Mundo
Indonésia. Mais de 500 montanhistas retirados do Monte Rinjani
Foram resgatados em segurança os mais de 500 montanhistas que haviam ficado retidos no Monte Rinjani, na Indonésia. Após um terramoto ter atingido Lombok no domingo, pelo menos 16 pessoas morreram e mais de 330 ficaram feridas.
Após uma vasta operação de resgate, os últimos seis montanhistas foram retirados na manhã desta terça-feira, confirmou o porta-voz do organismo indonésio de gestão de desastres, Sutopo Purwo Nugroho. O terramoto de magnitude 6.4 na escala de Ritcher provocou deslizamentos de terras, interrompendo as rotas de fuga.
Segundo um comunicado do Parque Nacional de Rinjani, a maioria dos montanhistas – sobretudo estrangeiros - e guias turísticos foi capaz de descer após encontrar uma rota segura.
No entanto, três pessoas foram levadas de helicóptero e auxiliadas por uma equipa de médicos.
"Encontram-se salvos e seguros", confirmou Sutopo Purwo Nugroho.
"Encontram-se salvos e seguros", confirmou Sutopo Purwo Nugroho.
3 orang pendaki Gunung Rinjani (Suharti, Erlin, Bagus pegawai LKPP) dievakuasi menggunakan helicopter Basarnas pada 31/7/2018. Semua berhasil ditangani dengan baik oleh Tim Evakuasi Gabungan. pic.twitter.com/bcc9NQFfaZ
— Sutopo Purwo Nugroho (@Sutopo_PN) 31 de julho de 2018
"Cansados, mas em boas condições"
As equipas de resgate conseguiram entretanto trazer o corpo de um montanhista indonésio vitimado por uma queda de rochas. Uma jovem alpinista da Malásia, que estava numa caminhada para o Monte Rinjani, também morreu.A equipa de resgate integrou quase 200 pessoas, entre militares, polícias, médicos, voluntários e funcionários do parque.
Um porta-voz da agência resgate de Mataram, Eu Gusti Lanang Wiswananda, disse à agência France Presse que estavam todos "cansados, mas em boas condições".
Mais de 800 pessoas estavam nas montanhas no momento do terramoto e 560 ficaram presas na noite de domingo.
Mais de cinco mil desalojados
O sismo destruiu várias habitações, deixando centenas de moradores em acampamentos temporários.
Durante uma visita à ilha na segunda-feira, o Presidente da Indonésia, Joko Widodo, anunciou que cada proprietário receberia 50 milhões de rupias para reconstruir as habitações danificadas, segundo a agência estatal de notícias Antara.
Rinjani é uma montanha vulcânica que atrai centenas de milhares de turistas de todo o mundo. O vulcão, que se eleva a 3.726 metros acima do nível do mar, é o segundo mais alto da Indonésia.
A Indonésia é propensa a terramotos porque está no Anel de Fogo. Mais da metade dos vulcões ativos do mundo acima do nível do mar formam este anel.