Grande rabino da Polónia critica declarações do MNE israelita

por RTP
Peter Andrews, Reuters

O grande rabino da Polónia, Michael Schudrich, divulgou uma carta oficial na segunda-feira, protestando contra a declaração do ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Israel Katz, segundo a qual “os polacos bebem o antissemitismo com leite materno”.

Katz fez esta declaração, na terça-feira, no canal de televisão israelita i24 News, quando debateu sobre a conferência de Varsóvia e sobre as consequências diplomáticas dos comentários do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, sobre os polacos e o Holocausto.

O MNE israelita transcreveu as palavras do primeiro-ministro israelita de 1989, Yitzhak Shamir, que se referiam aos polacos que assassinaram o seu pai (“os polacos bebem o antissemitismo com leite materno”), e acrescentou: “Ninguém nos vai dizer como relembrar aqueles tempos”.

Michael Schudrich afirmou num Tweet que a declaração de Shamir foi “injusta”, até mesmo nos padrões da sociedade de 1989, e que repeti-la em 2019 “é ainda mais injusto”.



O grande rabino aponta para o facto de os polacos terem sido reconhecidos como “Justos entre as nações”, por ajudarem os judeus na Segunda Guerra Mundial, não cooperando com a ocupação alemã.

Face a esta situação, referiu que repetir a afirmação “ofende os Justos, […] ofende aqueles que hoje querem ver neles a verdadeira representação da sociedade polaca […] e também nos ofende a nós, judeus polacos que pertencemos a esta sociedade”.

A carta oficial está assinada pela representante da União das Comunidades Judaicas na Polónia, Monika Krawczyk, e foi republicada no Twitter pelo embaixador polaco em Israel, Marel Magierowski.
pub