Explosão em Roma

por RTP

A polícia italiana deixa para já de lado a hipótese de atentado na explosão que ocorreu no pátio interior dos correios de Via Marmorata, em Roma. Não há feridos a registar, já que a detonação terá acontecido quando ninguém se encontrava no local. Os peritos da polícia estão agora a analisar os estilhaços no local e duas garrafas de plástico de meio litro contendo restos de líquido inflamável.

A explosão ocorreu às primeiras horas da manhã desta sexta-feira nas instalações de um posto dos correios nos arredores da capital italiana. A polícia deslocou-se para o local, onde recolheu estilhaços do engenho detonado e que agora serão analisados laboratorialmente.

Inicialmente, foi colocada em cima da mesa a hipótese de se tratar de um grande grande petardo ou uma carta-armadilhada. A polícia descarta a ideia de atentado, falando agora de uma acção apenas para chamar a atenção, sem o objectivo de atingir ninguém.

A jornalista da RTP Fátima Campos Ferreira está em Roma e esta manhã, no Bom Dia Portugal, adiantou mais pormenores sobre o que aconteceu.


O engenho foi deixado no local ou foi atirado por alguém para dentro do parque. A agência de notícias Ansa avança que poderá tratar-se de um engenho explosivo colocado dentro de um recipiente de plástico e posteriormente deixado no chão entre dois carros.

Há ainda a possibilidade de se ter tratado de uma explosão controlala à distância. Entretanto, testemunhas falam de duas explosões, um primeiro estrondo mais forte seguido de uma exposão fraca.
Não há feridos
O local foi evacuado e isolado. A Procuradoria de Roma abriu um inquérito aos acontecimentos.A explosão provocou momentos de pânico entre as pessoas que se encontravam nos correios, mas sem consequências físicas.

Apenas danos nas viaturas e uma mancha negra na paredes e pedaços do engenho no chão, que foram recolhidos pela equipa da polícia enviada ao local.

As explicações poderão ainda vir das imagens de videovigilância recolhidas pelas câmaras instaladas no local e que merecerão a atenção das autoridades.
pub