França investiga nova variante que escapou a testes PCR

por RTP
Reuters

Há uma nova variante que está a preocupar as autoridades francesas. Esta nova estirpe foi detetada num hospital de Lannion, na Bretanha, não foi identificada através dos testes PCR. A confirmação de positividade só foi possível obter com testes serológicos e recolha de matéria biológica.

As autoridades francesas investigam uma nova variante do vírus da Covid-19 detetada na região da Bretanha, em concreto em Côtes-d’Armor. O objetivo é apurar se esta nova estirpe é mais infeciosa ou mais mortal.

A nova variante foi detetada na sequência de um foco de infeção no hospital de Lannion. Entre 79 doentes infetados, oito tinham sintomas de Covid-19, incluindo infeções pulmonares graves. No entanto, os testes destes oito pacientes apresentavam sucessivamente resultados negativos.

Nestes casos, só foi possível confirmar que se tratava de Covid-19 através da realização de testes serológicos e recolha de matéria biológica nos pulmões, intervenção mais demorada e evasiva.

Os cientistas do Instituto Pasteur procuram agora perceber se esta variante, com nove mutações genéticas, resiste à vacinação, ou se apresenta um carater mais infecioso mais mortal. Por agora, a nova estirpe está sob vigilância.

“Está em curso uma avaliação para apurar o possível impacto dessas modificações genéticas na incapacidade de reconhecimento por testes virológicos, o que conduz a um subdiagnóstico e que poderá interferir na estratégia de rastreamento atualmente em vigor”, refere a Direction génerale de la Santé (DGS) em comunicado.

No comunicado, a DGS francesa indica que todos os casos que se enquadrem na definição de casos possíveis desta nova variante, prováveis ou confirmados “devem ser submetidos a um isolamento estrito durante um período de dez dias”.

Este alerta surge numa altura em que a pandemia progride no país, sobretudo na grande área metropolitana de Paris. Na segunda-feira registaram-se 333 óbitos e 6.471 novos casos em todo o território francês.

No total, o país contabilizou 4.078.133 casos e 90.788 óbitos desde o início da pandemia. Estão internadas nos hospitais franceses mais de 25 mil pessoas, das quais 4.219 nos cuidados intensivos.

Espera-se que o Presidente francês anuncie novas medidas nos próximos dias, tendo em conta a evolução da pandemia sobretudo na região de Île-de-France.

Vamos ter de tomar novas decisões nos próximos dias, sem dúvida”, afirmou Emmanuel Macron na segunda-feira, quando questionado sobre a possibilidade de um novo confinamento na região parisiense, e ainda antes da divulgação de informações sobre a nova variante, no norte de França.
Tópicos
pub