Fabius candidato à investidura socialista para presidenciais de 2007

por Agência LUSA

O antigo primeiro-ministro Laurent Fabius entrou na corrida para ser candidato do Partido Socialista na eleição presidencial de 2007 na França.

"Decidi, se os militantes socialistas o quiserem, ser candidato à presi dência da República", disse Fabius sob os aplausos de centenas de militantes reu nidos em Fleurance, no sudoeste do país.

"Desejo que nos próximos meses possa haver um candidato que fale aos as salariados, que faça da habitação, do emprego e da saúde mensagens fortes da cam panha", acrescentou Laurent Fabius, cuja candidatura se reclama de esquerda.

Laurent Fabius é o terceiro candidato à investidura do PS francês às el eições presidenciais, depois da entrada na corrida de Dominique Strauss-Kahn e d e Ségolène Royal, favorita nas sondagens.

Antigo chefe do governo sob a presidência de François Mitterrand, de 19 84 a 1986, Laurent Fabius fez campanha pelo "não" ao tratado constitucional euro peu em 2005, apesar de uma decisão da maioria do PS de apoiar o texto.

A entrega de candidaturas decorre até à próxima terça-feira na sede do Partido socialista em Paris e os cerca de 200.000 membros do PS votarão para des ignar o seu candidato em 16 de Novembro, depois em 23 do mesmo mês se houver uma segunda volta.

De acordo com as sondagens, apenas Ségolène Rpyal parece actualmente em condições de rivalizar com o candidato provável do partido de direita UMP, o mi nistro do Interior Nicolas Sarkozy.

JMS.

Lusa/Fim


pub