França: "coletes amarelos" ponderam participar em greve geral

| Mundo

|

A Confederação Geral do Trabalho (CGT) convocou uma jornada de greve e manifestações em 5 de fevereiro. Eric Drouet, um símbolo dos "coletes amarelos", apelou à participação do movimento na greve.

Eric Drouet, camionista e figura emblemática do movimento dos "coletes amarelos", celebrizou-se por ter sido preso quando manteve a convocatória de uma manifestação por altura do Natal, quando o movimento já parecia começar a refluir. A sua prisão suscitou uma vaga de solidariedade, que foi tomada como um segundo fôlego do movimento, e durou até à sua libertação.


Agora surgiu a secundar a convocatória de greve da CGT para 5 de fevereiro, com um apelo que lançou através do facebook no sentido de que essa greve se converta num "bloqueio total". Entretanto, a iniciativa de Drouet já teve pelo menos uma repercussão de peso, ao ser apoiada pelo popular porta-voz do Novo Partido Anticapitalista (NPA), Olivier Besancenot.

Em declarações citadas no diário Le Monde, Besancenot propõe que os dirigentes políticos da esquerda levem a cabo "na segunda feira um grande encontro unitário para apoiarem a greve geral de dia 5 e para lutarem juntos contra a repressão".O porta-voz do NPA defendeu mesmo que nessa data se iniciasse uma "greve ilimitada", até à obtenção das principais reivindicações que estão na ordem do dia.

Besancenot lembrou que "existe uma mobilização inédita, histórica, que não é simplesmente a resistência contra um projecto, mas que é por alguma coisa". E acrescentou que "talvez seja agora o momento da convergência", porque "precisamos de uma mobilização clara contra a repressão, pelos salários e pela distribuição das riquezas".

A CGT, central sindical de matriz comunista, tem vindo a mostrar-se até há muito pouco tempo reservada relativamente ao movimento dos "coletes amarelos". A convocatória da jornada de luta de dia 5 de fevereiro pode, nesse contexto, representar um realinhamento da central para responder, como diz, à "urgência social", com exigências de elevação do salário mínimo e de reforma fiscal.

A informação mais vista

+ Em Foco

Nos 45 anos do 25 de Abril, a RTP mostra-lhe em exclusivo um documento inédito sobre o período do PREC (Período Revolucionário em Curso 1974 – 1976).

Dois gorilas do Parque Nacional de Virunga, na República Democrática do Congo, estão a encantar a Internet com os seus dotes para as selfies.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.