Início da eleição para sucessão de Centeno na liderança do Eurogrupo

por Lusa

Bruxelas, 09 jul 2020 (Lusa) -- A eleição para a sucessão de Mário Centeno na presidência do Eurogrupo teve hoje início cerca das 17:00 de Lisboa, durante uma reunião por videoconferência dos ministros das Finanças da zona euro.

Na corrida ao cargo estão a espanhola Nadia Calviño, o irlandês Paschal Donohoe e o luxemburguês Pierre Gramegna, que fizeram breves discursos antes de ter início a votação, que é secreta e eletrónica.

O vencedor é o candidato que obtiver uma maioria simples, ou seja, os votos de pelo menos 10 dos 19 países da zona euro, pelo que poderá haver necessidade de uma segunda volta para `afastar` uma das três candidaturas.

Antes da reunião, o ainda presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, elogiou os "três excelentes candidatos" à sua sucessão, afirmando-se seguro de que deixará a liderança do fórum de ministros das Finanças da zona euro "em boas mãos".

Calviño, a candidata apoiada por Portugal, é apontada como a favorita, dado contar com os apoios de Alemanha e França, as duas maiores economias da zona euro.

Tópicos
pub