Ilha do Príncipe apontada como exemplo em encontro da UNESCO

por RTP

Numa altura em que o mundo precisa de ações globais para combater as mudanças climáticas, a Ilha do Príncipe serve de referência, na UNESCO. Esta semana está reunido em Paris o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, para ajudar os políticos a preparar 2022.

O encontro organizado pela UNESCO, reúne peritos e decisores políticos de diferentes países. Em questão está a estratégia global para fazer face aos desafios das alterações climáticas.

E é aqui que entra a experiência da Ilha do Príncipe, enquanto Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO, e a sua participação em projectos de investigação sobre os processos e adaptação às alterações climáticas em ilhas e zonas costeiras.

O Painel Intergovernamental para combater as mudanças climáticas prepara uma avaliação para estar disponível em 2022, um ano antes de os governos reverem as metas do Acordo de Paris. Uma forma de ajudar os formuladores de políticas a desenvolverem caminhos que ajudem a ligar a ação climática às preocupações e opções económicas e sociais.

A ilha do Príncipe vai acolher de 11 a 13 de Março um evento internacional sobre Desenvolvimento Sustentável nos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, co-organizado pela UNESCO e pelo Governo regional.

pub