Incêndio num centro comercial na Rússia faz dezenas de vítimas

por RTP
DR

Pelo menos 37 pessoas terão perdido a vida num enorme incêndio que envolveu um centro comercial em Kemerovo, na Sibéria.

As autoridades admitem dezenas de desaparecidos, incluindo crianças.

"Até ao momento podemos confirmar a morte de 37 pessoas no incêndio do centro comercial em kemerovo", afirmou o Comité de Inquéritos criminais russo, citado pela agência TASS.

A TASS refere ainda fontes do centro de crise montado perto do local do sinistro para referir que haverá 40 crianças entre quase 70 desaparecidos.

Contam-se ainda pelo menos 43 feridos.

O incêndio teve início no quarto andar do edifício Winter Cherry, afirmou ainda o site russo de notícias Sputnik.

Terá começado mais precisamente numa sala com trampolim na zona de brincadeiras das crianças, afirma por seu lado a RT, sem avançar com as possíveis causas.

As autoridades já iniciaram uma investigação. Há rumores de que o centro comercial não tinha sistema de altifalantes nem alertas de incêndio.

Vídeos publicados nas redes sociais mostraram fumo intenso a escapar-se das janelas, e equipas de bombeiros a tentarem evacuar o edifício.
Pelo menos uma pessoa saltou por uma janela para escapar às chamas. Os primeiros relatos admitiam cinco mortos e 35 desaparecidos.
Cerca de 1200 metros do telhado e da cobertura na zona dos cinemas colapsaram, afirmam fontes do serviço de emergência. Pelo menos 13 corpos foram encontrados entre os destroços nessa zona, afirmou o vice governador da região de Kemerovo, Vladimir Chernov.

Os bombeiros conseguiram retirarar mais de 100 pessoas do local. O centro comercial, aberto em 2013, inclui cinemas, uma sauna, uma sala de bowling, lojas e restaurantes. É um local muito frequentado ao domingo.

Cerca de 200 animais que habitavam o jardim zoológico de proximidade instalado no centro, terão perecido devido ao fumo. Entre os animais contavam-se porquinhos da índia, cabras, gatos e ouriços.

Mais de 250 bombeiros e equipas de emergência estiveram envolvidos no combate às chamas e no socorro às vítimas.

Kemerovo é uma cidade mineira numa zona produtora de carvão a 3,600 quilómetros a leste de Moscovo
pub