Explosão no nordeste de Espanha faz acionar alerta de emergência química

por RTP
A empresa onde ocorreu a explosão dedica-se à produção de derivados de petróleo Foto: Jaume Sanjuan - EPA

Uma forte explosão originou na noite de terça-feira um incêndio de grandes dimensões na zona industrial da petroquímica de Tarragona, para onde foram deslocados os bombeiros da Generalitat da Catalunha e equipas de emergência e fez acionar o alerta de emergência química. O jornal El Mundo diz que uma pessoa morreu e pelo menos oito ficaram feridas.

De acordo com os bombeiros, a explosão ocorreu às 18h45 locais (17h45 em Lisboa), por motivos que estão a ser investigados, e foi percetível em toda a zona situada perto da petroquímica, referiu a agência noticiosa Efe.

O jornal espanhol Vanguardia avançou que a vítima mortal deste acidente morreu quando um edifício colapsou na sequência das ondas de choque geradas pela explosão.

Entre as pessoas feridas, duas estão em estado crítico, outra em estado grave e as restantes cinco apresentam ferimentos leves. Há também uma pessoa desaparecida, funcionária da empresa onde ocorreu a explosão.


Na rede social Twitter, os serviços de emergência para a região da Catalunha identificaram a explosão como um "acidente químico" e aconselharam os residentes a permanecerem em casa como medida de precaução.

As vias de acesso ao local encontram-se encerradas e foi interrompida a circulação de comboios naquela área de Tarragona.

De acordo com as autoridades, “não há sinais de uma nuvem tóxica” na zona.

A empresa onde ocorreu a explosão chama-se Industrias Químicas del Óxido de Etileno (IQOXE) e dedica-se à produção de derivados de petróleo.

Os bombeiros tiveram de encontrar a melhor forma de lidar com as chamas, tendo em conta os materiais químicos envolvidos, mas dizem que o fogo está agora "controlado".

No local estiveram cerca de 20 veículos dos bombeiros, 11 veículos de emergência médica e um helicóptero.

O presidente da Generalidade da Catalunha, Quim Torra, assim como o vice-presidente, Pere Aragonès, e o ministro espanhol do Interior, Miquel Buch, deslocaram-se ao local.

Pedro Sánchez, recentemente reeleito Presidente do Governo de Espanha, mostrou o seu apoio à população e aos bombeiros através do Twitter e disse estar em contacto com Quim Torra.


“Permanecemos muito atentos às informações que nos chegam sobre o incêndio na petroquímica em Tarragona, que já provocou vários feridos e inúmeros danos. Contactei o presidente da Generalidade para lhe oferecer todo o apoio que seja necessário”, escreveu Sánchez.
Tópicos
pub