Forte sismo de 7.5 sacudiu a Cidade do México

| Mundo

|

Foi um tremor prolongado que trouxe os habitantes da Cidade do México para a rua em pânico. O epicentro do sismo terá sido no estado de Oaxaca, perto da costa do Pacífico.

Os serviços sismológicos mexicanos publicaram na rede social Twitter os pomenores registados preliminarmente.

De acordo com o serviço de vigilância norte-americano, USGS, o abalo ocorreu pouco antes das seis da tarde locais (mais seis horas em Portugal) a 43 quilómetros de profundidade e a dois quilómetros a sueste de Pinotepa de Don Luis, no estado de Oaxaca.

A área já tinha sido afetada por um grande sismo em setembro passado, que causou pelo menos 286 mortos e o colpaso de vários edifícios além de estragos avultados.

O abalo de hoje foi sentido durante vários segundos na capital do México. De acordo com a agência Reuters, o tremor de terra fez abanar violentamente vários edifícios.

Jornalistas mexicanos que testemunharam o corrido dizem que alguns prédios mais altos oscilaram durante mais de um minuto.

Milhares de pessoas juntaram-se nas ruas já apinhadas de foliões que se tinham juntado para celebrar o ano novo chinês.

O abalo sentiu-se também noutros pontos do país, como Oaxaca e Guerrero, e até mesmo na vizinha Guatemala.

Apesar da violênciado do tremor de terra, não foi emitido nenhum alerta de tsunami, nem o Serviço Nacional de Proteção Civil do país emitiu relatórios de vítimas ou de estragos.

O Presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, divulgou na rede social Twitter que devido ao sismo foram ativados os protocolos da Proteção Civil. Também o governador da Cidade do México anunciou a ativação do Protocolo de Revisão da capital, que acompanha este tipo de emergências.

Nas redes sociais a maioria dos comentários referia que o abalo se "sentiu mesmo forte" mas sem referir vítimas ou estragos significativos.

A informação mais vista

+ Em Foco

O Conselho Europeu informal de Salzburgo tem em cima da mesa dossiers sensíveis, com a imigração e o Brexit no topo da agenda. A RTP preparou um conjunto de reportagens especiais sobre esta cimeira.

    Nas eleições primárias, alguns dos mais conceituados senadores democratas foram vencidos por candidatos mais jovens, progressistas e, alguns deles, socialistas.

      Em 1995, dois estudantes desenvolveram um motor de pesquisa. Dois anos depois, Andy Bechtolsheim passou um cheque no valor de 100 mil dólares. Nesse dia, fez-se história: a Google nasceu.

        A Austrália enfrenta a maior seca de que há memória, afetando agricultores e criação de gado.