Explosão em central hidroelétrica em Itália faz pelo menos quatro mortos

Uma explosão numa central hidroeléctrica em Bargi, na área metropolitana de Bolonha, fez pelo menos quatro mortos. De acordo com as autoridades italianas, há três pessoas feridas e cinco desaparecidas, na sequência do incidente que ocorreu na tarde desta terça-feira.

Inês Moreira Santos - RTP /
Claudia Greco - Reuters

O fogo terá começado a cerca de 30 metros de profundidade, num dos transformadores da central, de acordo com a empresa italiana de distribuição de energia Enel. O incidente aconteceu por volta das 15h00 (hora local) numa barragem do lago Suviana, um dos três lagos artificiais que alimentam a central eléctrica.

A prefeitura da capital da região informou, inicialmente, a agência France Presse que há “12 pessoas afetadas: três mortos, três feridos e seis desaparecidos”.

Entretanto, as autoridades confirmaram a quarta morte.



O grupo italiano Enel Green Power, subsidiária especializada em energias renováveis ​​da Enel, informou num comunicado que “deflagrou um incêndio que afetou um transformador da central hidroelétrica” e garantiu que “todas as medidas de segurança” foram rapidamente ativadas para permitir a "retirada adequada do pessoal" no local.

“Após uma primeira investigação, a bacia da barragem da central de Bargi não foi danificada e está segura”.

Um porta-voz da Enel esclareceu posteriormente que a barragem não foi danificada pela explosão mas que a produção de energia foi interrompida, sem que isso tenha impacto no "fornecimento de eletricidade a nível local e nacional".

Segundo disse à televisão local o chefe dos bombeiros de Bolonha, Calogero Turturici, não é possível determinar de imediato as causas deste acidente. As instalações onde ocorreu a explosão estão parcialmente inundadas e cheias de fumo e, por isso, inacessíveis.

“Estamos a acompanhar a evolução deste assunto com preocupação”, reagiu o vice-primeiro-ministro Antonio Tajani no X.

Já o prefeito da cidade vizinha de Camugnano, Marco Masinara, disse que foram já identificados três corpos e confirmou que quatro pessoas estão desaparecidas e que as três que ficaram "gravemente feridas" foram levadas para o hospital.

Segundo Masinara, informações preliminares indicavam que o incidente teria ocorrido devido a um defeito numa turbina. Problema não confirmado pela empresa.

“Parece que houve um desabamento da laje e o resgate é difícil porque muita água inundou o oitavo andar do subsolo”, disse ainda o governante.

"É um acidente muito grave", disse, citado no jornal italiano Corriere della Sera. "É um acidente de trabalho terrível, uma tristeza enorme: toda uma comunidade foi atingida, a nossa e a da Enel, que tem aqui laços fortes com todas as pessoas que trabalharam na central durante anos".

A primeira-ministra de Itália, Giorgia Meloni, já reagiu ao acidente.

"É com apreensão que acompanho as terríveis notícias sobre a explosão numa central hidroeléctrica na barragem de Suviana, nos Apeninos bolonheses"
, escreveu na rede social X. "Toda a minha solidariedade e do Governo para com as famílias das vítimas e os feridos envolvidos"




com agências
PUB