Guiné Equatorial promete reforço das relações de cooperação com Guiné-Bissau

por Lusa

O chefe de Estado da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, prometeu hoje "manter e fortalecer" as relações de cooperação e amizade com a Guiné-Bissau, numa mensagem de felicitações enviada ao Presidente eleito do país, Umaro Sissoco Embaló.

"Manifestamos a nossa firme vontade de manter e fortalecer cada vez mais as excelentes relações de amizade e cooperação existentes entre os dois povos", lê-se na mensagem divulgada através do Gabinete de Informação e Imprensa da Guiné Equatorial.

Segundo os resultados provisórios divulgados pela Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló venceu a segunda volta das eleições presidenciais de 29 de dezembro com 53,4% dos votos.

O candidato derrotado, Domingos Simões Pereira, entregou em 03 de janeiro no Supremo Tribunal de Justiça um pedido de impugnação dos resultados com base em alegadas provas de fraude na votação.

Na mensagem, Teodoro Obiang Nguema felicitou ainda, em seu nome e do povo da Guiné Equatorial, Umaro Sissoco Embaló pela vitória eleitoral, formulando votos de sucesso "na importante tarefa de conduzir os destinos históricos" do povo guineense.

A Guiné-Bissau e a Guiné Equatorial são países-membros da União Africana e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Tópicos
pub