Iraque ou Síria? Trump engana-se sobre o país que bombardeou

| Mundo

|

Em entrevista a uma jornalista da Fox News, quando contava o momento em que informou o homólogo chinês, que estava ao seu lado, sobre os bombardeamentos na Síria, o Presidente norte-americano enganou-se no país e disse: "Acabámos de lançar 59 mísseis a caminho do Iraque".

O momento está registado em vídeo, na entrevista da Fox News. Quando questionado sobre como e quando informou o Presidente chinês - que estava nos EUA em visita de Estado - sobre o ataque na Síria, Donald Trump começou por descrever o cenário.

"Estava sentado à mesa, tínhamos acabado de jantar, e estávamos na sobremesa", conta. "Tínhamos o melhor pedaço de bolo de chocolate que alguma vez vi. O Presidente Xi estava a apreciar. E eu recebi as mensagens dos generais que os navios estavam carregados e preparados, o que quer fazer?". 

"E decidimos avançar", continua Trump. "E eu disse, Sr. Presidente - isto foi durante a sobremesa - acabámos de disparar 59 mísseis (...) a caminho do Iraque".

"A caminho da Síria?", diz a jornalista. Trump pára por segundos e depois corrige: "Sim, a caminho da Síria".

Veja aqui o vídeo:


Tópicos:

Iraque, Síria, engano, Trump,

A informação mais vista

+ Em Foco

Passaram sete anos desde o início das “Primaveras Árabes”. Regimes mudaram, guerras civis rebentaram, houve conflitos que alteraram dinâmicas regionais e vazios de poder que deram origem a Estados falhados.

Veja ou reveja a primeira entrevista de Rui Rio depois de ter sido eleito presidente do PSD.

Na hora da despedida da liderança social-democrata, as juventudes partidárias olham para o legado do ex-primeiro-ministro, com uma pergunta em mente: se Portugal não falhou, o que dizer de Pedro Passos Coelho?

    Uma caricatura do mundo em que vivemos.