Indonésia. Desabamento de mesquita centra esforços de resgate

por RTP
Beawiharta Beawiharta - Reuters

As equipas de emergência indonésias encontram-se a revistar as ruínas de uma mesquita em Lombok, devido ao terramoto de domingo. A mesquita é um dos milhares de edifícios que ficaram danificados. Teme-se que várias pessoas ainda estejam presas nos escombros. Até ao momento, o sismo matou mais de uma centena de pessoas, mas as autoridades acreditam que o número pode aumentar.

Duas pessoas já foram resgatadas dos escombros, segundo a agência de desastres da Indonésia. Uma testemunha disse à Agence France Presse (AFP) que pode haver cerca de 50 pessoas na mesquita Jabal Nur na aldeia de Lading-Lading. Pelo menos três corpos esmagados já foram recuperados.
Até ao momento, o sismo de magnitude 6,9 na escala de Ritcher matou pelo menos 105 pessoas, fez mais de 230 feridos e deixou pelo menos 20 mil desalojados.

O porta-voz da agência de desastres da Indonésia, Sutopo Purwo Nugroho, disse que muitas sandálias foram encontradas em frente à mesquita. Receia-se que mais vítimas possam ser encontradas.

Através do Twitter, Nugroho compartilhou imagens de um homem a ser trazido debaixo da mesquita em ruínas.
O Presidente da Indonésia, Joko Widodo, solicitou celeridade na retirada das vítimas, pedindo mais voos para as áreas afetadas.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, também já ofereceu a ajuda da entidade ao país, situado no Fogo do Pacífico, uma região de grande atividade sísmica e vulcânica que regista cerca de sete mil terramotos por ano, na maioria moderados.
Hospitais destruídos
As agências de ajuda humanitária afirmaram que a prioridade, neste momento, é garantir abrigo para as pessoas deslocadas, uma vez que tremores secundários continuam a abalar a área.

Na principal cidade de Mataram, em Lombok, a equipa médica tem lutado para tratar os feridos em hospitais destruídos. Na maior parte das vezes, as pessoas têm sido tratadas ao ar livre.

Segundo a Cruz Vermelha da Indonésia, houve uma "benção" no meio do desastre. Os voluntários da organização ajudaram uma mulher de 38 anos a dar à luz num posto de saúde temporário na segunda-feira. Um dos nomes dado ao bebé foi "Gempa", que significa terramoto na língua indonésia.

Lombok é uma ilha com aproximadamente 4.500 quilómetros quadrados, a leste da ilha de Bali. O terramoto, com o epicentro a dez mil metros de profundidade, ocorreu uma semana após um outro abalo também na ilha turística de Lombok, que provocou 16 mortos e mais de 300 feridos.

Em 2004, um sismo na costa norte da ilha indonésia de Sumatra originou um tsunami que provocou pelo menos 280 mil mortos em 12 países banhados pelo Índico, a maioria na Indonésia.


c/ Lusa
Tópicos
pub