Ex-presidente das Maldivas ferido em atentado à bomba

por Lusa
Mohamed Nasheed foi alvo de um atentado quando entrava no carro Dinuka Liyanawatte - Reuters (arquivo)

O antigo presidente das Maldivas e atual líder do parlamento, Mohamed Nasheed, ficou ferido na sequência da explosão de uma bomba na capital, Malé, na quinta-feira, disseram as autoridades.

O político, de 53 anos, estava prestes a entrar no carro quando uma bomba escondida numa motocicleta explodiu.

"Nasheed escapou a uma tentativa de assassínio", disse um funcionário do governo à agência de notícias France-Presse (AFP). "Ele está ferido, mas em estado estável", acrescentou.

As forças de segurança isolaram a área onde teve lugar o ataque.

Um membro da família, que pediu para não ser identificado, adiantou à AFP que o antigo presidente apresenta vários ferimentos e que se encontra consciente. Um dos guarda-costas também foi hospitalizado.

Atualmente "está sob anestesia (...) e tem uma ferida profunda num dos braços", detalhou.

A polícia confirmou que o ex-presidente ficou ferido e hospitalizado, mas não deu mais pormenores.

A explosão ocorreu pouco antes de um recolher obrigatório noturno previsto para a capital, no âmbito das restrições sanitárias para combater a pandemia da covid-19.

Mohamed Nasheed tornou-se no primeiro presidente democraticamente eleito das Maldivas nas primeiras eleições multipartidárias, em 2008.

Em 2012 foi deposto num golpe de Estado e condenado a 13 anos de prisão em 2015 por acusações de terrorismo, um veredito que foi denunciado por organizações de direitos humanos como sendo de motivação política.

Autorizado a sair da prisão para tratamento médico, Mohamed Nasheed exilou-se no Reino Unido, mas regressou ao país em 2018, para se tornar, nas eleições de 2019, presidente do parlamento. o segundo cargo na hierarquia do Estado.
Tópicos
pub