreano realizou hoje novas manobras com fogo real, que incluíram o lançamento de vários mísseis guiados numa nova demonstração de força para responder ao mais recente ensaio de míssil pela Coreia do Norte.

O exercício, realizado nas águas do Mar do Japão, envolveu a marinha e força aérea, disse à agência espanhola Efe um porta-voz do Ministério de Defesa sul-coreano.

Foi simulado um ataque por mar e no decurso das manobras foram disparados mísseis anti-navio "Haeseong" e "Harpoon" e mísseis terra-ar "AGM-65 Maverick".

Estes exercícios foram realizados dois dias depois de a Coreia do Norte ter lançado o primeiro míssil balístico intercontinental (ICBM) e um dia depois de os exércitos sul-coreano e norte-americano terem realizado também testes de mísseis para responder a Pyongyang.

c/Lusa
Tópicos
pub