Incêndio em Istambul faz pelo menos 29 mortos

por Rachel Mestre Mesquita - RTP
Murad Sezer - Reuters

Pelo menos 29 pessoas morreram esta terça-feira num incêndio que deflagrou numa discoteca situada na cave de um edifício residencial de 16 andares na capital turca, anunciou o gabinete do governador. Para além dos mortos confirmados, há também registo de um ferido que continua hospitalizado em estado grave, segundo o último balanço das autoridades. Cinco pessoas, incluindo os gerentes, foram detidas para interrogatório.

"Um incêndio deflagrou numa (discoteca) situada na cave de um edifício residencial de 16 andares em Gayrettepe, no bairro de Besiktas", tinha anunciado anteriormente, acrescentando que o fogo, que deflagrou pelas 12h47 hora local (8h47 em Lisboa), foi controlado horas mais tarde pelos bombeiros. 


O governador de Istambul, Davut Gül, disse aos jornalistas que o incêndio deflagrou durante a realização de obras de renovação no interior discoteca e que pelo menos algumas das vítimas são trabalhadores da obra.

"Foi aberta uma investigação relativamente ao incêndio que ocorreu em Gayrettepe, no bairro de Besiktas, em Istambul", anunciou o ministro turco do Interior, Ali Yerlikaya, na rede social X. Mais tarde, o ministro turco da Turquia, Yılmaz Tunç, disse que três procuradores estavam a investigar o incêndio e que cinco pessoas, incluindo os gerentes do espaço, tinham sido detidas.


Também o presidente da Câmara de Istambul, Ekrem Imamoglu, que foi reeleito no domingo, visitou o local devastado pelas chamas e confirmou que “o incêndio está sob controlo. Esperemos que não haja mais vítimas”, disse, apresentando as suas “condolências” à família das vítimas. Na rede social X, o autarca lamentou o número de vítimas mortais, na altura 16, e garantiu que "os esforços intensos das nossas equipas de bombeiros continuam".

c/agências
pub