Guterres quer "fazer tudo" por uma solução de "dois Estados" na Palestina

por RTP
António Guterres no Cairo em fevereiro de 2017 Amr Dalsh - Reuters

O secretario-geral da ONU, António Guterres, defendeu esta quarta-feira no Cairo a necessidade de uma solução de dois Estados para o conflito israelo-palestiniano.

"Havia um acordo total" quanto ao facto de que qualquer resolução deste conflito necessita de "uma solução a dois estados e que tudo deve ser feito para preservar esta possibilidade", afirmou Guterres após um encontro do o Presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi.

A posição do secretario-geral da ONU contraria as mais recentes declarações da Administração Trump sobre o assunto. De acordo com um responsável da Casa Branca, sob anonimato, o novo Presidente demarcou-se da solução.

Esse responsável revelou terça-feira que Washington não iria insistir na solução dos dois Estados quando Trump se reunir hoje com o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu.

"Uma solução a dois Estados que não traz a paz não é um objectivo que alguém queira atingir", afirmou a fonte. "A paz é o objetivo, que seja sob a forma de uma solução a dois Estados se for o que as partes querem ou outra coisa qualquer se as partes o quiserem".

A líder palestiniana Hanane Achraoui, membro do comité executivo da Organização para a Libertação da Palestina, OLP, reagiu de forma mordaz a estas palavras.

"Isso não faz sentido nenhum", afirmou à Agência France Presse.

O princípio de dois Estados "vivendo lado a lado em paz e em segurança" tem sido defendido no último meio século por todos os Presidentes norte-americanos, fossem democratas ou republicanos.
Tópicos
pub