Guerra no Iémen. Israel planeia ataque contra Houthis

por RTP
Rebeldes huthis no Iémen Abduljabbar Zeyad, Reuters

Uma fonte do jornal Al-Jarida revelou que as forças israelitas estão a orquestrar um ataque contra os rebeldes Houthis. O movimento Hezbollah também se encontra na mira de Israel.

A luta de Israel contra o envio de armas iranianas para as organizações sob sua proteção pode estar prestes a atingir um novo patamar.

Uma fonte oficial do jornal kuwaitiano Al-Jarida afirmou que as Forças Armadas israelitas possuem planos para atacar os rebeldes Houthis.
Ao que parece, as forças do movimento xiita Hezbollah - localizadas perto do estreito de Bab-el-Mandeb e que separa o Mar Vermelho do Golfo de Aden - também podem estar na mira de Israel.

De acordo com as informações reveladas por essa mesma fonte, o serviço secreto do Estado de Israel, Mossad, e a Inteligência Militar, estão a monitorizar todas as remessas iranianas que podem vir a ser usadas em futuros ataques. O objetivo é fiscalizar todas as organizações que tencionam prejudicar os interesses dos países da região.

Numa tentativa de enganar a outra parte e afastar as atenções, foram transferidos alguns mísseis e drones para o Iraque. Já os atentados que ocorreram no Irão, posteriormente atribuídos a Israel, serviram para impedir a continuação da rota para o Iémen.

Algumas fontes confirmaram ainda que Israel estava a transmitir informações confidenciais aos Estados árabes que possuíam portos marítimos na área em risco de serem alvos de ataques. Os Estados Unidos também foram informados sobre os desenvolvimentos no envio de armas do Irão para a região do Mar Vermelho.

O jornal Al-Jarida referiu que foi realizada uma reunião em Teerão entre a tripla aliança representada pelos líderes Houthis, os comandantes do Corpo da Guarda Revolucionária Iraniana e os representantes do Hezbollah.

O encontro serviu para discutir quais as melhores formas de aliviar a tensão que está a afetar o Irão, mais concretamente na região do Estreito de Ormuz. Por outro lado, também foram discutidas ideias de como atingir a Arábia Saudita, o Egito e Israel.

No entanto, o jornal diário árabe, Asharq Al-Awsat, sediado em Londres, revelou que a coligação liderada pelos sauditas, a lutar contra os Houthis, derrubou esta quarta-feira dois drones da milícia apoiada pelo Irão. Estes estariam a caminho da Arábia Saudita.

O porta-voz da coligação afirmou que os drones tinham sido enviados da região de Imran, no Iémen, e que qualquer tentativa de ataque por parte dos Houthis iria estar condenada ao fracasso.
Tópicos
pub