Iraque ou Síria? Trump engana-se sobre o país que bombardeou

| Mundo

|

Em entrevista a uma jornalista da Fox News, quando contava o momento em que informou o homólogo chinês, que estava ao seu lado, sobre os bombardeamentos na Síria, o Presidente norte-americano enganou-se no país e disse: "Acabámos de lançar 59 mísseis a caminho do Iraque".

O momento está registado em vídeo, na entrevista da Fox News. Quando questionado sobre como e quando informou o Presidente chinês - que estava nos EUA em visita de Estado - sobre o ataque na Síria, Donald Trump começou por descrever o cenário.

"Estava sentado à mesa, tínhamos acabado de jantar, e estávamos na sobremesa", conta. "Tínhamos o melhor pedaço de bolo de chocolate que alguma vez vi. O Presidente Xi estava a apreciar. E eu recebi as mensagens dos generais que os navios estavam carregados e preparados, o que quer fazer?". 

"E decidimos avançar", continua Trump. "E eu disse, Sr. Presidente - isto foi durante a sobremesa - acabámos de disparar 59 mísseis (...) a caminho do Iraque".

"A caminho da Síria?", diz a jornalista. Trump pára por segundos e depois corrige: "Sim, a caminho da Síria".

Veja aqui o vídeo:


Tópicos:

Iraque, Síria, engano, Trump,

A informação mais vista

+ Em Foco

Um mês depois dos incêndios, ainda há raízes em combustão sob a terra no concelho de Pedrógão Grande. Reunimos aqui um conjunto de vídeos em 360 graus captados no local.

A 17 de junho, Portugal começou a assistir ao mais mortífero incêndio de sempre. A paisagem de Pedrógão Grande mantém-se em tons de sépia. Um cenário captado pelo fotojornalista Pedro A. Pina.

    Nos últimos dois anos a RTP ouviu três vozes com diferentes perspetivas do conflito israelo-palestiniano: Miko Peled, Shahd Whadi e Tamir Ginz.

    Natalidade, envelhecimento, turismo, agricultura, emigração, pobreza, saúde, desigualdades. A caminho das autárquicas a Antena 1 fixa o país em 20 retratos.