Gronelândia. Donald Trump promete não construir uma Trump Tower

por RTP
Página oficial do Donald Trump, no <i>Twitter</i> <i>Twitter</i> - @realdonaldtrump

O Presidente dos Estados Unidos partilhou na noite desta segunda-feira uma fotografia editada de uma cidade costeira, na Gronelândia, com um enorme arranha-céus, aparentemente banhado a ouro. Donald Trump prometeu “não fazer isto” caso compre a região. Ainda assim, os cidadãos já avisaram que a “Gronelândia não está à venda”.

As casas coloridas permitiram reconhecer imediatamente o local, mas o que saltou imediatamente à vista foi o arranha-céus, dourado, com o nome do Presidente norte-americano bem visível no topo da estrutura - à semelhança do Trump Internacional Hotel, em Las Vegas.

Para que não restassem dúvidas sobre a localidade em questão, Donald Trump ainda escreveu, em letras gordas, “Gronelândia”, no rodapé da fotomontagem.

Prometo não fazer isto à Gronelândia”, lê-se num tweet do Presidente norte-americano.
Esta publicação surgiu na sequência das declarações feitas, este domingo, pelo Presidente dos Estados Unidos, em que confirmava os rumores de que estava a ponderar comprar o território autónomo dinamarquês. Trump argumentava, porém, que o negócio não estava no topo das prioridades.

“Não é o problema número um”, assegurou Donald Trump aos jornalistas.

“Estrategicamente é interessante e estamos interessados, mas iremos falar um pouco com eles”, acrescentou o Presidente, confessando que foi apenas uma ideia que surgiu em conversa.

A Gronelândia “prejudica muito a Dinamarca porque eles estão a perder quase 700 milhões de dólares por ano”, referiu o Presidente.

“Nós [Estados Unidos] somos um grande aliado da Dinamarca, protegemos a Dinamarca e ajudamos a Dinamarca”.

“Essencialmente é um grande negócio. Muitas coisas podem ser feitas”, sustentou.

Na manhã desta segunda-feira, o filho do Presidente dos Estados Unidos decidiu demonstrar o seu apoio e partilhou a imagem da “Trump Tower” nas redes sociais. Eric Trump mencionou ainda que esse iria ser o futuro da Gronelândia “daqui a dez anos”.

“Não sei quanto a vocês, mas adoro a ideia de comprar a Gronelândia”, escreveu o filho de Donald Trump no Instagram.

No entanto, as notícias do súbito interesse do Presidente dos Estados Unidos em comprar a segunda maior ilha do mundo foram recebidas internacionalmente com ironia e gargalhadas.

"Deve ser uma piada do dia das mentiras, mas totalmente fora de época", escreveu no Twitter o antigo primeiro-ministro, Lars Løkke Rasmussen.
Os 56 mil habitantes da região também demonstraram alguma revolta.

“Acho que ele [Donald Trump] é maluco”, afirmou um cidadão. "Mas quem é que acredita nele?", disse, entre risos, outro habitante da ilha.

Já o Governo da Dinamarca ficou indignado quando ouviu os rumores desta hipotética ideia. “A Gronelândia não está à venda”, garantiu a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, quando questionada pelos jornalistas acerca dos planos de Donald Trump.

“A Gronelândia não é dinamarquesa, é da Gronelândia. Espero sinceramente que não tenham sido declarações sérias”, acrescentou.

A ministra das Relações Exteriores da Gronelândia, Ane Lone Bagger, também não ficou indiferente à suposta proposta. “Estamos disponíveis para negociar, mas não para venda”, esclareceu.
Tópicos
pub