Filipe Nyusi em Portugal com defesa e agricultura na agenda

por Lusa
Questões de defesa e agricultura estão na agenda de Filipe Nyusi durante a visita a Portugal Lehtikuva/Vesa Moilanen via Reuters

O presidente moçambicano, Filipe Nyusi inicia esta sexta-feira e até domingo uma visita de trabalho a Portugal, a convite de Marcelo Rebelo de Sousa.

Os dois chefes de Estado vão abordar o treino de forças especiais para combate em Cabo Delgado, cuja missão da União Europeia (UE) tem sido liderada por Portugal, refere-se em comunicado da presidência moçambicana.

A agenda inclui ainda iniciativas em busca de "novas oportunidades de cooperação nos setores da agricultura, turismo e trabalho", acrescenta.

Filipe Nyusi vai, igualmente, manter conversações oficiais com o primeiro-ministro, António Costa, e dirigir uma mesa-redonda sobre agronegócios e turismo.

O estadista moçambicano será igualmente convidado de honra na inauguração do hotel Montebelo Mosteiro de Alcobaça, do grupo Visabeira, que detém unidades hoteleiras em Moçambique.

Nyusi segue para Portugal após uma visita à Finlândia e será acompanhado por quatro ministros com as pastas dos Negócios Estrangeiros, Agricultura, Justiça e Turismo.

A visita acontece dois meses e meio depois de António Costa ter liderado uma comitiva portuguesa que viajou a Maputo para a V Cimeira entre os dois países, acolhida por Filipe Nyusi.

pub