Explosão faz cinco feridos junto a estação de metro em Istambul

por Paulo Alexandre Amaral - RTP
Osman Orsal, Reuters

Uma explosão junto a uma estação de metro em Istambul, na Turquia, fez pelo menos cinco feridos. As autoridades apontam para uma bomba artesanal, que foi accionada no lado europeu da cidade durante a hora de ponta, obrigando a interromper a circulação no metropolitano. Está também em cima da mesa a tese de acidente com um transformador eléctrico.

“O tráfego em todo o metro foi suspenso devido ao som do que pareceu uma explosão. A origem do som ainda é desconhecida", informou a câmara municipal de Istambul, maior cidade do país e capital económica da Turquia.

A explosão aconteceu próximo da estação de metro de Bayrampasa, uma zona misto de industrial e residencial que fica na parte europeia da cidade.

Inicialmente, uma das televisões que noticiaram a explosão falou de uma vítima mortal, mas um responsável municipal apenas confirmaria a existência de cinco pessoas feridas.


Video: The Guardian


A 10 de Outubro, um atentado em Ancara fez 103 vítimas mortais.As autoridades turcas estão em alerta máximo desde as explosões que fizeram mais de cem vítimas mortais na capital Ancara, no início de Outubro.

Já em Julho, um ataque semelhante havia custado a vida a 33 pessoas em Suruc, pequena cidade junto da fronteira com a Síria.

Estes ataques foram atribuídos a militantes do Estado Islâmico. Entretanto, ainda não há qualquer indicação nesse sentido no que respeita ao ataque desta tarde.
Tese de acidente eléctrico
Alguns media turcos avançaram entretanto com a hipótese de a explosão ter sido provocada por um acidente com um transformador mas, oficialmente, não há qualquer confirmação.

“Uma explosão ocorreu perto de Kadife (…) A origem da explosão não é clara. Estamos a analisar todas as hipóteses”, afirmou o governador de Istambul, em declarações recolhidas pela agência Anatólia.
Tópicos
pub