iPhone de Trump sob escuta, China recomenda Huawei

por RTP
Jason Lee - Reuters

Durante uma conferência de imprensa, esta quinta-feira, um jornalista chinês pediu comentários à porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China sobre a notícia do New York Times que dizia que os serviços secretos de Pequim e Moscovo estavam a ouvir as conversas telefónicas do Presidente norte-americano Donald Trump.

A resposta da porta-voz mereceu destaque internacional. Hua Chunying começou por dizer que “certas pessoas nos EUA querem vencer, a todo o custo, o Óscar de Melhor Filme”.

A porta-voz introduziu, então, três ideias sobre a notícia.

Primeiro, referiu que o New York Times devia perceber que tais notícias contribuem, apenas, para “justificar as afirmações de que o jornal está a criar notícias falsas”.

Depois, recomendou às pessoas nos EUA que, se realmente estiverem preocupadas que as chamadas feitas através do seu iPhone estejam a ser ouvidas, então deviam trocá-lo por um smartphone Huawei – uma marca chinesa.

Finalmente, Hua Chunying disse que, caso o Huawei não for uma solução do agrado destas pessoas e elas queiram “segurança absoluta”, então deviam “deixar de utilizar dispositivos de comunicação modernos”.
Tópicos
pub