Incêndios na Amazónia são um problema mundial - Papa Francisco

por Lusa

O Papa Francisco considerou que os incêndios na Amazónia não são uma questão regional ou local, mas "um problema global", durante a audiência que realizou com os participantes do Capítulo Geral da Ordem de Santa Úrsula.

O pontífice referiu-se a essa questão ao apontar que hoje vivemos num mundo globalizado "cada vez mais interconectado e habitado por povos que fazem parte de uma comunidade global".

"Por exemplo, se a Amazónia arde não é um problema apenas dessa região, é um problema global. O fenómeno da migração não tem a ver apenas com alguns estados, mas também com a comunidade internacional", disse.

Na opinião do Papa, "atualmente, ninguém pode dizer `isso não me afeta`".

Entre os desafios que devem ser abordados em conjunto, citou "a proteção dos direitos do Homem, a conquista da liberdade de pensamento e religião, a justiça social, o cuidado com o meio ambiente, a busca comum por um desenvolvimento sustentável, uma economia humanista ou uma política verdadeiramente a serviço do Homem".

Estes tópicos, sustentou, "não têm a ver apenas com um povo ou com uma nação, mas com o mundo inteiro".

O Papa convocou o Sínodo dos Bispos, que terá lugar no Vaticano a partir de domingo e até 27 de outubro, dedicado à Amazónia para discutir os problemas que afetam esse "pulmão" do planeta, bem como da sua evangelização, entre outras questões.

Tópicos
pub