Homem alcoolizado ataca urso no Zoo de Varsóvia

por Inês Moreira Santos - RTP
Abir Sultan - EPA

Um indivíduo de 23 anos invadiu o recinto de um urso no jardim zoológico de Varsóvia, um dia depois da reabertura do espaço, e tentou afogar o animal. As autoridades polacas afirmaram que o homem estava alcoolizado e a instituição pretende processar o autor do ataque por ter deixado o urso "perturbado".

O jardim zoológico de Varsóvia, na Polónia, tinha reaberto há apenas um dia, depois de semanas encerrado devido às medidas de contenção da Covid-19, quando um homem em estado alcoolizado decidiu saltar as barreiras de proteção e invadir o recinto de um urso fêmea, com o nome de Sabina.

O polaco começou por tentar atiçar a ursa e saltou para a água do recinto destinado ao animal já idoso, tentando atraí-lo para o afogar, quando o sentiu a aproximar-se.

Perante uma audiência de visitantes chocados, Sabina acabou por entrar na água, lançando-se ao homem que, completamente embriagado, tentou dominá-la, agarrando-a e mantendo-lhe a cabeça debaixo de água, segundo um vídeo divulgado pela imprensa local.



Em resultado da luta, tanto o homem como a ursa ficaram apenas com ferimentos ligeiros. O homem foi levado ao hospital pelas autoridades que confirmaram, entretanto, que este se encontrava alcoolizado.

Já Sabina ficou, segundo os responsáveis pela instituição, bastante "perturbada" e "stressada" com o incidente.

"Sabina, uma velha ursa que foi atacada por um homem adulto, saiu ilesa fisicamente deste incidente, mas está muito stressada", disse um porta-voz do jardim zoológico.

"A ursa pertenceu a um circo e está acostumada à presença de pessoas, mas não esperava um ataque humano".

O porta-voz acrescentou ainda que Sabina ficou na água a rosnar de forma nervosa até chegarem os cuidadores perto dela.

O atacante acabou por ter sorte e sair apenas com uns pequenos ferimentos por estar apenas no recinto Sabina, explicou a instituição.

"Embora esteja em boa forma para a idade dela, não é um urso tão eficiente", esclareceu, acrescentando que "o homem teria muito menos chance de sobreviver sem ferimentos graves" se ela tivesse sido uma "lutadora melhor".

O zoo de Varsóvia quer processar o individuo e "vai tomar todas as medidas legais relacionadas a este incidente para levar o agressor à justiça", disse num comunicado.

"O animal foi exposto ao perigo e o seu conforto psicológico foi perturbado", argumentou a instituição.

Já não é a primeira vez que Sabina é atacada por um ser humano, desde que está neste jardim zoológico. Em 2015, um homem de 32 anos entrou no recinto e deu um murro na cabeça do animal que, a defender-se, tentou morder-lhe um braço.
Tópicos
pub