EUA. Senadores a monte para não aprovarem protecção ambiental

por RTP
Polícia estadual do Oregon Jim Urquhart, Reuters

A polícia estadual do Oregon anda à procura de onze senadores republicanos, que abandonaram uma reunião na quinta feira para não serem derrotados numa votação sobre medidas de protecção ambiental. Um dos fugitivos avisou que a polícia será enfrentada a tiro se tentar detê-lo.

Os senadores encontravam-se em minoria e a única forma que lhes ocorreu de impedirem uma votação em que teriam de votar vencidos foi retirarem-se, para provocarem a falta de quorum (dos 30 senadores do Estado, têm de estar presentes pelo menos 20). Depois, passaram à clandestinidade para a polícia não poder trazê-los coercivamente ao Senado do Oregon.

A votação diz respeito a um projecto de lei visando a redução das emissões de CO2, escalonada até ao ano 2035. Os senadores republicanos têm argumentado que a nova legislação iria aumentar os custos da protecção ambiental e custaria muitos postos de trabalho naquele Estado, em especial na indústria da madeira e na agricultura.

Ao abandonarem em conjunto a reunião da semana passada, os senadores explicaram, em palavras de um dos membros do grupo, Herman Baertschinger, citadas no New York Times, que "este é o único meio que temos para fazer pressão", e de levar a maioria democrata do Oregon a tomar em conta a totalidade da população.

A governadora do Estado, Kate Brown, começou por exigir a apresentação dos fugitivos e por anunciar que estes seriam penalizados em 500 dólares por cada dia de ausência. Como a ameaça não resultou, emitiu depois os mandados de captura.

Um dos fugitivos, Brian Boquist, respondeu a esta segunda notícia, aconselhando que apenas polícias sem família e bem armados participem na caça aos senadores. E concluía, ameaçadoramente, que não tenciona acabar como preso político.


Segundo a BBC, tem havido entretanto incidentes parecidos noutros Estados norte-americanos.

pub