Governo afegão propõe tréguas e partilha de poder com os Taliban

por Antena 1

EPA

No Afeganistão a incursão militar do grupo extremista Taliban está a provocar calafrios às autoridades afegãs. De tal forma que o governo afegão quer avançar com uma proposta de tréguas que prevê mesmo uma partilha de poder com os extremistas em troca do fim da violência no país. A informação é avançada pela agência de notícias France Press com base em fonte do governo afegão que participa hoje nas negociações no Qatar.

No entender do comentador de política internacional da Antena 1, Filipe Vasconcelos Romão, a proposta afegã é o reconhecimento de que os Taliban conquistaram a maioria do país, mas também uma aposta na incapacidade dos extremistas tomarem Cabul, onde o governo concentra o exército e detém as armas que os ocidentais deixaram.

A Comissão Europeia admite, entretanto, que há cada vez mais afegãos que trabalharam com a União Europeia em Cabul, a pedir asilo e proteção internacional devido à instabilidade no país, com a retirada das tropas estrangeiras.

A porta voz da Comissão para os Negócios Estrangeiros, Nabila Massrali, recorda que a decisão é uma competência dos estados membros.

A Antena 1 já contactou o Ministério português dos Negócios Estrangeiros para saber qual o entendimento do Governo português.

Os taliban já dominam 10 das 34 capitais de província do país, depois do anúncio do abandono das tropas. E aproximam-se da capital Cabul.
pub